Tema inicial
Plano de Aula
Plano de aula: Recordar é viver!
Plano 2 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Fatos da vida cotidiana
Aula
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF02HI06, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Será necessária a utilização de aparelhagem multimídia/aparelho para reprodução de vídeos e músicas, de papéis (sulfite, cartolina), canetinhas, giz de cera, cola, lápis de cor, durex/tachinhas.
Material complementar:
- Documento contendo o slide inicial da aula - HIS2_ 06UND02 - Tema inicial: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/BpQThRdCfgYFn2ewqQcZYytpwAkxG4SjVkVB8qCW2meGUYAXbetaDH96vCcy/his2-06und02-tema-inicial.pdf.
- Documento contendo o slide da atividade de Problematização - HIS2_ 06UND02 - Problematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/bZynkYE7Gjy2M6ReAN7wtmTPaJdUmecddZn8VJD56K8cffPs4TFjNySeuzGQ/his2-06und02-problematizacao.pdf.
- Vídeo contendo a música “Quando eu era neném”, de Bia Bedran, para iniciar o trabalho da Problematização https://www.youtube.com/watch?v=zTWycsm06Bk . Acesso em: 20 de outubro de 2018.
- Link contendo a letra da música utilizada na atividade da Sistematização: https://www.cifraclub.com.br/bia-bedran/856089/letra/ . Acesso em: 20 de outubro de 2018.
- Documento contendo um jogo para a atividade proposta na Problematização - HIS2_06UND02 Jogo de imagens - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/8S4MBcHrkzn4CmtHEZefGJuxWz2vf7tb3mkbsWc4R8JzTaMcgedcVnNmn7sd/his2-06und02-jogo-de-imagens.pdf .
- Documento com a formatação para a atividade proposta na Problematização - HIS2_06UND02 - Fases da minha vida: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/8S4MBcHrkzn4CmtHEZefGJuxWz2vf7tb3mkbsWc4R8JzTaMcgedcVnNmn7sd/his2-06und02-jogo-de-imagens.pdf.
Para você saber mais:
Acesse aqui mais conteúdos sobre o tempo como medida e o ensino de História para você se preparar para a aula:
- FERMIANO, Maria Belintane; SANTOS, Adriane Santarosa. Ensino de História para o Fundamental 1: teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2014.
- A leitura crítica de fontes históricas: https://novaescola.org.br/conteudo/2421/a-leitura-critica-de-fontes-historicas . Acesso em: 20 de outubro de 2018.
- História do cotidiano: https://novaescola.org.br/conteudo/2042/historia-do-cotidiano . Acesso em: 20 de outubro de 2018.
- Pensamento infantil: a noção do tempo: https://www.youtube.com/watch?v=nW04XyqpUSA . Acesso em: 20 de outubro de 2018.
Fonte das imagens:
Banco de Imagens Nova Escola. Acesso em: 20 de outubro de 2018.
Objetivo
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações:
- Apresente o tema aos alunos escrevendo-o no quadro ou lendo-o para a turma. Se estiver fazendo uso de projetor, apresente este slide e faça uma leitura coletiva.
- Professor, busque, por meio de uma conversa e das falas dos alunos, o conhecimento que eles tenham a respeito das palavras-chave: recordações pessoais e coletivas; noções de temporalidade: passado/presente/futuro; registros históricos.
Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma
Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos
ACESSAR AGORA