Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF05GE12 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Projetor, cartolina ou cartaz, pincel para escrever.
Para você saber mais:
Mobilidade urbana no Brasil - conceito, história e problemas
https://www.todamateria.com.br/mobilidade-urbana/
Mobilidade urbana: definição, contexto histórico e consequências
https://www.youtube.com/watch?v=6j9HXdNxO2o
Contextos prévios: É necessário que os alunos e alunas tenham conhecimento prévio acerca de mobilidade urbana, assim como de tecnologias aplicadas a celulares.
Problematização
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientações: Inicie esta etapa questionando sobre as colaborações que as novas tecnologias podem trazer para a mobilidade urbana: Você já usou ou conhece alguém que já tenha utilizado um aplicativo de celular para conseguir informações sobre transporte público ou para contratar um motorista? Você conhece algum desses aplicativos? Quais? Você considera importante o uso das tecnologias para melhoria da qualidade da locomoção das pessoas? Como você percebe o uso de novas tecnologias em relação ao transporte de pessoas?
Para você saber mais:
Tecnologia a favor da mobilidade urbana
https://www.youtube.com/watch?v=OPHKZ1px91A
Tecnologia traz segurança e eficiência à mobilidade
https://g1.globo.com/especial-publicitario/em-movimento/ccr/noticia/tecnologia-traz-seguranca-e-eficiencia-a-mobilidade.ghtml
Ação Propositiva
Tempo sugerido: 19 minutos
Orientações: Questione aos alunos, nesta etapa, sobre que/quais estratégias e tecnologias podemos utilizar para melhorar a mobilidade urbana, citando elementos como meios de transporte e locomoção. Num breve diálogo, estimule os alunos para que eles criem ideias sobre como essas ferramentas podem colaborar para a melhoria da qualidade de vida das pessoas em relação à mobilidade.
Divida a turma em dois grandes grupos. Os grupos deverão planejar uma nova tecnologia, um software ou um aplicativo desenvolvido para melhorar a qualidade da mobilidade urbana. A criação dos grupos deverá ser transcrita ou desenhada num cartaz para que apresentem para a turma. Atente para o fato de que os alunos não irão necessariamente criar, mas sim planejar uma nova tecnologia, levando em consideração a faixa etária da turma.
Para você saber mais:
Tecnologia e mobilidade urbana
https://www.youtube.com/watch?v=RVJYQ-ix-O0
Transformação digital na mobilidade urbana: a tecnologia na reinvenção do transporte
https://transformacaodigital.com/transformacao-digital-na-mobilidade-urbana/