Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF03HI06) de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Projetor, atividades impressas, fotografia das ruas.
Material complementar:
História por trás dos nomes das ruas de Fortaleza. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=tV-EDi0qMcs, acesso em 07/02/2019
POLLAK, Michael. Memória e Identidade Social. Estudos Históricos, v.5, n.10, Rio de Janeiro: CP/DOC FGV, 1992.
Objetivo
Tempo sugerido: 3 min
Orientações: Apresente o objetivo da aula aos alunos escrevendo-o no quadro ou lendo-o para a turma. Se estiver fazendo uso de projetor, apresente esse slide e faça uma leitura coletiva.
Este é o momento oportuno para começar a instigar os alunos a respeito da temática da aula - O nome das ruas - e como ocorreru o processo de escolha desses nomes. Inicie a conversa, explorando o objetivo e o significado e importância de tudo ter um nome.
Contexto
Tempo sugerido: 12 min
Orientações:
- Projete ou imprima a imagem para desenvolver a atividade.
- Disponível em: https://www.shutterstock.com/pt/image-vector/school-building-near-road-vector-illustration-1128832613?src=uoJnvctk08Vo_rI_7MWTLA-1-45 , acessso em 07/02/2019
- Faça a atividade coletivamente ou em grupos. Você pode imprimir a atividade acessando: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/DkNdnvPezftxNWE2jF3UnGXxVc55gqZkhF9cmGhxmt3MZNSJAv8j6Kspqqfp/his3-06und02-atividade-para-impressao.pdf
- Comece a atividade perguntando para os alunos qual é o espaço que tem ao redor da escola que permite a locomoção de pessoas e veículos? Espera-se que os alunos respondam que são as ruas.
- Peça para os alunos anotarem os nomes de duas ruas do entorno da escola. Converse com os alunos a respeito da importância das ruas para a população. Com elas as pessoas podem se locomover e se localizar. As ruas são espaços públicos e precisam ser preservadas e conservadas por todos. Ressalte que com o passar do tempo, as ruas passaram por diversas transformações decorrentes das mudanças geradas na sociedade.
- Pergunte para os alunos se eles imaginam como eram essas ruas há 30/40 anos. Traga para a aula uma curiosidade dessas ruas ou fale de algumas das transformações que ocorreram nelas com o passar do tempo.
Como adequar à sua realidade: Você poderá adequar a atividade usando a sala de informática da escola. Usando as ferramentas do google, faça uma busca e localize no mapa a sua escola, pesquise com os alunos as ruas no entorno e proceda com a atividade. Outra sugestão é usar um mapa impresso do bairro da escola ou proximidades para que os alunos consultem os nomes das ruas.
Para você saber mais: LE GOFF, Jacques. Memória. In: História e Memória. Campinas: Ed. UNICAMP, 1994
Problematização
Tempo sugerido: 20 min
Orientações: Converse com os alunos sobre atividade anterior e reforce a importância de todas as ruas possuírem um nome. Fale sobre os benefícios de memorizar os nomes das ruas. Nessa atividade os alunos farão uma investigação sobre a fonte. Essas fotografias são referências para o nome da rua Quintino Bocaiúva. A rua retratada fica na cidade de Paratinga.
Utilize a fotografia da rua indicada no slide para exemplificação da aula. Fonte: Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Rua_Quintino_Bocai%C3%BAva_(2),_Paratinga,_janeiro_de_2017.jpg , acesso 07/02/2019
Se preferir use uma fotografia de uma rua importante da sua cidade ou a rua da escola e proceda com os questionamentos para o estudo desta fonte.
- Sua rua se parece em algum aspecto com a retratada?
- Quais as diferenças e semelhanças que vocês observam entre a fotografia e a rua da sua escola/casa ?
- Quais as informações podem destacar em relação a fotografia?
- Vocês acham a sua rua/rua da escola um local importante? (Essa pergunta é importante para a problemática, pois envolve memória local)
- O nome desta rua é Quintino Bocaiúva. Por que você acha que ela recebeu esse nome?
- Você poderá imprimir as questões para análise da fonte, caso deseje fazer a atividade individualmente ou em dupla. https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/kDzxbASmjr4zFtjGnbQFWVPFSjkF28PHfGzN4cbumUCznfbmtygew54Fx3D9/his3-06und02-questionamentos-para-o-estudo-da-fonte.pdf
- Reforce com os alunos que as cidades, os bairros, monumentos, ruas, praças ,etc possuem um nome e não são aleatórios. Neste caso, o nome da rua é Quintino Bocaiúva. Quintino Bocaiúva (1836 - 1912) foi um jornalista e político brasileiro, conhecido por sua atuação no processo da Proclamação da República.
- Explique aos alunos que em muitas situações as histórias das ruas estão guardadas na memória da população que ali residem.
- Comente que na maioria das vezes o nome das ruas são uma homenagem a uma pessoa, político, religioso, artistas, indígenas, afrodescendentes ou outros.
- Após as discussões peça para os alunos preencherem a ficha da rua. Imprima a atividade https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/r3jFHBbzu78dcYQJJUtTSsmTZEqRSuBtFnj8YCgg9wB5c7uNgbCHkTu5AN98/his3-06und02-problematizacao.pdf e entregue aos alunos ou faça a atividade registrando no quadro ou em um cartaz.
- Você deverá solicitar antes desta aula uma pesquisa sobre as ruas do entorno onde se localiza a escol. Essa atividade subsidiará conhecimentos para a atividade a seguir.
Como adequar à sua realidade:. Convide pessoas mais velhas para relatarem suas memórias sobre essa rua e suas mudanças no decorrer do tempo.
Para você saber mais: PORTO, A. R. História da cidade de São Paulo através de suas ruas. São Paulo: Carthago Editorial, 1996.
Sistematização
Tempo sugerido: 15 min
Orientações: Essa atividade será feita individualmente. Informe aos alunos que eles irão brincar de vereador por um dia e produzir uma placa de identificação de rua, justificando a escolha desse nome. Explique que a escolha desses nomes não é aleatória e se relaciona com o desejo de manter viva a memória de pessoas ou eventos históricos importantes para aquele local. Traga para a discussão esse processo de escolha, e que muita coisa mudou em relação a isso. Atualmente, cada município possui as suas regras para a nomeação dos espaços públicos e as petições dos moradores são analisadas pelos vereadores. Para subsidiar a atividade e as discussões, projete o vídeo https://noticias.r7.com/bahia/bahia-no-ar/videos/ruas-de-salvador-tem-nomes-curiosos-29032017acesso em 21/01/2019 que narra a origem dos nomes de algumas ruas de Salvador. Este vídeo é apenas um exemplo e traz nomes de ruas para os alunos visualizarem. Para imprimir a atividade acesse: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/tRebum4NREBExuTUGNxHRWewdNWgc3uUnvzzbaYCS95Ss9Y9gWZjsRb8ZEz4/his3-06und02-justificativa-da-escolha-do-nome.pdf
Para você saber mais: Sobre os nomes das ruas , acesse : MACEDO, Emmanuel de: AS RUAS CONTAM SEUS NOMES https://noticias.r7.com/bahia/bahia-no-ar/videos/ruas-de-salvador-tem-nomes-curiosos-29032017 , acesso em 22/01/2019