17052
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > História > 2º ano > A comunidade e seus registros

Plano de aula - Quem inventou o relógio?

Plano de aula de História com atividades para 2º ano do EF sobre Quem inventou o relógio?

Plano 02 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Maria Teresa Tôrres Pimenta

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF02HI07 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Será necessária a utilização de aparelhagem multimídia/aparelho para reprodução de vídeos e músicas, impressão da atividade para a Problematização, alfinete, fita adesiva, canetas hidrocor e lápis de cor.

Material complementar:

Para você saber mais:

Acesse aqui mais conteúdos sobre o tempo como medida (relógio) e o ensino de História para se preparar para a aula:

Fonte das imagens:

Banco de Imagens Nova Escola. Acesso em: 20 de outubro de 2018.

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 05 minutos

Orientações:

  • Apresente o tema aos alunos escrevendo-o no quadro ou lendo-o para a turma. Se estiver fazendo uso de projetor, apresente esse slide e faça uma leitura coletiva.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 35 minutos

Orientações:

  • Inicie a aula questionando os alunos sobre se eles sabem quem o inventou.
  • Utilize-se destes questionamentos:
  • Como os povos antigos marcavam o tempo?
  • Será que no passado as pessoas faziam as coisas na mesma hora que nós?
  • Para que é necessário marcar o tempo?
  • Quem não tem relógio, consegue viver?

  • Apresente o slide e informe que a necessidade do homem marcar com precisão o tempo vem de muito tempo atrás.
  • Fonte de mídia que retrata a história da invenção do relógio: Quem inventou o relógio? - https://www.youtube.com/watch?v=AyN73O2MVfg .Acesso em: 20 de outubro de 2018.

Como adequar à sua realidade:

Fonte das imagens:

Banco de Imagens Nova Escola. Acesso em: 20 de outubro de 2018.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 40 minutos

Orientações:

  • Apresente o tema aos alunos escrevendo-o no quadro ou lendo-o para a turma. Se estiver fazendo uso de projetor, apresente este slide e faça uma leitura coletiva.
  • Volte às informações dadas pelo vídeo assistido e comente que até chegarmos ao relógio que conhecemos hoje, os relógios criados foram muito importantes, mas sempre tinham alguma coisa que não os fazia ser precisos e com isto acabavam não sendo totalmente úteis ao homem.
  • Registre no quadro os tipos de relógios que aparecem no slide 3 para serem a base para a comparação.
  • Juntamente com os alunos, registre um ponto positivo e um ponto negativo de cada relógio - levante as hipóteses que os alunos têm sobre o assunto e faça as ponderações necessárias para a correta compreensão do conteúdo.
  • Este será o momento para verificar o quanto os alunos apreenderam de informações sobre o tema desta aula.
  • Após feito o quadro, entregue aos alunos a atividade HIS2_07UND02 - Atividade Problematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ayjStaJB4zE7hVdhu7f7TuytUV2XkYGj7Mz9J7A3wP87WbNVfFqSrK4Mcnbj/his2-07und02-atividade-problematizacao.pdf para que eles façam um registro da comparação entre os relógios que eles mais gostaram.
  • Afixe estas atividades no mural da sala.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações:

  • Projete, escreva no quadro ou leia para os alunos o tema principal desta aula.
  • Caso você não consiga apresentar o slide utilize o documento HIS2_07UND02 - Slide da Sistematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/6hffHetF8gNhpEsq5zmrgu49kGHgzDvbmwd7dGwRuRU996Sb4Jcs4eXeHTsf/his2-07und02-slide-da-sistematizacao.pdf que contém esta imagem.
  • Proponha a produção de um texto coletivo sobre o que acabaram de aprender. Você será o escriba. Instigue-os para que relatem as descobertas feitas: o que mais gostaram de ter aprendido, qual relógio mais gostaram de saber a origem, dentre outras descobertas.
  • Diga aos alunos que você providenciará a digitação do texto para afixar no mural, juntamente com a atividade feita na Problematização.

Nesse momento de encerramento da aula, você deve retomar o objetivo através da atividade proposta e assim verificar se os alunos foram capazes de ordenar cronologicamente a evolução do relógio e compreender a importância desta invenção para a sociedade.

Como adequar à sua realidade:

  • Caso não seja possível digitar o texto produzido pelos alunos, faça você mesmo a escrita do texto em outro papel fazendo as devidas correções de coerência e coesão.

Para você saber mais:

Acesse aqui mais conteúdos sobre a importância da construção de textos coletivos pela turma, para você se preparar para a aula:

Fonte das imagens:

Banco de Imagens Nova Escola. Acesso em: 20 de outubro de 2018.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF02HI07 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Será necessária a utilização de aparelhagem multimídia/aparelho para reprodução de vídeos e músicas, impressão da atividade para a Problematização, alfinete, fita adesiva, canetas hidrocor e lápis de cor.

Material complementar:

Para você saber mais:

Acesse aqui mais conteúdos sobre o tempo como medida (relógio) e o ensino de História para se preparar para a aula:

Fonte das imagens:

Banco de Imagens Nova Escola. Acesso em: 20 de outubro de 2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 05 minutos

Orientações:

  • Apresente o tema aos alunos escrevendo-o no quadro ou lendo-o para a turma. Se estiver fazendo uso de projetor, apresente esse slide e faça uma leitura coletiva.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 35 minutos

Orientações:

  • Inicie a aula questionando os alunos sobre se eles sabem quem o inventou.
  • Utilize-se destes questionamentos:
  • Como os povos antigos marcavam o tempo?
  • Será que no passado as pessoas faziam as coisas na mesma hora que nós?
  • Para que é necessário marcar o tempo?
  • Quem não tem relógio, consegue viver?

  • Apresente o slide e informe que a necessidade do homem marcar com precisão o tempo vem de muito tempo atrás.
  • Fonte de mídia que retrata a história da invenção do relógio: Quem inventou o relógio? - https://www.youtube.com/watch?v=AyN73O2MVfg .Acesso em: 20 de outubro de 2018.

Como adequar à sua realidade:

Fonte das imagens:

Banco de Imagens Nova Escola. Acesso em: 20 de outubro de 2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 40 minutos

Orientações:

  • Apresente o tema aos alunos escrevendo-o no quadro ou lendo-o para a turma. Se estiver fazendo uso de projetor, apresente este slide e faça uma leitura coletiva.
  • Volte às informações dadas pelo vídeo assistido e comente que até chegarmos ao relógio que conhecemos hoje, os relógios criados foram muito importantes, mas sempre tinham alguma coisa que não os fazia ser precisos e com isto acabavam não sendo totalmente úteis ao homem.
  • Registre no quadro os tipos de relógios que aparecem no slide 3 para serem a base para a comparação.
  • Juntamente com os alunos, registre um ponto positivo e um ponto negativo de cada relógio - levante as hipóteses que os alunos têm sobre o assunto e faça as ponderações necessárias para a correta compreensão do conteúdo.
  • Este será o momento para verificar o quanto os alunos apreenderam de informações sobre o tema desta aula.
  • Após feito o quadro, entregue aos alunos a atividade HIS2_07UND02 - Atividade Problematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ayjStaJB4zE7hVdhu7f7TuytUV2XkYGj7Mz9J7A3wP87WbNVfFqSrK4Mcnbj/his2-07und02-atividade-problematizacao.pdf para que eles façam um registro da comparação entre os relógios que eles mais gostaram.
  • Afixe estas atividades no mural da sala.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações:

  • Projete, escreva no quadro ou leia para os alunos o tema principal desta aula.
  • Caso você não consiga apresentar o slide utilize o documento HIS2_07UND02 - Slide da Sistematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/6hffHetF8gNhpEsq5zmrgu49kGHgzDvbmwd7dGwRuRU996Sb4Jcs4eXeHTsf/his2-07und02-slide-da-sistematizacao.pdf que contém esta imagem.
  • Proponha a produção de um texto coletivo sobre o que acabaram de aprender. Você será o escriba. Instigue-os para que relatem as descobertas feitas: o que mais gostaram de ter aprendido, qual relógio mais gostaram de saber a origem, dentre outras descobertas.
  • Diga aos alunos que você providenciará a digitação do texto para afixar no mural, juntamente com a atividade feita na Problematização.

Nesse momento de encerramento da aula, você deve retomar o objetivo através da atividade proposta e assim verificar se os alunos foram capazes de ordenar cronologicamente a evolução do relógio e compreender a importância desta invenção para a sociedade.

Como adequar à sua realidade:

  • Caso não seja possível digitar o texto produzido pelos alunos, faça você mesmo a escrita do texto em outro papel fazendo as devidas correções de coerência e coesão.

Para você saber mais:

Acesse aqui mais conteúdos sobre a importância da construção de textos coletivos pela turma, para você se preparar para a aula:

Fonte das imagens:

Banco de Imagens Nova Escola. Acesso em: 20 de outubro de 2018.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE A comunidade e seus registros do 2º ano :

MAIS AULAS DE História do 2º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF02HI07 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano