10217
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 2º ano > Números

Plano de aula - Fatos básicos da adição

Plano de aula de Matemática com atividades para o 2º ano do Fundamental sobre fatos básicos da adição.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Maria Elena Roman de Oliveira Toledo

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano MAT2_04NUM01

Recursos:
Necessários: Algum meio de comunicação com os alunos que pode ser por meio de seus responsáveis (atividades impressas) ou pela internet (Google Classroom; WhatsApp; Meet; Zoom …); papel quadriculado; lápis de cor nas cores (natural, vermelho, verde claro, lilás, amarelo, verde escuro, preto, marrom, azul e laranja); tesoura.
Opcionais: Barrinhas Cuisenaire; LEM - UTFPR - CP - Material Cuisenaire.

Para este plano, foque nas etapas de Aquecimento e Atividade Principal. Se quiser ampliar as atividades com as barrinhas de Cuisenaire use o documento das atividades complementares em uma outra aula.

Aquecimento
O propósito dessa aula é oportunizar, mediante a utilização de material concreto, a exploração das diferentes possibilidades de composição do número 10.
Para isso os alunos deverão ter um conjunto de barras da Escala Cuisinaire. Você pode disponibilizar impresso para que eles recortem, ou encaminhar pela internet e pedir que imprimam e depois recortem as peças. Se não houver essas possibilidades, proponha que eles façam usando papel quadriculado, que pode ser uma folha de caderno de matemática. Você pode enviar as instruções para eles usando as imagens do slide 2, ou o link do vídeo sugerido nos recursos, pelo meio de comunicação que você tiver. Para isso eles precisarão de tiras de papel quadriculado feitas com as seguintes medidas e cores:
1 peça de 1 x 1 x 1 (natural); 13 peças 1 x 1 x 2 (vermelho); 7 peças 1 x 1 x 3 (verde claro); 6 peças 1 x 1 x 4 (lilás); 5 peças 1 x 1 x 5 (amarelo); 4 peças 1 x 1 x 6 (verde escuro); 5 peças 1 x 1 x 7 (preto); 5 peças 1 x 1 x 8 (marrom); 4 peças 1 x 1 x 9 (azul); 4 peças 1 x 1 x 10 (laranja). os alunos poderão usar como medida os próprios quadradinhos do papel.
Depois que eles tiverem o material confeccionado convide-os a observar a relação entre as cores e as quantidades de quadradinhos representadas. Oriente-os que manipularem à vontade. Incentive-os a buscarem equivalências entre as barrinhas com perguntas do tipo:
     - De quantas barrinhas brancas eu preciso para formar uma barrinha vermelha?
     - De quantas barrinhas vermelhas eu preciso para formar uma barrinha azul?

Atividade principal
Apresente a atividade principal que está no slide 3 e peça que os alunos leiam a atividade e a realizem, utilizando a Escala de Cuisenaire. Em seguida, peça que discutam com um colega via whtasApp, (se for possivel), suas soluções e modos de representar a atividade. Peça que registrem, na folha quadriculada uma maneira diferente adotada pelo colega e que escrevam o nome do colega. Para isso, faça perguntas do tipo:
     - Como você escolheu a primeira barrinha para representar o número?
     - Como você analisou as outras opções para completar o número?
     - Por que fez essas e não outras escolhas?

Discussão das soluções
Disponibilize um tempo para que as duplas compartilhem o que discutiram. Use os slides 4 à 8 e apresente as soluções que forem diferentes as que os seus alunos apresentaram. Observe se todas as possibilidades foram contempladas. Se houver alguma que não foi, ressalte-a. Se você não puder fazer a discussão das possibilidades de composição do número 10 com a turma, reúna em um documento todas as possibilidades e encaminhe junto com a devolutiva da tarefa deles, que pode ser impressa, ou na página do Google Classroom.

Sistematização e encerramento
Sistematize a linguagem matemática como forma de representação das diferentes composições do número 10. Apresente, para os alunos, as representações utilizando os símbolos matemáticos de “=” e “+”. Use o texto dos slides 10, 11 e 12. Você pode compartilhar as imagens pelo grupo de whatsApp, ou encaminhar impresso junto com a devolutiva da tarefa de cada um.

Raio X
O Raio X é um momento para você verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos numa situação semelhante e avaliar a aprendizagem de cada um a respeito da composição de um número pela adição de diferentes parcelas. Você pode enviar a imagem do slide 13 e pedir que realizem e depois encaminhem a resposta para você, pode postar na sua página no Google Classroom, ou ainda pode entregar a atividade impressa. Peça que leiam a atividade e a realizem utilizando as barrinhas da Escala de Cuisenaire.

Convite às famílias
Envie um pequeno texto aos responsáveis dos alunos, explicando o objetivo de aprendizagem esperado com a realização das atividades. Você pode também gravar um áudio e enviar no grupo de WhatsApp, se esse for seu caso de comunicação com os familiares. Aproveite e dê sugestões de envolvimento dos familiares na realização das atividades e peça apoio quanto a preparação do material que será utilizado.

Sugestão Enviada Por: Eliane Zanin


Código: MAT2_04NUM01

(EF02MA05) Construir fatos básicos da adição e subtração e utilizá-los no cálculo mental ou escrito.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Números do 2º ano:

Com o plano de aula sobre números, os alunos aprendem leitura, escrita e comparação de números de até três algarismos, utilização de contagens de 2 em 2, 5 em 5 e 10 em 10 no cálculo mental de adição e subtração, criação de estratégias pessoais e uso de algoritmos para cálculo e resolução de problemas envolvendo adição, subtração e multiplicação por 2 e 3, dobro e triplo, metade, terça parte e representação na reta numerada.

MAIS AULAS DE Matemática do 2º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas