16248
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para:   

Plano de aula - Diversidade Cultural dos Grupos Sociais

Plano de aula de Geografia com atividades para 3º ano do Fundamental sobre retratar características de vida própria para percepção da diversidade cultural na sala de aula e na sociedade

Plano 03 de 4 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Elisabeth Cristina Dantas De Araújo

 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF03GE02) de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Atividade impressa ou Folha de papel A4, lápis, lápis de cor, barbante, pregador de roupas.

Material complementar: Caso queira e possa fazer a impressão, o modelo para a atividade está disponível no link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/m9yq6A4D9g33ps7zZMJK5aFu9vDCEG8ZHspRJSSmWdxvwcySu5hs6b54pr7K/geo3-02und03-acao-propositiva-atividade-com-desenho.pdf

Para você saber mais:

A BNCC traz como uma de suas competências gerais o seguinte trecho: “Valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais e apropriar-se de conhecimentos e experiências que lhe possibilitem entender as relações próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade”, daí a importância do desenvolvimento da temática desta aula.

(Saiba mais em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/wp-content/uploads/2018/02/bncc-20dez-site.pdf, acesso em 07 de dezembro de 2018.) Vale ressaltar que diversidade pode ser compreendida como “a reunião de tudo aquilo que apresenta múltiplos aspectos e que se diferenciam entre si, como por exemplo a diversidade cultural, diversidade biológica, diversidade étnica, linguística, religiosa etc”. Este conceito pode ser consultado no endereço https://www.significados.com.br/diversidade/ Acesso em 05 de dezembro de 2018.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Projete, apresente no quadro ou oralmente o tema da aula para os alunos, e explique que na aula de hoje, vocês conversarão sobre a diversidade cultural dos grupos sociais existentes. Estimule os alunos com questões como:

  • Vocês sabem o que é diversidade? O que você sabe sobre isso?
  • Aqui na escola, nós somos todos iguais? Por que? (Nessa questão, você deve buscar abordar diferenças que envolvam o modo de vida dos alunos, de modo que fique claro que o que eles e suas familias fazem no cotidiano, é o que promove a diversidade social e as contribuições culturais para a população em geral. Desse modo, evita-se que a discussão não tenda às características físicas de cada um)

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Contextualize o tema da aula com o seguinte texto: As pessoas possuem estilos de vida diferentes, de acordo com a área que habitam, seus costumes, tradições e diversidade cultural. Por isso, nossas diferenças estão relacionadas com os lugares que temos relações de identidade a afetividade.

A partir dele, dialogue com os alunos sobre as diferenças que existem dentro da própria sala de aula, e como cada pessoa possui elementos específicos que as diferenciam umas das outras. Tais elementos não devem se ater às características pessoais físicas, mas sim de hábitos, costumes e tradições.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Proponha aos alunos questões iniciais para que eles possam refletir sobre o tema da aula. Uma sugestão de questão norteadora é: Nossas roupas, hábitos, costumes e estilos de vida são iguais? Por quê?

A partir das respostas dos alunos, incentive-os a perceber que, na sala de aula, os alunos possuem características diferentes, mas que isso não os torna desiguais enquanto seres humanos. Esclareça para eles que essas diferenças se expressam, sobretudo, a partir da nossa identificação com o nosso local de vivência, nossas experiências de vida e a relação que construímos com os grupos sociais que nos rodeiam, como a família, os colegas de brincadeiras na rua, assim como com as tradições culturais que herdamos dos nossos antepassados.

Ação Propositiva select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Entregue aos alunos a impressão da atividade, lápis e lápis de cor. Caso você não tenha como imprimir, entregue uma folha de papel A4 e escreva no quadro o enunciado da atividade, e peça que escrevam o nome deles na folha. Solicite aos alunos que, individualmente, produzam desenhos que retratem o seu próprio modo de vida. Para tanto, eles podem eleger hábitos, costumes e tradições que têm relação com os seus antepassados (avós, bisavós, tios). Ou seja, hábitos cotidianos que foram herdados a partir da cultura da sua própria família, tais como tipos de roupas usadas, alimentos que mais consome, atividades cotidianas em casa com a família, entre outros. Esclareça que o desenho é livre, e que os alunos podem também fazer pequenas histórias, caso desejem. Enquanto os alunos produzem os desenhos, busque o barbante e monte um “varal de produções” na sala de aula, para que os desenhos possam ser pendurados e apresentados pelos alunos.

Material Complementar: O modelo para a atividade está disponível no link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/m9yq6A4D9g33ps7zZMJK5aFu9vDCEG8ZHspRJSSmWdxvwcySu5hs6b54pr7K/geo3-02und03-acao-propositiva-atividade-com-desenho.pdf

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Solicite que os alunos tragam os desenhos até o varal para que possam ser pendurados. Em seguida, cada aluno pode apresentar o seu desenho e com isso, falar um pouco sobre os seus hábitos e tradições culturais herdados. Quando concluírem, provoque os alunos a pensarem sobre como são diferentes entre eles, mas que a escola e aquela sala de aula é um lugar comum a todos. Incentive os alunos a perceberem também a importância de ouvir a história do outro, para saber como os grupos sociais existentes podem ter trajetórias diferentes, e que devemos respeitar a todos, independentemente de sua cultura e do seu modo de vida.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF03GE02) de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Atividade impressa ou Folha de papel A4, lápis, lápis de cor, barbante, pregador de roupas.

Material complementar: Caso queira e possa fazer a impressão, o modelo para a atividade está disponível no link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/m9yq6A4D9g33ps7zZMJK5aFu9vDCEG8ZHspRJSSmWdxvwcySu5hs6b54pr7K/geo3-02und03-acao-propositiva-atividade-com-desenho.pdf

Para você saber mais:

A BNCC traz como uma de suas competências gerais o seguinte trecho: “Valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais e apropriar-se de conhecimentos e experiências que lhe possibilitem entender as relações próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade”, daí a importância do desenvolvimento da temática desta aula.

(Saiba mais em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/wp-content/uploads/2018/02/bncc-20dez-site.pdf, acesso em 07 de dezembro de 2018.) Vale ressaltar que diversidade pode ser compreendida como “a reunião de tudo aquilo que apresenta múltiplos aspectos e que se diferenciam entre si, como por exemplo a diversidade cultural, diversidade biológica, diversidade étnica, linguística, religiosa etc”. Este conceito pode ser consultado no endereço https://www.significados.com.br/diversidade/ Acesso em 05 de dezembro de 2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Projete, apresente no quadro ou oralmente o tema da aula para os alunos, e explique que na aula de hoje, vocês conversarão sobre a diversidade cultural dos grupos sociais existentes. Estimule os alunos com questões como:

  • Vocês sabem o que é diversidade? O que você sabe sobre isso?
  • Aqui na escola, nós somos todos iguais? Por que? (Nessa questão, você deve buscar abordar diferenças que envolvam o modo de vida dos alunos, de modo que fique claro que o que eles e suas familias fazem no cotidiano, é o que promove a diversidade social e as contribuições culturais para a população em geral. Desse modo, evita-se que a discussão não tenda às características físicas de cada um)

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Contextualize o tema da aula com o seguinte texto: As pessoas possuem estilos de vida diferentes, de acordo com a área que habitam, seus costumes, tradições e diversidade cultural. Por isso, nossas diferenças estão relacionadas com os lugares que temos relações de identidade a afetividade.

A partir dele, dialogue com os alunos sobre as diferenças que existem dentro da própria sala de aula, e como cada pessoa possui elementos específicos que as diferenciam umas das outras. Tais elementos não devem se ater às características pessoais físicas, mas sim de hábitos, costumes e tradições.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Proponha aos alunos questões iniciais para que eles possam refletir sobre o tema da aula. Uma sugestão de questão norteadora é: Nossas roupas, hábitos, costumes e estilos de vida são iguais? Por quê?

A partir das respostas dos alunos, incentive-os a perceber que, na sala de aula, os alunos possuem características diferentes, mas que isso não os torna desiguais enquanto seres humanos. Esclareça para eles que essas diferenças se expressam, sobretudo, a partir da nossa identificação com o nosso local de vivência, nossas experiências de vida e a relação que construímos com os grupos sociais que nos rodeiam, como a família, os colegas de brincadeiras na rua, assim como com as tradições culturais que herdamos dos nossos antepassados.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Entregue aos alunos a impressão da atividade, lápis e lápis de cor. Caso você não tenha como imprimir, entregue uma folha de papel A4 e escreva no quadro o enunciado da atividade, e peça que escrevam o nome deles na folha. Solicite aos alunos que, individualmente, produzam desenhos que retratem o seu próprio modo de vida. Para tanto, eles podem eleger hábitos, costumes e tradições que têm relação com os seus antepassados (avós, bisavós, tios). Ou seja, hábitos cotidianos que foram herdados a partir da cultura da sua própria família, tais como tipos de roupas usadas, alimentos que mais consome, atividades cotidianas em casa com a família, entre outros. Esclareça que o desenho é livre, e que os alunos podem também fazer pequenas histórias, caso desejem. Enquanto os alunos produzem os desenhos, busque o barbante e monte um “varal de produções” na sala de aula, para que os desenhos possam ser pendurados e apresentados pelos alunos.

Material Complementar: O modelo para a atividade está disponível no link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/m9yq6A4D9g33ps7zZMJK5aFu9vDCEG8ZHspRJSSmWdxvwcySu5hs6b54pr7K/geo3-02und03-acao-propositiva-atividade-com-desenho.pdf

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Solicite que os alunos tragam os desenhos até o varal para que possam ser pendurados. Em seguida, cada aluno pode apresentar o seu desenho e com isso, falar um pouco sobre os seus hábitos e tradições culturais herdados. Quando concluírem, provoque os alunos a pensarem sobre como são diferentes entre eles, mas que a escola e aquela sala de aula é um lugar comum a todos. Incentive os alunos a perceberem também a importância de ouvir a história do outro, para saber como os grupos sociais existentes podem ter trajetórias diferentes, e que devemos respeitar a todos, independentemente de sua cultura e do seu modo de vida.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE O sujeito e seu lugar no mundo do 3º ano :

MAIS AULAS DE Geografia do 3º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF03GE02 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano