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Plano de aula > História > 9º ano > Modernização, ditadura civil-militar e redemocratização: o Brasil após 1946

Plano de aula - Movimentos de resistência à ditadura civil-militar no Brasil

Plano de aula de História com atividades para 9º ano do EF sobre Movimentos de resistência à ditadura civil-militar no Brasil

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Ana Paula de Abreu Figueira

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
- Essenciais: PDF ou documentos de texto, imagem, áudio ou vídeo com orientações do professor.
- Optativas: Google Sala de Aula, Google Drive, Google Meet.

Contexto
Como forma de despertar a curiosidade da turma sobre o tema a ser trabalhado na aula, encaminha a questão disparadora proposta. Utilize a ferramente que achar mais adequada, por escrito, via e-mail, Whatsapp, Facebook, Google Sala de Aula etc.
Para facilitar a interpretação das fontes pelos estudantes de forma autônoma, algumas questões propostas no plano original foram alteradas ou excluídas, bem como novas questões podem ter sido incluídas neste material. Faça uso dos questionamentos da maneira que considerar mais eficiente para a turma.

- O que significa a palavra Resistência?

Deixe que os alunos apresentem as respostas e debatam os significados que surgirem. Depois que tiverem oportunidade de debater, envie o objetivo da aula e o conceito de resistência, segundo o dicionário.

Problematização
Nesta etapa da aula, você pode propor que os alunos trabalhem individualmente ou agrupados. Para trabalhar em grupo, os alunos podem conversar por Whatsapp, e-mail, Facebook ou em um documento compartilhado pelo grupo no Google Drive, onde podem deixar comentários para os outros integrantes. O importante é que troquem informações e se auxiliem na análise do texto. Você pode deixar que se agrupem livremente ou pode separá-los em duplas, trios ou grupos, de acordo com seu conhecimento sobre a turma.
Encaminhe, primeiramente, as duas imagens para todos os alunos, acompanhadas de alguns questionamentos.

Questões para refletir:
- O que pode ser observado nas duas imagens?
- Como as imagens retratam a resistência durante o período da ditadura civil-militar?
- Que forma de resistência estava sendo utilizada?

Questões para responder:
- Quem são as pessoas protestando na passeata dos cem mil? Por quê?
- Quem são as pessoas protestando na greve de trabalhadores do ABC? Por quê?

Estabeleça um prazo para que os alunos possam refletir e enviar as respostas e, então, encaminhe os textos. A proposta do plano é que você divida as fontes entre a turma, de forma que alguns alunos ou grupos fiquem com o texto sobre o movimento estudantil e outros com o texto sobre o movimento operário. Se estiver utilizando o Google Sala de Aula, você consegue criar atividades diferentes e enviá-las facilmente para os alunos escolhidos. Outra opção é encaminhá-las por e-mail ou Whatsapp.

Questões para refletir
Movimento estudantil
- Qual a relação do movimento estudantil com a luta contra o regime militar?
- Por que os estudantes eram contra o regime militar?
- O que foi a Passeata dos Cem Mil? Quando aconteceu? Onde?
- Quem foi Edson Luís de Lima Souto? Qual a relação dele com a passeata?
Movimento operário
- Quando foi a primeira greve? O que reivindicavam os trabalhadores grevistas?
- Por que a Scania não cumpriu o acordo que tinha feito com os trabalhadores?
- O Tribunal Regional do Trabalho (TRT) e a polícia apoiaram os trabalhadores?

Questões para responder:
Para os dois textos
- Quem eram os manifestantes?
- Por que eles estavam protestando?
- Que mudanças eles queriam?

Estabeleça um prazo para que os alunos possam responder os questionamentos. Para isso, podem escrever um pequeno texto, gravar um áudio ou vídeo.
Você pode encaminhar pequenos vídeos ou áudios para esclarecer dúvidas, complementar informações e chamar a atenção para informações das fontes que podem ter passado despercebidas.

Sistematização
Para a produção de um quadro comparativo entre os dois movimentos, você pode enviar o modelo disponível nos materiais e atividades do plano e pedir para que os grupos preencham com as informações que encontraram nas fontes. Depois, peça para que as turmas enviem os registros sobre as fontes da problematização - texto, áudio ou vídeo - no grupo da sala, para que os colegas que leram outras fontes possam conhecer sobre o outro movimento, e vice-versa. Em seguida, peça para que preencham o quadro com as informações sobre o outro movimento que conheceram através dos colegas.
Você também pode marcar um momento síncrono, para que os alunos contem o que aprenderam uns com os outros e construir o quadro comparativo junto com a turma.

Convite às famílias
Incentive os estudantes a compartilharem as criações com os familiares.
O site Era Virtual disponibiliza visitas virtuais a vários museus brasileiros, o que pode enriquecer muito o aprendizado da História de nosso país (disponível aqui).

Links para tutoriais sobre as ferramentas propostas neste plano
Google Sala de Aula (como criar e postar atividades).
Google Sala de Aula (como criar uma turma). 
Google Drive (como organizar pastas).
Google Meet (como criar uma reunião online).

Sugestão Enviada Por: Chayene Medeiros


Código: HIS9_22UND01

(EF09HI22) Discutir o papel da mobilização da sociedade brasileira do final do período ditatorial até a Constituição de 1988.


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