16862
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > História > 3º ano > O lugar em que vive

Plano de aula - Se essa rua fosse minha...

Plano de aula de História com atividades para 3º ano do EF sobre Se essa rua fosse minha...

Plano 02 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Renata da Silva Gonçalves

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF03HI06) de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Projetor, atividades impressas, fotografia das ruas.

Material complementar:

História por trás dos nomes das ruas de Fortaleza. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=tV-EDi0qMcs, acesso em 07/02/2019

POLLAK, Michael. Memória e Identidade Social. Estudos Históricos, v.5, n.10, Rio de Janeiro: CP/DOC FGV, 1992.

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 min

Orientações: Apresente o objetivo da aula aos alunos escrevendo-o no quadro ou lendo-o para a turma. Se estiver fazendo uso de projetor, apresente esse slide e faça uma leitura coletiva.

Este é o momento oportuno para começar a instigar os alunos a respeito da temática da aula - O nome das ruas - e como ocorreru o processo de escolha desses nomes. Inicie a conversa, explorando o objetivo e o significado e importância de tudo ter um nome.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 min

Orientações:

Como adequar à sua realidade: Você poderá adequar a atividade usando a sala de informática da escola. Usando as ferramentas do google, faça uma busca e localize no mapa a sua escola, pesquise com os alunos as ruas no entorno e proceda com a atividade. Outra sugestão é usar um mapa impresso do bairro da escola ou proximidades para que os alunos consultem os nomes das ruas.

Para você saber mais: LE GOFF, Jacques. Memória. In: História e Memória. Campinas: Ed. UNICAMP, 1994

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 min

Orientações: Converse com os alunos sobre atividade anterior e reforce a importância de todas as ruas possuírem um nome. Fale sobre os benefícios de memorizar os nomes das ruas. Nessa atividade os alunos farão uma investigação sobre a fonte. Essas fotografias são referências para o nome da rua Quintino Bocaiúva. A rua retratada fica na cidade de Paratinga.

Utilize a fotografia da rua indicada no slide para exemplificação da aula. Fonte: Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Rua_Quintino_Bocai%C3%BAva_(2),_Paratinga,_janeiro_de_2017.jpg , acesso 07/02/2019

Se preferir use uma fotografia de uma rua importante da sua cidade ou a rua da escola e proceda com os questionamentos para o estudo desta fonte.

Como adequar à sua realidade:. Convide pessoas mais velhas para relatarem suas memórias sobre essa rua e suas mudanças no decorrer do tempo.

Para você saber mais: PORTO, A. R. História da cidade de São Paulo através de suas ruas. São Paulo: Carthago Editorial, 1996.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 min

Orientações: Essa atividade será feita individualmente. Informe aos alunos que eles irão brincar de vereador por um dia e produzir uma placa de identificação de rua, justificando a escolha desse nome. Explique que a escolha desses nomes não é aleatória e se relaciona com o desejo de manter viva a memória de pessoas ou eventos históricos importantes para aquele local. Traga para a discussão esse processo de escolha, e que muita coisa mudou em relação a isso. Atualmente, cada município possui as suas regras para a nomeação dos espaços públicos e as petições dos moradores são analisadas pelos vereadores. Para subsidiar a atividade e as discussões, projete o vídeo https://noticias.r7.com/bahia/bahia-no-ar/videos/ruas-de-salvador-tem-nomes-curiosos-29032017acesso em 21/01/2019 que narra a origem dos nomes de algumas ruas de Salvador. Este vídeo é apenas um exemplo e traz nomes de ruas para os alunos visualizarem. Para imprimir a atividade acesse: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/tRebum4NREBExuTUGNxHRWewdNWgc3uUnvzzbaYCS95Ss9Y9gWZjsRb8ZEz4/his3-06und02-justificativa-da-escolha-do-nome.pdf

Para você saber mais: Sobre os nomes das ruas , acesse : MACEDO, Emmanuel de: AS RUAS CONTAM SEUS NOMES https://noticias.r7.com/bahia/bahia-no-ar/videos/ruas-de-salvador-tem-nomes-curiosos-29032017 , acesso em 22/01/2019

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF03HI06) de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Projetor, atividades impressas, fotografia das ruas.

Material complementar:

História por trás dos nomes das ruas de Fortaleza. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=tV-EDi0qMcs, acesso em 07/02/2019

POLLAK, Michael. Memória e Identidade Social. Estudos Históricos, v.5, n.10, Rio de Janeiro: CP/DOC FGV, 1992.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 min

Orientações: Apresente o objetivo da aula aos alunos escrevendo-o no quadro ou lendo-o para a turma. Se estiver fazendo uso de projetor, apresente esse slide e faça uma leitura coletiva.

Este é o momento oportuno para começar a instigar os alunos a respeito da temática da aula - O nome das ruas - e como ocorreru o processo de escolha desses nomes. Inicie a conversa, explorando o objetivo e o significado e importância de tudo ter um nome.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 min

Orientações:

Como adequar à sua realidade: Você poderá adequar a atividade usando a sala de informática da escola. Usando as ferramentas do google, faça uma busca e localize no mapa a sua escola, pesquise com os alunos as ruas no entorno e proceda com a atividade. Outra sugestão é usar um mapa impresso do bairro da escola ou proximidades para que os alunos consultem os nomes das ruas.

Para você saber mais: LE GOFF, Jacques. Memória. In: História e Memória. Campinas: Ed. UNICAMP, 1994

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 min

Orientações: Converse com os alunos sobre atividade anterior e reforce a importância de todas as ruas possuírem um nome. Fale sobre os benefícios de memorizar os nomes das ruas. Nessa atividade os alunos farão uma investigação sobre a fonte. Essas fotografias são referências para o nome da rua Quintino Bocaiúva. A rua retratada fica na cidade de Paratinga.

Utilize a fotografia da rua indicada no slide para exemplificação da aula. Fonte: Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Rua_Quintino_Bocai%C3%BAva_(2),_Paratinga,_janeiro_de_2017.jpg , acesso 07/02/2019

Se preferir use uma fotografia de uma rua importante da sua cidade ou a rua da escola e proceda com os questionamentos para o estudo desta fonte.

Como adequar à sua realidade:. Convide pessoas mais velhas para relatarem suas memórias sobre essa rua e suas mudanças no decorrer do tempo.

Para você saber mais: PORTO, A. R. História da cidade de São Paulo através de suas ruas. São Paulo: Carthago Editorial, 1996.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 min

Orientações: Essa atividade será feita individualmente. Informe aos alunos que eles irão brincar de vereador por um dia e produzir uma placa de identificação de rua, justificando a escolha desse nome. Explique que a escolha desses nomes não é aleatória e se relaciona com o desejo de manter viva a memória de pessoas ou eventos históricos importantes para aquele local. Traga para a discussão esse processo de escolha, e que muita coisa mudou em relação a isso. Atualmente, cada município possui as suas regras para a nomeação dos espaços públicos e as petições dos moradores são analisadas pelos vereadores. Para subsidiar a atividade e as discussões, projete o vídeo https://noticias.r7.com/bahia/bahia-no-ar/videos/ruas-de-salvador-tem-nomes-curiosos-29032017acesso em 21/01/2019 que narra a origem dos nomes de algumas ruas de Salvador. Este vídeo é apenas um exemplo e traz nomes de ruas para os alunos visualizarem. Para imprimir a atividade acesse: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/tRebum4NREBExuTUGNxHRWewdNWgc3uUnvzzbaYCS95Ss9Y9gWZjsRb8ZEz4/his3-06und02-justificativa-da-escolha-do-nome.pdf

Para você saber mais: Sobre os nomes das ruas , acesse : MACEDO, Emmanuel de: AS RUAS CONTAM SEUS NOMES https://noticias.r7.com/bahia/bahia-no-ar/videos/ruas-de-salvador-tem-nomes-curiosos-29032017 , acesso em 22/01/2019

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE O lugar em que vive do 3º ano :

MAIS AULAS DE História do 3º ano:

3º ano / História / As pessoas e os grupos que compõem a cidade e o município

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF03HI06 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano