Problematização
Plano de Aula
Plano de aula: Radionovela: imagens que nascem na mente
Plano 5 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Transformações nos meios de comunicação
Aula
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF04HI08 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários:
- Para esta aula, leve um material que garanta a sonoplastia. Caso precise de ideias: https://www.youtube.com/watch?v=FZvZCEMHWqw
ou https://www.youtube.com/watch?v=TX9CXTu-2rs entre outras. (Acesso em 26 de fevereiro de 2016)
- Folhas impressas para a atividade da problematização.
- Aparelho com gravador, caso seja possível gravar a última atividade proposta na aula.
Material complementar:
- Problematização - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/8CYnhKAYkrV9Yf8mUBy2SaRD3ATyZtCS6ZtmG2RtfVd44FQjbpewEM4WgKzb/his4-08und05-problematizacao.pdf
Para você saber mais:
Resumo da história do rádio no mundo e no Brasil - https://www.brlogic.com/blog/conheca-a-historia-do-radio-no-brasil-e-no-mundo/ (Acesso em 26 de fevereiro de 2016)
Reportagem sobre o início e o sucesso das radionovelas no Brasil.- https://acervo.estadao.com.br/noticias/acervo,radionovela-emocoes-a-moda-antiga,10275,0.htm (Acesso em 26 de fevereiro de 2016)
Objetivo
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Os alunos deverão estar sentados em meio círculo. Projete o objetivo do plano ou escreva no quadro e realize uma leitura coletiva. Oriente a conversa com as seguintes questões:
- Quem ouve rádio? Em caso de resposta positiva: que tipo de programa assistem? Na hora em que ouvem a voz do locutor, eles conseguem imaginá-lo? Qual a utilidade do rádio nos dias de hoje?
- Seus pais ou avós ouvem ou ouviam rádio? O que eles ouvem ou ouviam?
- Na época de seus bisavós não havia televisão. Alguém conhece algo sobre esse tempo?
- O que seria uma “experiência radiofônica”?
Essa parte da aula objetiva é somente uma introdução dos alunos ao tema e para averiguar o seu conhecimento prévio sobre o assunto. Não precisa dedicar-se ao aprofundamento do assunto; Isto será feito ao longo da mesma.
Para você saber mais:
Resumo da história do rádio no mundo e no Brasil - https://www.brlogic.com/blog/conheca-a-historia-do-radio-no-brasil-e-no-mundo/ Acesso em 16 de Janeiro de 2019.
Consciência Negra o Ano Inteiro
Aborde as relações étnico-raciais na escola para além do 20 de novembro
VER CONTEÚDOS