GEO3_02UND03 - Ação Propositiva - Atividade com desenho
Plano de Aula
Plano de aula: Diversidade Cultural dos Grupos Sociais
Plano 3 de uma sequência de 4 planos. Veja todos os planos sobre Noções de elementos culturias da paisagem local.
Planeje suas aulas pelo Whatsapp!
Qualidade com economia de tempo
Aula
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF03GE02) de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Atividade impressa ou Folha de papel A4, lápis, lápis de cor, barbante, pregador de roupas.
Material complementar: Caso queira e possa fazer a impressão, o modelo para a atividade está disponível no link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/m9yq6A4D9g33ps7zZMJK5aFu9vDCEG8ZHspRJSSmWdxvwcySu5hs6b54pr7K/geo3-02und03-acao-propositiva-atividade-com-desenho.pdf
Para você saber mais:
A BNCC traz como uma de suas competências gerais o seguinte trecho: “Valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais e apropriar-se de conhecimentos e experiências que lhe possibilitem entender as relações próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade”, daí a importância do desenvolvimento da temática desta aula.
(Saiba mais em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/wp-content/uploads/2018/02/bncc-20dez-site.pdf, acesso em 07 de dezembro de 2018.) Vale ressaltar que diversidade pode ser compreendida como “a reunião de tudo aquilo que apresenta múltiplos aspectos e que se diferenciam entre si, como por exemplo a diversidade cultural, diversidade biológica, diversidade étnica, linguística, religiosa etc”. Este conceito pode ser consultado no endereço https://www.significados.com.br/diversidade/ Acesso em 05 de dezembro de 2018.
Tema da aula
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Projete, apresente no quadro ou oralmente o tema da aula para os alunos, e explique que na aula de hoje, vocês conversarão sobre a diversidade cultural dos grupos sociais existentes. Estimule os alunos com questões como:
- Vocês sabem o que é diversidade? O que você sabe sobre isso?
- Aqui na escola, nós somos todos iguais? Por que? (Nessa questão, você deve buscar abordar diferenças que envolvam o modo de vida dos alunos, de modo que fique claro que o que eles e suas familias fazem no cotidiano, é o que promove a diversidade social e as contribuições culturais para a população em geral. Desse modo, evita-se que a discussão não tenda às características físicas de cada um)
Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma
Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos
ACESSAR AGORA