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Plano de aula > Geografia > 9º ano > Natureza, ambientes e qualidade de vida

Plano de aula - A transformação das paisagens equatoriais no Sudeste Asiático

Plano de aula de Geografia com atividades para 9º ano do Fundamental sobre compreender as consequências das transformações das paisagens em diferentes escalas.

Plano 02 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Cristiano Da Cruz Sena

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Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

O plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF09GE17) de Geografia que tem como proposta explicar as características físico-naturais e a forma de ocupação e usos da terra em diferentes regiões da Europa, da Ásia e da Oceania, que consta na BNCC. O objeto de estudo dessa habilidade é a diversidade ambiental e as transformações nas paisagens na Europa, na Ásia e na Oceania. Assim como as outras habilidades, esta também apresenta interconexões com outras diversas. Exemplo disso é a habilidade EF09GE16 que tem como objeto o mesmo estudado pela habilidade em questão. Esse tipo de interação entre as propostas da BNCC são essenciais para tornar o estudo mais atrativo e conectado, sempre levando em conta as especificidades do contexto do aluno. Identificar e comparar diferentes domínios morfoclimáticos da Europa, da Ásia e da Oceania.
Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Lápis, caneta, borracha. Forme trios.

Material complementar:

Contextualização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/2SBev5tJP7bfNRYz5XpRAjhzaSDYcH5F8rJq8H2VJMh958RPumJE6cemb8Gn/geo09-17und02-contextualizacao-zonas-termicas.pdf

Problematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/FMU6h3dfaHAkGC9jnAnRerCHNXwK2VCRTj9wk8pY7WstfqQKWKpMjj8sCr3H/geo09-17und02-problematizacao-manchetes-de-jornais.pdf

Para você saber mais:

PERTENCE, Argemiro. Desmatamento irracional no sudeste da Ásia por grandes corporações multinacionais dos alimentos. Disponível em https://jornalorebate.com.br/meio-ambiente/13771-desmatamento-irracional-no-sudeste-da-asia-por-grandes-corporacoes-multinacionais-dos-alimentos. Acesso em 07 de fevereiro de 2019.

SULLIVAN, John. Perda de florestas do Sudeste Asiático é muito maior do que o esperado, com implicações negativas para o clima. Disponível em:https://www.ecodebate.com.br/2018/07/06/perda-de-florestas-do-sudeste-asiatico-e-muito-maior-do-que-o-esperado-com-implicacoes-negativas-para-o-clima/. Acesso em 07 de fevereiro de 2019.

REDAÇÃO. Lições econômicas do sudeste asiático. disponivel em:http://opiniaoenoticia.com.br/economia/licoes-economicas-do-sudeste-asiatico/. Acesso em 07 de fevereiro de 2019.

As florestas tropicais, mais precisamente as equatoriais, se localizam próximo a linha do Equador onde existem condições naturais, como grande luminosidade (calor) e umidade, que são ideais para a formação e manutenção de grandes florestas. Dessa forma ao norte da América do Sul, a região central da África e o Sudeste Asiático são regiões continentais que apresentam essa grande formação florestal. No entanto, essas florestas vem sofrendo um grande processo de desflorestamento, principalmente na América do Sul e no Sudeste Asiático pelo avanço de atividades econômicas, mais notadamente, da agropecuária de grande porte. Dessa forma grande parte dessas florestas estão extremamente ameaçadas, no Sudeste Asiático, o desflorestamento tem apresentado taxas muito elevadas, o que tem preocupado ambientalistas e organizações internacionais. Essas florestas são extremamente importantes uma vez que grande parte da umidade que causam chuvas tanto na América do Sul quanto Ásia são oriundas dessas regiões, dessa forma, o desflorestamento contínuo pode modificar o clima o que causará grandes prejuízos socioambientais.

MENDOZA, E; ANDERSON, L. padrões de desflorestamento nas áreas tropicais. Disponível em https://www.researchgate.net/profile/Liana_Anderson/publication/255636730_PADROES_DE_DESFLORESTAMENTO_NAS_FLORESTAS_TROPICAIS/links/54f6fffe0cf28d6dec9c2e87/PADROES-DE-DESFLORESTAMENTO-NAS-FLORESTAS-TROPICAIS.pdf. acesso em 07 de fevereiro de 2019.

DE OLIVEIRA. A. P. O Vietnã volta a estar em foco. Carta Internacional, v. 1, n. 3, p. 3-7, 2006. Disponível em: https://www.cartainternacional.abri.org.br/Carta/article/view/396/155. Acesso em 07 de fevereiro de 2019.

ERICKSON-DAVIS. M. Desmatamento tropical está aumentando, revela estudo. Disponível em https://pt.mongabay.com/2018/02/desmatamento-tropical-esta-aumentando/. Acesso em 07 de fevereiro de 2019.

Contextos prévios: para a realização deste plano é necessário que os alunos já tenham tenham conhecimentos de elementos básicos de climatologia e de biomas.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Projete o tema ou escreva no quadro o tema da aula. Apresente o tema e explique o conceito desflorestamento, uma vez que o termo mais utilizado é desmatamento, no entanto, o primeiro termo tem sido utilizado com mais frequência, principalmente pela academia, uma vez que enfatiza o processo que é a retirada de florestas nativas

Como adequar à sua realidade: Esse plano irá tratar sobre o desflorestamento equatorial focado no Sudeste Asiático. No entanto, para o plano se tornar mais interessante para os alunos utilize elementos da sua região para fazer conexão com o conteúdo e torná-lo mais próximo aos alunos. Utilize o bioma em que sua região está inserido, ele está muito degradado? Quais os motivos? Quais as consequências socioambientais dessa degradação. Ademais utilize a Amazônia como exemplo, uma vez que as pressões que a nossa floresta equatorial sofre é muito semelhante às sofridas pelas do sudeste asiático.

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Projete o mapa ou entregue para os alunos o mapa impresso. Nessa etapa é importante mobilizar os conhecimentos prévios dos alunos e contextualizar o conteúdo que irá ser trabalhado, dessa forma, a partir do mapa das zonas térmicas indague os alunos sobre a localização do Sudeste Asiático. Após essa primeira provocação e a resposta dos alunos, questione sobre as condições climáticas da região do Sudeste Asiático a partir do mapa. É importante que a partir das características climáticas os alunos já comecem a pensar sobre o tipo de vegetação predominante na região, uma vez que pelas condições naturais as florestas tropicais é o principal bioma regional.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Projete ou entregue impresso as manchetes dos jornais. A primeira manchete trata sobre o grande crescimento econômico dos países do sudeste asiático, sendo chamado de novos Tigres Asiáticos. As outras duas manchetes tratam sobre o desmatamento dessas regiões, uma vez que esta vem sendo pressionada por grande corporações ligadas a agricultura como a Pepsico.

Após a entrega das manchetes, escreva no quadro as seguintes perguntas: O que as manchetes dos jornais abordam? Existe alguma problemática apresentada no conjunto das manchetes dos jornais? Qual?

Essas perguntas devem nortear a discussão entre os alunos.

A problemática expressa nas manchetes é a dificuldade de compatibilizar o grande desenvolvimento econômico da região do sudeste asiático com a questão ambiental.

Para você saber mais:

Grande parte do Sudeste Asiático, notadamente, Tailândia, Filipinas, Indonésia e Malásia, após grandes reformas econômicas, feitas no início do século XXI, iniciaram um grande crescimento econômico. Esses países passaram a ser chamados de Novos Tigres Asiáticos devido a esse fenômeno do crescimento muito rápido do PIB. No entanto, grande parte desse crescimento econômico é advindo de uma total liberalização econômica e jurídica (ambiental e trabalhista). Dessa maneira grandes transnacionais, principalmente a têxtil e alimentícia tem pressionado ambientalmente esses países. Sendo assim o desflorestamento nessas regiões vem ganhando grandes proporções.

title> Problematização select-down

Slide Plano Aula title> Problematização

Orientações: Projete ou entregue impresso as manchetes dos jornais. A primeira manchete trata sobre o grande crescimento econômico dos países do sudeste asiático, sendo chamado de novos Tigres Asiáticos. As outras duas manchetes trata sobre o desmatamento dessas regiões, uma vez que esta vem sendo pressionada por grande corporações ligadas a agricultura como a Pepsico.

Após a entrega das manchetes, escreva no quadro as seguintes perguntas: O que as manchetes dos jornais abordam? Existe alguma problemática apresentada no conjunto das manchetes? Qual?

Essas perguntas não necessariamente devem ser respondidas, apenas devem nortear a discussão entre os alunos.

A problemática expressa nas manchetes é a dificuldade de compatibilizar o grande desenvolvimento econômico da região do sudeste asiático com a questão ambiental.

Ação Propositiva select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações: Projete ou escreva no quadro as orientações do slide. Forme duplas ou trios. Cada grupo terá que produzir um texto argumentativo em que sejam contemplados as seguintes questões: 1 - Indicar as causas do desflorestamento no Sudeste Asiático. 2 - Indicar as possíveis consequências locais se esse processo for contínuo. 3 - Problematizar as consequências globais do desflorestamento das florestas tropicais. 4- Apresentar uma proposta para compatibilizar o desenvolvimento econômico e o ambiental.

Se possível leve os alunos ao laboratório de informática ou a biblioteca que tenha acesso a internet. No entanto essas perguntas podem ser respondidas através da maioria dos livros didáticos de Geografia.

Caso não seja possível a utilização dos recursos, separamos textos jornalísticos para ajudar na construção do texto.

Para você saber mais:

Como já discutido anteriormente, a grande causa dos desflorestamento do Sudeste Asiático é a pressão do setor agrícola às florestas tropicais. Grandes empresas transnacionais têm avançado sobre grandes extensões de florestas nos últimos anos na região. Sendo assim, a região tem perdido grande riqueza em biodiversidade, ademais, novas doenças aparecem ou reaparecem em locais em que ocorrem grandes desequilíbrios naturais. As florestas tropicais tem como função a regulação térmica e de umidade de suas regiões vizinhas, como uma consequência global podemos falar sobre a intensificação das mudanças climáticas em âmbito local e regional.

Textos que podem ajudar na condução do plano:

MENDOZA, E; ANDERSON, L. Padrões de desflorestamento nas áreas tropicais. Disponível em https://www.researchgate.net/profile/Liana_Anderson/publication/255636730_PADROES_DE_DESFLORESTAMENTO_NAS_FLORESTAS_TROPICAIS/links/54f6fffe0cf28d6dec9c2e87/PADROES-DE-DESFLORESTAMENTO-NAS-FLORESTAS-TROPICAIS.pdf. acesso em 07 de fevereiro de 2019.

DE OLIVEIRA. A. P. O Vietnã volta a estar em foco. Carta Internacional, v. 1, n. 3, p. 3-7, 2006. Disponível em: https://www.cartainternacional.abri.org.br/Carta/article/view/396/155. Acesso em 07 de fevereiro de 2019.

ERICKSON-DAVIS. M. Desmatamento tropical está aumentando, revela estudo. Disponível em https://pt.mongabay.com/2018/02/desmatamento-tropical-esta-aumentando/. Acesso em 07 de fevereiro de 2019.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: O objetivo dessa etapa do plano é fazer um fechamento da aula, dessa maneira cada grupo irá apresentar o texto produzido anteriormente. Selecione dois ou três duplas/trios para fazer uma breve apresentação do texto.

Resumo da aula

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Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

O plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF09GE17) de Geografia que tem como proposta explicar as características físico-naturais e a forma de ocupação e usos da terra em diferentes regiões da Europa, da Ásia e da Oceania, que consta na BNCC. O objeto de estudo dessa habilidade é a diversidade ambiental e as transformações nas paisagens na Europa, na Ásia e na Oceania. Assim como as outras habilidades, esta também apresenta interconexões com outras diversas. Exemplo disso é a habilidade EF09GE16 que tem como objeto o mesmo estudado pela habilidade em questão. Esse tipo de interação entre as propostas da BNCC são essenciais para tornar o estudo mais atrativo e conectado, sempre levando em conta as especificidades do contexto do aluno. Identificar e comparar diferentes domínios morfoclimáticos da Europa, da Ásia e da Oceania.
Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Lápis, caneta, borracha. Forme trios.

Material complementar:

Contextualização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/2SBev5tJP7bfNRYz5XpRAjhzaSDYcH5F8rJq8H2VJMh958RPumJE6cemb8Gn/geo09-17und02-contextualizacao-zonas-termicas.pdf

Problematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/FMU6h3dfaHAkGC9jnAnRerCHNXwK2VCRTj9wk8pY7WstfqQKWKpMjj8sCr3H/geo09-17und02-problematizacao-manchetes-de-jornais.pdf

Para você saber mais:

PERTENCE, Argemiro. Desmatamento irracional no sudeste da Ásia por grandes corporações multinacionais dos alimentos. Disponível em https://jornalorebate.com.br/meio-ambiente/13771-desmatamento-irracional-no-sudeste-da-asia-por-grandes-corporacoes-multinacionais-dos-alimentos. Acesso em 07 de fevereiro de 2019.

SULLIVAN, John. Perda de florestas do Sudeste Asiático é muito maior do que o esperado, com implicações negativas para o clima. Disponível em:https://www.ecodebate.com.br/2018/07/06/perda-de-florestas-do-sudeste-asiatico-e-muito-maior-do-que-o-esperado-com-implicacoes-negativas-para-o-clima/. Acesso em 07 de fevereiro de 2019.

REDAÇÃO. Lições econômicas do sudeste asiático. disponivel em:http://opiniaoenoticia.com.br/economia/licoes-economicas-do-sudeste-asiatico/. Acesso em 07 de fevereiro de 2019.

As florestas tropicais, mais precisamente as equatoriais, se localizam próximo a linha do Equador onde existem condições naturais, como grande luminosidade (calor) e umidade, que são ideais para a formação e manutenção de grandes florestas. Dessa forma ao norte da América do Sul, a região central da África e o Sudeste Asiático são regiões continentais que apresentam essa grande formação florestal. No entanto, essas florestas vem sofrendo um grande processo de desflorestamento, principalmente na América do Sul e no Sudeste Asiático pelo avanço de atividades econômicas, mais notadamente, da agropecuária de grande porte. Dessa forma grande parte dessas florestas estão extremamente ameaçadas, no Sudeste Asiático, o desflorestamento tem apresentado taxas muito elevadas, o que tem preocupado ambientalistas e organizações internacionais. Essas florestas são extremamente importantes uma vez que grande parte da umidade que causam chuvas tanto na América do Sul quanto Ásia são oriundas dessas regiões, dessa forma, o desflorestamento contínuo pode modificar o clima o que causará grandes prejuízos socioambientais.

MENDOZA, E; ANDERSON, L. padrões de desflorestamento nas áreas tropicais. Disponível em https://www.researchgate.net/profile/Liana_Anderson/publication/255636730_PADROES_DE_DESFLORESTAMENTO_NAS_FLORESTAS_TROPICAIS/links/54f6fffe0cf28d6dec9c2e87/PADROES-DE-DESFLORESTAMENTO-NAS-FLORESTAS-TROPICAIS.pdf. acesso em 07 de fevereiro de 2019.

DE OLIVEIRA. A. P. O Vietnã volta a estar em foco. Carta Internacional, v. 1, n. 3, p. 3-7, 2006. Disponível em: https://www.cartainternacional.abri.org.br/Carta/article/view/396/155. Acesso em 07 de fevereiro de 2019.

ERICKSON-DAVIS. M. Desmatamento tropical está aumentando, revela estudo. Disponível em https://pt.mongabay.com/2018/02/desmatamento-tropical-esta-aumentando/. Acesso em 07 de fevereiro de 2019.

Contextos prévios: para a realização deste plano é necessário que os alunos já tenham tenham conhecimentos de elementos básicos de climatologia e de biomas.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Projete o tema ou escreva no quadro o tema da aula. Apresente o tema e explique o conceito desflorestamento, uma vez que o termo mais utilizado é desmatamento, no entanto, o primeiro termo tem sido utilizado com mais frequência, principalmente pela academia, uma vez que enfatiza o processo que é a retirada de florestas nativas

Como adequar à sua realidade: Esse plano irá tratar sobre o desflorestamento equatorial focado no Sudeste Asiático. No entanto, para o plano se tornar mais interessante para os alunos utilize elementos da sua região para fazer conexão com o conteúdo e torná-lo mais próximo aos alunos. Utilize o bioma em que sua região está inserido, ele está muito degradado? Quais os motivos? Quais as consequências socioambientais dessa degradação. Ademais utilize a Amazônia como exemplo, uma vez que as pressões que a nossa floresta equatorial sofre é muito semelhante às sofridas pelas do sudeste asiático.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Projete o mapa ou entregue para os alunos o mapa impresso. Nessa etapa é importante mobilizar os conhecimentos prévios dos alunos e contextualizar o conteúdo que irá ser trabalhado, dessa forma, a partir do mapa das zonas térmicas indague os alunos sobre a localização do Sudeste Asiático. Após essa primeira provocação e a resposta dos alunos, questione sobre as condições climáticas da região do Sudeste Asiático a partir do mapa. É importante que a partir das características climáticas os alunos já comecem a pensar sobre o tipo de vegetação predominante na região, uma vez que pelas condições naturais as florestas tropicais é o principal bioma regional.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Projete ou entregue impresso as manchetes dos jornais. A primeira manchete trata sobre o grande crescimento econômico dos países do sudeste asiático, sendo chamado de novos Tigres Asiáticos. As outras duas manchetes tratam sobre o desmatamento dessas regiões, uma vez que esta vem sendo pressionada por grande corporações ligadas a agricultura como a Pepsico.

Após a entrega das manchetes, escreva no quadro as seguintes perguntas: O que as manchetes dos jornais abordam? Existe alguma problemática apresentada no conjunto das manchetes dos jornais? Qual?

Essas perguntas devem nortear a discussão entre os alunos.

A problemática expressa nas manchetes é a dificuldade de compatibilizar o grande desenvolvimento econômico da região do sudeste asiático com a questão ambiental.

Para você saber mais:

Grande parte do Sudeste Asiático, notadamente, Tailândia, Filipinas, Indonésia e Malásia, após grandes reformas econômicas, feitas no início do século XXI, iniciaram um grande crescimento econômico. Esses países passaram a ser chamados de Novos Tigres Asiáticos devido a esse fenômeno do crescimento muito rápido do PIB. No entanto, grande parte desse crescimento econômico é advindo de uma total liberalização econômica e jurídica (ambiental e trabalhista). Dessa maneira grandes transnacionais, principalmente a têxtil e alimentícia tem pressionado ambientalmente esses países. Sendo assim o desflorestamento nessas regiões vem ganhando grandes proporções.

Slide Plano Aula
title> Problematização

Orientações: Projete ou entregue impresso as manchetes dos jornais. A primeira manchete trata sobre o grande crescimento econômico dos países do sudeste asiático, sendo chamado de novos Tigres Asiáticos. As outras duas manchetes trata sobre o desmatamento dessas regiões, uma vez que esta vem sendo pressionada por grande corporações ligadas a agricultura como a Pepsico.

Após a entrega das manchetes, escreva no quadro as seguintes perguntas: O que as manchetes dos jornais abordam? Existe alguma problemática apresentada no conjunto das manchetes? Qual?

Essas perguntas não necessariamente devem ser respondidas, apenas devem nortear a discussão entre os alunos.

A problemática expressa nas manchetes é a dificuldade de compatibilizar o grande desenvolvimento econômico da região do sudeste asiático com a questão ambiental.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações: Projete ou escreva no quadro as orientações do slide. Forme duplas ou trios. Cada grupo terá que produzir um texto argumentativo em que sejam contemplados as seguintes questões: 1 - Indicar as causas do desflorestamento no Sudeste Asiático. 2 - Indicar as possíveis consequências locais se esse processo for contínuo. 3 - Problematizar as consequências globais do desflorestamento das florestas tropicais. 4- Apresentar uma proposta para compatibilizar o desenvolvimento econômico e o ambiental.

Se possível leve os alunos ao laboratório de informática ou a biblioteca que tenha acesso a internet. No entanto essas perguntas podem ser respondidas através da maioria dos livros didáticos de Geografia.

Caso não seja possível a utilização dos recursos, separamos textos jornalísticos para ajudar na construção do texto.

Para você saber mais:

Como já discutido anteriormente, a grande causa dos desflorestamento do Sudeste Asiático é a pressão do setor agrícola às florestas tropicais. Grandes empresas transnacionais têm avançado sobre grandes extensões de florestas nos últimos anos na região. Sendo assim, a região tem perdido grande riqueza em biodiversidade, ademais, novas doenças aparecem ou reaparecem em locais em que ocorrem grandes desequilíbrios naturais. As florestas tropicais tem como função a regulação térmica e de umidade de suas regiões vizinhas, como uma consequência global podemos falar sobre a intensificação das mudanças climáticas em âmbito local e regional.

Textos que podem ajudar na condução do plano:

MENDOZA, E; ANDERSON, L. Padrões de desflorestamento nas áreas tropicais. Disponível em https://www.researchgate.net/profile/Liana_Anderson/publication/255636730_PADROES_DE_DESFLORESTAMENTO_NAS_FLORESTAS_TROPICAIS/links/54f6fffe0cf28d6dec9c2e87/PADROES-DE-DESFLORESTAMENTO-NAS-FLORESTAS-TROPICAIS.pdf. acesso em 07 de fevereiro de 2019.

DE OLIVEIRA. A. P. O Vietnã volta a estar em foco. Carta Internacional, v. 1, n. 3, p. 3-7, 2006. Disponível em: https://www.cartainternacional.abri.org.br/Carta/article/view/396/155. Acesso em 07 de fevereiro de 2019.

ERICKSON-DAVIS. M. Desmatamento tropical está aumentando, revela estudo. Disponível em https://pt.mongabay.com/2018/02/desmatamento-tropical-esta-aumentando/. Acesso em 07 de fevereiro de 2019.

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Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: O objetivo dessa etapa do plano é fazer um fechamento da aula, dessa maneira cada grupo irá apresentar o texto produzido anteriormente. Selecione dois ou três duplas/trios para fazer uma breve apresentação do texto.

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