16713
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para:   

Plano de aula - Uso da água - agricultura, indústria e atividades cotidianas.

Plano de aula de Geografia com atividades para 3º ano do Fundamental sobre identificar o consumo de água na produção e fabricação de alimentos no campo e na cidade e reconhecer a necessidade da preservação deste recurso.

Plano 03 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Dyone Andrade,

 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF03GE11 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Projetor, cartelas para o bingo, feijões para marcar, folhas de papel sulfite, material para colorir .

Material complementar:

GEO3_11UND03 - Bingo da preservação da água:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/TuPe3JUuqaAwdsJE6xbXP2bZjtHC8JsdBABWnTdGM3tsCjACDWzrXQsWPJR5/geo3-11und03-bingo-da-preservacao-da-agua.pdf

GEO3_11UND03 - Infográfico consumo da água:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/bGHt76ZBGPgBESUdVuYQuK2KApgvHZFXmsfkFQPuptpn8Nkkn2mN7URKQHyH/geo3-11und03-infografico-consumo-da-agua.pdf

Para você saber mais:

Akatu: consumo consciente para um futuro sustentável. Disponível em: <https://www.akatu.org.br/>. Acesso em: 10 fev 2019.

BRASIL. Decreto nº 5.440, de 4 de maio de 2005. Controle da qualidade da água de sistemas de abastecimento. Brasília, DF, 2005. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2004-2006/2005/Decreto/D5440.htm>. Acesso em: 10 fev 2019.

Dicas de economia de água. Disponível em: <http://www.saneago.com.br/dicas/>. Acesso em: 10 fev 2019.

Economia de água. Akatu. Disponível em: <https://www.akatu.org.br/dicas/economia-de-agua/>. Acesso em: 10 fev 2019.

Contextos prévios: O conceito de água potável deve ser conhecido pela turma.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Nesta aula, será apresentada uma atividade sobre o consumo e conservação da água. Para iniciar, divida-os em duplas na sala de aula e leia para os alunos o tema da aula.

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Inicie a aula projetando a imagem para os alunos. Peça que leiam em voz alta cada informação. Você poderá chamar alguns alunos para fazê-lo ou pedir que toda a turma leia enquanto aponta a gota a ser lida. Questione os alunos o porquê há tanto uso de água para produzir tão pouca quantidade dos produtos que consumimos. Oriente que tanto na produção rural quanto na urbana (indústria) há um grande consumo de água, assim como nas nossas atividades cotidianas. Converse com eles sobre a importância do consumo responsável e como podemos começar em nossa casa.

Caso não haja como projetar a imagem, ela poderá ser impressa no documento em anexo:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/bGHt76ZBGPgBESUdVuYQuK2KApgvHZFXmsfkFQPuptpn8Nkkn2mN7URKQHyH/geo3-11und03-infografico-consumo-da-agua.pdf

Para você saber mais:

Definição de água potável segundo anexo II, artigo 4º, inciso 1, do Decreto 5.440 de 4 de maio de 2005: “água para consumo humano cujos parâmetros microbiológicos, físicos, químicos e radioativos atendam ao padrão de potabilidade e que não ofereça riscos à saúde.”

Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2004-2006/2005/Decreto/D5440.htm>. Acesso em: 10 fev 2019.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Projete a imagem da torneira e questione os alunos sobre quais as consequências do uso desmedido da água na produção agrícola e industrial. Questione-os se é possível viver sem a produção desses alimentos, e oriente para a importância do consumo responsável nas nossas tarefas cotidianas. Pergunte: quais atitudes podemos ter para continuarmos produzindo coisas, e, consequentemente, consumindo a água, sem correr o risco que esse recurso se esgote?

Para você saber mais:

Economia de água. Akatu. Disponível em: <https://www.akatu.org.br/dicas/economia-de-agua/>. Acesso em: 10 fev 2019.

Ação Propositiva select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Distribua para cada dupla uma cartela do bingo da preservação contendo 6 números. Cada número corresponderá a um uso errado da água que será sorteado pela professora. São 16 situações de como desperdício de água, e a medida que forem sendo sorteadas, os alunos deverão marcar na sua cartela caso tenham o número correspondente. A dupla, ou as duplas que marcarem todos os números da cartela primeiro serão as vencedoras. Escolha um aluno que tenha o número na cartela para ir à frente ler a situação à que o número corresponde.

Bingo da preservação da água:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/TuPe3JUuqaAwdsJE6xbXP2bZjtHC8JsdBABWnTdGM3tsCjACDWzrXQsWPJR5/geo3-11und03-bingo-da-preservacao-da-agua.pdf

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos

Orientações: Peça a dupla vencedora do Bingo que leia os números da sua cartela. Peça que os alunos que possuem o mesmo número em sua cartela elaborem uma dica para preservação da água respeitando o contexto da situação de consumo irresponsável. Registre no quadro as dicas diferentes elencadas pelos outros alunos referentes aos números da cartela da dupla vencedora. Retome com os alunos o questionamento sobre quais atitudes podemos ter para continuarmos produzindo coisas, e, consequentemente, consumindo a água, sem correr o risco que esse recurso se esgote.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF03GE11 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Projetor, cartelas para o bingo, feijões para marcar, folhas de papel sulfite, material para colorir .

Material complementar:

GEO3_11UND03 - Bingo da preservação da água:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/TuPe3JUuqaAwdsJE6xbXP2bZjtHC8JsdBABWnTdGM3tsCjACDWzrXQsWPJR5/geo3-11und03-bingo-da-preservacao-da-agua.pdf

GEO3_11UND03 - Infográfico consumo da água:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/bGHt76ZBGPgBESUdVuYQuK2KApgvHZFXmsfkFQPuptpn8Nkkn2mN7URKQHyH/geo3-11und03-infografico-consumo-da-agua.pdf

Para você saber mais:

Akatu: consumo consciente para um futuro sustentável. Disponível em: <https://www.akatu.org.br/>. Acesso em: 10 fev 2019.

BRASIL. Decreto nº 5.440, de 4 de maio de 2005. Controle da qualidade da água de sistemas de abastecimento. Brasília, DF, 2005. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2004-2006/2005/Decreto/D5440.htm>. Acesso em: 10 fev 2019.

Dicas de economia de água. Disponível em: <http://www.saneago.com.br/dicas/>. Acesso em: 10 fev 2019.

Economia de água. Akatu. Disponível em: <https://www.akatu.org.br/dicas/economia-de-agua/>. Acesso em: 10 fev 2019.

Contextos prévios: O conceito de água potável deve ser conhecido pela turma.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Nesta aula, será apresentada uma atividade sobre o consumo e conservação da água. Para iniciar, divida-os em duplas na sala de aula e leia para os alunos o tema da aula.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Inicie a aula projetando a imagem para os alunos. Peça que leiam em voz alta cada informação. Você poderá chamar alguns alunos para fazê-lo ou pedir que toda a turma leia enquanto aponta a gota a ser lida. Questione os alunos o porquê há tanto uso de água para produzir tão pouca quantidade dos produtos que consumimos. Oriente que tanto na produção rural quanto na urbana (indústria) há um grande consumo de água, assim como nas nossas atividades cotidianas. Converse com eles sobre a importância do consumo responsável e como podemos começar em nossa casa.

Caso não haja como projetar a imagem, ela poderá ser impressa no documento em anexo:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/bGHt76ZBGPgBESUdVuYQuK2KApgvHZFXmsfkFQPuptpn8Nkkn2mN7URKQHyH/geo3-11und03-infografico-consumo-da-agua.pdf

Para você saber mais:

Definição de água potável segundo anexo II, artigo 4º, inciso 1, do Decreto 5.440 de 4 de maio de 2005: “água para consumo humano cujos parâmetros microbiológicos, físicos, químicos e radioativos atendam ao padrão de potabilidade e que não ofereça riscos à saúde.”

Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2004-2006/2005/Decreto/D5440.htm>. Acesso em: 10 fev 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Projete a imagem da torneira e questione os alunos sobre quais as consequências do uso desmedido da água na produção agrícola e industrial. Questione-os se é possível viver sem a produção desses alimentos, e oriente para a importância do consumo responsável nas nossas tarefas cotidianas. Pergunte: quais atitudes podemos ter para continuarmos produzindo coisas, e, consequentemente, consumindo a água, sem correr o risco que esse recurso se esgote?

Para você saber mais:

Economia de água. Akatu. Disponível em: <https://www.akatu.org.br/dicas/economia-de-agua/>. Acesso em: 10 fev 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Distribua para cada dupla uma cartela do bingo da preservação contendo 6 números. Cada número corresponderá a um uso errado da água que será sorteado pela professora. São 16 situações de como desperdício de água, e a medida que forem sendo sorteadas, os alunos deverão marcar na sua cartela caso tenham o número correspondente. A dupla, ou as duplas que marcarem todos os números da cartela primeiro serão as vencedoras. Escolha um aluno que tenha o número na cartela para ir à frente ler a situação à que o número corresponde.

Bingo da preservação da água:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/TuPe3JUuqaAwdsJE6xbXP2bZjtHC8JsdBABWnTdGM3tsCjACDWzrXQsWPJR5/geo3-11und03-bingo-da-preservacao-da-agua.pdf

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos

Orientações: Peça a dupla vencedora do Bingo que leia os números da sua cartela. Peça que os alunos que possuem o mesmo número em sua cartela elaborem uma dica para preservação da água respeitando o contexto da situação de consumo irresponsável. Registre no quadro as dicas diferentes elencadas pelos outros alunos referentes aos números da cartela da dupla vencedora. Retome com os alunos o questionamento sobre quais atitudes podemos ter para continuarmos produzindo coisas, e, consequentemente, consumindo a água, sem correr o risco que esse recurso se esgote.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Natureza, ambientes e qualidade de vida do 3º ano :

MAIS AULAS DE Geografia do 3º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF03GE11 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano