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Plano de aula > Geografia > 8º ano > Formas de representação e pensamento espacial

Plano de aula - O mapa do efeito estufa

Plano de aula de Geografia com atividades para 8° ano do Fundamental sobre Discutir sobre a contribuição dos países da África e da América para a emissão de gases poluentes na atmosfera e a intensificação do efeito estufa

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Fabiana Machado Leal

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
WhatsApp ou e-mail

Valor trabalhado
Respeito ao ambiente e à própria coletividade

Apresentação do tema da aula
O objetivo desta aula é discutir a contribuição dos países da África e da América para a emissão de gases poluentes na atmosfera e a intensificação do efeito estufa, a partir da interpretação de anamorfoses. Caso a turma ainda não tenha um grupo, crie um no WhatsApp. A aula será organizada pelo aplicativo, mas você pode adaptá-la para o e-mail. Nesta aula, o respeito ao ambiente e à própria coletividade estará presente. Tempo estimado: 5 minutos.

Contextualização
Envie aos alunos a imagem disponível aqui. Grave um áudio e comente que a imagem mostra a liberação de gases poluentes em uma refinaria de petróleo em West Bountiful, no estado de Utah, nos Estados Unidos. Questione os alunos: “Qual o problema ambiental apresentado na imagem?”, incentive-os a participar pelo WhatsApp da turma. Tempo estimado: 5 minutos.

Problematização
Envie aos alunos os dois mapas disponíveis aqui (emissões históricas) e aqui (emissões em 2013). Grave um áudio e questione a turma quais são os países que mais emitem gases poluentes na atmosfera e contribuem para a intensificação do efeito estufa. Interprete as anamorfoses com eles. Sugira que os alunos anotem nos cadernos as principais informações observadas durante a interpretação das anamorfoses. Tempo estimado: 15 minutos.

Ação propositiva
Para iniciar a Ação propositiva, organize a turma em grupos de 4 alunos e explique que nesta etapa eles irão construir um mapa conceitual sobre o efeito estufa e a contribuição dos países da América e da África, a partir das discussões da aula e da análise das anamorfoses realizada na etapa anterior. Consulte o Plano de Aula, disponível aqui, para saber mais sobre os mapas conceituais. Tempo estimado: 50 minutos.

Sistematização
Após a realização da atividade da Ação propositiva, utilize o momento da Sistematização para que os grupos compartilhem ideias. Para tanto, solicite que enviem os mapas conceituais para o WhatsApp da turma. A intenção desta etapa é que os grupos vejam as demais produções, compartilhem ideias e observem o mesmo fenômeno sob outros pontos de vista. Aproveite o encerramento da aula para perguntar à turma sobre a experiência de elaborar um mapa conceitual do efeito estufa a partir das informações apreendidas das representações cartográficas. Tempo estimado: 20 minutos.

Convite às famílias
Convide os pais a lerem a reportagem sobre gases poluentes, disponível aqui. Assim, podem ajudar seus filhos na discussão sobre o tema.

Sugestão Enviada Por: Leandro Campelo


Código: GEO8_19UND03

(EF08GE19) Interpretar cartogramas, mapas esquemáticos (croquis) e anamorfoses geográficas com informações geográficas acerca da África e América.


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