16712
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para:   

Plano de aula - Preservação Hídrica

Plano de aula de Geografia com atividades para 3º ano do Fundamental sobre identificar a responsabilidade humana na preservação da água potável

Plano 02 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Viviane Alves Ferreira

 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF03GE10 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Ao final faremos grupos com a turma.

Materiais necessários: 5 garrafas de 500 ml de água, 5 bacias, 5 mudinhas de plantas, 5 maçãs ou fruta da região, 5 folhinhas de papel toalha ou toalhinha de pano e um cartão verde.

Separe um espaço físico para a parte final da aula. Pode ser o refeitório, laboratório de ciências e/ou local adequado para manusear água.

Material complementar:

GEO3_10UND02 - Imagens da Contextualização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/5jExkZ2gnY7uDc3TBPVXhqa2dxRXbtJeFwfxjryjRPWbFGEWB5bKMmvxbsWD/geo3-10und02-imagens-da-contextualizacao.pdf

Para você saber mais:

Água e mineração: fatos e verdades. IBRAM (Instituto Brasileiro de Mineração). Disponível em: <http://www.ibram.org.br/150/15001002.asp?ttCD_CHAVE=241456> Acesso em: 11 fev 2019.

Dia mundial de população e as novas projeções demográficas da ONU, artigo de José Eustáquio Diniz Alves. EcoDebate, 10/07/2017. Disponível em: <https://www.ecodebate.com.br/2017/07/10/dia-mundial-de-populacao-e-as-novas-projecoes-demograficas-da-onu-artigo-de-jose-eustaquio-diniz-alves/>. Acesso em: 11 fev 2019.

GUEVANE, Eleutério. População mundial atingiu 7,6 bilhões de habitantes. ONU News. Disponível em: <https://news.un.org/pt/story/2017/06/1589091-populacao-mundial-atingiu-76-bilhoes-de-habitante>. Acesso em: 11 fev 2019.

Human population through time. 2016. (6min24seg). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=PUwmA3Q0_OE> Acesso em: 11 fev 2019.

JULIANI, Bruna; PENNA, Laís. Água potável. Disponivel em: <https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/3869608/mod_folder/content/0/%C3%81gua%20Pot%C3%A1vel%20-%20479.pdf?forcedownload=1>. Acesso em: 28 fev 2019.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Projete o tema e leia em voz alta para a turma. Após, diga que ouvirá a opinião da turma e peça que levantem a mão todos aqueles que consideram ser dever de todos preservar a água potável. Depois peça que levante a mão apenas quem discorda dessa afirmação. De acordo com os votos, teça um comentário como “ Olha a maioria concorda/discorda que todos devemos preservar a água.”

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos

Orientações: Professor projete sequencialmente as imagens desta etapa que possuem um total de 3 slides. Neste primeiro slide, peça a um aluno que leia o título da reportagem e a outro que possa descrever a imagem. Comente que este dado oficial é de 2017 e que a projeção é que em 2030 chegue-se ao 8,5 bilhões de pessoas.

GEO3_10UND02 - Imagens da Contextualização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/5jExkZ2gnY7uDc3TBPVXhqa2dxRXbtJeFwfxjryjRPWbFGEWB5bKMmvxbsWD/geo3-10und02-imagens-da-contextualizacao.pdf

Para você saber mais:

Água e mineração: fatos e verdades. IBRAM (Instituto Brasileiro de Mineração). Disponível em: <http://www.ibram.org.br/150/15001002.asp?ttCD_CHAVE=241456> Acesso em: 11 fev 2019.

Dia mundial de população e as novas projeções demográficas da ONU, artigo de José Eustáquio Diniz Alves. EcoDebate, 10/07/2017. Disponível em: <https://www.ecodebate.com.br/2017/07/10/dia-mundial-de-populacao-e-as-novas-projecoes-demograficas-da-onu-artigo-de-jose-eustaquio-diniz-alves/>. Acesso em: 11 fev 2019.

GUEVANE, Eleutério. População mundial atingiu 7,6 bilhões de habitantes. ONU News. Disponível em: <https://news.un.org/pt/story/2017/06/1589091-populacao-mundial-atingiu-76-bilhoes-de-habitante>. Acesso em: 11 fev 2019.

O mundo em 2100. disponivel em: <https://www.un.org/en/sections/issues-depth/population/index.html> Acesso em 31 de março de 2019

Video sugerido Human population through time. 2016. (6min24seg). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=PUwmA3Q0_OE> Acesso em: 11 fev 2019.

JULIANI, Bruna; PENNA, Laís. Água potável. Disponivel em: <https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/3869608/mod_folder/content/0/%C3%81gua%20Pot%C3%A1vel%20-%20479.pdf?forcedownload=1>. Acesso em: 28 fev 2019.

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Para este segundo slide, peça que observem atentamente. Apresente a tabela, chame atenção para que percebam que na primeira coluna há o ano. Pergunte qual o primeiro ano e os demais anos representados. Fale que este gráfico levanta dados até somente o ano de 1999, no qual a turma ainda nem era nascida.

Diga que cada linha apresentará a informação daquele ano especificamente e que os bonequinhos representam o total aproximado da população mundial para aquele ano. Destaque que:

  • Entre 1804 e 1927 passaram-se 123 anos e chegamos aos 2 bilhões de pessoas
  • Entre 1927 e 1974 passaram-se 47 anos e chegamos a 4 bilhões de pessoas
  • Entre 1974 e 1999 passaram-se 29 anos e chegamos a mais de 6 bilhões de pessoas
  • E que com a informação do slide anterior, em 18 anos estamos próximos aos 8 bilhões de pessoas.

Pergunte: a população mundial vem crescendo em um ritmo rápido ou devagar? Esse crescimento leva a um maior ou menor gasto hídrico? É esperado que a turma perceba e responda que a população total mundial está aumentando rapidamente e isso implica em um gasto hídrico maior.

Depois complemente: Se somos mais numerosos gastamos mais. Onde gastamos a maior parte da água potável? Que tarefas nos impulsiona a usar com frequência este recurso escasso?

Se necessário apresente o conceito de água potável, que é aquela ideal para o consumo, sem risco de contaminação e de se contrair doenças, se ingerida. Nem contaminada por materiais químicos.

Para saber mais:

JULIANI, Bruna; PENNA, Laís. Água potável. Disponivel em: <https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/3869608/mod_folder/content/0/%C3%81gua%20Pot%C3%A1vel%20-%20479.pdf?forcedownload=1>. Acesso em: 28 fev 2019.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Faça o questionamento a turma: Quais as atividades do dia a dia precisam de água?

Divida o quadro em 3 parte e ouça as respostas da turma anotando no quadro o que citaram. Reserve a última parte do quadro para uma próxima atividade.

Depois pergunte: Se temos uma quantidade limitada de água potável no mundo a e a população continua crescendo de modo intenso, será que todos terão água suficiente para realizar todas as atividades do dia a dia?

Ação Propositiva select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Utilize um espaço adequado para esta etapa. Divida a sala em 5 grupos e cada um deles receberá uma garrafa de água e uma bacia com os quais deverá realizar uma série de tarefas. Deverão receber ainda: um vaso com uma planta, uma fruta e uma toalhinha e um cartão verde.

Peça que selecionem alguém democraticamente para ser o guardião do cartão verde. E diga que no decorrer da aula saberão o que acontecerá. Instrua-os a trabalharem de forma cuidadosa para não desperdiçarem a água.

Explique que solicitará uma tarefa por vez e que todas elas utilizarão a água, por isso, precisarão economizá-la.

Depois de tudo organizado, passe a primeira tarefa:

  • Reguem a planta.

Espere um minuto para a realização e passe para a segunda e assim sucessivamente.

  • Limpem a mesa.
  • Lavem as mãos de um dos integrantes do grupo.
  • Lavem a fruta.

Após a quarta tarefa pergunte aos alunos qual grupo ainda possui água. Peça para que todos observem quanto restou de água em cada grupo. Permita que bebam a água que sobrar.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 17 minutos

Orientações: Pergunte a um grupo por vez como se sentiram realizando a atividade anterior. Treine a escuta e peça que apenas um por grupo responda: aquele que foi o guardião do cartão.

Peça que respondam se teremos água suficiente para realizar todas as nossas atividades do do cotidiano, caso não economizemos, com o aumento da população mundial. Depois oriente que elaborem e proponham medidas para evitar o desperdício de água e a consequente preservação.

Anote no quadro as respostas, na parte não utilizada e proponha à turma que depois anotem no caderno tais medidas.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF03GE10 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Ao final faremos grupos com a turma.

Materiais necessários: 5 garrafas de 500 ml de água, 5 bacias, 5 mudinhas de plantas, 5 maçãs ou fruta da região, 5 folhinhas de papel toalha ou toalhinha de pano e um cartão verde.

Separe um espaço físico para a parte final da aula. Pode ser o refeitório, laboratório de ciências e/ou local adequado para manusear água.

Material complementar:

GEO3_10UND02 - Imagens da Contextualização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/5jExkZ2gnY7uDc3TBPVXhqa2dxRXbtJeFwfxjryjRPWbFGEWB5bKMmvxbsWD/geo3-10und02-imagens-da-contextualizacao.pdf

Para você saber mais:

Água e mineração: fatos e verdades. IBRAM (Instituto Brasileiro de Mineração). Disponível em: <http://www.ibram.org.br/150/15001002.asp?ttCD_CHAVE=241456> Acesso em: 11 fev 2019.

Dia mundial de população e as novas projeções demográficas da ONU, artigo de José Eustáquio Diniz Alves. EcoDebate, 10/07/2017. Disponível em: <https://www.ecodebate.com.br/2017/07/10/dia-mundial-de-populacao-e-as-novas-projecoes-demograficas-da-onu-artigo-de-jose-eustaquio-diniz-alves/>. Acesso em: 11 fev 2019.

GUEVANE, Eleutério. População mundial atingiu 7,6 bilhões de habitantes. ONU News. Disponível em: <https://news.un.org/pt/story/2017/06/1589091-populacao-mundial-atingiu-76-bilhoes-de-habitante>. Acesso em: 11 fev 2019.

Human population through time. 2016. (6min24seg). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=PUwmA3Q0_OE> Acesso em: 11 fev 2019.

JULIANI, Bruna; PENNA, Laís. Água potável. Disponivel em: <https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/3869608/mod_folder/content/0/%C3%81gua%20Pot%C3%A1vel%20-%20479.pdf?forcedownload=1>. Acesso em: 28 fev 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Projete o tema e leia em voz alta para a turma. Após, diga que ouvirá a opinião da turma e peça que levantem a mão todos aqueles que consideram ser dever de todos preservar a água potável. Depois peça que levante a mão apenas quem discorda dessa afirmação. De acordo com os votos, teça um comentário como “ Olha a maioria concorda/discorda que todos devemos preservar a água.”

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos

Orientações: Professor projete sequencialmente as imagens desta etapa que possuem um total de 3 slides. Neste primeiro slide, peça a um aluno que leia o título da reportagem e a outro que possa descrever a imagem. Comente que este dado oficial é de 2017 e que a projeção é que em 2030 chegue-se ao 8,5 bilhões de pessoas.

GEO3_10UND02 - Imagens da Contextualização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/5jExkZ2gnY7uDc3TBPVXhqa2dxRXbtJeFwfxjryjRPWbFGEWB5bKMmvxbsWD/geo3-10und02-imagens-da-contextualizacao.pdf

Para você saber mais:

Água e mineração: fatos e verdades. IBRAM (Instituto Brasileiro de Mineração). Disponível em: <http://www.ibram.org.br/150/15001002.asp?ttCD_CHAVE=241456> Acesso em: 11 fev 2019.

Dia mundial de população e as novas projeções demográficas da ONU, artigo de José Eustáquio Diniz Alves. EcoDebate, 10/07/2017. Disponível em: <https://www.ecodebate.com.br/2017/07/10/dia-mundial-de-populacao-e-as-novas-projecoes-demograficas-da-onu-artigo-de-jose-eustaquio-diniz-alves/>. Acesso em: 11 fev 2019.

GUEVANE, Eleutério. População mundial atingiu 7,6 bilhões de habitantes. ONU News. Disponível em: <https://news.un.org/pt/story/2017/06/1589091-populacao-mundial-atingiu-76-bilhoes-de-habitante>. Acesso em: 11 fev 2019.

O mundo em 2100. disponivel em: <https://www.un.org/en/sections/issues-depth/population/index.html> Acesso em 31 de março de 2019

Video sugerido Human population through time. 2016. (6min24seg). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=PUwmA3Q0_OE> Acesso em: 11 fev 2019.

JULIANI, Bruna; PENNA, Laís. Água potável. Disponivel em: <https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/3869608/mod_folder/content/0/%C3%81gua%20Pot%C3%A1vel%20-%20479.pdf?forcedownload=1>. Acesso em: 28 fev 2019.

Slide Plano Aula

Orientações: Para este segundo slide, peça que observem atentamente. Apresente a tabela, chame atenção para que percebam que na primeira coluna há o ano. Pergunte qual o primeiro ano e os demais anos representados. Fale que este gráfico levanta dados até somente o ano de 1999, no qual a turma ainda nem era nascida.

Diga que cada linha apresentará a informação daquele ano especificamente e que os bonequinhos representam o total aproximado da população mundial para aquele ano. Destaque que:

  • Entre 1804 e 1927 passaram-se 123 anos e chegamos aos 2 bilhões de pessoas
  • Entre 1927 e 1974 passaram-se 47 anos e chegamos a 4 bilhões de pessoas
  • Entre 1974 e 1999 passaram-se 29 anos e chegamos a mais de 6 bilhões de pessoas
  • E que com a informação do slide anterior, em 18 anos estamos próximos aos 8 bilhões de pessoas.

Pergunte: a população mundial vem crescendo em um ritmo rápido ou devagar? Esse crescimento leva a um maior ou menor gasto hídrico? É esperado que a turma perceba e responda que a população total mundial está aumentando rapidamente e isso implica em um gasto hídrico maior.

Depois complemente: Se somos mais numerosos gastamos mais. Onde gastamos a maior parte da água potável? Que tarefas nos impulsiona a usar com frequência este recurso escasso?

Se necessário apresente o conceito de água potável, que é aquela ideal para o consumo, sem risco de contaminação e de se contrair doenças, se ingerida. Nem contaminada por materiais químicos.

Para saber mais:

JULIANI, Bruna; PENNA, Laís. Água potável. Disponivel em: <https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/3869608/mod_folder/content/0/%C3%81gua%20Pot%C3%A1vel%20-%20479.pdf?forcedownload=1>. Acesso em: 28 fev 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Faça o questionamento a turma: Quais as atividades do dia a dia precisam de água?

Divida o quadro em 3 parte e ouça as respostas da turma anotando no quadro o que citaram. Reserve a última parte do quadro para uma próxima atividade.

Depois pergunte: Se temos uma quantidade limitada de água potável no mundo a e a população continua crescendo de modo intenso, será que todos terão água suficiente para realizar todas as atividades do dia a dia?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Utilize um espaço adequado para esta etapa. Divida a sala em 5 grupos e cada um deles receberá uma garrafa de água e uma bacia com os quais deverá realizar uma série de tarefas. Deverão receber ainda: um vaso com uma planta, uma fruta e uma toalhinha e um cartão verde.

Peça que selecionem alguém democraticamente para ser o guardião do cartão verde. E diga que no decorrer da aula saberão o que acontecerá. Instrua-os a trabalharem de forma cuidadosa para não desperdiçarem a água.

Explique que solicitará uma tarefa por vez e que todas elas utilizarão a água, por isso, precisarão economizá-la.

Depois de tudo organizado, passe a primeira tarefa:

  • Reguem a planta.

Espere um minuto para a realização e passe para a segunda e assim sucessivamente.

  • Limpem a mesa.
  • Lavem as mãos de um dos integrantes do grupo.
  • Lavem a fruta.

Após a quarta tarefa pergunte aos alunos qual grupo ainda possui água. Peça para que todos observem quanto restou de água em cada grupo. Permita que bebam a água que sobrar.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 17 minutos

Orientações: Pergunte a um grupo por vez como se sentiram realizando a atividade anterior. Treine a escuta e peça que apenas um por grupo responda: aquele que foi o guardião do cartão.

Peça que respondam se teremos água suficiente para realizar todas as nossas atividades do do cotidiano, caso não economizemos, com o aumento da população mundial. Depois oriente que elaborem e proponham medidas para evitar o desperdício de água e a consequente preservação.

Anote no quadro as respostas, na parte não utilizada e proponha à turma que depois anotem no caderno tais medidas.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Natureza, ambientes e qualidade de vida do 3º ano :

MAIS AULAS DE Geografia do 3º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF03GE10 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano