10257
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para:   

Plano de aula - Brincando com o Calendário

Plano de aula de Matemática com atividades para 2º ano do Fundamental sobre Compreender o calendário; Reconhecer os meses, semanas e dias através de atividades lúdicas.

Plano 05 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Livia Cardozo Amarante

ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Lívia Cardozo Amarante

Mentora: Marcella de Oliveira Abreu Fontinele

Especialista de área: Fernando Barnabé

Habilidades da BNCC

(EF02MA18) Indicar a duração de intervalos de tempo entre duas datas, como dias da semana e meses do ano, utilizando calendário, para planejamentos e organização de agenda.

Conhecimentos que a turma deve dominar

  • Reconhecer e relacionar períodos do dia, dias da semana e meses do ano, utilizando calendário.
  • Produzir a escrita de uma data, apresentando o dia, o mês e o ano, e indicar o dia da semana de uma data, consultando calendários.

Objetivos Específicos

Compreender o calendário;

Reconhecer os meses, semanas e dias através de atividades lúdicas.

Conceito chave

Datas: meses e dias

Recursos necessários

Folhas de atividades

Lápis,  borracha, tesoura e cola.


Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações: Divida a turma em 12 grupos. Sorteie os nomes dos meses entre os grupos. Cada grupo receberá o nome de um mês, o calendário a ser preenchido e os dias. Distribua para a turma os nomes dos meses do ano, o calendário e os dias. Deixe os alunos recortarem. Pode, inclusive, dividir a turma de forma que se formem 12 grupos e fazer um sorteio de modo que cada grupo fique com um mês. Convide os alunos a completarem o mês que eles receberam, respeitando o número de dias de cada mês, o calendário com os meses do ano e números, de acordo com a classificação em números de dias. Eles deverão colar. Deixe os alunos livres para buscarem formas de descobrir quantos dias tem cada mês, que dia da semana inicia o mês. Após completarem o mês devem colar no local adequado. O professor deve ter um cartaz dividido em doze quadrados prontos para cada grupo colar o mês que preencheu. Janeiro cole no 1, Fevereiro 2... Após completarem o calendário verifique se está correto, consultando com a turma um calendário.

Propósito: Relembrar conceitos importantes sobre os meses do ano e a quantidade de dias que cada um possui e a sequência dos meses do ano.

Discuta com a turma:·

Os meses tem quantidade de dias diferentes?

Como você descobriu isso?

Os meses possuem uma sequência ou não?

Materiais complementares para impressão:

Retomada

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 16 minutos (slide 4 a 6)

Orientações: Solicite que os alunos façam grupos com 3 componentes. Deixe que aproveitem esse momento para explorar ainda mais os conceitos matemáticos, percebendo quantos grupos foram formados, se sobrou alguém, quantos grupos ficarão com mais integrantes para que todos participem. Solicite também que os alunos escolham um nome para o grupo. Organize a sala e apresentar o jogo, onde terão que descobrir o dia e o mês do ano de 2018 que os ladrões planejavam realizar um roubo. Crie um clima de mistério aguçando a participação de todos. Diga que terão um desafio, e para cumprí-lo deverão se atentar às dicas. O material a ser impresso para o jogo inclui as cartinhas para a descoberta do mês, as cartinhas para a descoberta do dia, e o registro para pontuação.

Propósito: Analisar as primeiras considerações sobre o jogo.

Discuta com a turma:·

Vocês gostam de jogo?

O que é necessário para que o jogo aconteça? Estão curiosos?

Quem gosta de desafio?

Materiais complementares para impressão:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 16 minutos (slide 4 a 6)

Orientações: Leia as regras juntamente com os alunos. Reforce nesse momento que as regras devem ser seguidas por todos dos grupos, que o importante no jogo não é ganhar sempre, mas saber respeitar os colegas. Discuta a compreensão deles em relação às regras. Apresente as cartinhas, duas pilhas separadas e embaralhadas, 8 para descobrir o mês e 8 para descobrir o dia. Eles devem começar com as cartinhas para descobrir o mês, pegar uma carta de cada vez e tentar descobrir tirando o mínimo de cartas. Algumas cartas serão mais pontuais e darão pistas mais incisivas, outras dependerão de mais informações, então também devem contar com a sorte. Após a apresentação de todas as regras, deixe que os alunos se organizem nos seus grupos, ou seja, decidam como será a dinâmica do jogo, quem irá ler as cartinhas, se todos poderão responder ou se farão um sorteio para cada um responder uma cartinha. Observe essa organização do grupo e cuide para que todos participem. Você pode distribuir papel, lápis e borracha para os alunos que queiram utilizar, mas deixe livres para escolherem a melhor forma de descobrir a data. Inicie a atividade. Circule pela sala para conferir a participação de todos, as dificuldades, a forma como estão levantando as hipóteses e o cumprimento das regras. Os alunos podem precisar do calendário anual, mas deixe que tomem a iniciativa de buscar. Deixe os alunos livres para buscarem formas de descobrir quantos dias tem cada mês e qual dia da semana inicia cada mês. Utilize o Guia de Intervenções para verificar as possíveis dificuldades dos alunos em relação à atividade

Propósito: Ler, discutir e conhecer as regras do jogo para organizar-se, explorando seus conhecimentos sobre calendário.

Discuta com a turma:·

Ficou alguma dúvida sobre as regras do jogo?

Como vocês se organizaram para realizar o jogo?

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 16 minutos (slide 4 a 6)

Orientações: Reserve um tempo para debate. Solicite que os grupos apresentem sua respostas, demonstrando as estratégias que utilizaram para para desvendar o mistério e acertar a data do roubo, e exponham as dificuldades encontradas. Proponha a contagem dos pontos, apresente o quadro, deixe que os alunos criem estratégias para verificar seus pontos. Após, todos farão um cartaz coletivo, onde cada grupo apresenta sua pontuação, escreve no cartaz, que servirá de discussão para novos conceitos, qual foi o grupo melhor classificado observando a ordenação, se houve empate, a diferença de pontos entre os grupos etc… Em seguida faça o registro no caderno, colocando a ordenação dos grupos e as pontuações.

Para leituras e sugestões para complementar esse plano, clique aqui.

Propósito: Criar estratégias para averiguar a pontuação do grupo em relação ao jogo.

Discuta com a turma:·

Qual o grupo que fez mais pontos?

Qual o valor máximo de pontos que poderia ser obtido no jogo? E o mínimo?

Quantas cartas o grupo precisou para descobrir a data correta?

Discussão de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slide 7 a 11)

Orientações: Depois que os alunos compartilharem suas estratégias, passe para esta série de slides. Neles, os alunos verão passo a passo a compreensão das questões referentes ao jogo. Apresente aos alunos as duas respostas diferentes em relação a algumas cartinhas do jogo. Questione-os sobre a respostas dos dois e as conclusões que chegaram. Depois, solicite aos alunos que façam comparações entre as respostas de Guilherme e Carolina e as dos grupos, e que ainda apontem dentro da respostas dos dois quais os erros.

Propósito: fazer os alunos refletirem sobre as soluções.

Discuta com a turma:

Vocês concordam com o grupo de Guilherme?

Vocês chegaram às mesmas conclusões?

Porque a terceira carta não ajudou?

Discussão de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slide 7 a 11)

Orientações: Apresente as cartas tiradas pelo grupo da Carolina para descobrir o mês e as conclusões realizadas pelo grupo.

Propósito: Fazer os alunos refletirem sobre as soluções.

Discuta com a turma:

Na primeira carta você pensaria da mesma forma?

Porque a informação da segunda carta não ajudou o grupo? Você concorda com a conclusão deles?

Discussão de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slide 7 a 11)

Orientações: Apresente aos alunos a forma como o grupo de Guilherme descobriu o dia. Pergunte se aconteceu o mesmo com algum grupo da sala.

Propósito: Fazer os alunos refletirem sobre as soluções.

Discuta com a turma:

Porque o grupo de Guilherme conseguiu descobrir o dia somente com essa carta? Aconteceu o mesmo com o grupo de vocês?

Discussão de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slide 7 a 11)

Orientações: Apresente esse slide com a descoberta do dia pelo grupo da Carolina. Pergunte se os alunos concordam com as conclusões do grupo da Carolina. Solicite, então, que apontem os erros.

Propósito: Fazer os alunos refletirem sobre as soluções.

Discuta com a turma:

Porque foi necessário o grupo tirar tantas cartas?

Discussão de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slide 7 a 11)

Orientações: Apresente para os alunos a pontuação dos 2 grupos. Faça comparações entre eles, qual grupo fez a mesma pontuação de Guilherme e Carolina, e a diferença de pontos entre eles.

Propósito: fazer os alunos refletirem sobre as soluções.

Discuta com a turma:

Qual a diferença de pontos entre os dois grupos?

Quem ficou em primeiro lugar?

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Encerre a atividade retomando com os alunos os passos que seguiram para executar o jogo e relembrando os meses do ano, a quantidade de dias de cada mês, e os dias da semana.

Propósito: Encerrar a aula retomando os caminhos percorridos para a realização das atividades.

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Encerre a atividade retomando com os alunos os passos que seguiram para executar o jogo e relembrando os meses do ano, a quantidade de dias de cada mês, e os dias da semana.

Propósito: Encerrar a aula retomando os caminhos percorridos para a realização das atividades.

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos.

Orientações: Solicitar que, individualmente, os alunos leiam a atividade e realizem utilizando como referencia o jogo realizado. Avalie se as questões elaboradas pelos alunos são coerentes, ou seja, se realmente houve aprendizado em relação a tudo que compõe o calendário, como dias da semana, meses, etc…

Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos numa situação semelhante e avaliar os conhecimentos de cada um a respeito do entendimento do calendário, utilizando uma data específica.

Materiais complementares para impressão:

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Modelo de cartaz

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Lívia Cardozo Amarante

Mentora: Marcella de Oliveira Abreu Fontinele

Especialista de área: Fernando Barnabé

Habilidades da BNCC

(EF02MA18) Indicar a duração de intervalos de tempo entre duas datas, como dias da semana e meses do ano, utilizando calendário, para planejamentos e organização de agenda.

Conhecimentos que a turma deve dominar

  • Reconhecer e relacionar períodos do dia, dias da semana e meses do ano, utilizando calendário.
  • Produzir a escrita de uma data, apresentando o dia, o mês e o ano, e indicar o dia da semana de uma data, consultando calendários.

Objetivos Específicos

Compreender o calendário;

Reconhecer os meses, semanas e dias através de atividades lúdicas.

Conceito chave

Datas: meses e dias

Recursos necessários

Folhas de atividades

Lápis,  borracha, tesoura e cola.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações: Divida a turma em 12 grupos. Sorteie os nomes dos meses entre os grupos. Cada grupo receberá o nome de um mês, o calendário a ser preenchido e os dias. Distribua para a turma os nomes dos meses do ano, o calendário e os dias. Deixe os alunos recortarem. Pode, inclusive, dividir a turma de forma que se formem 12 grupos e fazer um sorteio de modo que cada grupo fique com um mês. Convide os alunos a completarem o mês que eles receberam, respeitando o número de dias de cada mês, o calendário com os meses do ano e números, de acordo com a classificação em números de dias. Eles deverão colar. Deixe os alunos livres para buscarem formas de descobrir quantos dias tem cada mês, que dia da semana inicia o mês. Após completarem o mês devem colar no local adequado. O professor deve ter um cartaz dividido em doze quadrados prontos para cada grupo colar o mês que preencheu. Janeiro cole no 1, Fevereiro 2... Após completarem o calendário verifique se está correto, consultando com a turma um calendário.

Propósito: Relembrar conceitos importantes sobre os meses do ano e a quantidade de dias que cada um possui e a sequência dos meses do ano.

Discuta com a turma:·

Os meses tem quantidade de dias diferentes?

Como você descobriu isso?

Os meses possuem uma sequência ou não?

Materiais complementares para impressão:

Retomada

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 16 minutos (slide 4 a 6)

Orientações: Solicite que os alunos façam grupos com 3 componentes. Deixe que aproveitem esse momento para explorar ainda mais os conceitos matemáticos, percebendo quantos grupos foram formados, se sobrou alguém, quantos grupos ficarão com mais integrantes para que todos participem. Solicite também que os alunos escolham um nome para o grupo. Organize a sala e apresentar o jogo, onde terão que descobrir o dia e o mês do ano de 2018 que os ladrões planejavam realizar um roubo. Crie um clima de mistério aguçando a participação de todos. Diga que terão um desafio, e para cumprí-lo deverão se atentar às dicas. O material a ser impresso para o jogo inclui as cartinhas para a descoberta do mês, as cartinhas para a descoberta do dia, e o registro para pontuação.

Propósito: Analisar as primeiras considerações sobre o jogo.

Discuta com a turma:·

Vocês gostam de jogo?

O que é necessário para que o jogo aconteça? Estão curiosos?

Quem gosta de desafio?

Materiais complementares para impressão:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 16 minutos (slide 4 a 6)

Orientações: Leia as regras juntamente com os alunos. Reforce nesse momento que as regras devem ser seguidas por todos dos grupos, que o importante no jogo não é ganhar sempre, mas saber respeitar os colegas. Discuta a compreensão deles em relação às regras. Apresente as cartinhas, duas pilhas separadas e embaralhadas, 8 para descobrir o mês e 8 para descobrir o dia. Eles devem começar com as cartinhas para descobrir o mês, pegar uma carta de cada vez e tentar descobrir tirando o mínimo de cartas. Algumas cartas serão mais pontuais e darão pistas mais incisivas, outras dependerão de mais informações, então também devem contar com a sorte. Após a apresentação de todas as regras, deixe que os alunos se organizem nos seus grupos, ou seja, decidam como será a dinâmica do jogo, quem irá ler as cartinhas, se todos poderão responder ou se farão um sorteio para cada um responder uma cartinha. Observe essa organização do grupo e cuide para que todos participem. Você pode distribuir papel, lápis e borracha para os alunos que queiram utilizar, mas deixe livres para escolherem a melhor forma de descobrir a data. Inicie a atividade. Circule pela sala para conferir a participação de todos, as dificuldades, a forma como estão levantando as hipóteses e o cumprimento das regras. Os alunos podem precisar do calendário anual, mas deixe que tomem a iniciativa de buscar. Deixe os alunos livres para buscarem formas de descobrir quantos dias tem cada mês e qual dia da semana inicia cada mês. Utilize o Guia de Intervenções para verificar as possíveis dificuldades dos alunos em relação à atividade

Propósito: Ler, discutir e conhecer as regras do jogo para organizar-se, explorando seus conhecimentos sobre calendário.

Discuta com a turma:·

Ficou alguma dúvida sobre as regras do jogo?

Como vocês se organizaram para realizar o jogo?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 16 minutos (slide 4 a 6)

Orientações: Reserve um tempo para debate. Solicite que os grupos apresentem sua respostas, demonstrando as estratégias que utilizaram para para desvendar o mistério e acertar a data do roubo, e exponham as dificuldades encontradas. Proponha a contagem dos pontos, apresente o quadro, deixe que os alunos criem estratégias para verificar seus pontos. Após, todos farão um cartaz coletivo, onde cada grupo apresenta sua pontuação, escreve no cartaz, que servirá de discussão para novos conceitos, qual foi o grupo melhor classificado observando a ordenação, se houve empate, a diferença de pontos entre os grupos etc… Em seguida faça o registro no caderno, colocando a ordenação dos grupos e as pontuações.

Para leituras e sugestões para complementar esse plano, clique aqui.

Propósito: Criar estratégias para averiguar a pontuação do grupo em relação ao jogo.

Discuta com a turma:·

Qual o grupo que fez mais pontos?

Qual o valor máximo de pontos que poderia ser obtido no jogo? E o mínimo?

Quantas cartas o grupo precisou para descobrir a data correta?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slide 7 a 11)

Orientações: Depois que os alunos compartilharem suas estratégias, passe para esta série de slides. Neles, os alunos verão passo a passo a compreensão das questões referentes ao jogo. Apresente aos alunos as duas respostas diferentes em relação a algumas cartinhas do jogo. Questione-os sobre a respostas dos dois e as conclusões que chegaram. Depois, solicite aos alunos que façam comparações entre as respostas de Guilherme e Carolina e as dos grupos, e que ainda apontem dentro da respostas dos dois quais os erros.

Propósito: fazer os alunos refletirem sobre as soluções.

Discuta com a turma:

Vocês concordam com o grupo de Guilherme?

Vocês chegaram às mesmas conclusões?

Porque a terceira carta não ajudou?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slide 7 a 11)

Orientações: Apresente as cartas tiradas pelo grupo da Carolina para descobrir o mês e as conclusões realizadas pelo grupo.

Propósito: Fazer os alunos refletirem sobre as soluções.

Discuta com a turma:

Na primeira carta você pensaria da mesma forma?

Porque a informação da segunda carta não ajudou o grupo? Você concorda com a conclusão deles?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slide 7 a 11)

Orientações: Apresente aos alunos a forma como o grupo de Guilherme descobriu o dia. Pergunte se aconteceu o mesmo com algum grupo da sala.

Propósito: Fazer os alunos refletirem sobre as soluções.

Discuta com a turma:

Porque o grupo de Guilherme conseguiu descobrir o dia somente com essa carta? Aconteceu o mesmo com o grupo de vocês?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slide 7 a 11)

Orientações: Apresente esse slide com a descoberta do dia pelo grupo da Carolina. Pergunte se os alunos concordam com as conclusões do grupo da Carolina. Solicite, então, que apontem os erros.

Propósito: Fazer os alunos refletirem sobre as soluções.

Discuta com a turma:

Porque foi necessário o grupo tirar tantas cartas?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slide 7 a 11)

Orientações: Apresente para os alunos a pontuação dos 2 grupos. Faça comparações entre eles, qual grupo fez a mesma pontuação de Guilherme e Carolina, e a diferença de pontos entre eles.

Propósito: fazer os alunos refletirem sobre as soluções.

Discuta com a turma:

Qual a diferença de pontos entre os dois grupos?

Quem ficou em primeiro lugar?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Encerre a atividade retomando com os alunos os passos que seguiram para executar o jogo e relembrando os meses do ano, a quantidade de dias de cada mês, e os dias da semana.

Propósito: Encerrar a aula retomando os caminhos percorridos para a realização das atividades.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Encerre a atividade retomando com os alunos os passos que seguiram para executar o jogo e relembrando os meses do ano, a quantidade de dias de cada mês, e os dias da semana.

Propósito: Encerrar a aula retomando os caminhos percorridos para a realização das atividades.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos.

Orientações: Solicitar que, individualmente, os alunos leiam a atividade e realizem utilizando como referencia o jogo realizado. Avalie se as questões elaboradas pelos alunos são coerentes, ou seja, se realmente houve aprendizado em relação a tudo que compõe o calendário, como dias da semana, meses, etc…

Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos numa situação semelhante e avaliar os conhecimentos de cada um a respeito do entendimento do calendário, utilizando uma data específica.

Materiais complementares para impressão:

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Modelo de cartaz

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Grandezas e Medidas do 2º ano :

Com o plano de aula sobre grandezas e medidas, os alunos aprendem medição e estimativa de medidas de comprimento, capacidade e massa com unidades padronizadas, resolução de problemas com essas medidas, reconhecimento de várias formas de medição do tempo e resolução de problemas com sistema monetário brasileiro.

MAIS AULAS DE Matemática do 2º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF02MA18 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano