Atividade principal
Plano de Aula
Plano de aula: Reconhecer os sinais de associação.
Plano 2 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Problematizando as expressões numéricas
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Juliana de Lima Gregorutti
Mentor: Carla Simone de Albuquerque
Especialista de área: Sandra Regina Correa Amorim
Objetivo específico
- Reconhecer e explorar os sinais de associação em escritas aritméticas.
Conceito-chave
- Sinal de Associação.
- Ordem de resolução nas expressões.
Recursos necessários
- Lápis, papel e atividades impressas (ou confeccionadas).
Habilidades BNCC:
Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Retomada
Tempo previsto: 7 minutos (Slides 3, 4 e 5)
Orientações: Mostre o slide para os alunos e questione-os se eles compreendem a ideia da utilização dos sinais de associação, a seguir, coletivamente, discuta o que acontece quando desejamos determinar a ordem de resolução de uma expressão (devemos utilizar os sinais de associação).
Propósito: Retomar o significado do sinal de associação em escritas aritméticas.
Discuta com a turma:
- O que acontece com a expressão matemática quando utilizo os sinais de associação?
Retomada
Tempo previsto: 7 minutos (Slides 3, 4 e 5)
Orientações: Mostre o slide para os alunos e questione-os se eles compreendem a ideia da utilização dos sinais de associação, a seguir, coletivamente, discuta o que acontece quando desejamos determinar a ordem de resolução de uma expressão (devemos utilizar os sinais de associação).
Propósito: Retomar o significado do sinal de associação em escritas aritméticas.
Discuta com a turma:
- O que acontece com a expressão matemática quando utilizo os sinais de associação?
Retomada
Tempo previsto: 7 minutos (Slides 3, 4 e 5)
Orientações: Mostre o slide para os alunos e questione-os se eles compreendem a ideia da utilização dos sinais de associação, a seguir, coletivamente, discuta o que acontece quando desejamos determinar a ordem de resolução de uma expressão (devemos utilizar os sinais de associação).
Propósito: Retomar o significado do sinal de associação em escritas aritméticas.
Discuta com a turma:
- O que acontece com a expressão matemática quando utilizo os sinais de associação?
Atividade principal
Tempo sugerido: 20 minutos. (Slides 6 e 7)
Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem, utilizando a estratégia que julgarem adequada. Em seguida, deixe que discutam com um colega suas soluções e modos de representar a atividade. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram. Utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos as formas e possibilidades de resolução da atividade.
Propósito: Fazer com que os alunos explorem e reconheçam os significados de associação em escrita aritmética.
Discuta com a turma:
- Quais as possíveis escritas aritméticas para cada uma das expressões com a utilização do sinal de associação?
- A resolução das expressões será a mesma para qualquer uma das utilizações do sinal de associação?
- Há alguma relação entre a utilização dos sinais de associação e a ordem da resolução das operações?
- Qual é a importância de utilizar os sinais de associação nas escritas aritméticas?
Materiais Complementares:
Resolução da atividade principal
Atividade
Tempo sugerido: 20 minutos. (Slides 6 e 7)
Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem, utilizando a estratégia que julgarem adequada. Em seguida, deixe que discutam com um colega suas soluções e modos de representar a atividade. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram. Utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos as formas e possibilidades de resolução da atividade.
Propósito: Fazer com que os alunos explorem e reconheçam os significados de associação em escrita aritmética.
Discuta com a turma:
- Quais as possíveis escritas aritméticas para cada uma das expressões com a utilização do sinal de associação?
- A resolução das expressões será a mesma para qualquer uma das utilizações do sinal de associação?
- Há alguma relação entre a utilização dos sinais de associação e a ordem da resolução das operações?
- Qual é a importância de utilizar os sinais de associação nas escritas aritméticas?
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 12 minutos. (Slides 8, 9, 10 e 11)
Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Nela, os alunos irão ver o passo a passo de como refletimos sobre o problema, levantamos algumas hipóteses e testamos essas hipóteses, as quais validamos algumas, e descartamos outras. Nesse processo de tentativa e erro, podemos observar podemos utilizar os sinais de associação, e assim verificar que podemos determinar a ordem da resolução de uma expressão.
Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas até o momento.
Discuta com a turma:
- Por que a aluna Mônica insiste em dizer para as colegas utilizarem o sinal de associação nas expressões?
- Por que cada aluna encontrou um valor para a solução? (Enfatizar a ideia da utilização dos sinais de associação, bem como sua importância para a ordem da resolução das expressões)
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 12 minutos. (Slides 8, 9, 10 e 11)
Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Nela, os alunos irão ver o passo a passo de como refletimos sobre o problema, levantamos algumas hipóteses e testamos essas hipóteses, as quais validamos algumas, e descartamos outras. Nesse processo de tentativa e erro, podemos observar podemos utilizar os sinais de associação, e assim verificar que podemos determinar a ordem da resolução de uma expressão.
Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas até o momento.
Discuta com a turma:
- Por que a aluna Mônica insiste em dizer para as colegas utilizarem o sinal de associação nas expressões?
- Por que cada aluna encontrou um valor para a solução ? (Enfatizar a ideia da utilização dos sinais de associação, bem como sua importância para a ordem da resolução das expressões)
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 12 minutos. (Slides 8, 9, 10 e 11)
Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Nela, os alunos irão ver o passo a passo de como refletimos sobre o problema, levantamos algumas hipóteses e testamos essas hipóteses, as quais validamos algumas, e descartamos outras. Nesse processo de tentativa e erro, podemos observar podemos utilizar os sinais de associação, e assim verificar que podemos determinar a ordem da resolução de uma expressão.
Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas até o momento.
Discuta com a turma:
- Por que a aluna Mônica insiste em dizer para as colegas utilizarem o sinal de associação nas expressões?
- Por que cada aluna encontrou um valor para a solução ? (Enfatizar a ideia da utilização dos sinais de associação, bem como sua importância para a ordem da resolução das expressões)
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 12 minutos. (Slides 8, 9, 10 e 11)
Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Nela, os alunos irão ver o passo a passo de como refletimos sobre o problema, levantamos algumas hipóteses e testamos essas hipóteses, as quais validamos algumas, e descartamos outras. Nesse processo de tentativa e erro, podemos observar podemos utilizar os sinais de associação, e assim verificar que podemos determinar a ordem da resolução de uma expressão.
Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas até o momento.
Discuta com a turma:
- Por que a aluna Mônica insiste em dizer para as colegas utilizarem o sinal de associação nas expressões?
- Por que cada aluna encontrou um valor para a solução ? (Enfatizar a ideia da utilização dos sinais de associação, bem como sua importância para a ordem da resolução das expressões)
Encerramento
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Encerre a atividade retomando com os estudantes a importância dos sinais de associação, e enfatize que ao utilizá-los podemos alterar a ordem da resolução das expressões matemáticas.
Propósito: Retomar os objetivos propostos para esta aula
Raio x
Tempo sugerido: 6 minutos
Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem, explorando a ideia da ordem de resolução nas expressões matemáticas, e os sinais de associação igualdade, em situações de adição, subtração, multiplicação e divisão. Circule para verificar como os alunos estão realizando as operações e as tentativas. O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um. No final, reserve um tempo para um debate coletivo registrando as soluções no quadro.
Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos em uma situação semelhante e, avaliar os conhecimentos de cada um a respeito do conceito em jogo.
Materiais Complementares:
Para os alunos
Para o professor
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
MAT6_10ALG02
Recursos
- Necessários: Caderno, lápis, borracha, meio de comunicação combinado com os alunos
- Opcionais: Google sala de aula, Meet
Para este plano, foque nas etapas Retomada e Raio X
Retomada
Professor(a), você pode realizar a Retomada deste plano com seus alunos seja em uma aula síncrona ou assíncrona. Disponibilize os dois primeiros slides desta etapa com os alunos para que eles possam pensar sobre a atividade. Verbalize ou envie em formato de texto o questionamento proposto no “Discuta com a turma” e solicite que os alunos enviem suas respostas em formato de texto ou imagem.
Discussão das soluções
Disponibilize o terceiro slide da Retomada, mantendo as discussões a partir do questionamento proposto no “Discuta com a turma”.
Raio X
Use a atividade proposta no Raio X como forma de ampliação das aprendizagens. Proponha uma roda de conversa com os alunos, explorando as ideias propostas no item “Orientações”. Utilize também, como forma de revisão e consolidação das aprendizagens, as atividades complementares.
Convite às famílias
A participação das famílias no processo de aprendizagem é de grande importância para o aluno. Porém, ressaltamos que os pais não são professores de matemática e muitos estão ocupados nessa fase com outras funções em casa. Peça às famílias que, oportunamente, auxiliem na leitura das comandas e no envio das soluções, conforme os combinados com o professor. É importante que as famílias acompanhem as atividades nos canais de comunicação estabelecidos entre vocês.
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Juliana de Lima Gregorutti
Mentor: Carla Simone de Albuquerque
Especialista de área: Sandra Regina Correa Amorim
Objetivo específico
- Reconhecer e explorar os sinais de associação em escritas aritméticas.
Conceito-chave
- Sinal de Associação.
- Ordem de resolução nas expressões.
Recursos necessários
- Lápis, papel e atividades impressas (ou confeccionadas).