Objetivo
Sobre o plano
MAT7_01NUM07/ Elaborando e resolvendo problemas com características semelhantes
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Lucas Henrique Viana
Mentor: Rodrigo Morozetti Blanco
Habilidade da BNCC
(EF07MA06) Reconhecer que as resoluções de um grupo de problemas que têm a mesma estrutura podem ser obtidas utilizando os mesmos procedimentos.
Objetivos específicos
- Fazer com que os estudantes elaborem problemas envolvendo situações do seu cotidiano;
- Fazer com que os alunos percebam que problemas com estruturas semelhantes podem ser resolvidos por meio de estratégias semelhantes;
- Retomar conhecimentos sobre MMC e MDC de números naturais;
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações:
Compartilhe com a turma o objetivo da aula lendo-o em voz alta, projetando-o (se estiver fazendo uso de apresentação de slides) ou escrevendo-o no quadro.
Retomada
Tempo sugerido: 6 minutos
Orientações:
Leia a fala da personagem, direcionando as perguntas para a turma. Peça então para que eles escrevam os exemplos em seu caderno e fique atento se há alguma dúvida ou curiosidade em relação ao que significam esses termos. Se necessário, escreva um exemplo no quadro onde seja possível visualizar o MMC ou MDC de um número por meio de uma tabela ou esquema.
Propósito:
Retomar alguns conhecimento prévios dos estudantes sobre o que é Mínimo Múltiplo Comum (MMC) e Máximo Divisor Comum (MDC)
Materiais complementares:
Atividade Retomada para impressão: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ZuZkN5yCb6hrmjNDDN5FyaDf5w3dMsqcfCDr8fHHupK3uNG96GPErjRDd2tE/atividade-retomada-mat7-01num07.pdf
Resolução das atividades: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/92AXrE9M7pw9DMtrjztUMKjcDCsBknhUb7jWaAynqEB2P7WW8uDWkw9SFGGE/resolucao-das-atividades-mat7-01num07.pdf
Atividade principal
Tempo sugerido: 22 minutos (slides 4 e 5)
Orientações:
Organize a turma em duplas e também a divida em dois grandes grupos de modo que algumas duplas fiquem responsáveis por elaborarem problemas com MMC, e outras problemas com MDC. Em seguida, apresente a proposta de atividade, lendo a fala do personagem.
Mostre como exemplo o problema presente no slide 5, para que a turma compreenda com maior profundidade o que precisa ser feito. Reforce que os problemas não devem ser como exercícios de, por exemplo, realizar operações com alguns números. Eles devem trazer alguma situação real do seu dia a dia, podendo até envolver jogos, desenhos animados, super heróis, entre outras ideias.
Reforce que eles devem, também, apresentar a resolução do problema que criaram.
Enquanto as duplas tentam elaborar seus problemas, circule pela sala e observe as estratégias que os estudantes utilizam para elaborá-los e as temáticas que irão abordar.
Caso alguma dupla apresente dúvidas, ou dificuldades em iniciar a atividade, dirija algumas perguntas para os seus membros, como:
- Que tal, antes de criar o problema, calcular e escrever o MMC ou MDC de 12 e 28?
- Me explique o que significa MMC e MDC de um número. Em que situações eles podem ser úteis? Por quê?
- No exemplo apresentado, por que o conhecimento sobre MDC foi importante?
- Qual tema você gostaria de abordar? Você consegue perceber a presença dele em seu dia a dia? De que forma?
Para mais informações, consulte o guia de intervenções disponível neste plano.
Propósito:
Trabalhar a elaboração de problemas envolvendo o MMC e MDC de números naturais.
Discuta com a turma:
- O que precisamos para elaborar um problema?
- É possível criar-se problemas matemáticos sobre desenhos, jogos e computador? De que forma?
Materiais complementares:
Atividade principal para impressão: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/m9uHt8BSsafCgZwj6u7P9pJQrh2B2CMDTkFXWxDd9MhdbcfxATWvp7RTPeda/atividade-principal-mat7-01num07.pdf
Resolução das atividades: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/92AXrE9M7pw9DMtrjztUMKjcDCsBknhUb7jWaAynqEB2P7WW8uDWkw9SFGGE/resolucao-das-atividades-mat7-01num07.pdf
Atividade principal
Tempo sugerido: 22 minutos (slides 4 e 5)
Orientações:
Organize a turma em duplas e também a divida em dois grandes grupos de modo que algumas duplas fiquem responsáveis por elaborarem problemas com MMC, e outras problemas com MDC. Em seguida, apresente a proposta de atividade, lendo a fala do personagem.
Mostre como exemplo o problema presente no slide 5, para que a turma compreenda com maior profundidade o que precisa ser feito. Reforce que os problemas não devem ser como exercícios de, por exemplo, realizar operações com alguns números. Eles devem trazer alguma situação real do seu dia a dia, podendo até envolver jogos, desenhos animados, super heróis, entre outras ideias.
Reforce que eles devem, também, apresentar a resolução do problema que criaram.
Enquanto as duplas tentam elaborar seus problemas, circule pela sala e observe as estratégias que os estudantes utilizam para elaborá-los e as temáticas que irão abordar.
Caso alguma dupla apresente dúvidas, ou dificuldades em iniciar a atividade, dirija algumas perguntas para os seus membros, como:
- Que tal, antes de criar o problema, calcular e escrever o MMC ou MDC de 12 e 28?
- Me explique o que significa MMC e MDC de um número. Em que situações eles podem ser úteis? Por quê?
- No exemplo apresentado, por que o conhecimento sobre MDC foi importante?
- Qual tema você gostaria de abordar? Você consegue perceber a presença dele em seu dia a dia? De que forma?
Para mais informações, consulte o guia de intervenções disponível neste plano.
Propósito:
Trabalhar a elaboração de problemas envolvendo o MMC e MDC de números naturais.
Discuta com a turma:
- O que precisamos para elaborar um problema?
- É possível criar-se problemas matemáticos sobre desenhos, jogos e computador? De que forma?
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 12 minutos (slides 6 e 7)
Orientações:
Peça para que alguns alunos apresentem os problemas que criaram e também suas resoluções. Oriente os demais a verificarem se o problema faz sentido, e se a resolução está correta. Se houverem erros, discuta com a turma como eles poderiam ser corrigidos e porque ele pode ter ocorrido. Assim, todos poderão aprender a partir dos erros.
Depois, apresente os problemas criados nos slides 6 e 7 e peça para que os alunos escolham um deles para analisar e tentar resolver.
Por fim, verifique com a turma o que esses problemas possuem em comum e discuta que vários problemas podem apresentar um mesmo conteúdo, embora que aplicados em situações diferentes. Destaque também que alguns problemas, mesmo abordando diferentes situações, podem ser resolvidos utilizando procedimentos semelhantes e que isso será bastante útil para eles na resolução de outras atividades.
Assim, na medida em que os estudantes forem conhecendo e resolvendo mais problemas, conseguirão também resolver outros de natureza semelhante.
Propósito:
Discutir e socializar os problemas criados pelos alunos, verificar algumas resoluções e o que eles possuem de semelhante.
Discuta com a turma:
- Escreva aqui boas perguntas para aprofundar a discussão
- Escreva aqui boas perguntas para aprofundar a discussão
- Escreva aqui boas perguntas para aprofundar a discussão
Materiais complementares:
Guia de intervenção: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/WzDBxr6Uts4sJNT54Vdq2YpjgmBEraRZSeEzMUHp4ZtQPP5swQeyyF55wmzA/guia-de-intervencao-mat7-01num07.pdf
Resolução das atividades: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/92AXrE9M7pw9DMtrjztUMKjcDCsBknhUb7jWaAynqEB2P7WW8uDWkw9SFGGE/resolucao-das-atividades-mat7-01num07.pdf
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 12 minutos (slides 6 e 7)
Orientações:
Peça para que alguns alunos apresentem os problemas que criaram e também suas resoluções. Oriente os demais a verificarem se o problema faz sentido, e se a resolução está correta. Se houverem erros, discuta com a turma como eles poderiam ser corrigidos e porque ele pode ter ocorrido. Assim, todos poderão aprender a partir dos erros.
Depois, apresente os problemas criados nos slides 6 e 7 e peça para que os alunos escolham um deles para analisar e tentar resolver.
Por fim, verifique com a turma o que esses problemas possuem em comum e discuta que vários problemas podem apresentar um mesmo conteúdo, embora que aplicados em situações diferentes. Destaque também que alguns problemas, mesmo abordando diferentes situações, podem ser resolvidos utilizando procedimentos semelhantes e que isso será bastante útil para eles na resolução de outras atividades.
Assim, na medida em que os estudantes forem conhecendo e resolvendo mais problemas, conseguirão também resolver outros de natureza semelhante.
Propósito:
Discutir e socializar os problemas criados pelos alunos, verificar algumas resoluções e o que eles possuem de semelhante.
Discuta com a turma:
- Escreva aqui boas perguntas para aprofundar a discussão
- Escreva aqui boas perguntas para aprofundar a discussão
- Escreva aqui boas perguntas para aprofundar a discussão
Encerramento
Tempo sugerido: 2 minutos (slides 8 e 9)
Orientações:
Peça para que algum dos estudantes leia em voz alta a fala do personagem. Em seguida, pergunte para eles o que gostaram de ter aprendido na aula.
Propósito:
Retomar as principais aprendizagens da aula.
Encerramento
Tempo sugerido: 2 minutos (slides 8 e 9)
Orientações:
Peça para que algum dos estudantes leia em voz alta a fala do personagem. Em seguida, pergunte para eles o que gostaram de ter aprendido na aula.
Propósito:
Retomar as principais aprendizagens da aula.
Raio X
Tempo sugerido: 6 minutos
Orientações:
Leia a fala da personagem com a turma e certifique-se que todos entenderam o que precisa ser feito. Enquanto os estudantes tentam elaborar os problemas, circule pela sala e certifique-se se ainda restam dúvidas entre a turma.
Caso sejam necessárias mais atividades para complementar as aprendizagens dos alunos ou desafiá-los, você pode consultar as atividades complementares, disponíveis neste plano.
Propósito:
Consolidar as aprendizagens da aula e proporcionar um momento de avaliação das aprendizagens dos estudantes.
Materiais complementares:
Atividade para impressão: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ys7ESpdU9Gva4RwP7erGedvUuUU5GxPfNH3F8fZfuF9VZX9buvSn42kRUWc7/atividade-raio-x-mat7-01num07.pdf
Atividades complementares: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/dsnHQDermfNFAfCZTwXmtahEGvDFuvTf3yevJYcBuHgnTdyXh27MKrKF8D8U/atividade-complementar-mat7-01num07.pdf
Resolução das atividades: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/92AXrE9M7pw9DMtrjztUMKjcDCsBknhUb7jWaAynqEB2P7WW8uDWkw9SFGGE/resolucao-das-atividades-mat7-01num07.pdf