10229
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Plano de aula - Mapas: entendendo e construindo

POR: Ana Carla Thomaz Meira 17/07/2018
Código: MAT3_14GEO01

3º ano / Matemática / Geometria

PLano de Aula Alinhado à BNCC

(EF03MA12) Descrever e representar, por meio de esboços de trajetos ou utilizando croquis e maquetes, a movimentação de pessoas ou de objetos no espaço, incluindo mudanças de direção e sentido, com base em diferentes pontos de referência.

Plano de aula de Matemática com atividades para o 3º ano do Fundamental sobre observação do espaço levando em consideração pontos de referência essenciais

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Leia ou projete no data show o objetivo para turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Discuta com a turma:

  • Será que podemos ler e interpretar mapas?
  • Quem da turma já fez a leitura de um mapa?


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Ana Carla Thomaz Meira

Mentor: Daniela Pannuti

Especialista de área: Pricilla Cerqueira

Habilidade da BNCC

(EF03MA12) Descrever e representar ,por meio de esboços e trajetos ou utilizando croquis e maquetes, a movimentação de pessoas ou objetos no espaço, incluindo mudanças de direção e sentido, com base em diferentes pontos de referência.

Objetivos específico:

Desenvolver a observação do espaço descrevendo  e representando  trajetos  do seu cotidiano.

Conceito-chave

Observação do espaço levando em consideração pontos de referência essenciais.

Recursos necessários:

  • Folha de papel A4 branca;
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.
  • Papel pardo para registro das discussões e futuras consultas.

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Leia ou projete o aquecimento para a turma.

  • Após a leitura cite que existem diferentes tipos de mapas (mapas rodoviário, mapas turísticos, mapas celestes, mapas hidrográficos). porém o foco principal da atividade é a compreensão de que o mapa serve para localizar.

Propósito: Refletir sobre a principal função do mapa.

Discuta com a turma:

  • Quais tipos de mapas vocês conhecem?
  • Quem aqui já precisou usar um mapa? Como ele era?
  • Quais são os mapas que nós usamos com mais frequência na escola?

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Deixe claro durante o aquecimento que desenhar mapas pressupõe observação.Comente que os mapas são representações planas da superfície terrestre; eles representam no plano o que é do espaço.

Propósito:Compreender que para desenhar um mapa é preciso observar.

Discuta com a turma:

  • O que mais eu posso registrar no plano que é do espaço? Caso os alunos não compreendam a representação do espaço de forma plana um bom exemplo que o professor pode usar é a fotografia.

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Leia a comanda,copie no quadro ,imprima (veja em materiais complementares) ou projete.

  • Em trios, os alunos deverão elaborar uma lista com ideias que ajudem a pessoa que estiver utilizando-o compreender de maneira fácil e segura o mapa em questão.
  • Colabore com a turma dizendo que alguns detalhes não podem faltar no desenho de um mapa, esses detalhes serão importantes para a pessoa que for usá-lo.
  • Deixe que os alunos reflitam sobre as possíveis soluções. Enquanto isso, circule pelos trios fazendo as intervenções necessárias para que todos participem.
  • Incentive a turma a ajudar o personagem Cauê.
  • Explique que essa ajuda vai permitir que o mapa seja confiável para que os convidados de Cauê se localizem e encontrem o lugar da festa corretamente.

Propósito: Elaborar uma lista com ideias que ajudem a pessoa que estiver utilizando-o compreender de maneira fácil e segura o mapa em questão.

Discuta com a turma:

  • O mapa precisa fazer sentido para quem usa?
  • Será que eu preciso registrar tudo o que eu observo ou somente os fatos essenciais?
  • Como eu posso identificá-lo? (Uma boa resposta seria colocando um título).

Neste momento não dê as respostas, apenas problematize para que a turma possa refletir.

Materiais complementares para impressão:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de Intervenção

Tempo sugerido: 15minutos

Orientações: Faça o registro da discussão coletivamente, escrevendo em papel pardo ou no quadro a contribuição dos alunos.

  • Valorize as respostas dadas e complemente o que faltar, enriquecendo a atividade.
  • Ao produzir o registro coletivo, tendo a professora como escriba, os alunos deverão perceber e refletir sobre as ideias centrais.

Deixe o registro coletivo afixado no mural, “cantinho da matemática”, varal… o importante é que o registro coletivo fique visível e disponível para futuras consultas.

Propósito: Enriquecer a aula com a discussão da solução.

Discuta com a turma:

  • Os itens que coletivamente elaboramos e discutimos ajudará Cauê no desenho do seu mapa?
  • Esses detalhes serão importantes para a pessoa que for usá-lo?

Tempo sugerido:2 minutos.

Orientações: Leia ou projete a sistematização do conceito retomando os fatos principais da aula.

Propósito: Sistematizar os fatos essenciais na elaboração de um mapa.

Discuta com a turma:

  • Qual é a importância de se colocar informações precisas em um mapa?

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Leia ou projete o slide de encerramento.

  • Encerre a atividade comentando a importância de se colocar informações precisas no mapa. Essa etapa permite que as crianças façam uma reflexão sobre o que se aprendeu.
  • Antecipe a comanda da próxima atividade.

Propósito: Retomar os conceitos apreendidos na aula.

Discuta com a turma:

  • Como você acha que resolvendo a Atividade Principal contribuiu para que você atingisse o objetivo desta aula?

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Peça que individualmente, os alunos utilizando da memória do percurso diário elaborem uma lista de lugares que eles passam no caminho da escola até sua casa. Deixe os alunos comentarem sobre os lugares percorridos,privilegie a verbalização dos alunos e permita o compartilhamento das experiências.Nesse momento os alunos devem refletir sobre o espaço para localizar os pontos de referência essenciais para compor seu o mapa.

  • O professor deverá após a aula expor os trabalhos dos alunos para a apreciação dos colegas e verificação dos diversos trajetos feitos pela turma.

Observação: Na atividade complementar “DESAFIO” a exposição do trabalho deverá ser feita no plano (em carteiras ou mesas).

Propósito: Aplicar os conceitos trabalhados na aula.

Discuta com a turma:

  • Quem consegue imaginar o trajeto percorrido da escola até a sua casa?
  • Vamos imaginar mentalmente esse caminho?
  • Será que todos passam pelos mesmos lugares em seu trajeto ?
  • Existem pontos em comum?
  • Os lugares descritos por vocês são reais ?No mapa eles podem ser imaginários? Porquê?

Materiais complementares para impressão:

Atividade de Raio X

Resolução do Raio X

Atividade Complementar

Resolução da Atividade Complementar

Referências bibliográficas:

Brasil. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Geometria / Ministério da Educação. – Brasília: MEC/SEB, 2014.

Guerreiro, Ana Lúcia Araújo. Alfabetização e letramento cartográfico na geografia escolar. São Paulo: Edições SM, 2012.- (Somos Mestres).

SIMIELLl,M. Primeiros mapas.São Paulo:Anglo,2011.

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Ana Carla Thomaz Meira

Mentor: Daniela Pannuti

Especialista de área: Pricilla Cerqueira

Habilidade da BNCC

(EF03MA12) Descrever e representar ,por meio de esboços e trajetos ou utilizando croquis e maquetes, a movimentação de pessoas ou objetos no espaço, incluindo mudanças de direção e sentido, com base em diferentes pontos de referência.

Objetivos específico:

Desenvolver a observação do espaço descrevendo  e representando  trajetos  do seu cotidiano.

Conceito-chave

Observação do espaço levando em consideração pontos de referência essenciais.

Recursos necessários:

  • Folha de papel A4 branca;
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.
  • Papel pardo para registro das discussões e futuras consultas.

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

AULAS DESSA UNIDADE:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes