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Plano de aula > História > 9º ano > Totalitarismos e conflitos mundiais

Plano de aula - Os “socialismos”

Plano de aula de História com atividades para 9º ano do EF sobre Os “socialismos”

Plano 02 de 2 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Guilherme Gonzaga Bento

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Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF09HI11, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Cópia impressa dos materiais indicados, folha em branco, data show (se houver), pincel ou giz para escrever no quadro.

Material complementar:

“A rebelião e a revolução socialista são a saída”

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/BeaTHwnr8b9Jd7tDTEj7mTUcQ8NkYYKcvAsM3vNueeZNUmWB4xup7jXmHgqe/his9-11und02-a-rebeliao-e-a-revolucao-socialista-sao-a-saida.pdf

Arquivo publicado no jornal O Globo, extraído do twitter de Dayse Oliveira, candidata do PSTU ao governo do Rio de Janeiro.

“Fala de Eduardo Bolsonaro”

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/6vMq4p7Hq92BdhreBQXDk499bhHgrzcw3UV8Zp7xrxBkExkVn8Gqcm4eDkyU/his9-11und02-fala-de-eduardo-bolsonaro.pdf

Arquivo publicado no jornal O Estado de Minas em 1º de dezembro de 2018.

“O socialismo utópico” - Grupo 1

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/UrcSZQ8CP44ETSd5Er57ZTbkX3Z9ygtwh4JTTFXTffVd5QQDSF3D5j3tYnTv/his9-11und02-o-socialismo-utopico.pdf

Arquivo (texto) presente no site da Politize e escrito por Isabela Souza.

“O socialismo científico” - Grupo 2

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/RCg3YRqnTdCmxEz4QUuzzKCyWJKAHSFVuaj5dpts7UWHhwmVjfNErY9RRRH7/his9-11und02-o-socialismo-cientifico.pdf

Arquivo (texto) presente no site da Politize e escrito por Isabela Souza.

“O socialismo real” - Grupo 3

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ZUgUyswujV4DJMsgDZa8quJAAaf4sjsFafgP2PMtbrmdc7yfwceHYgJxVqFq/his9-11und02-o-socialismo-real.pdf

Arquivo (texto) presente no site da Politize e escrito por Isabela Souza.

Para você saber mais:

Para conhecer mais sobre socialismo e marxismo, consulte:

- BOTTOMORE, Tom. Dicionário do pensamento marxista. 2ª ed. Rio de Janeiro: Zahar, 1988. p. 339-342.

- FERNANDES, Florestan. Da guerrilha ao socialismo - A Revolução Cubana. 3ª ed. São Paulo: Expressão Popular, 2012.

- HOBSBAWM, Eric. Como mudar o mundo - Marx e o marxismo (1840-2011). São Paulo: Companhia das Letras, 2011.

- HOBSBAWM, Eric. Introdução ao Manifesto Comunista. In:___. Sobre História. São Paulo: Companhia das Letras, 2013. p. 380-400.

- HUBERMAN, Leo. Trabalhadores de todos os países, Uni-vos. In: ___. História da riqueza do homem. 21ª ed. Rio de Janeiro: LTC, 1986. p. 194-212.

- MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. O Manifesto Comunista. Rio de Janeiro: Nova Fronteira/Saraiva de Bolso, 2011.

- OLIVEIRA DE, Márcia Gardênia; QUINTANEIRO, Tânia. Karl Marx. In: QUINTANEIRO, Tânia; BARBOSA DE, Maria Ligia; OLIVEIRA DE, Márcia Gardênia.
Um toque de clássicos - Marx, Durkheim e Weber. 2ª ed. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2017. p. 27-65.

Para Conhecer mais sobre a Revolução Russa de 1917, consulte:

- HOBSBAWM. Eric. A revolução mundial. In:___. A era dos extremos - o breve século XX (1914-1991). 2ª ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2010. p. 61-89.

- FITZPATRICK, Sheila. A Revolução Russa. São Paulo: Todavia, 2017.

- GOMES, Cristiana. Revolução Russa. Disponível em <https://www.infoescola.com/historia/revolucao-russa/>. Acesso em: 11 jan. 2019.

- PARADA, Maurício. A revolução na Rússia. In:___. Formação do mundo contemporâneo. Petropólis: Vozes, 2014. p. 79-97.

- REIS, Daniel Aarão. A revolução que mudou o mundo - Rússia, 1917. São Paulo: Companhia das Letras, 2017.

- REIS, Daniel Aarão. As revoluções russas e o socialismo soviético. São Paulo: UNESP, 2004.

- TRAGTENBERG, Maurício. A Revolução Russa. 2ª ed. São Paulo: UNESP, 2007.

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Projete, escreva no quadro ou leia o objetivo da aula apresentando-o aos alunos. A intenção neste momento é que os alunos conheçam qual a finalidade da aula e o que deverão aprender no final desta. No entanto, o professor não deve antecipar nenhuma questão específica que será tratada durante a aula, possibilitando aos alunos construir o conhecimento por conta própria, sendo o professor apenas um mediador desta construção.

O objetivo central da aula é que os alunos possam conhecer e identificar os diferentes tipos de socialismo, pautando-se pelo conhecimento do que seja o conceito de socialismo utópico, científico e real, com base na experiência soviética de implementação do socialismo na Revolução Russa de 1917. Desta maneira pretende-se combater perspectivas do senso comum, mostrando a complexidade conceitual do termo e fenomeno socialista, que possui acima de tudo uma historicidade.

Neste sentido, o professor deve se colocar como uma intermediário do processo de aprendizagem, não estabelecendo nenhuma relação hierarquizada de conhecimento com o aluno, mas apenas mediar a construção do conhecimento histórico em sala de aula, fornecendo os subsídios necessários, para que os alunos consigam refletir criticamente com base nas fontes históricas e seu conhecimento prévio sobre o assunto (consciência histórica), levando em conta toda a complexidade do que será estudado.

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: Neste momento é hora de estimular o protagonismo do aluno. Sendo assim o professor não deve discorrer sobre o assunto e sim mediar a reflexão do mesmo com os alunos, visto que estes devem estar no centro do processo de aprendizagem, exercendo seu protagonismo e sua atitude historiadora.

Para tanto, separe a turma em três grandes grupos (Grupos 1, 2 e 3), de forma que possam se ajudar mutuamente no cada grupo em que estiverem localizados, orientando-os para que sempre busquem o diálogo, o compartilhamento e a construção conjunta do conhecimento, respeitando a divergência de opiniões que possa existir.

Com os grupos formados, projete a presente imagem do slide no data show, ou entregue-a imprensa para os grupos, disponível no endereço eletrônico https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/BeaTHwnr8b9Jd7tDTEj7mTUcQ8NkYYKcvAsM3vNueeZNUmWB4xup7jXmHgqe/his9-11und02-a-rebeliao-e-a-revolucao-socialista-sao-a-saida.pdf

Arquivo publicado no jornal O Globo, extraído do twitter de Dayse Oliveira, candidata do PSTU ao governo do Rio de Janeiro.

Peça aos alunos que reflitam sobre o que esta imagem procura retratar, e que anotem em uma folha, uma breve resposta, possível e coletiva sobre o que a esta busca mostrar.

Informe a eles que a referida candidata pertence ao Partido Socialista dos Trabalhadores Unificados - PSTU, e que, portanto, possui ideias de implantação do socialismo no Brasil.

Espera-se que os alunos consigam enxergar que há grupos que buscam a implementação do socialismo no Brasil, restando saber se isso seria possível e como seria feito, situação que será questionada no segundo momento desta etapa da aula, no próximo slide.

Esta fase da aula será dividida em duas etapas, sendo a primeira a análise da imagem com duração de 7 minutos e a segunda com a resposta aos questionamentos realizados no próximo slide, com duração de 8 minutos. É importante deixar bem claro aos alunos que o tempo de realização da
atividade é de 15 minutos, não podendo ser ultrapassado, para que não prejudique o andamento das etapas seguintes da aula.

Para você saber mais:

Rebelião: Processo político e às vezes militar no qual um grupo de indivíduos decide não mais acatar as ordens de uma autoridade ou poder constituído. O Partido Socialista dos Trabalhadores Unificados (PSTU) tem como um de seus fundamentos de ação para a implantação do socialismo, rebelar-se contra o poder instituído.

Revolução: O conceito de revolução é múltiplo e muitos são os autores que o trabalham. Normalmente é utilizado para caracterizar a ruptura com uma ordem anterior e o estabelecimento de uma nova ordem. No contexto empregado pela candidata, representa a revolução socialista pregada por Marx e Engels, ou seja, seria a tomada do poder pelos trabalhadores para a implantação do socialismo, rompendo assim com o sistema vigente.

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Orientações: A presente notícia visa contrastar com o tuíte anterior, de forma que, quando forem analisados os tipos de socialismo, os alunos possam perceber a fragilidade da afirmação do deputado federal Eduardo Bolsonaro, de que o Brasil nunca mais será um país socialista, chegando a afirmar que estamos mudando de um governo socialista para um liberal.

Neste sentido, é preciso questionar os alunos após o estudo dos tipos de socialismo: Algum dia fomos ou já tivemos próximos de ser um país socialista? Certamente perceberão a fragilidade da fala do deputado, e a presença de um componente ideológico anticomunista muito forte.

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Nesta segunda fase da etapa da Contextualização os alunos devem refletir e elaborar respostas acerca do questionamento realizado no presente slide, que pode ser projetado no data show; escrito no quadro ou entregue impresso para os grupos.

Solicite aos alunos que, com base no conhecimento que possuem, bem como na reflexão realizada pela interpretação da imagem anterior com a fala da candidata do PSTU e do deputado Eduardo Bolsonaro, eles possam pensar se seria possível a implantação do socialismo no Brasil e de que forma isso ocorreria; e ainda se algum dia o Brasil já foi ou não um país socialista.

Espera-se, portanto, que os alunos consigam, com base nas reflexões realizadas e na análise da realidade brasileira, responder se há a possibilidade de implementação do socialismo em nosso país e de que forma seria feita. Neste sentido, o uso da imagem da candidata do PSTU é fundamental, para que eles possam compreender que a fala dela é um desejo específico do grupo político ao qual ela pertence, e que dificilmente quando se fala que o Brasil irá virar um país socialista, em primeiro lugar é preciso definir qual o tipo de socialismo que estamos falando, situação que será discutida na etapa da Problematização.

Além disso, espera-se também que os alunos percebam que a fala do deputado Eduardo Bolsonaro, do PSL, representa a construção de uma imagem negativa sobre o socialismo que deriva do pensamento do grupo político ao qual o parlamentar pertence.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos.

Orientações: Permaneça com os grupos formados.

Entregue para cada um dos grupos os seguintes textos:

Grupo 1: “O socialismo utópico” - Isabela Souza

Grupo 2: “O socialismo científico” - Isabela Souza

Grupo 3: “O socialismo real na União Soviética” - Isabela Souza

Todos os textos estão disponíveis nos seguintes endereços eletrônicos, respectivamente

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/UrcSZQ8CP44ETSd5Er57ZTbkX3Z9ygtwh4JTTFXTffVd5QQDSF3D5j3tYnTv/his9-11und02-o-socialismo-utopico.pdf

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/RCg3YRqnTdCmxEz4QUuzzKCyWJKAHSFVuaj5dpts7UWHhwmVjfNErY9RRRH7/his9-11und02-o-socialismo-cientifico.pdf

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ZUgUyswujV4DJMsgDZa8quJAAaf4sjsFafgP2PMtbrmdc7yfwceHYgJxVqFq/his9-11und02-o-socialismo-real.pdf

Arquivos (texto) presentes no site da Politize e escrito por Isabela Souza.

É importante pontuar que os textos escritos por Isabela Souza estão presentes em uma plataforma digital que tem como seu principal objetivo a educação política, e, portanto, são escritos da forma mais didática e objetiva possível.

O professor deve pedir aos alunos que realizem uma leitura atenta do fragmento do texto (documento). Caso necessário o professor pode ser consultado para esclarecer alguma dúvida sobre o documento, especialmente sobre conceitos ou palavras que os alunos não compreendam.

Solicite aos alunos que, durante a leitura e análise do documento, tenham em mente o questionamento presente no slide, que pode ser projetado no
data show; escrito no quadro ou entregue impresso para os grupos. Peça que refletindo sobre a questão e a imagem, os grupos anotem em uma folha,
uma breve resposta, possível e coletiva sobre o referido questionamento.

O professor deve deixar bem claro aos alunos que o tempo de realização da atividade é de 18 minutos, não podendo ser ultrapassado, para que não prejudique o andamento das etapas seguintes da aula.

Essa etapa da aula tem como objetivo apresentar aos grupos os tipos de socialismo definidos teoricamente a partir da Revolução Russa de 1917, de forma que eles compreendam que não existe apenas um tipo de socialismo, mas vários, tratando-se, portanto, de um fenômeno complexo e que possui múltiplas variações, não podendo ser definido a partir de uma perspectiva e sob preconceitos formados com base no senso comum.

Espera-se que os grupos consigam, com base na leitura do seu texto, definir as características do tipo de socialismo que é abordado e desta forma compreender a pluralidade do conceito de socialismo. Além disso, é necessário que eles consigam realizar a relação entre o tipo de socialismo estudado e a fala da candidata, de modo a responder se é possível implementar ou não aquele socialismo no Brasil. Realizado isto, o objetivo desta etapa da aula estará alcançado.

É importante que o professor reafirme aos grupos a necessidade de anotar em uma folha uma resposta sintética a pergunta feita no slide, de forma a auxiliar o cumprimento da última etapa desta aula.

Para você saber mais:

É importante pontuar que, tanto o “socialismo utópico” como o “socialismo real” possuem um sentido pejorativo, o primeiro vindo dos próprios marxistas, rejeitando as propostas anteriores, e o segundo dos capitalistas, denunciando que o socialismo real é algo que fica muito aquém das suas promessas, e mesmo trai boa parte destas promessas.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: Esta é a última etapa da aula, e o momento de compartilhamento de tudo o que foi aprendido na Contextualização e Problematização. Desfaça os grupos, escolhendo voluntária ou obrigatoriamente de um a dois componentes de cada um dos grupos para que possam explanar para a turma qual o tipo de socialismo o grupo estudou e se seria possível sua implementação no Brasil.

A instrução, que está presente no slide, pode ser projetada no data show; escrita no quadro ou entregue impressa para os grupos, de forma a melhor orientá-los.

É importante deixar bem claro aos alunos que o tempo total de realização desta etapa da aula tem duração de 15 minutos, sendo que cada um dos representantes dos grupos terá até 5 minutos para fazer sua explanação conforme solicitado.

Os representantes, se necessário, podem utilizar os materiais de anotação produzidos nas outras etapas da aula, ou seja, as respostas das etapas de Contextualização e Problematização feitas com base na análise do documento utilizado naquela fase da aula.

Espera-se que alunos compreendam que existe mais de um tipo de socialismo e, quando se utiliza este conceito, é preciso conhecer sua definição e contextualizar em que sentido se está colocando, a fim de que o mesmo não seja banalizado. Compreender principalmente, a diferença entre o socialismo utópico, científico e o real, de forma a desmistificar por meio do conhecimento histórico do conceito muitos discursos equivocados sobre esta ideologia.

A Sistematização, portanto, deve ser o momento de aferir se o objetivo inicial da aula foi atingido, de forma que os alunos aos final desta, possam identificar os tipos de socialismo existentes, com base em suas diversas experiências teóricas que se veem implementadas no socialismo real soviético com a Revolução Russa de 1917, sendo desta forma um conceito complexo e que deve ser localizado historicamente.

Resumo da aula

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Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF09HI11, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Cópia impressa dos materiais indicados, folha em branco, data show (se houver), pincel ou giz para escrever no quadro.

Material complementar:

“A rebelião e a revolução socialista são a saída”

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/BeaTHwnr8b9Jd7tDTEj7mTUcQ8NkYYKcvAsM3vNueeZNUmWB4xup7jXmHgqe/his9-11und02-a-rebeliao-e-a-revolucao-socialista-sao-a-saida.pdf

Arquivo publicado no jornal O Globo, extraído do twitter de Dayse Oliveira, candidata do PSTU ao governo do Rio de Janeiro.

“Fala de Eduardo Bolsonaro”

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/6vMq4p7Hq92BdhreBQXDk499bhHgrzcw3UV8Zp7xrxBkExkVn8Gqcm4eDkyU/his9-11und02-fala-de-eduardo-bolsonaro.pdf

Arquivo publicado no jornal O Estado de Minas em 1º de dezembro de 2018.

“O socialismo utópico” - Grupo 1

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/UrcSZQ8CP44ETSd5Er57ZTbkX3Z9ygtwh4JTTFXTffVd5QQDSF3D5j3tYnTv/his9-11und02-o-socialismo-utopico.pdf

Arquivo (texto) presente no site da Politize e escrito por Isabela Souza.

“O socialismo científico” - Grupo 2

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/RCg3YRqnTdCmxEz4QUuzzKCyWJKAHSFVuaj5dpts7UWHhwmVjfNErY9RRRH7/his9-11und02-o-socialismo-cientifico.pdf

Arquivo (texto) presente no site da Politize e escrito por Isabela Souza.

“O socialismo real” - Grupo 3

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ZUgUyswujV4DJMsgDZa8quJAAaf4sjsFafgP2PMtbrmdc7yfwceHYgJxVqFq/his9-11und02-o-socialismo-real.pdf

Arquivo (texto) presente no site da Politize e escrito por Isabela Souza.

Para você saber mais:

Para conhecer mais sobre socialismo e marxismo, consulte:

- BOTTOMORE, Tom. Dicionário do pensamento marxista. 2ª ed. Rio de Janeiro: Zahar, 1988. p. 339-342.

- FERNANDES, Florestan. Da guerrilha ao socialismo - A Revolução Cubana. 3ª ed. São Paulo: Expressão Popular, 2012.

- HOBSBAWM, Eric. Como mudar o mundo - Marx e o marxismo (1840-2011). São Paulo: Companhia das Letras, 2011.

- HOBSBAWM, Eric. Introdução ao Manifesto Comunista. In:___. Sobre História. São Paulo: Companhia das Letras, 2013. p. 380-400.

- HUBERMAN, Leo. Trabalhadores de todos os países, Uni-vos. In: ___. História da riqueza do homem. 21ª ed. Rio de Janeiro: LTC, 1986. p. 194-212.

- MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. O Manifesto Comunista. Rio de Janeiro: Nova Fronteira/Saraiva de Bolso, 2011.

- OLIVEIRA DE, Márcia Gardênia; QUINTANEIRO, Tânia. Karl Marx. In: QUINTANEIRO, Tânia; BARBOSA DE, Maria Ligia; OLIVEIRA DE, Márcia Gardênia.
Um toque de clássicos - Marx, Durkheim e Weber. 2ª ed. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2017. p. 27-65.

Para Conhecer mais sobre a Revolução Russa de 1917, consulte:

- HOBSBAWM. Eric. A revolução mundial. In:___. A era dos extremos - o breve século XX (1914-1991). 2ª ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2010. p. 61-89.

- FITZPATRICK, Sheila. A Revolução Russa. São Paulo: Todavia, 2017.

- GOMES, Cristiana. Revolução Russa. Disponível em <https://www.infoescola.com/historia/revolucao-russa/>. Acesso em: 11 jan. 2019.

- PARADA, Maurício. A revolução na Rússia. In:___. Formação do mundo contemporâneo. Petropólis: Vozes, 2014. p. 79-97.

- REIS, Daniel Aarão. A revolução que mudou o mundo - Rússia, 1917. São Paulo: Companhia das Letras, 2017.

- REIS, Daniel Aarão. As revoluções russas e o socialismo soviético. São Paulo: UNESP, 2004.

- TRAGTENBERG, Maurício. A Revolução Russa. 2ª ed. São Paulo: UNESP, 2007.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Projete, escreva no quadro ou leia o objetivo da aula apresentando-o aos alunos. A intenção neste momento é que os alunos conheçam qual a finalidade da aula e o que deverão aprender no final desta. No entanto, o professor não deve antecipar nenhuma questão específica que será tratada durante a aula, possibilitando aos alunos construir o conhecimento por conta própria, sendo o professor apenas um mediador desta construção.

O objetivo central da aula é que os alunos possam conhecer e identificar os diferentes tipos de socialismo, pautando-se pelo conhecimento do que seja o conceito de socialismo utópico, científico e real, com base na experiência soviética de implementação do socialismo na Revolução Russa de 1917. Desta maneira pretende-se combater perspectivas do senso comum, mostrando a complexidade conceitual do termo e fenomeno socialista, que possui acima de tudo uma historicidade.

Neste sentido, o professor deve se colocar como uma intermediário do processo de aprendizagem, não estabelecendo nenhuma relação hierarquizada de conhecimento com o aluno, mas apenas mediar a construção do conhecimento histórico em sala de aula, fornecendo os subsídios necessários, para que os alunos consigam refletir criticamente com base nas fontes históricas e seu conhecimento prévio sobre o assunto (consciência histórica), levando em conta toda a complexidade do que será estudado.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: Neste momento é hora de estimular o protagonismo do aluno. Sendo assim o professor não deve discorrer sobre o assunto e sim mediar a reflexão do mesmo com os alunos, visto que estes devem estar no centro do processo de aprendizagem, exercendo seu protagonismo e sua atitude historiadora.

Para tanto, separe a turma em três grandes grupos (Grupos 1, 2 e 3), de forma que possam se ajudar mutuamente no cada grupo em que estiverem localizados, orientando-os para que sempre busquem o diálogo, o compartilhamento e a construção conjunta do conhecimento, respeitando a divergência de opiniões que possa existir.

Com os grupos formados, projete a presente imagem do slide no data show, ou entregue-a imprensa para os grupos, disponível no endereço eletrônico https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/BeaTHwnr8b9Jd7tDTEj7mTUcQ8NkYYKcvAsM3vNueeZNUmWB4xup7jXmHgqe/his9-11und02-a-rebeliao-e-a-revolucao-socialista-sao-a-saida.pdf

Arquivo publicado no jornal O Globo, extraído do twitter de Dayse Oliveira, candidata do PSTU ao governo do Rio de Janeiro.

Peça aos alunos que reflitam sobre o que esta imagem procura retratar, e que anotem em uma folha, uma breve resposta, possível e coletiva sobre o que a esta busca mostrar.

Informe a eles que a referida candidata pertence ao Partido Socialista dos Trabalhadores Unificados - PSTU, e que, portanto, possui ideias de implantação do socialismo no Brasil.

Espera-se que os alunos consigam enxergar que há grupos que buscam a implementação do socialismo no Brasil, restando saber se isso seria possível e como seria feito, situação que será questionada no segundo momento desta etapa da aula, no próximo slide.

Esta fase da aula será dividida em duas etapas, sendo a primeira a análise da imagem com duração de 7 minutos e a segunda com a resposta aos questionamentos realizados no próximo slide, com duração de 8 minutos. É importante deixar bem claro aos alunos que o tempo de realização da
atividade é de 15 minutos, não podendo ser ultrapassado, para que não prejudique o andamento das etapas seguintes da aula.

Para você saber mais:

Rebelião: Processo político e às vezes militar no qual um grupo de indivíduos decide não mais acatar as ordens de uma autoridade ou poder constituído. O Partido Socialista dos Trabalhadores Unificados (PSTU) tem como um de seus fundamentos de ação para a implantação do socialismo, rebelar-se contra o poder instituído.

Revolução: O conceito de revolução é múltiplo e muitos são os autores que o trabalham. Normalmente é utilizado para caracterizar a ruptura com uma ordem anterior e o estabelecimento de uma nova ordem. No contexto empregado pela candidata, representa a revolução socialista pregada por Marx e Engels, ou seja, seria a tomada do poder pelos trabalhadores para a implantação do socialismo, rompendo assim com o sistema vigente.

Slide Plano Aula

Orientações: A presente notícia visa contrastar com o tuíte anterior, de forma que, quando forem analisados os tipos de socialismo, os alunos possam perceber a fragilidade da afirmação do deputado federal Eduardo Bolsonaro, de que o Brasil nunca mais será um país socialista, chegando a afirmar que estamos mudando de um governo socialista para um liberal.

Neste sentido, é preciso questionar os alunos após o estudo dos tipos de socialismo: Algum dia fomos ou já tivemos próximos de ser um país socialista? Certamente perceberão a fragilidade da fala do deputado, e a presença de um componente ideológico anticomunista muito forte.

Slide Plano Aula

Orientações: Nesta segunda fase da etapa da Contextualização os alunos devem refletir e elaborar respostas acerca do questionamento realizado no presente slide, que pode ser projetado no data show; escrito no quadro ou entregue impresso para os grupos.

Solicite aos alunos que, com base no conhecimento que possuem, bem como na reflexão realizada pela interpretação da imagem anterior com a fala da candidata do PSTU e do deputado Eduardo Bolsonaro, eles possam pensar se seria possível a implantação do socialismo no Brasil e de que forma isso ocorreria; e ainda se algum dia o Brasil já foi ou não um país socialista.

Espera-se, portanto, que os alunos consigam, com base nas reflexões realizadas e na análise da realidade brasileira, responder se há a possibilidade de implementação do socialismo em nosso país e de que forma seria feita. Neste sentido, o uso da imagem da candidata do PSTU é fundamental, para que eles possam compreender que a fala dela é um desejo específico do grupo político ao qual ela pertence, e que dificilmente quando se fala que o Brasil irá virar um país socialista, em primeiro lugar é preciso definir qual o tipo de socialismo que estamos falando, situação que será discutida na etapa da Problematização.

Além disso, espera-se também que os alunos percebam que a fala do deputado Eduardo Bolsonaro, do PSL, representa a construção de uma imagem negativa sobre o socialismo que deriva do pensamento do grupo político ao qual o parlamentar pertence.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos.

Orientações: Permaneça com os grupos formados.

Entregue para cada um dos grupos os seguintes textos:

Grupo 1: “O socialismo utópico” - Isabela Souza

Grupo 2: “O socialismo científico” - Isabela Souza

Grupo 3: “O socialismo real na União Soviética” - Isabela Souza

Todos os textos estão disponíveis nos seguintes endereços eletrônicos, respectivamente

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/UrcSZQ8CP44ETSd5Er57ZTbkX3Z9ygtwh4JTTFXTffVd5QQDSF3D5j3tYnTv/his9-11und02-o-socialismo-utopico.pdf

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/RCg3YRqnTdCmxEz4QUuzzKCyWJKAHSFVuaj5dpts7UWHhwmVjfNErY9RRRH7/his9-11und02-o-socialismo-cientifico.pdf

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ZUgUyswujV4DJMsgDZa8quJAAaf4sjsFafgP2PMtbrmdc7yfwceHYgJxVqFq/his9-11und02-o-socialismo-real.pdf

Arquivos (texto) presentes no site da Politize e escrito por Isabela Souza.

É importante pontuar que os textos escritos por Isabela Souza estão presentes em uma plataforma digital que tem como seu principal objetivo a educação política, e, portanto, são escritos da forma mais didática e objetiva possível.

O professor deve pedir aos alunos que realizem uma leitura atenta do fragmento do texto (documento). Caso necessário o professor pode ser consultado para esclarecer alguma dúvida sobre o documento, especialmente sobre conceitos ou palavras que os alunos não compreendam.

Solicite aos alunos que, durante a leitura e análise do documento, tenham em mente o questionamento presente no slide, que pode ser projetado no
data show; escrito no quadro ou entregue impresso para os grupos. Peça que refletindo sobre a questão e a imagem, os grupos anotem em uma folha,
uma breve resposta, possível e coletiva sobre o referido questionamento.

O professor deve deixar bem claro aos alunos que o tempo de realização da atividade é de 18 minutos, não podendo ser ultrapassado, para que não prejudique o andamento das etapas seguintes da aula.

Essa etapa da aula tem como objetivo apresentar aos grupos os tipos de socialismo definidos teoricamente a partir da Revolução Russa de 1917, de forma que eles compreendam que não existe apenas um tipo de socialismo, mas vários, tratando-se, portanto, de um fenômeno complexo e que possui múltiplas variações, não podendo ser definido a partir de uma perspectiva e sob preconceitos formados com base no senso comum.

Espera-se que os grupos consigam, com base na leitura do seu texto, definir as características do tipo de socialismo que é abordado e desta forma compreender a pluralidade do conceito de socialismo. Além disso, é necessário que eles consigam realizar a relação entre o tipo de socialismo estudado e a fala da candidata, de modo a responder se é possível implementar ou não aquele socialismo no Brasil. Realizado isto, o objetivo desta etapa da aula estará alcançado.

É importante que o professor reafirme aos grupos a necessidade de anotar em uma folha uma resposta sintética a pergunta feita no slide, de forma a auxiliar o cumprimento da última etapa desta aula.

Para você saber mais:

É importante pontuar que, tanto o “socialismo utópico” como o “socialismo real” possuem um sentido pejorativo, o primeiro vindo dos próprios marxistas, rejeitando as propostas anteriores, e o segundo dos capitalistas, denunciando que o socialismo real é algo que fica muito aquém das suas promessas, e mesmo trai boa parte destas promessas.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: Esta é a última etapa da aula, e o momento de compartilhamento de tudo o que foi aprendido na Contextualização e Problematização. Desfaça os grupos, escolhendo voluntária ou obrigatoriamente de um a dois componentes de cada um dos grupos para que possam explanar para a turma qual o tipo de socialismo o grupo estudou e se seria possível sua implementação no Brasil.

A instrução, que está presente no slide, pode ser projetada no data show; escrita no quadro ou entregue impressa para os grupos, de forma a melhor orientá-los.

É importante deixar bem claro aos alunos que o tempo total de realização desta etapa da aula tem duração de 15 minutos, sendo que cada um dos representantes dos grupos terá até 5 minutos para fazer sua explanação conforme solicitado.

Os representantes, se necessário, podem utilizar os materiais de anotação produzidos nas outras etapas da aula, ou seja, as respostas das etapas de Contextualização e Problematização feitas com base na análise do documento utilizado naquela fase da aula.

Espera-se que alunos compreendam que existe mais de um tipo de socialismo e, quando se utiliza este conceito, é preciso conhecer sua definição e contextualizar em que sentido se está colocando, a fim de que o mesmo não seja banalizado. Compreender principalmente, a diferença entre o socialismo utópico, científico e o real, de forma a desmistificar por meio do conhecimento histórico do conceito muitos discursos equivocados sobre esta ideologia.

A Sistematização, portanto, deve ser o momento de aferir se o objetivo inicial da aula foi atingido, de forma que os alunos aos final desta, possam identificar os tipos de socialismo existentes, com base em suas diversas experiências teóricas que se veem implementadas no socialismo real soviético com a Revolução Russa de 1917, sendo desta forma um conceito complexo e que deve ser localizado historicamente.

Slide Plano Aula

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