16798
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Geografia > 9º ano > Natureza, ambientes e qualidade de vida

Plano de aula - As transformações nas paisagens

Plano de aula de Geografia com atividades para 9º ano do Fundamental sobre entender o conceito de paisagem e compreender o processo de sua transformação.

Plano 03 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Cristiano Da Cruz Sena

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: O plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF09GE17) de Geografia que tem como proposta explicar as características físico-naturais e a forma de ocupação e usos da terra em diferentes regiões da Europa, da Ásia e da Oceania, que consta na BNCC. O objeto de estudo dessa habilidade é a diversidade ambiental e as transformações nas paisagens na Europa, na Ásia e na Oceania. Assim como as outras habilidades, esta também apresenta interconexões com outras diversas. Exemplo disso é a habilidade EF09GE16 que tem como objeto o mesmo estudado pela habilidade em questão. Esse tipo de interação entre as propostas da BNCC são essenciais para tornar o estudo mais atrativo e conectado, sempre levando em conta as especificidades do contexto do aluno. Identificar e comparar diferentes domínios morfoclimáticos da Europa, da Ásia e da Oceania.
Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Lápis, caneta, caderno, imagens impressas (separe a sala em grupos de no máximo alunos)

Material complementar:

Ação Propositiva: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/bsjkKFsACUYvPARgVHByfDVEStmhAgvsP49D4JqxW78ycnx9BzAnHDZGtukU/geo9-17und03-acao-propositiva-cidades-antes-e-depois.pdf

Contextualização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ssmrQUeNuUvZaZt4BUVXUW52htenHA6QJnMB3uVr8dDZYqQvtRBax3SEj2kc/geo9-17und03-contextualizacao-plano-b.pdf

Problematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/YcY2hz69k9ZjVdgrW3585zGP3Mmww4WksdfURsFWv5bJtTxHpesxaM7WgQpB/geo9-17und03-problematizacao-imagem.pdf

Para você saber mais:

A paisagem é um dos conceitos mais caros a ciência geográfica, dessa forma, é de grande importância a sua compreensão. A paisagem pode ser entendida como o produto da constante relação entre o meio ambiente e a sociedade, em um determinado espaço, ou seja, para a geografia a paisagem é conjunto dos elementos naturais e humanos em que nossos sentidos conseguem abarcar, é a paisagem que nos mostra, de forma clara, a complexa relação entre sociedade e natureza.

FRANCISCO, Wagner de Cerqueria e. Definição de Paisagem; Brasil Escola. Disponível em . Acesso em 29 de janeiro de 2019.

SANTOS, Milton. A natureza do espaço: técnica e tempo, razão e emoção. Edusp, 2002.

SCHIER, Raul Alfredo. Trajetórias do conceito de paisagem na geografia. Raega-O Espaço Geográfico em Análise, v. 7, 2003.

VITTE, Antônio Carlos.O DESENVOLVIMENTO DO CONCEITO DE PAISAGEM E A SUA INSERÇÃO NA GEOGRAFIA FÍSICA. Disponivel em http://www.mercator.ufc.br/mercator/article/view/58. Acesso em 24 de janeiro de 2018.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Projete, escreva no quadro ou fale para turma o tema da aula. Nesse momento já suscite nos alunos a discussão sobre o conceito de paisagem. Apesar da maioria dos alunos já ter tido contato com o tema, grande parte deles não tem a definição correta da paisagem. Nesse plano nós vamos discutir o conceito com o objetivo de compreender a paisagem e seu processo de transformação.

Como adequar à sua realidade: Para tornar o conteúdo mais atrativo e interessante para os alunos utilize a sua cidade ou região como exemplo. Utilize locais que detém um belo cenário e comece a discutir o conceito de paisagem a partir da desconstrução dessa ideia do conceito do senso comum.

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações: O vídeo é uma sequência de imagens que mostram a transformação de uma paisagem natural em uma área urbanizada. Peça aos alunos para descrever a transformação da paisagem dessa região. Nessa etapa do plano é importante que haja o resgate de conhecimentos prévios dos alunos, sendo assim no momento da descrição dos alunos (feito oralmente) tente chamar a atenção para as falas que discutem a questão das técnicas que a sociedade detém em cada etapa da evolução da transformação da paisagem.

Para a visualização do vídeo é necessário ter acesso a internet, caso não seja possível, existe a mesma sequência em modo impresso. É importante mencionar que essa sequência de imagens é denominada de “short history of American” foi feito pelo artista gráfico e ilustrador Robert Crumb.

Material complementar

Link para o vídeo do youtube: https://www.youtube.com/watch?v=ZzV8rjFkn58

Contextualização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ssmrQUeNuUvZaZt4BUVXUW52htenHA6QJnMB3uVr8dDZYqQvtRBax3SEj2kc/geo9-17und03-contextualizacao-plano-b.pdf

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Projete o slide ou escreva as questões no quadro e entregue a versão impressa da imagens para os alunos

A imagem é uma ilustração de uma mina de ouro na Austrália. A paisagem dessa região foi alterada para a extração de um recurso mineral muito importante: o ouro.

Faça uma discussão em sala com os alunos sobre como as paisagens podem ser modificadas pelo homem para um determinado fim econômico. Nesse caso é a extração de ouro.

Ação Propositiva select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Separe a turma em grupos de no máximo 4 alunos. Se possível, leve os alunos ou a biblioteca da escola ou para sala de informática onde tenham acesso a internet para realizar a pesquisa e as descrições das paisagens. Os alunos terão que escolher uma de sua preferência e descrever a transformação da paisagem; explicar como a paisagem se transformou e propor um futuro para aquela paisagem, assim como Robert Crumb fez na sua ilustração.

Separe as imagens por continentes, estas mostram a transformação das paisagens de grandes cidades da Ásia, Oceania e Europa.

Todas as imagens são de grandes cidades que transformaram a sua paisagem ao longo dos anos, todas elas estão localizadas no continente asiático, europeu e na Oceania. Cidades como Tóquio no Japão, Kuala Lumpur na Malásia, Shenzhen na China e Seul na Coréia do Sul foram as paisagens com maiores transformações. As outras paisagens são de Berlim na Alemanha, Xangai na China e Sidney na Austrália.

Material complementar

As imagens estão disponíveis no link abaixo: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/bsjkKFsACUYvPARgVHByfDVEStmhAgvsP49D4JqxW78ycnx9BzAnHDZGtukU/geo9-17und03-acao-propositiva-cidades-antes-e-depois.pdf

Para você saber mais

A Transformação da paisagem de Kuala Lumpur é uma das mais impressionantes, uma vez que a cidade atualmente apresenta uma imagem futurista com novas e grandes vias, prédios com arquitetura hipermoderna, tais como o do Hotel Marina Bay Sands. Se fizéssemos um trabalho de imaginação, podemos ter, alguns anos adiante, uma mescla maior entre a arquitetura e elementos de uma natureza exótica, ademais, carros voadores (a Uber já faz testes em conjunto com Embraer) e drones farão parte da paisagem. Ainda a paisagem contará com prédios cada vez maiores e serão, em sua maioria, multifuncionais. Ou seja, contará com estabelecimentos comerciais e residenciais, essas transformações deverão ocorrer para economizarmos espaço e energia.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Escreva no quadro as orientação da parte final da aula, a sistematização. Nesta etapa da aula, peça aos alunos para apresentar as paisagens que foram propostas.

Peça aos alunos para explicar o que levou o grupo a propor aquela paisagem para o futuro daquele lugar.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: O plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF09GE17) de Geografia que tem como proposta explicar as características físico-naturais e a forma de ocupação e usos da terra em diferentes regiões da Europa, da Ásia e da Oceania, que consta na BNCC. O objeto de estudo dessa habilidade é a diversidade ambiental e as transformações nas paisagens na Europa, na Ásia e na Oceania. Assim como as outras habilidades, esta também apresenta interconexões com outras diversas. Exemplo disso é a habilidade EF09GE16 que tem como objeto o mesmo estudado pela habilidade em questão. Esse tipo de interação entre as propostas da BNCC são essenciais para tornar o estudo mais atrativo e conectado, sempre levando em conta as especificidades do contexto do aluno. Identificar e comparar diferentes domínios morfoclimáticos da Europa, da Ásia e da Oceania.
Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Lápis, caneta, caderno, imagens impressas (separe a sala em grupos de no máximo alunos)

Material complementar:

Ação Propositiva: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/bsjkKFsACUYvPARgVHByfDVEStmhAgvsP49D4JqxW78ycnx9BzAnHDZGtukU/geo9-17und03-acao-propositiva-cidades-antes-e-depois.pdf

Contextualização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ssmrQUeNuUvZaZt4BUVXUW52htenHA6QJnMB3uVr8dDZYqQvtRBax3SEj2kc/geo9-17und03-contextualizacao-plano-b.pdf

Problematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/YcY2hz69k9ZjVdgrW3585zGP3Mmww4WksdfURsFWv5bJtTxHpesxaM7WgQpB/geo9-17und03-problematizacao-imagem.pdf

Para você saber mais:

A paisagem é um dos conceitos mais caros a ciência geográfica, dessa forma, é de grande importância a sua compreensão. A paisagem pode ser entendida como o produto da constante relação entre o meio ambiente e a sociedade, em um determinado espaço, ou seja, para a geografia a paisagem é conjunto dos elementos naturais e humanos em que nossos sentidos conseguem abarcar, é a paisagem que nos mostra, de forma clara, a complexa relação entre sociedade e natureza.

FRANCISCO, Wagner de Cerqueria e. Definição de Paisagem; Brasil Escola. Disponível em . Acesso em 29 de janeiro de 2019.

SANTOS, Milton. A natureza do espaço: técnica e tempo, razão e emoção. Edusp, 2002.

SCHIER, Raul Alfredo. Trajetórias do conceito de paisagem na geografia. Raega-O Espaço Geográfico em Análise, v. 7, 2003.

VITTE, Antônio Carlos.O DESENVOLVIMENTO DO CONCEITO DE PAISAGEM E A SUA INSERÇÃO NA GEOGRAFIA FÍSICA. Disponivel em http://www.mercator.ufc.br/mercator/article/view/58. Acesso em 24 de janeiro de 2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Projete, escreva no quadro ou fale para turma o tema da aula. Nesse momento já suscite nos alunos a discussão sobre o conceito de paisagem. Apesar da maioria dos alunos já ter tido contato com o tema, grande parte deles não tem a definição correta da paisagem. Nesse plano nós vamos discutir o conceito com o objetivo de compreender a paisagem e seu processo de transformação.

Como adequar à sua realidade: Para tornar o conteúdo mais atrativo e interessante para os alunos utilize a sua cidade ou região como exemplo. Utilize locais que detém um belo cenário e comece a discutir o conceito de paisagem a partir da desconstrução dessa ideia do conceito do senso comum.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações: O vídeo é uma sequência de imagens que mostram a transformação de uma paisagem natural em uma área urbanizada. Peça aos alunos para descrever a transformação da paisagem dessa região. Nessa etapa do plano é importante que haja o resgate de conhecimentos prévios dos alunos, sendo assim no momento da descrição dos alunos (feito oralmente) tente chamar a atenção para as falas que discutem a questão das técnicas que a sociedade detém em cada etapa da evolução da transformação da paisagem.

Para a visualização do vídeo é necessário ter acesso a internet, caso não seja possível, existe a mesma sequência em modo impresso. É importante mencionar que essa sequência de imagens é denominada de “short history of American” foi feito pelo artista gráfico e ilustrador Robert Crumb.

Material complementar

Link para o vídeo do youtube: https://www.youtube.com/watch?v=ZzV8rjFkn58

Contextualização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ssmrQUeNuUvZaZt4BUVXUW52htenHA6QJnMB3uVr8dDZYqQvtRBax3SEj2kc/geo9-17und03-contextualizacao-plano-b.pdf

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Projete o slide ou escreva as questões no quadro e entregue a versão impressa da imagens para os alunos

A imagem é uma ilustração de uma mina de ouro na Austrália. A paisagem dessa região foi alterada para a extração de um recurso mineral muito importante: o ouro.

Faça uma discussão em sala com os alunos sobre como as paisagens podem ser modificadas pelo homem para um determinado fim econômico. Nesse caso é a extração de ouro.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Separe a turma em grupos de no máximo 4 alunos. Se possível, leve os alunos ou a biblioteca da escola ou para sala de informática onde tenham acesso a internet para realizar a pesquisa e as descrições das paisagens. Os alunos terão que escolher uma de sua preferência e descrever a transformação da paisagem; explicar como a paisagem se transformou e propor um futuro para aquela paisagem, assim como Robert Crumb fez na sua ilustração.

Separe as imagens por continentes, estas mostram a transformação das paisagens de grandes cidades da Ásia, Oceania e Europa.

Todas as imagens são de grandes cidades que transformaram a sua paisagem ao longo dos anos, todas elas estão localizadas no continente asiático, europeu e na Oceania. Cidades como Tóquio no Japão, Kuala Lumpur na Malásia, Shenzhen na China e Seul na Coréia do Sul foram as paisagens com maiores transformações. As outras paisagens são de Berlim na Alemanha, Xangai na China e Sidney na Austrália.

Material complementar

As imagens estão disponíveis no link abaixo: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/bsjkKFsACUYvPARgVHByfDVEStmhAgvsP49D4JqxW78ycnx9BzAnHDZGtukU/geo9-17und03-acao-propositiva-cidades-antes-e-depois.pdf

Para você saber mais

A Transformação da paisagem de Kuala Lumpur é uma das mais impressionantes, uma vez que a cidade atualmente apresenta uma imagem futurista com novas e grandes vias, prédios com arquitetura hipermoderna, tais como o do Hotel Marina Bay Sands. Se fizéssemos um trabalho de imaginação, podemos ter, alguns anos adiante, uma mescla maior entre a arquitetura e elementos de uma natureza exótica, ademais, carros voadores (a Uber já faz testes em conjunto com Embraer) e drones farão parte da paisagem. Ainda a paisagem contará com prédios cada vez maiores e serão, em sua maioria, multifuncionais. Ou seja, contará com estabelecimentos comerciais e residenciais, essas transformações deverão ocorrer para economizarmos espaço e energia.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Escreva no quadro as orientação da parte final da aula, a sistematização. Nesta etapa da aula, peça aos alunos para apresentar as paisagens que foram propostas.

Peça aos alunos para explicar o que levou o grupo a propor aquela paisagem para o futuro daquele lugar.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Natureza, ambientes e qualidade de vida do 9º ano :

MAIS AULAS DE Geografia do 9º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF09GE17 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano