Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF05GE12 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Projetor, cartolina ou cartaz, pincel para escrever.
Para você saber mais:
Mobilidade sustentável
http://www.mma.gov.br/cidades-sustentaveis/urbanismo-sustentavel/mobilidade-sustent%C3%A1vel.html
Mobilidade urbana: um desafio para as cidades brasileiras
http://www.ebc.com.br/especiais/mobilidade-sustentavel
Contextos prévios: É necessário que os alunos e alunas tenham conhecimento prévio acerca de mobilidade urbana, meio ambiente, impactos ambientais e poluição.
Contextualização
Tempo sugerido: 7 minutos
Orientações: Apresente a notícia do slide aos alunos e peça que eles identifiquem informações da notícia como título, data de publicação, autoria e fonte. Faça perguntas como: Qual o assunto da notícia? A notícia tem algo a ver com mobilidade urbana? Tem algo a ver com impactos ambientais? Ao utilizar essa ferramenta, a população consegue obter alguma informação? Qual ou quais?
Você pode ainda buscar informações sobre o significado de WWF (World Wide Fund for Nature) e ANTP (Associação Nacional de Transporte Público), caso os alunos e alunas perguntem o que significam estas siglas.
Para você saber mais:
Ferramenta do WWF e ANTP mede impactos ambientais no transporte
https://www.mobilize.org.br/noticias/8622/simulador-de-impactos-ambientais-da-mobilidade-urbana.html?print=s
Educação ambiental - transporte sustentável
https://www.youtube.com/watch?v=JMAo6Vvhka4
Problematização
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: A partir da observação do trecho da notícia exposta no slide anterior, converse com seus alunos sobre as possibilidades que a população tem ao obter informações sobre os impactos ambientais causados pela mobilidade urbana. Faça perguntas como: É importante que a população saiba que impactos ambientais são causados pela mobilidade urbana e pelos transportes? O que a população pode fazer com estas informações? É possível colaborar para a diminuição destes impactos a partir do uso dessas informações? Como a população pode agir?
Para você saber mais:
Mobilidade urbana torna o ir e vir mais fácil sem deixar de lado a questão ambiental
https://www.youtube.com/watch?v=KIrA00daSxg
Mobilidade sustentável é alternativa para poluição emitida por veículos
https://www.youtube.com/watch?v=3C6Cqs_cHEs
Ação Propositiva
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações: Apresente a notícia do slide para a turma, peça para que identifiquem dados informativos, como título, fonte, data e autor. Leia junto deles o título e o subtítulo para que consigam compreender do que se trata. Pergunte-os: Do que trata essa notícia? Esta notícia tem alguma relação com os meios de transporte? Esta notícia tem algo a ver com a mobilidade urbana?
Prossiga orientando a turma a pensar sobre como diminuir os impactos da mobilidade urbana sobre o meio ambiente. É interessante estimulá-los a elaborarem ideias, independente de serem viáveis ou não. Lembre-se: são crianças na faixa etária de 10 anos e é natural que suas ideias sejam bastante lúdicas. Além disso, é necessário frisar que o importante no desenvolvimento da aula é a aquisição da habilidade.
Ressalte para eles que a iniciativa da notícia é de uma empresa, mas que a população também pode ter iniciativas como esta. Assim, divida a sala em quatro grupos e peça para que elaborem estratégias de como diminuir os impactos da mobilidade urbana sobre o meio ambiente segmentadas da seguinte forma:
Grupo 01: estratégias para sinalização (exemplo: placas que orientam sobre o tráfego de determinados veículos em determinadas áreas);
Grupo 02: estratégias para carros grandes como caminhões (exemplo: divisão de faixas, áreas restritas apenas para carros de pequeno porte);
Grupo 03: estratégias para carros pequenos como automóveis particulares (exemplo: faixas exclusivas, táxis coletivos);
Grupo 04: estratégias para transportes coletivos (exemplo: faixas exclusivas, campanha de incentivo para uso).
Para você saber mais:
Sustentabilidade é desafio para a mobilidade urbana
https://g1.globo.com/especial-publicitario/em-movimento/ccr/noticia/sustentabilidade-e-desafio-para-a-mobilidade-urbana.ghtml
Mobilidade urbana de baixo impacto ambiental
http://www.designbrasil.org.br/entre-aspas/mobilidade-urbana-de-baixo-impacto-ambiental/