16788
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > História > 8º ano > O mundo contemporâneo: o Antigo Regime em crise

Plano de aula - Revolução Gloriosa: símbolos que colocam limites no poder real

Plano de aula de História com atividades para 8º ano do EF sobre Revolução Gloriosa: símbolos que colocam limites no poder real

Plano 03 de 3 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Gabriel Amato Bruno De Lima

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF08HI02, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários

– Cópias impressas das imagens ou data show para projeção das fontes.

– Cópias impressas da atividade de Sistematização.

– Fita adesiva.

Material complementar:

O Palácio de Westminster (2008), por Mike Gimelfarb:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/VwprPwMnbt58eWXVQTcrDR98QHxdwuFttbjkZsP4ZFX6D4r2wqmckuc8mqPF/his8-02und03--o-palacio-de-westminster.pdf

Cromwell cortando o carvalho real (1649), autor desconhecido:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/tpVj3caJ26G5ehhr5vGbn2RGASFxH6UEsafDh2UN3CbvwRBeqXregQRgXJYA/his8-02und03--cromwell-cortando-o-carvalho-real-1649.pdf

William of Orange e Mary, sua esposa inglesa, são apresentados com a coroa, por J. Parker e J. Northcote:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/KmqnMfvEVDGbuWEaFpsZwbZmX7zv6AfUzDwzJSbfkh4fenFp2gHPjN4Sgusr/his8-02und03--william-of-orange-e-mary-sua-esposa-inglesa-sao-apresentados-com-a-coroa.pdf

A revolução inglesa, por Lawrence Stone:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/6fEXFDtAxfAjr7FwDDYT6fC44nY8kSjVAm3usnxhXpr7TM6X6kDRnhTUt6Zy/his8-02und03--a-revolucao-inglesa-por-lawrence-stone.pdf

Balões de fala para a atividade de Sistematização:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/b5VqqfHp899t5MPMCPzxCVw74fcDWH8XpEZfXNth8RfVRQf37Z85NQP356JH/his8-02und03--baloes-de-fala-para-a-atividade-de-sistematizacao.pdf

Para você saber mais:

Entenda como funciona o Parlamento britânico. BBC Brasil, 3 de maio de 2010. Disponível em: <https://www.bbc.com/portuguese/noticias/2010/05/100429_uk_election_laws.shtml>. Acesso em: 18 de jan. de 2019.

HILL, Christopher. A biografia na História da Inglaterra setecentista. Varia História, Belo Horizonte, nº 14, set. 1995, p. 124-144. Disponível em: <https://static1.squarespace.com/static/561937b1e4b0ae8c3b97a702/t/572789d99f72660cf9932519/1462208990294/09_Hill%2C+Christopher.pdf>. Acesso em: 16 de jan. de 2019.

Oliver Cromwell: Images of Political Power, pela British Library (em inglês). Disponível em: <http://www.bl.uk/learning/histcitizen/uk/cromwell/olivercromwell.html>. Acesso em: 17 de jan. de 2019.

O que causou a guerra civil inglesa? Citizens Project da University of London (vídeo, 4m:48s). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=8BuWiwph1xk>. Acesso em: 17 de jan. de 2019.

ARRUDA, José Jobson de Andrade. Perspectivas da Revolução Inglesa. Revista Brasileira de História, São Paulo, nº 7, 1984, p. 121-131. Disponível em: <http://www.anpuh.org/arquivo/download?ID_ARQUIVO=1862>. Acesso em: 16 de jan. de 2019.

Declaração de direitos de 1689. Disponível em: <https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/74887/mod_resource/content/1/Declaração%20de%20Direitos%201689%20-%20Bill%20of%20Rights.pdf >. Acesso em: 16 de jan. de 2019.

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Apresente o objetivo aos alunos escrevendo-o no quadro ou lendo-o para a turma. Se estiver fazendo uso de projetor, apresente este slide e faça uma leitura coletiva. Lembre-se de não antecipar as reflexões da aula neste momento, pois a intenção é que os estudantes construam o raciocínio por meio de leitura e debate das fontes, com a sua mediação.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Apresente aos estudantes – projetando, caso esteja usando um data show, ou colando uma reprodução no quadro – a seguinte imagem, inicialmente sem o verbete explicativo: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/VwprPwMnbt58eWXVQTcrDR98QHxdwuFttbjkZsP4ZFX6D4r2wqmckuc8mqPF/his8-02und03--o-palacio-de-westminster.pdf

Num primeiro momento, peça aos estudantes que identifiquem a localização do prédio ou mesmo o seu nome. Para mediar a leitura, peça a um dos estudantes que descrevam a imagem e identifique as informações de produção: título, data, autor do fotografia. É provável que algum dos estudantes perceba que o prédio fica em Londres, na Inglaterra, ou mesmo identifique o Big Ben (torre à direita da imagem).

Após deixar que os alunos compartilhem suas primeiras impressões sobre a imagem, peça a um estudante que leia o verbete explicativo presente na imagem. Depois, pergunte:

  • O que é o Palácio de Westminster? Qual a função de um Parlamento? O que fazem os membros do Parlamento? (A intenção é que os alunos compreendam que ali são elaboradas as leis do país, que o prédio presente na fotografia é uma edificação pública em que hoje se exerce o poder político na Inglaterra.)

Neste momento, diga aos estudantes que nem sempre foi assim e que esta forma de funcionamento do Parlamento britânico foi criada no século XVII, no fim da Revolução Inglesa.

Para você saber mais:

Entenda como funciona o Parlamento britânico. BBC Brasil, 3 de maio de 2010. Disponível em: <https://www.bbc.com/portuguese/noticias/2010/05/100429_uk_election_laws.shtml>. Acesso em: 18 de jan. de 2019.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 23 minutos.

Orientações: Divida a turma em duplas e entregue para eles – ou projete, caso esteja usando data show – reproduções das duas fontes iconográficas, com os verbetes sobre as personagens nelas representados, a seguir: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/tpVj3caJ26G5ehhr5vGbn2RGASFxH6UEsafDh2UN3CbvwRBeqXregQRgXJYA/his8-02und03--cromwell-cortando-o-carvalho-real-1649.pdf e https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/KmqnMfvEVDGbuWEaFpsZwbZmX7zv6AfUzDwzJSbfkh4fenFp2gHPjN4Sgusr/his8-02und03--william-of-orange-e-mary-sua-esposa-inglesa-sao-apresentados-com-a-coroa.pdf

Diga aos estudantes que eles terão, inicialmente, 5 minutos para identificar as personagens, o contexto histórico e o significado daquilo que está sendo representado nas duas imagens. Combine com os alunos uma forma de registro deste trabalho, no caderno ou escrevendo na própria reprodução da imagem. Enquanto as duplas trabalham, circule pela sala e medeie a leitura das imagens. Você pode pedir aos estudantes que reconheçam as personagens referidos nos títulos das imagens e nos verbetes (Cromwell, na primeira; deputados, William de Orange e rainha Mary, na segunda), bem como que identifiquem as condições de produção das fontes (data, autores, suporte).

Passe, então, para uma segunda fase da atividade, desta vez mais interpretativa. A pergunta que orientará este momento de análise das imagens é a seguinte: Como a Inglaterra deixou de ser uma monarquia absoluta, passou por um período republicano e se tornou uma monarquia constitucional no século XVII?

Para isso, escolha dois alunos para descrever as imagens. Aproveite para retomar os elementos descritivos da imagem e para chamar a atenção da diferença temporal entre elas – a primeira foi produzida no século XVII, durante a Revolução Inglesa; a segunda, no século XVIII, depois da restauração da monarquia, mas com poderes limitados pela Declaração de Direitos.

Depois, medeie a interpretação de símbolos políticos nas gravuras pelos alunos. Pergunte aos estudantes, sobre a primeira imagem:

  • O que significava, na Inglaterra revolucionária, representar Oliver Cromwell “podando” a árvore real?
  • Quais símbolos da sociedade anterior à Revolução estão sendo podados por ele?
  • Por que a Bíblia, o cetro e coroa são representados lado a lado?
  • Qual era a relação entre o poder religioso e o poder monárquico na sociedade inglesa antes da Revolução?
  • Por que os porcos estão comendo os restos da “árvore real” que caem no chão?
  • O autor da imagem vê de uma maneira positiva ou negativa a destruição da velha sociedade por Cromwell?

A intenção é que os estudantes identifiquem algumas características da sociedade inglesa pré-revolucionária em elementos representados na imagem, como a Bíblia, o cetro, a coroa, o brasão real. Neste sentido, a relação entre o poder religioso da Igreja Anglicana e o poder político do rei era muito próxima, de identificação. Este aspecto mais amplo do contexto foi questionado radicalmente, de várias formas, durante a Revolução – por isso, Cromwell é representado na imagem podando a árvore real, como se estivesse mudando as características da sociedade inglesa e preparando a instauração de uma nova ordem. Espera-se que os alunos consigam identificar, ao responder as perguntas, que Cromwell representava um projeto político contrário a esta organização do poder pré-revolucionária e que ele era um militar que liderava esta fase da Revolução Inglesa. Na imagem, este processo é visto de maneira positiva enquanto os símbolos da antiga ordem são vistos de maneira negativa (por isso, os galhos da árvore real são comidos por porcos).

Para você saber mais:

Declaração de direitos de 1689. Disponível em: <https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/74887/mod_resource/content/1/Declaração%20de%20Direitos%201689%20-%20Bill%20of%20Rights.pdf >. Acesso em: 16 de jan. de 2019.

HILL, Christopher. A biografia na história da Inglaterra setecentista. Varia História, Belo Horizonte, nº 14, set. 1995, p. 124-144. Disponível em: <https://static1.squarespace.com/static/561937b1e4b0ae8c3b97a702/t/572789d99f72660cf9932519/1462208990294/09_Hill%2C+Christopher.pdf>. Acesso em: 16 de jan. de 2019.

Oliver Cromwell: Images of Political Power, pela British Library (em inglês). Disponível em: <http://www.bl.uk/learning/histcitizen/uk/cromwell/olivercromwell.html>. Acesso em: 16 de jan. de 2019.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Passe, então, para segunda imagem, perguntando aos estudantes:

  • Como os reis estão representados?
  • Qual a relação entre os reis e os parlamentares? Ela é de distância ou de proximidade?
  • Qual o significado de um membro do Parlamento aparecer entregando a coroa para os monarcas do século XVII? Esta situação era possível antes da Revolução?

Espera-se que os alunos percebam como monarcas e parlamentares (representantes da sociedades) estão representados de maneira próxima, inclusive no mesmo plano. Ainda que eles, o rei a rainha, sejam identificados pelos símbolos da monarquia na imagem (vestes da nobreza ou o brasão, por exemplo), o fato de os membros do Parlamento entregarem a coroa e o cetro para os monarcas indica que o poder vem do povo (representado pelos membros do Parlamento, que o delega para os reis). A situação representada, portanto, é bem diferente da forma como poder era exercido na monarquia absoluta, em que o rei era a fonte do poder político.

Peça a um estudante que leia o verbete sobre a imagem e, logo em seguida, chame a atenção dos alunos para a figura do parlamentar que se prepara para ler um documento, presente à esquerda na imagem. Questione:

  • Qual o significado de um membro do Parlamento ler a Declaração de Direitos para os monarcas no momento em que eles são coroados?
  • O que mudou nas relações entre os reis e seus súditos a partir do momento em que eles são coroados pelos parlamentares (representantes dos cidadãos)?

A intenção é que os estudantes percebam a restauração da monarquia concluiu a Revolução Inglesa, mas que o sistema político havia se modificado. Agora, há garantias dos cidadãos diante dos reis expressas pela Declaração de Direitos. Na imagem, esta nova conjuntura política é representada pelos deputados (representantes da população) coroando o rei e lendo a Bill of Rights para o casal real.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Projete, caso esteja usando um data show, ou distribua para os alunos cópias impressas da fonte historiográfica “A revolução inglesa”, do historiador Lawrence Stone. O trecho está disponível no link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/6fEXFDtAxfAjr7FwDDYT6fC44nY8kSjVAm3usnxhXpr7TM6X6kDRnhTUt6Zy/his8-02und03--a-revolucao-inglesa-por-lawrence-stone.pdf

Peça a um ou mais estudantes que leiam o trecho para a turma. Na medida em que a leitura for sendo feita, esclareça as dúvidas do vocabulário com a ajuda do Glossário. Na leitura comentada, comece questionando:

  • O que significa um “rei ungido”?
  • Qual a relação da monarquia inglesa com a Igreja Anglicana e o que significa “aboli-la”? Este ato está presente em alguma das imagens analisadas?
  • Quais ideias foram vitoriosas com a Revolução?
  • O que significa transferir poderes ao Parlamento? E governar com o consentimento de amplos setores da sociedade?

A intenção é que os estudantes percebam como o sentido mais amplo deste processo histórico na Inglaterra do século XVII é a definição de contornos mais precisos para o poder real, com a contrapartida das liberdades civis dos súditos numa monarquia constitucional. Ou seja, nas respostas aos questionamentos, espera-se que eles sejam capazes de identificar as mudanças liberais (criação de leis, funcionamento do Parlamento, limites ao poder do monarca) que resultaram do processo revolucionário.

Caso o debate não chegue a este ponto, retome a diferença entre um sistema político monárquico absoluto e um constitucional. Além disso, você pode questionar os estudantes se a Inglaterra já viveu uma República em sua história. Este é o momento para lembrá-los que, durante o processo revolucionário, a Inglaterra passou por um período republicano, em que Oliver e Richard Cromwell governaram o país, antes da criação da monarquia constitucional. Este período republicano da História inglesa está presente na primeira imagem analisada, em que Oliver Cromwell aparece podando a árvore real.

A leitura deve ter como norte também a discussão sobre as dimensões – simbólicas e efetivas – do poder político, antes e depois da Revolução inglesa. Por isso, faça questionamentos:

  • Como era a Inglaterra antes da Revolução? Como era exercido o poder do rei?
  • E como ficou depois da Revolução? O que mudou no exercício do poder real?
  • Segundo Lawrence Stone, qual o significado da Revolução Inglesa para o resto do mundo?

Neste momento, mais uma vez, espera-se que os sentidos do liberalismo trazidos pelo processo revolucionários apareçam nas respostas dos alunos. Na medida em que a leitura comentada do texto for sendo feita, anote, em tópicos, algumas das reflexões dos alunos no quadro e estimule-os a fazer o registro em seus cadernos.

Para você saber mais:

O que causou a guerra civil inglesa? Citizens Project da University of London (vídeo, 4m:48s). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=8BuWiwph1xk>. Acesso em: 17 de jan. de 2019. O vídeo está originalmente em inglês, mas você pode ativar as legendas em português.

ARRUDA, José Jobson de Andrade. Perspectivas da Revolução Inglesa. Revista Brasileira de História, São Paulo, nº 7, 1984, p. 121-131. Disponível em: <http://www.anpuh.org/arquivo/download?ID_ARQUIVO=1862>. Acesso em: 16 de jan. de 2019.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: Para a atividade de Sistematização, imprima e distribua para as duplas os balões de fala disponíveis no link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/b5VqqfHp899t5MPMCPzxCVw74fcDWH8XpEZfXNth8RfVRQf37Z85NQP356JH/his8-02und03--baloes-de-fala-para-a-atividade-de-sistematizacao.pdf Caso não seja possível imprimir o material, peça aos estudantes que desenhem balões de fala no próprio caderno e depois recortem para usar na atividade.

Peça aos alunos que criem falas para as personagens presentes nas fontes iconográficas, escrevendo-as nos balões de fala e depois colando-os na cópia das fontes que receberam. Lembre aos estudantes que eles devem incorporar os debates feitos durante a aula nas frases que criarem, de modo que alguém que não tenha participado das discussões possa entender a interpretação que fizeram das fontes. Além disso, lembra que as falas escritas em balões como estes – típicas de histórias em quadrinhos – são diretas, informais e, algumas vezes, engraçadas.

Esta primeira parte da atividade deve levar cerca de 10 minutos. Enquanto os estudantes trabalham, circule pela sala e atue como um mediador.
Por exemplo: questione-os sobre o tom que Cromwell usaria para dar ordens, “podando” as características da sociedade monárquica; pergunte:

Qual seria a maneira mais adequada de um súdito falar com o rei, mesmo numa monarquia constitucional, ao coroá-lo no Parlamento, como na segunda imagem?

Na medida em que as duplas forem finalizando a atividade, auxilie as duplas na colagem das imagens no quadro. Para finalizar a aula, peça que as duplas leiam para a turma as falas que criaram. Neste momento, retome os debates sobre os significados da Revolução Inglesa e os limites estabelecidos ao poder do monarca.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF08HI02, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários

– Cópias impressas das imagens ou data show para projeção das fontes.

– Cópias impressas da atividade de Sistematização.

– Fita adesiva.

Material complementar:

O Palácio de Westminster (2008), por Mike Gimelfarb:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/VwprPwMnbt58eWXVQTcrDR98QHxdwuFttbjkZsP4ZFX6D4r2wqmckuc8mqPF/his8-02und03--o-palacio-de-westminster.pdf

Cromwell cortando o carvalho real (1649), autor desconhecido:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/tpVj3caJ26G5ehhr5vGbn2RGASFxH6UEsafDh2UN3CbvwRBeqXregQRgXJYA/his8-02und03--cromwell-cortando-o-carvalho-real-1649.pdf

William of Orange e Mary, sua esposa inglesa, são apresentados com a coroa, por J. Parker e J. Northcote:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/KmqnMfvEVDGbuWEaFpsZwbZmX7zv6AfUzDwzJSbfkh4fenFp2gHPjN4Sgusr/his8-02und03--william-of-orange-e-mary-sua-esposa-inglesa-sao-apresentados-com-a-coroa.pdf

A revolução inglesa, por Lawrence Stone:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/6fEXFDtAxfAjr7FwDDYT6fC44nY8kSjVAm3usnxhXpr7TM6X6kDRnhTUt6Zy/his8-02und03--a-revolucao-inglesa-por-lawrence-stone.pdf

Balões de fala para a atividade de Sistematização:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/b5VqqfHp899t5MPMCPzxCVw74fcDWH8XpEZfXNth8RfVRQf37Z85NQP356JH/his8-02und03--baloes-de-fala-para-a-atividade-de-sistematizacao.pdf

Para você saber mais:

Entenda como funciona o Parlamento britânico. BBC Brasil, 3 de maio de 2010. Disponível em: <https://www.bbc.com/portuguese/noticias/2010/05/100429_uk_election_laws.shtml>. Acesso em: 18 de jan. de 2019.

HILL, Christopher. A biografia na História da Inglaterra setecentista. Varia História, Belo Horizonte, nº 14, set. 1995, p. 124-144. Disponível em: <https://static1.squarespace.com/static/561937b1e4b0ae8c3b97a702/t/572789d99f72660cf9932519/1462208990294/09_Hill%2C+Christopher.pdf>. Acesso em: 16 de jan. de 2019.

Oliver Cromwell: Images of Political Power, pela British Library (em inglês). Disponível em: <http://www.bl.uk/learning/histcitizen/uk/cromwell/olivercromwell.html>. Acesso em: 17 de jan. de 2019.

O que causou a guerra civil inglesa? Citizens Project da University of London (vídeo, 4m:48s). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=8BuWiwph1xk>. Acesso em: 17 de jan. de 2019.

ARRUDA, José Jobson de Andrade. Perspectivas da Revolução Inglesa. Revista Brasileira de História, São Paulo, nº 7, 1984, p. 121-131. Disponível em: <http://www.anpuh.org/arquivo/download?ID_ARQUIVO=1862>. Acesso em: 16 de jan. de 2019.

Declaração de direitos de 1689. Disponível em: <https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/74887/mod_resource/content/1/Declaração%20de%20Direitos%201689%20-%20Bill%20of%20Rights.pdf >. Acesso em: 16 de jan. de 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Apresente o objetivo aos alunos escrevendo-o no quadro ou lendo-o para a turma. Se estiver fazendo uso de projetor, apresente este slide e faça uma leitura coletiva. Lembre-se de não antecipar as reflexões da aula neste momento, pois a intenção é que os estudantes construam o raciocínio por meio de leitura e debate das fontes, com a sua mediação.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Apresente aos estudantes – projetando, caso esteja usando um data show, ou colando uma reprodução no quadro – a seguinte imagem, inicialmente sem o verbete explicativo: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/VwprPwMnbt58eWXVQTcrDR98QHxdwuFttbjkZsP4ZFX6D4r2wqmckuc8mqPF/his8-02und03--o-palacio-de-westminster.pdf

Num primeiro momento, peça aos estudantes que identifiquem a localização do prédio ou mesmo o seu nome. Para mediar a leitura, peça a um dos estudantes que descrevam a imagem e identifique as informações de produção: título, data, autor do fotografia. É provável que algum dos estudantes perceba que o prédio fica em Londres, na Inglaterra, ou mesmo identifique o Big Ben (torre à direita da imagem).

Após deixar que os alunos compartilhem suas primeiras impressões sobre a imagem, peça a um estudante que leia o verbete explicativo presente na imagem. Depois, pergunte:

  • O que é o Palácio de Westminster? Qual a função de um Parlamento? O que fazem os membros do Parlamento? (A intenção é que os alunos compreendam que ali são elaboradas as leis do país, que o prédio presente na fotografia é uma edificação pública em que hoje se exerce o poder político na Inglaterra.)

Neste momento, diga aos estudantes que nem sempre foi assim e que esta forma de funcionamento do Parlamento britânico foi criada no século XVII, no fim da Revolução Inglesa.

Para você saber mais:

Entenda como funciona o Parlamento britânico. BBC Brasil, 3 de maio de 2010. Disponível em: <https://www.bbc.com/portuguese/noticias/2010/05/100429_uk_election_laws.shtml>. Acesso em: 18 de jan. de 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 23 minutos.

Orientações: Divida a turma em duplas e entregue para eles – ou projete, caso esteja usando data show – reproduções das duas fontes iconográficas, com os verbetes sobre as personagens nelas representados, a seguir: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/tpVj3caJ26G5ehhr5vGbn2RGASFxH6UEsafDh2UN3CbvwRBeqXregQRgXJYA/his8-02und03--cromwell-cortando-o-carvalho-real-1649.pdf e https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/KmqnMfvEVDGbuWEaFpsZwbZmX7zv6AfUzDwzJSbfkh4fenFp2gHPjN4Sgusr/his8-02und03--william-of-orange-e-mary-sua-esposa-inglesa-sao-apresentados-com-a-coroa.pdf

Diga aos estudantes que eles terão, inicialmente, 5 minutos para identificar as personagens, o contexto histórico e o significado daquilo que está sendo representado nas duas imagens. Combine com os alunos uma forma de registro deste trabalho, no caderno ou escrevendo na própria reprodução da imagem. Enquanto as duplas trabalham, circule pela sala e medeie a leitura das imagens. Você pode pedir aos estudantes que reconheçam as personagens referidos nos títulos das imagens e nos verbetes (Cromwell, na primeira; deputados, William de Orange e rainha Mary, na segunda), bem como que identifiquem as condições de produção das fontes (data, autores, suporte).

Passe, então, para uma segunda fase da atividade, desta vez mais interpretativa. A pergunta que orientará este momento de análise das imagens é a seguinte: Como a Inglaterra deixou de ser uma monarquia absoluta, passou por um período republicano e se tornou uma monarquia constitucional no século XVII?

Para isso, escolha dois alunos para descrever as imagens. Aproveite para retomar os elementos descritivos da imagem e para chamar a atenção da diferença temporal entre elas – a primeira foi produzida no século XVII, durante a Revolução Inglesa; a segunda, no século XVIII, depois da restauração da monarquia, mas com poderes limitados pela Declaração de Direitos.

Depois, medeie a interpretação de símbolos políticos nas gravuras pelos alunos. Pergunte aos estudantes, sobre a primeira imagem:

  • O que significava, na Inglaterra revolucionária, representar Oliver Cromwell “podando” a árvore real?
  • Quais símbolos da sociedade anterior à Revolução estão sendo podados por ele?
  • Por que a Bíblia, o cetro e coroa são representados lado a lado?
  • Qual era a relação entre o poder religioso e o poder monárquico na sociedade inglesa antes da Revolução?
  • Por que os porcos estão comendo os restos da “árvore real” que caem no chão?
  • O autor da imagem vê de uma maneira positiva ou negativa a destruição da velha sociedade por Cromwell?

A intenção é que os estudantes identifiquem algumas características da sociedade inglesa pré-revolucionária em elementos representados na imagem, como a Bíblia, o cetro, a coroa, o brasão real. Neste sentido, a relação entre o poder religioso da Igreja Anglicana e o poder político do rei era muito próxima, de identificação. Este aspecto mais amplo do contexto foi questionado radicalmente, de várias formas, durante a Revolução – por isso, Cromwell é representado na imagem podando a árvore real, como se estivesse mudando as características da sociedade inglesa e preparando a instauração de uma nova ordem. Espera-se que os alunos consigam identificar, ao responder as perguntas, que Cromwell representava um projeto político contrário a esta organização do poder pré-revolucionária e que ele era um militar que liderava esta fase da Revolução Inglesa. Na imagem, este processo é visto de maneira positiva enquanto os símbolos da antiga ordem são vistos de maneira negativa (por isso, os galhos da árvore real são comidos por porcos).

Para você saber mais:

Declaração de direitos de 1689. Disponível em: <https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/74887/mod_resource/content/1/Declaração%20de%20Direitos%201689%20-%20Bill%20of%20Rights.pdf >. Acesso em: 16 de jan. de 2019.

HILL, Christopher. A biografia na história da Inglaterra setecentista. Varia História, Belo Horizonte, nº 14, set. 1995, p. 124-144. Disponível em: <https://static1.squarespace.com/static/561937b1e4b0ae8c3b97a702/t/572789d99f72660cf9932519/1462208990294/09_Hill%2C+Christopher.pdf>. Acesso em: 16 de jan. de 2019.

Oliver Cromwell: Images of Political Power, pela British Library (em inglês). Disponível em: <http://www.bl.uk/learning/histcitizen/uk/cromwell/olivercromwell.html>. Acesso em: 16 de jan. de 2019.

Slide Plano Aula

Orientações: Passe, então, para segunda imagem, perguntando aos estudantes:

  • Como os reis estão representados?
  • Qual a relação entre os reis e os parlamentares? Ela é de distância ou de proximidade?
  • Qual o significado de um membro do Parlamento aparecer entregando a coroa para os monarcas do século XVII? Esta situação era possível antes da Revolução?

Espera-se que os alunos percebam como monarcas e parlamentares (representantes da sociedades) estão representados de maneira próxima, inclusive no mesmo plano. Ainda que eles, o rei a rainha, sejam identificados pelos símbolos da monarquia na imagem (vestes da nobreza ou o brasão, por exemplo), o fato de os membros do Parlamento entregarem a coroa e o cetro para os monarcas indica que o poder vem do povo (representado pelos membros do Parlamento, que o delega para os reis). A situação representada, portanto, é bem diferente da forma como poder era exercido na monarquia absoluta, em que o rei era a fonte do poder político.

Peça a um estudante que leia o verbete sobre a imagem e, logo em seguida, chame a atenção dos alunos para a figura do parlamentar que se prepara para ler um documento, presente à esquerda na imagem. Questione:

  • Qual o significado de um membro do Parlamento ler a Declaração de Direitos para os monarcas no momento em que eles são coroados?
  • O que mudou nas relações entre os reis e seus súditos a partir do momento em que eles são coroados pelos parlamentares (representantes dos cidadãos)?

A intenção é que os estudantes percebam a restauração da monarquia concluiu a Revolução Inglesa, mas que o sistema político havia se modificado. Agora, há garantias dos cidadãos diante dos reis expressas pela Declaração de Direitos. Na imagem, esta nova conjuntura política é representada pelos deputados (representantes da população) coroando o rei e lendo a Bill of Rights para o casal real.

Slide Plano Aula

Orientações: Projete, caso esteja usando um data show, ou distribua para os alunos cópias impressas da fonte historiográfica “A revolução inglesa”, do historiador Lawrence Stone. O trecho está disponível no link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/6fEXFDtAxfAjr7FwDDYT6fC44nY8kSjVAm3usnxhXpr7TM6X6kDRnhTUt6Zy/his8-02und03--a-revolucao-inglesa-por-lawrence-stone.pdf

Peça a um ou mais estudantes que leiam o trecho para a turma. Na medida em que a leitura for sendo feita, esclareça as dúvidas do vocabulário com a ajuda do Glossário. Na leitura comentada, comece questionando:

  • O que significa um “rei ungido”?
  • Qual a relação da monarquia inglesa com a Igreja Anglicana e o que significa “aboli-la”? Este ato está presente em alguma das imagens analisadas?
  • Quais ideias foram vitoriosas com a Revolução?
  • O que significa transferir poderes ao Parlamento? E governar com o consentimento de amplos setores da sociedade?

A intenção é que os estudantes percebam como o sentido mais amplo deste processo histórico na Inglaterra do século XVII é a definição de contornos mais precisos para o poder real, com a contrapartida das liberdades civis dos súditos numa monarquia constitucional. Ou seja, nas respostas aos questionamentos, espera-se que eles sejam capazes de identificar as mudanças liberais (criação de leis, funcionamento do Parlamento, limites ao poder do monarca) que resultaram do processo revolucionário.

Caso o debate não chegue a este ponto, retome a diferença entre um sistema político monárquico absoluto e um constitucional. Além disso, você pode questionar os estudantes se a Inglaterra já viveu uma República em sua história. Este é o momento para lembrá-los que, durante o processo revolucionário, a Inglaterra passou por um período republicano, em que Oliver e Richard Cromwell governaram o país, antes da criação da monarquia constitucional. Este período republicano da História inglesa está presente na primeira imagem analisada, em que Oliver Cromwell aparece podando a árvore real.

A leitura deve ter como norte também a discussão sobre as dimensões – simbólicas e efetivas – do poder político, antes e depois da Revolução inglesa. Por isso, faça questionamentos:

  • Como era a Inglaterra antes da Revolução? Como era exercido o poder do rei?
  • E como ficou depois da Revolução? O que mudou no exercício do poder real?
  • Segundo Lawrence Stone, qual o significado da Revolução Inglesa para o resto do mundo?

Neste momento, mais uma vez, espera-se que os sentidos do liberalismo trazidos pelo processo revolucionários apareçam nas respostas dos alunos. Na medida em que a leitura comentada do texto for sendo feita, anote, em tópicos, algumas das reflexões dos alunos no quadro e estimule-os a fazer o registro em seus cadernos.

Para você saber mais:

O que causou a guerra civil inglesa? Citizens Project da University of London (vídeo, 4m:48s). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=8BuWiwph1xk>. Acesso em: 17 de jan. de 2019. O vídeo está originalmente em inglês, mas você pode ativar as legendas em português.

ARRUDA, José Jobson de Andrade. Perspectivas da Revolução Inglesa. Revista Brasileira de História, São Paulo, nº 7, 1984, p. 121-131. Disponível em: <http://www.anpuh.org/arquivo/download?ID_ARQUIVO=1862>. Acesso em: 16 de jan. de 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: Para a atividade de Sistematização, imprima e distribua para as duplas os balões de fala disponíveis no link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/b5VqqfHp899t5MPMCPzxCVw74fcDWH8XpEZfXNth8RfVRQf37Z85NQP356JH/his8-02und03--baloes-de-fala-para-a-atividade-de-sistematizacao.pdf Caso não seja possível imprimir o material, peça aos estudantes que desenhem balões de fala no próprio caderno e depois recortem para usar na atividade.

Peça aos alunos que criem falas para as personagens presentes nas fontes iconográficas, escrevendo-as nos balões de fala e depois colando-os na cópia das fontes que receberam. Lembre aos estudantes que eles devem incorporar os debates feitos durante a aula nas frases que criarem, de modo que alguém que não tenha participado das discussões possa entender a interpretação que fizeram das fontes. Além disso, lembra que as falas escritas em balões como estes – típicas de histórias em quadrinhos – são diretas, informais e, algumas vezes, engraçadas.

Esta primeira parte da atividade deve levar cerca de 10 minutos. Enquanto os estudantes trabalham, circule pela sala e atue como um mediador.
Por exemplo: questione-os sobre o tom que Cromwell usaria para dar ordens, “podando” as características da sociedade monárquica; pergunte:

Qual seria a maneira mais adequada de um súdito falar com o rei, mesmo numa monarquia constitucional, ao coroá-lo no Parlamento, como na segunda imagem?

Na medida em que as duplas forem finalizando a atividade, auxilie as duplas na colagem das imagens no quadro. Para finalizar a aula, peça que as duplas leiam para a turma as falas que criaram. Neste momento, retome os debates sobre os significados da Revolução Inglesa e os limites estabelecidos ao poder do monarca.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE O mundo contemporâneo: o Antigo Regime em crise do 8º ano :

MAIS AULAS DE História do 8º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF08HI02 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano