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Plano de aula - Um novo mundo é possível: Fórum Social Mundial e Direitos Humanos

Plano de aula de História com atividades para 9º ano do EF sobre Um novo mundo é possível: Fórum Social Mundial e Direitos Humanos

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Talita Seniuk

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
- Essenciais: PDF com documentos de texto, imagem, áudio ou vídeo com orientações do professor.
- Optativas: Google Sala de Aula, Google Drive, Google Meet.

Contexto
Nesta aula você pode propor que os alunos trabalhem agrupados ou individualmente. Para trabalharem agrupados, podem se comunicar por meio de Whatsapp, e-mail, Facebook ou qualquer outra ferramenta. O importante é que troquem informações e se auxiliem na análise das fontes. Você pode deixar que se agrupem livremente ou pode separá-los em duplas, trios ou grupos produtivos, de acordo com o seu conhecimento sobre a turma.

Envie objetivo da aula, os 3 documentos da etapa sobre o Fórum Social Mundial e alguns questionamentos. Utilize a ferramenta que considerar mais acessível: e-mail, WhatsApp, Google Sala de Aula ou outro meio de comunicação.

Para facilitar a interpretação das fontes pelos estudantes de forma autônoma, algumas questões propostas no plano original podem ter sido alteradas ou excluídas, e novas incluídas neste material. Faça uso dos questionamentos da maneira que considerar mais eficiente para a turma.

- Vocês já conheciam o FSM - Fórum Social Mundial?
- Qual é a relação dele com o Fórum Econômico Mundial?
- Quais são os objetivos do FSM?

Dê um tempo para que os grupos discutam e respondam. Eles podem fazer isso no próprio grupo da sala, escrevendo ou mandando pequenos áudios ou vídeos. Se estiverem trabalhando individualmente, peça para que reflitam ou discutam com os familiares e então respondam.

Você pode encaminhar um pequeno áudio, vídeo ou texto, esclarecendo dúvidas e acrescentando informações que achar necessárias.

Problematização
Nesta etapa da aula, os alunos podem continuar trabalhando agrupados ou individualmente.

Encaminhe os dois documentos da etapa com a imagem e o trecho da Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, e os questionamentos.

- Vocês já conheciam a Declaração Universal do Homem e do Cidadão? Sabiam que ela foi publicada em 1789, no contexto da Revolução Francesa?
- Segundo o trecho da Declaração destacado, quais são as causas dos males públicos e da corrupção dos governos?
- O que significam direitos naturais, inalienáveis e sagrados?

Para auxiliar nesta resposta, você pode propor que os alunos pesquisem os termos ou enviar o link ou captura (print) da definição dos verbetes no Dicionário Priberam. Por exemplo:
Natural (disponível aqui) - Ítem 3.
Inalienável (disponível aqui).
Sagrado (disponível aqui) - Ítem 4.

- Considere o Fórum Social Mundial como um movimento que busca a garantia de direitos, a emancipação dos seres humanos e os princípios da Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, de 1789. Por que precisamos lembrar a sociedade, a todo instante, por meio de documentos e organizações civis, da necessidade de respeito aos direitos humanos, já que são considerados fundamentais?

Estabeleça um prazo para que os alunos/grupos possam refletir, debater e responder as questões. Eles podem enviar as respostas por e-mail, ou no grupo da sala no Whatsapp, Facebook, Google Sala de Aula etc.

Você pode encaminhar pequenos textos, áudios ou vídeos esclarecendo dúvidas, chamando a atenção para informações presentes nos textos que os alunos possam não ter percebido e acrescentando outras que achar necessárias.

Uma alternativa neste momento pode ser marcar um momento síncrono, para que os alunos apresentem as respostas e você possa responder dúvidas e acrescentar informações.

Sistematização
Nesta etapa, os alunos podem continuar trabalhando agrupados ou individualmente. Encaminhe as orientações para que produzam uma edição do Fórum Social Mundial com as principais pautas, com base nas questões orientadoras.

- Quais seriam as reivindicações?
- Levando em conta os direitos humanos, quais são as discussões que vocês consideram mais importantes?

Eles podem enviar as pautas através de listas ou textos, ou podem criar cartazes ou folders com texto e imagem, destacando elas. Para os cartazes, os alunos podem fazer em folha sulfite ou no caderno e enviar fotos, ou fazê-los virtualmente usando apps ou softwares que permitem edição de imagem e vídeo, como o Google Apresentações. Eles podem ilustrá-los com imagens da internet ou desenhos.

Você pode criar um mural no Padlet, para que os alunos postem as produções, ou eles podem enviá-las por e-mail, Whatsapp, Facebook, Google Sala de Aula etc.
De qualquer forma, incentive-os a compartilharem as reflexões com os colegas e a comentarem as atividades uns dos outros.

Convite às famílias
Incentive os estudantes a compartilharem as criações com familiares e amigos através das redes sociais.

O canal da Tv Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul no Youtube, disponibiliza um painel de discussão sobre o Fórum Social 2020, com o tema democracia (disponível aqui).

Tutoriais sobre as ferramentas propostas neste plano
Google Sala de Aula (como criar e postar atividades):disponível aqui.
Google Sala de Aula (como criar uma turma): disponível aqui.
Google Drive (como organizar pastas): disponível aqui.
Google Meet (como criar uma reunião online): disponível aqui.
Hashtags (como usar): disponível aqui.

Sugestão Enviada Por: Chayene Medeiros


Código: HIS9_36UND05

(EF09HI36) Identificar e discutir as diversidades identitárias e seus significados históricos no início do século XXI, combatendo qualquer forma de preconceito e violência.


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