16585
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 7º ano > Números

Plano de aula - Elaborando e resolvendo problemas com características semelhantes

Plano de aula de Matemática com atividades para 7º ano do Fundamental sobre Mínimo múltiplo comum e máximo divisor comum

Plano 07 de 7 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Lucas Henrique Viana

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Sobre o plano

MAT7_01NUM07/ Elaborando e resolvendo problemas com características semelhantes

 

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Lucas Henrique Viana

Mentor: Rodrigo Morozetti Blanco

Habilidade da BNCC

(EF07MA06) Reconhecer que as resoluções de um grupo de problemas que têm a mesma estrutura podem ser obtidas utilizando os mesmos procedimentos.

Objetivos específicos

  • Fazer com que os estudantes elaborem problemas envolvendo situações do seu cotidiano;
  • Fazer com que os alunos percebam que problemas com estruturas semelhantes podem ser resolvidos por meio de estratégias semelhantes;
  • Retomar conhecimentos sobre MMC e MDC de números naturais;

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

Compartilhe com a turma o objetivo da aula lendo-o em voz alta, projetando-o (se estiver fazendo uso de apresentação de slides) ou escrevendo-o no quadro.

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos

Orientações:

Leia a fala da personagem, direcionando as perguntas para a turma. Peça então para que eles escrevam os exemplos em seu caderno e fique atento se há alguma dúvida ou curiosidade em relação ao que significam esses termos. Se necessário, escreva um exemplo no quadro onde seja possível visualizar o MMC ou MDC de um número por meio de uma tabela ou esquema.

Propósito:

Retomar alguns conhecimento prévios dos estudantes sobre o que é Mínimo Múltiplo Comum (MMC) e Máximo Divisor Comum (MDC)

Materiais complementares:

Atividade Retomada para impressão: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ZuZkN5yCb6hrmjNDDN5FyaDf5w3dMsqcfCDr8fHHupK3uNG96GPErjRDd2tE/atividade-retomada-mat7-01num07.pdf

Resolução das atividades: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/92AXrE9M7pw9DMtrjztUMKjcDCsBknhUb7jWaAynqEB2P7WW8uDWkw9SFGGE/resolucao-das-atividades-mat7-01num07.pdf

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 22 minutos (slides 4 e 5)

Orientações:

Organize a turma em duplas e também a divida em dois grandes grupos de modo que algumas duplas fiquem responsáveis por elaborarem problemas com MMC, e outras problemas com MDC. Em seguida, apresente a proposta de atividade, lendo a fala do personagem.

Mostre como exemplo o problema presente no slide 5, para que a turma compreenda com maior profundidade o que precisa ser feito. Reforce que os problemas não devem ser como exercícios de, por exemplo, realizar operações com alguns números. Eles devem trazer alguma situação real do seu dia a dia, podendo até envolver jogos, desenhos animados, super heróis, entre outras ideias.

Reforce que eles devem, também, apresentar a resolução do problema que criaram.

Enquanto as duplas tentam elaborar seus problemas, circule pela sala e observe as estratégias que os estudantes utilizam para elaborá-los e as temáticas que irão abordar.

Caso alguma dupla apresente dúvidas, ou dificuldades em iniciar a atividade, dirija algumas perguntas para os seus membros, como:

  • Que tal, antes de criar o problema, calcular e escrever o MMC ou MDC de 12 e 28?
  • Me explique o que significa MMC e MDC de um número. Em que situações eles podem ser úteis? Por quê?
  • No exemplo apresentado, por que o conhecimento sobre MDC foi importante?
  • Qual tema você gostaria de abordar? Você consegue perceber a presença dele em seu dia a dia? De que forma?

Para mais informações, consulte o guia de intervenções disponível neste plano.

Propósito:

Trabalhar a elaboração de problemas envolvendo o MMC e MDC de números naturais.

Discuta com a turma:

  • O que precisamos para elaborar um problema?
  • É possível criar-se problemas matemáticos sobre desenhos, jogos e computador? De que forma?

Materiais complementares:

Atividade principal para impressão: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/m9uHt8BSsafCgZwj6u7P9pJQrh2B2CMDTkFXWxDd9MhdbcfxATWvp7RTPeda/atividade-principal-mat7-01num07.pdf

Resolução das atividades: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/92AXrE9M7pw9DMtrjztUMKjcDCsBknhUb7jWaAynqEB2P7WW8uDWkw9SFGGE/resolucao-das-atividades-mat7-01num07.pdf

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 22 minutos (slides 4 e 5)

Orientações:

Organize a turma em duplas e também a divida em dois grandes grupos de modo que algumas duplas fiquem responsáveis por elaborarem problemas com MMC, e outras problemas com MDC. Em seguida, apresente a proposta de atividade, lendo a fala do personagem.

Mostre como exemplo o problema presente no slide 5, para que a turma compreenda com maior profundidade o que precisa ser feito. Reforce que os problemas não devem ser como exercícios de, por exemplo, realizar operações com alguns números. Eles devem trazer alguma situação real do seu dia a dia, podendo até envolver jogos, desenhos animados, super heróis, entre outras ideias.

Reforce que eles devem, também, apresentar a resolução do problema que criaram.

Enquanto as duplas tentam elaborar seus problemas, circule pela sala e observe as estratégias que os estudantes utilizam para elaborá-los e as temáticas que irão abordar.

Caso alguma dupla apresente dúvidas, ou dificuldades em iniciar a atividade, dirija algumas perguntas para os seus membros, como:

  • Que tal, antes de criar o problema, calcular e escrever o MMC ou MDC de 12 e 28?
  • Me explique o que significa MMC e MDC de um número. Em que situações eles podem ser úteis? Por quê?
  • No exemplo apresentado, por que o conhecimento sobre MDC foi importante?
  • Qual tema você gostaria de abordar? Você consegue perceber a presença dele em seu dia a dia? De que forma?

Para mais informações, consulte o guia de intervenções disponível neste plano.

Propósito:

Trabalhar a elaboração de problemas envolvendo o MMC e MDC de números naturais.

Discuta com a turma:

  • O que precisamos para elaborar um problema?
  • É possível criar-se problemas matemáticos sobre desenhos, jogos e computador? De que forma?

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos (slides 6 e 7)

Orientações:

Peça para que alguns alunos apresentem os problemas que criaram e também suas resoluções. Oriente os demais a verificarem se o problema faz sentido, e se a resolução está correta. Se houverem erros, discuta com a turma como eles poderiam ser corrigidos e porque ele pode ter ocorrido. Assim, todos poderão aprender a partir dos erros.

Depois, apresente os problemas criados nos slides 6 e 7 e peça para que os alunos escolham um deles para analisar e tentar resolver.

Por fim, verifique com a turma o que esses problemas possuem em comum e discuta que vários problemas podem apresentar um mesmo conteúdo, embora que aplicados em situações diferentes. Destaque também que alguns problemas, mesmo abordando diferentes situações, podem ser resolvidos utilizando procedimentos semelhantes e que isso será bastante útil para eles na resolução de outras atividades.

Assim, na medida em que os estudantes forem conhecendo e resolvendo mais problemas, conseguirão também resolver outros de natureza semelhante.

Propósito:

Discutir e socializar os problemas criados pelos alunos, verificar algumas resoluções e o que eles possuem de semelhante.

Discuta com a turma:

  • Escreva aqui boas perguntas para aprofundar a discussão
  • Escreva aqui boas perguntas para aprofundar a discussão
  • Escreva aqui boas perguntas para aprofundar a discussão

Materiais complementares:

Guia de intervenção: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/WzDBxr6Uts4sJNT54Vdq2YpjgmBEraRZSeEzMUHp4ZtQPP5swQeyyF55wmzA/guia-de-intervencao-mat7-01num07.pdf

Resolução das atividades: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/92AXrE9M7pw9DMtrjztUMKjcDCsBknhUb7jWaAynqEB2P7WW8uDWkw9SFGGE/resolucao-das-atividades-mat7-01num07.pdf

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos (slides 6 e 7)

Orientações:

Peça para que alguns alunos apresentem os problemas que criaram e também suas resoluções. Oriente os demais a verificarem se o problema faz sentido, e se a resolução está correta. Se houverem erros, discuta com a turma como eles poderiam ser corrigidos e porque ele pode ter ocorrido. Assim, todos poderão aprender a partir dos erros.

Depois, apresente os problemas criados nos slides 6 e 7 e peça para que os alunos escolham um deles para analisar e tentar resolver.

Por fim, verifique com a turma o que esses problemas possuem em comum e discuta que vários problemas podem apresentar um mesmo conteúdo, embora que aplicados em situações diferentes. Destaque também que alguns problemas, mesmo abordando diferentes situações, podem ser resolvidos utilizando procedimentos semelhantes e que isso será bastante útil para eles na resolução de outras atividades.

Assim, na medida em que os estudantes forem conhecendo e resolvendo mais problemas, conseguirão também resolver outros de natureza semelhante.

Propósito:

Discutir e socializar os problemas criados pelos alunos, verificar algumas resoluções e o que eles possuem de semelhante.

Discuta com a turma:

  • Escreva aqui boas perguntas para aprofundar a discussão
  • Escreva aqui boas perguntas para aprofundar a discussão
  • Escreva aqui boas perguntas para aprofundar a discussão

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos (slides 8 e 9)

Orientações:

Peça para que algum dos estudantes leia em voz alta a fala do personagem. Em seguida, pergunte para eles o que gostaram de ter aprendido na aula.

Propósito:

Retomar as principais aprendizagens da aula.

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos (slides 8 e 9)

Orientações:

Peça para que algum dos estudantes leia em voz alta a fala do personagem. Em seguida, pergunte para eles o que gostaram de ter aprendido na aula.

Propósito:

Retomar as principais aprendizagens da aula.

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos

Orientações:

Leia a fala da personagem com a turma e certifique-se que todos entenderam o que precisa ser feito. Enquanto os estudantes tentam elaborar os problemas, circule pela sala e certifique-se se ainda restam dúvidas entre a turma.

Caso sejam necessárias mais atividades para complementar as aprendizagens dos alunos ou desafiá-los, você pode consultar as atividades complementares, disponíveis neste plano.

Propósito:

Consolidar as aprendizagens da aula e proporcionar um momento de avaliação das aprendizagens dos estudantes.

Materiais complementares:

Atividade para impressão: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ys7ESpdU9Gva4RwP7erGedvUuUU5GxPfNH3F8fZfuF9VZX9buvSn42kRUWc7/atividade-raio-x-mat7-01num07.pdf

Atividades complementares: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/dsnHQDermfNFAfCZTwXmtahEGvDFuvTf3yevJYcBuHgnTdyXh27MKrKF8D8U/atividade-complementar-mat7-01num07.pdf

Resolução das atividades: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/92AXrE9M7pw9DMtrjztUMKjcDCsBknhUb7jWaAynqEB2P7WW8uDWkw9SFGGE/resolucao-das-atividades-mat7-01num07.pdf

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

Compartilhe com a turma o objetivo da aula lendo-o em voz alta, projetando-o (se estiver fazendo uso de apresentação de slides) ou escrevendo-o no quadro.


Sobre o plano

MAT7_01NUM07/ Elaborando e resolvendo problemas com características semelhantes

 

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Lucas Henrique Viana

Mentor: Rodrigo Morozetti Blanco

Habilidade da BNCC

(EF07MA06) Reconhecer que as resoluções de um grupo de problemas que têm a mesma estrutura podem ser obtidas utilizando os mesmos procedimentos.

Objetivos específicos

  • Fazer com que os estudantes elaborem problemas envolvendo situações do seu cotidiano;
  • Fazer com que os alunos percebam que problemas com estruturas semelhantes podem ser resolvidos por meio de estratégias semelhantes;
  • Retomar conhecimentos sobre MMC e MDC de números naturais;
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos

Orientações:

Leia a fala da personagem, direcionando as perguntas para a turma. Peça então para que eles escrevam os exemplos em seu caderno e fique atento se há alguma dúvida ou curiosidade em relação ao que significam esses termos. Se necessário, escreva um exemplo no quadro onde seja possível visualizar o MMC ou MDC de um número por meio de uma tabela ou esquema.

Propósito:

Retomar alguns conhecimento prévios dos estudantes sobre o que é Mínimo Múltiplo Comum (MMC) e Máximo Divisor Comum (MDC)

Materiais complementares:

Atividade Retomada para impressão: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ZuZkN5yCb6hrmjNDDN5FyaDf5w3dMsqcfCDr8fHHupK3uNG96GPErjRDd2tE/atividade-retomada-mat7-01num07.pdf

Resolução das atividades: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/92AXrE9M7pw9DMtrjztUMKjcDCsBknhUb7jWaAynqEB2P7WW8uDWkw9SFGGE/resolucao-das-atividades-mat7-01num07.pdf

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 22 minutos (slides 4 e 5)

Orientações:

Organize a turma em duplas e também a divida em dois grandes grupos de modo que algumas duplas fiquem responsáveis por elaborarem problemas com MMC, e outras problemas com MDC. Em seguida, apresente a proposta de atividade, lendo a fala do personagem.

Mostre como exemplo o problema presente no slide 5, para que a turma compreenda com maior profundidade o que precisa ser feito. Reforce que os problemas não devem ser como exercícios de, por exemplo, realizar operações com alguns números. Eles devem trazer alguma situação real do seu dia a dia, podendo até envolver jogos, desenhos animados, super heróis, entre outras ideias.

Reforce que eles devem, também, apresentar a resolução do problema que criaram.

Enquanto as duplas tentam elaborar seus problemas, circule pela sala e observe as estratégias que os estudantes utilizam para elaborá-los e as temáticas que irão abordar.

Caso alguma dupla apresente dúvidas, ou dificuldades em iniciar a atividade, dirija algumas perguntas para os seus membros, como:

  • Que tal, antes de criar o problema, calcular e escrever o MMC ou MDC de 12 e 28?
  • Me explique o que significa MMC e MDC de um número. Em que situações eles podem ser úteis? Por quê?
  • No exemplo apresentado, por que o conhecimento sobre MDC foi importante?
  • Qual tema você gostaria de abordar? Você consegue perceber a presença dele em seu dia a dia? De que forma?

Para mais informações, consulte o guia de intervenções disponível neste plano.

Propósito:

Trabalhar a elaboração de problemas envolvendo o MMC e MDC de números naturais.

Discuta com a turma:

  • O que precisamos para elaborar um problema?
  • É possível criar-se problemas matemáticos sobre desenhos, jogos e computador? De que forma?

Materiais complementares:

Atividade principal para impressão: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/m9uHt8BSsafCgZwj6u7P9pJQrh2B2CMDTkFXWxDd9MhdbcfxATWvp7RTPeda/atividade-principal-mat7-01num07.pdf

Resolução das atividades: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/92AXrE9M7pw9DMtrjztUMKjcDCsBknhUb7jWaAynqEB2P7WW8uDWkw9SFGGE/resolucao-das-atividades-mat7-01num07.pdf

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 22 minutos (slides 4 e 5)

Orientações:

Organize a turma em duplas e também a divida em dois grandes grupos de modo que algumas duplas fiquem responsáveis por elaborarem problemas com MMC, e outras problemas com MDC. Em seguida, apresente a proposta de atividade, lendo a fala do personagem.

Mostre como exemplo o problema presente no slide 5, para que a turma compreenda com maior profundidade o que precisa ser feito. Reforce que os problemas não devem ser como exercícios de, por exemplo, realizar operações com alguns números. Eles devem trazer alguma situação real do seu dia a dia, podendo até envolver jogos, desenhos animados, super heróis, entre outras ideias.

Reforce que eles devem, também, apresentar a resolução do problema que criaram.

Enquanto as duplas tentam elaborar seus problemas, circule pela sala e observe as estratégias que os estudantes utilizam para elaborá-los e as temáticas que irão abordar.

Caso alguma dupla apresente dúvidas, ou dificuldades em iniciar a atividade, dirija algumas perguntas para os seus membros, como:

  • Que tal, antes de criar o problema, calcular e escrever o MMC ou MDC de 12 e 28?
  • Me explique o que significa MMC e MDC de um número. Em que situações eles podem ser úteis? Por quê?
  • No exemplo apresentado, por que o conhecimento sobre MDC foi importante?
  • Qual tema você gostaria de abordar? Você consegue perceber a presença dele em seu dia a dia? De que forma?

Para mais informações, consulte o guia de intervenções disponível neste plano.

Propósito:

Trabalhar a elaboração de problemas envolvendo o MMC e MDC de números naturais.

Discuta com a turma:

  • O que precisamos para elaborar um problema?
  • É possível criar-se problemas matemáticos sobre desenhos, jogos e computador? De que forma?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos (slides 6 e 7)

Orientações:

Peça para que alguns alunos apresentem os problemas que criaram e também suas resoluções. Oriente os demais a verificarem se o problema faz sentido, e se a resolução está correta. Se houverem erros, discuta com a turma como eles poderiam ser corrigidos e porque ele pode ter ocorrido. Assim, todos poderão aprender a partir dos erros.

Depois, apresente os problemas criados nos slides 6 e 7 e peça para que os alunos escolham um deles para analisar e tentar resolver.

Por fim, verifique com a turma o que esses problemas possuem em comum e discuta que vários problemas podem apresentar um mesmo conteúdo, embora que aplicados em situações diferentes. Destaque também que alguns problemas, mesmo abordando diferentes situações, podem ser resolvidos utilizando procedimentos semelhantes e que isso será bastante útil para eles na resolução de outras atividades.

Assim, na medida em que os estudantes forem conhecendo e resolvendo mais problemas, conseguirão também resolver outros de natureza semelhante.

Propósito:

Discutir e socializar os problemas criados pelos alunos, verificar algumas resoluções e o que eles possuem de semelhante.

Discuta com a turma:

  • Escreva aqui boas perguntas para aprofundar a discussão
  • Escreva aqui boas perguntas para aprofundar a discussão
  • Escreva aqui boas perguntas para aprofundar a discussão

Materiais complementares:

Guia de intervenção: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/WzDBxr6Uts4sJNT54Vdq2YpjgmBEraRZSeEzMUHp4ZtQPP5swQeyyF55wmzA/guia-de-intervencao-mat7-01num07.pdf

Resolução das atividades: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/92AXrE9M7pw9DMtrjztUMKjcDCsBknhUb7jWaAynqEB2P7WW8uDWkw9SFGGE/resolucao-das-atividades-mat7-01num07.pdf

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos (slides 6 e 7)

Orientações:

Peça para que alguns alunos apresentem os problemas que criaram e também suas resoluções. Oriente os demais a verificarem se o problema faz sentido, e se a resolução está correta. Se houverem erros, discuta com a turma como eles poderiam ser corrigidos e porque ele pode ter ocorrido. Assim, todos poderão aprender a partir dos erros.

Depois, apresente os problemas criados nos slides 6 e 7 e peça para que os alunos escolham um deles para analisar e tentar resolver.

Por fim, verifique com a turma o que esses problemas possuem em comum e discuta que vários problemas podem apresentar um mesmo conteúdo, embora que aplicados em situações diferentes. Destaque também que alguns problemas, mesmo abordando diferentes situações, podem ser resolvidos utilizando procedimentos semelhantes e que isso será bastante útil para eles na resolução de outras atividades.

Assim, na medida em que os estudantes forem conhecendo e resolvendo mais problemas, conseguirão também resolver outros de natureza semelhante.

Propósito:

Discutir e socializar os problemas criados pelos alunos, verificar algumas resoluções e o que eles possuem de semelhante.

Discuta com a turma:

  • Escreva aqui boas perguntas para aprofundar a discussão
  • Escreva aqui boas perguntas para aprofundar a discussão
  • Escreva aqui boas perguntas para aprofundar a discussão

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos (slides 8 e 9)

Orientações:

Peça para que algum dos estudantes leia em voz alta a fala do personagem. Em seguida, pergunte para eles o que gostaram de ter aprendido na aula.

Propósito:

Retomar as principais aprendizagens da aula.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos (slides 8 e 9)

Orientações:

Peça para que algum dos estudantes leia em voz alta a fala do personagem. Em seguida, pergunte para eles o que gostaram de ter aprendido na aula.

Propósito:

Retomar as principais aprendizagens da aula.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos

Orientações:

Leia a fala da personagem com a turma e certifique-se que todos entenderam o que precisa ser feito. Enquanto os estudantes tentam elaborar os problemas, circule pela sala e certifique-se se ainda restam dúvidas entre a turma.

Caso sejam necessárias mais atividades para complementar as aprendizagens dos alunos ou desafiá-los, você pode consultar as atividades complementares, disponíveis neste plano.

Propósito:

Consolidar as aprendizagens da aula e proporcionar um momento de avaliação das aprendizagens dos estudantes.

Materiais complementares:

Atividade para impressão: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ys7ESpdU9Gva4RwP7erGedvUuUU5GxPfNH3F8fZfuF9VZX9buvSn42kRUWc7/atividade-raio-x-mat7-01num07.pdf

Atividades complementares: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/dsnHQDermfNFAfCZTwXmtahEGvDFuvTf3yevJYcBuHgnTdyXh27MKrKF8D8U/atividade-complementar-mat7-01num07.pdf

Resolução das atividades: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/92AXrE9M7pw9DMtrjztUMKjcDCsBknhUb7jWaAynqEB2P7WW8uDWkw9SFGGE/resolucao-das-atividades-mat7-01num07.pdf

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Números do 7º ano :

Com o plano de aula sobre números os alunos aprendem a resolver problemas com múltiplos e divisores de um número natural, conceituar os números inteiros e racionais como ampliação dos campos numéricos conhecidos, realizar as quatro operações e a potenciação com números inteiros, representar frações e porcentagens de todos discretos ou contínuos e explorar as quatro operações com números racionais positivos na forma decimal.

MAIS AULAS DE Matemática do 7º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF07MA06 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano