17083
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > História > 9º ano > O nascimento da República no Brasil e os processos históricos até a metade do século XX

Plano de aula - Revoltas rurais da Primeira República: Canudos e Contestado

Plano de aula de História com atividades para 9º ano do EF sobre Revoltas rurais da Primeira República: Canudos e Contestado

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Monaquelly Carmo De Jesus

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
- Essenciais: PDF com documentos de texto, imagens, áudio ou vídeo, com orientações do professor.
- Optativas: Google Sala de Aula, Padlet, Google Meet.

Contexto
Encaminhe o objetivo da aula, as imagens, o cordel e as questões que irão nortear a análise destes documentos. Utilize o meio que for mais adequado à sua realidade, por escrito, via e-mail, Whatsapp, Facebook, Google Sala de Aula etc.  

Questões para refletir:
- Quem é o santo, mito, guerrilheiro retratado no cordel?
- Como são as roupas utilizadas pelos dois homens das imagens? O que vestem nos pés? Trazem algo na mão? Como é a sua postura?

Questões para responder:
- Que semelhanças você encontrou entre os dois homens das imagens?
- Qual é a opinião do autor do Cordel sobre a Guerra de Canudos e Antônio Conselheiro?

Estabeleça um tempo para que os estudantes enviem as respostas por escrito, em formato de vídeo ou áudio, através de e-mail, Google Sala de Aula, Whatsapp ou outra ferramenta que estejam utilizando.
Você pode enviar pequenos áudios ou vídeos esclarecendo dúvidas, fazendo correções e pontuando informações que tenham ficado de fora.

Outra alternativa para esta etapa é marcar uma aula síncrona com os estudantes, via Google hangouts, Meets ou outra plataforma, para que os estudantes possam responder às questões, debater as opiniões. Dessa forma, você poderá fazer correções e pontuações.

Problematização
Para esta etapa da aula, você pode trabalhar com os alunos agrupados ou individualmente. De qualquer forma, distribua os dois textos com as respectivas perguntas, de maneira que metade da sala trabalhe com a Guerra de Canudos e outra metade com a Guerra de Contestado.
Você pode encaminhar os textos e as perguntas por e-mail, Whatsapp, e várias outras formas. Se estiver usando o Google Sala de Aula, você pode criar uma atividade diferente para cada metade da turma utilizando o Google Formulários.
Para a produção do quadro comparativo entre as duas revoltas, você pode pedir para que os alunos façam-no conjuntamente, em um documento compartilhado no Google Drive da turma, preenchendo os requisitos de cada coluna, conforme as orientações da problematização. Também é possível fazer esta atividade utilizando um mural no Padlet. Você pode criar as colunas para as duas revoltas e pedir para que coloquem as respostas. O importante é que os estudantes possam entrar em contato com a análise das duas revoltas, para que consigam fazer a comparação.
Incentive-os que vejam e comentem as análises dos colegas e, se possível, marque um momento síncrono para que possam discutir o que aprenderam sobre cada revolta.

Sistematização
Nesta etapa, você pode propor que os estudantes permaneçam agrupados ou que trabalhem sozinhos.
Você pode encaminhar o link para o site Projeto Cordel (presente nas orientações) para ajudá-los.
Para facilitar que os estudantes consigam fazer esta atividade desacompanhados, você pode pedir apenas para que escrevam um parágrafo que rime sobre as duas revoltas, que não precisa ser composto de sete versos ou septilhas.
Crie algum espaço para que os estudantes possam visualizar as produções dos colegas e incentive-os a comentarem as produções uns dos outros.

Convite às famílias
Incentive os estudantes a compartilharem os cordéis com suas famílias.
Para conhecer um pouco mais sobre a literatura de cordel, é possível assistir ao vídeo “A chegada de Lampião no céu” em audiovisual acessível (disponível aqui). 

Sugestão Enviada Por: Chayene Medeiros


Código: HIS9_02UND02

(EF09HI02) Caracterizar e compreender os ciclos da história republicana, identificando particularidades da história local e regional até 1954.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE O nascimento da República no Brasil e os processos históricos até a metade do século XX do 9º ano:

9º ano / História / O nascimento da República no Brasil e os processos históricos até a metade do século XX

MAIS AULAS DE História do 9º ano:

9º ano / História / Modernização, ditadura civil-militar e redemocratização: o Brasil após 1946

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas