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Plano de aula - Política de Recursos Hídricos e Governança da água na América Latina

Plano de aula de Geografia com atividades para 8º ano do Fundamental sobre demonstrar os mecanismos de governança dos recursos hídricos e as principais ferramentas da política nacional de recursos hídricos

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Fábio Luiz Mação Campos

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano
GEO8_15UND05

Ferramentas sugeridas
WhatsApp
Google Meet

Valor trabalhado
Cidadania

Apresentação do tema da aula
O objetivo dessa aula é demonstrar os mecanismos de governança dos recursos hídricos e as principais ferramentas da política nacional de recursos hídricos. Caso a turma ainda não tenha um grupo, crie um no WhatsApp. A aula será organizada no WhatsApp, mas você pode adaptá-la para o e-mail. Nesta aula o valor cidadania estará presente. Tempo estimado de 5 minutos.

Contextualização
Use os conhecimentos prévios dos alunos para recordar rapidamente sobre os conceitos e conteúdos trabalhados, destacando a importância da água para as diversas atividades humanas, e suscite nos alunos a curiosidade sobre quem é o responsável pela gestão dos recursos hídricos. Apresente esta imagem (disponível aqui). Se desejar, pode usar outra imagem semelhante. Pergunte aos alunos: "Quem são os interessados na gestão da água?". Incentive-os a participar e enviar mensagens. Tente garantir que a diversidade de respostas deles abranja os 3 tipos de representação existentes num comitê de bacia: Poder Público, Usuários da Água e Sociedade Civil. Tempo estimado de 10 minutos.

Problematização
Lance a pergunta: "Como todos os interessados nos recursos hídricos podem chegar a um acordo como a água de uma bacia hidrográfica deve ser usada?''. Deixe-os expressar suas opiniões. Depois reforce que uma das experiências que vem sendo implantada em vários países do mundo, incluindo o Brasil, propõe uma gestão compartilhada da água através do estabelecimento de comitês de bacias hidrográficas onde representantes do Poder Público, dos Usuários da Água e da Sociedade Civil tomam em conjunto das decisões sobre como será utilizada a água da bacia e quais são os projetos prioritários a serem desenvolvidos. Tempo estimado de 10 minutos.

Ação propositiva
A proposta aqui é que os alunos simulem as limitações existentes quanto ao uso da água numa bacia hidrográfica de maneira bastante simplificada. Assim, você deve explicar que o que iremos fazer é apenas uma encenação, uma simplificação do que acontece num comitê de bacia hidrográfica. Explique para eles que usaremos um exemplo de um Rio, apelidado aqui de “Nosso Rio”. O “Nosso Rio”, tem uma quantidade limitada de água, cujo valor médio é de 11.000 m³/s. Esse valor cai para 7.000 m³/s nos períodos de estiagem, como poderá ser observado na folha de resultados Características do Rio (link abaixo), que eles deverão usar para preencher sobre as deliberações do comitê. Envie estes dois arquivos: arquivo 1 e arquivo 2. O ideal é marcar um momento síncrono, use o Google Meet ou Hangout, onde todos conectem ao mesmo tempo para fazer a ação propositiva. Todos os detalhes de como deve ocorrer, estão no plano de aula. Tempo estimado de 50 minutos.

Sistematização
Para sistematizar a atividade realizada, pergunte aos alunos: "Qual foi a solução encontrada pelo seu comitê para o uso da água no "Nosso Rio?". Solicite que todos falem (pode ser no Hangout ou no WhatsApp da classe). Finalize comentando que o processo de gestão da água é importante e deve envolver vários atores e tente sensibilizá-los a conhecerem um pouco melhor sobre as formas de participação na gestão da água em sua bacia hidrográfica e pesquisar quais são as bacias hidrográficas que mantém comitês na região onde eles moram. Ressalte também que os comitês de bacias são espaços coletivos de discussão sobre o uso da água e que o tema é do interesse de todos, por isso, como membros da sociedade civil e interessados na qualidade e na disponibilidade de água a participação social nos espaços de discussão e decisão sobre as políticas de uso de recursos hídricos é muito importante. Tempo estimado de 20 minutos.

Convite às famílias
Convide os pais a assistirem a reportagem sobre bacias hidrográficas, disponível aqui. A seguir, podem enriquecer o conteúdo da aula numa discussão com seus filhos.

Sugestão Enviada Por: Leandro Campelo


Código: GEO8_15UND05

(EF08GE15) Analisar a importância dos principais recursos hídricos da America Latina (Aquífero Guarani, Bacias do rio da Prata, do Amazonas e do Orinoco, sistemas de nuvens na Amazônia e nos Andes, entre outros) e discutir os desafios relacionados à gestão e comercialização da água.


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