17196
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > História > 3º ano > O lugar em que vive

Plano de aula - Meio rural: cultura e economia

Plano de aula de História com atividades para 3º ano do EF sobre Meio rural: cultura e economia

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Maria Teresa Tôrres Pimenta

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
- Essenciais: Whatsapp e PDF.
- Optativas: Google Meet, Google Classroom, Kahoot, Padlet e Youtube.

Contexto
Neste plano, o objetivo é compreender a importância do meio rural para o Brasil: cultura e economia. Se dispuser de momento síncrono, organize uma sala no Google Classroom (veja aqui como utilizá-lo) ou no Google Meet (como criar uma reunião online). Inicie esta etapa da aula questionando os alunos, por áudio, vídeo ou texto, sobre o que eles sabem a respeito das festas juninas. Informe que as festividades relacionadas aos meses de junho e julho são muito antigas e que, no início, aconteciam para comemorar as boas colheitas e homenagear alguns santos da igreja católica. Através desta festividade, é possível conhecer um pouco sobre alguns costumes do meio rural: culinária, músicas e tradições religiosas.

Explique que as festas juninas muitas vezes remetem ao cotidiano rural ou “caipira”, e questione:
- Como são representadas as pessoas que vivem no meio rural nessas festas?
- As roupas e acessórios (laços de fita, chapéu, botas, cintos com fivelas grandes) usados nesses eventos são usados somente por pessoas que vivem no meio rural?
- Será que essas pessoas que vivem no meio rural realmente são como elas são representadas nessas festas?
- O estilo de música tocada nessas festas é ouvido somente por pessoas que vivem no meio rural?
- As comidas que são ofertadas nessas festas são alimentos consumidos somente no meio rural?

Busque demonstrar que a cultura e as tradições do meio rural se incorporaram ao dia a dia dos centros urbanos, como músicas, comidas e roupas. Peça que os estudantes gravem um vídeo relatando as impressões sobre as festas juninas, orientados pelas questões enviadas.

Problematização
Compartilhe com os estudantes o arquivo de problematização e peça que respondam atentando para as peculiaridades relacionadas ao campo, como, por exemplo, como é a organização do espaço (localização e proximidade das casas), as profissões, os alimentos etc. As produções devem ser compartilhadas no grupo da turma. Estabeleça um prazo para que os alunos possam refletir e responder ao que foi proposto. Você pode acompanhar as produções enviando pequenas orientações via áudios ou vídeos, esclarecendo dúvidas e chamando a atenção para informações presentes. Também pode agendar um momento síncrono, para que os alunos possam compartilhar as respostas com você e com o restante da turma.

Sistematização
Compartilhe com os estudantes o arquivo de sistematização. Peça que separem as imagens em campo e área urbana, caso seja possível imprimir. Se não for possível, a separação deve ser escrita no caderno.

Peça aos alunos que escrevam e compartilhem no grupo da turma. Você pode produzir um quiz sobre zona urbana e rural no aplicativo Kahoot (veja aqui como fazer um). Dê o feedback das produções.

Convite às famílias
As famílias podem ajudar os estudantes acessando e assistindo juntos a alguns vídeos como, por exemplo, “Área urbana e área rural”, “Os animais da zona rural”, “Os animais da zona urbana” e “Zona urbana e zona rural”, você pode ainda escutar algumas músicas que se refiram ao campo, disponíveis aqui.

Outras sugestões
A habilidade trabalhada neste plano possui conexão com outras. Promova o diálogo desta aula com as aulas das habilidades EF02HI10, EF02HI11, EF04HI03 e EF04HI06.

Sugestão Enviada Por: Danielle Ferreira


Código: HIS3_07UND02

(EF03HI07) Identificar semelhanças e diferenças existentes entre comunidades de sua cidade ou região, e descrever o papel dos diferentes grupos sociais que as formam.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE O lugar em que vive do 3º ano:

MAIS AULAS DE História do 3º ano:

3º ano / História / As pessoas e os grupos que compõem a cidade e o município

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas