Infográfico sobre a hierarquia clerical
Plano de Aula
Plano de aula: Igreja e cultura na Idade Média
Plano 1 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Religião cristã e cultura medieval
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF06HI18) de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Cópias impressas (ou projeção) do infográfico, instruções e questões indicadas no contexto, problematização e sistematização; Cópias impressas (ou manuscrita) do material da problematização.
Material complementar:
Contexto:
Este infográfico esquematiza resumidamente a estrutura do clero na Idade Média. A divisão contempla o papa (chefe da Igreja Católica), o monge (representante do clero regular que obedecia a regras de conduta), o bispo e o padre (representantes do clero secular - do latim saeculum que significa mundo - que mantinham um contato mais direto com as populações).
Problematização:
Monge e iluminura
As imagens e os fragmentos de texto inseridos neste documento referem-se ao trabalho dos monges copistas que dedicavam-se a manutenção da cultura clássica e a produção de novas obras, além da iluminura, típico trabalho artístico presente nos livros medievais e feito por estes religiosos.
Arquitetura Duomo de Milão
A Duomo de Milão é uma das maiores catedrais góticas do mundo e foi toda construída em mármore. As imagens presentes neste documento contemplam o exterior e interior deste edifício. Além das imagens da Duomo há ainda fragmentos de texto que abordam a arquitetura e significado das catedrais.
Mapa conceitual monge e iluminura https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/8eD86RTwQAaAcDZh5SH9DCaehaqPJFs3YDhd7uzDGFk7XenR4ngHhWWRvunc/his6-18und01-resolucao-mapa-conceitual-monge-e-iluminura.pdf
Mapa conceitual arquitetura
Para você saber mais:
https://brasilescola.uol.com.br/historiag/idade-media.htm (Acesso em 28 de fevereiro de 2019)
Este link resume os principais acontecimentos ocorridos durante a Idade Média, fornecendo uma visão panorâmica acerca deste período.
http://www.letras.ufrj.br/veralima/historia_arte/Hilario-Franco-Jr-A-Idade-Media-PDF.pdf (Acesso em 28 de fevereiro de 2019)
Neste link é possível baixar a obra do medievalista Hilário Franco Júnior que aborda, na introdução, as diferentes formas pelas quais a Idade Média foi entendida ao longo do tempo.
https://www.youtube.com/watch?v=-93VPkH4Xvo (Acesso em 28 de fevereiro de 2019)
Vídeo que explica os conceitos de clero regular e clero secular.
https://brasilescola.uol.com.br/historiag/o-clero.htm (Acesso em 28 de fevereiro de 2019)
Este link contém explicações básicas acerca das divisões do clero durante a Idade Média fornecendo informações acerca dos trabalhos desempenhados por cada segmento clerical.
https://ensinarhistoriajoelza.com.br/iluminuras-medievais/
Este link resume o processo de feitura das iluminuras medievais, citando os materiais utilizados pelos monges, tais como os tipos de papéis e tintas. (Acesso em 28 de fevereiro de 2019)
http://www.milaonasmaos.it/o-duomo-de-milao/ (Acesso em 28 de fevereiro de 2019)
Informações acerca da Duomo de Milão que será analisada na atividade da problematização.
https://educador.brasilescola.uol.com.br/trabalho-docente/mapas.htm (Acesso em 28 de fevereiro de 2019)
Pequeno artigo sobre as principais características dos mapas conceituais e sua importância na sala de aula.
https://manualdasecretaria.com.br/mapa-mental/ (Acesso em 28 de fevereiro de 2019)
Este link contém informações que mostram como o mapa mental pode ser aplicado em sala de aula, além de dar o passo a passo de sua construção, fornecendo ainda dicas de aplicativos que fazem este tipo de esquema.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Projete, escreva no quadro ou leia o objetivo da aula para a turma. É muito importante começar com a apresentação do objetivo para que os estudantes entendam o que farão e compreendam onde se quer chegar ao fim da aula. Contudo, tome cuidado para, ao fazer isso, não antecipar respostas. É necessário sempre garantir que os alunos construam o raciocínio por conta própria.
Sobre o termo “medievo” é importante esclarecer aos estudantes que este período teve início no ano de 476 (pós queda do Império Romano) terminando apenas em 1453. Desta forma espera-se que eles tenham uma dimensão acerca da influência da Igreja Católica durante todo este tempo.
Tradicionalmente a periodização da Idade Média tem como marcos os anos de 476-1453, estando ainda presente nos livros didáticos e principais vestibulares do país. Contudo, esta datação é alvo de controvérsias e existem muitos pesquisadores que a questionam, bem como a própria visão dada ao período. No link “Para você saber mais” sugerimos uma leitura relacionada a este assunto.
Para você saber mais:
https://brasilescola.uol.com.br/historiag/idade-media.htm (Acesso em 28 de fevereiro de 2019)
Este link resume os principais acontecimentos ocorridos durante a Idade Média, fornecendo uma visão panorâmica acerca deste período.
http://www.letras.ufrj.br/veralima/historia_arte/Hilario-Franco-Jr-A-Idade-Media-PDF.pdf (Acesso em 28 de fevereiro de 2019)
Neste link é possível baixar a obra do medievalista Hilário Franco Júnior que aborda, na introdução, as diferentes formas pelas quais a Idade Média foi entendida ao longo do tempo.
Contexto
Orientações: Projete, imprima ou escreva no quadro a questão e peça para que um aluno leia para a sala. Estimule os alunos a lembrarem da existência de objetos e construções religiosas que estão em nosso cotidiano, tais como paróquias e igrejas no centro das cidades, da presença de estátuas religiosas na entrada de alguns locais, da inúmera quantidade de santos que são devotados pelos brasileiros, além dos padroeiros em cada município. Lance as seguintes questões para o encaminhamento da discussão:
- Vocês possuem algum objeto religioso em casa (estátua de santo, rosário, bíblia, etc)?
- Em nossa cidade existem igrejas católicas?
- Qual o padroeiro da sua cidade?
Conduza a discussão deixando que os alunos manifestem suas opiniões. Interfira apenas para lançar novos questionamentos que os façam pensar na influência que a Igreja Católica ainda exerce na sociedade. Para alimentar o debate, ainda instigue os alunos a lembrarem de expressões religiosas que costumamos dizer em nosso dia a dia (“Graças a Deus” - mediante uma boa notícia -, “Nossa Senhora!” ou “Jesus!” - para admiração ou espanto -, “Foi Deus que quis assim” - para justificar situações difíceis, etc) ou ainda frases religiosas na traseira de caminhões (“Dirigido por mim, guiado por Deus”, “Muitos me seguem, mas só Deus me acompanha”) ou em postagens de rede social (“Não diga a Deus que você tem um grande problema. Diga ao problema que você tem um grande Deus”).
Contexto
Orientações: Projete ou imprima o infográfico (é importante que este esquema fique visível também durante a próxima questão que será discutida no contexto). O infográfico está disponível aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/AF6He73HEeCWdsKFR7UcdnYmWTnjUFqCZEzY6b2QtMqZJE9CZPzhu2BxhtaN/his6-18und01-infografico-sobre-a-hierarquia-clerical.pdf. Faça uma leitura compartilhada com os alunos.
Complemente as informações do esquema reforçando que o clero regular obedecia a regras de conduta e se mantinha mais afastado do povo tendo como uma de suas atividades principais a produção de conhecimento. Já o clero secular exercia suas atividades tendo uma maior proximidade com a população estabelecendo-se, sobretudo, nos centros urbanos. É importante reforçar que a Igreja influenciava a cultura e educação no período medieval.
Não é necessário fornecer muitas informações complementares acerca do clero medieval, haja vista que a intenção será apenas um breve reconhecimento de algumas figuras integrantes do clero para que posteriormente o aluno possa verificar a existência das mesmas na atualidade.
O infográfico poderá ser projetado, impresso em preto e branco ou colorido.
Para você saber mais:
https://www.youtube.com/watch?v=-93VPkH4Xvo (Acesso em 28 de fevereiro de 2019)
Vídeo que explica os conceitos de clero regular e clero secular.
https://brasilescola.uol.com.br/historiag/o-clero.htm (Acesso em 28 de fevereiro de 2019)
Este link contém explicações básicas acerca das divisões do clero durante a Idade Média fornecendo informações acerca dos trabalhos desempenhados por cada segmento clerical.
Imagens disponíveis em:
Wikicommons. Disponível em:https://commons.wikimedia.org/wiki/Papae#/media/File:John22.jpg. Acesso em 06 de novembro de 2018.
Wikicommons. Disponível em:https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Medieval_Priest,_Friar,_or_Monk_(4).JPG. Acesso em 06 de novembro de 2018.
Wikicommons. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Chiesa_di_Santa_Maria_della_Visitazione_(degli_Artigianelli)_Il_vescovo_a_sinistra.jpg. Acesso em 06 de novembro de 2018.
Contexto
Orientações: Projete, imprima ou escreva no quadro a questão e peça para que um aluno leia para a sala. A partir das informações do infográfico, os alunos devem identificar que alguns membros do clero medieval apresentados anteriormente ainda existem na sociedade atual desempenhando diversos papéis. Alimente a discussão lançando outras perguntas aos alunos, tais como:
- Qual é a função de um papa?
- Como vocês acham que é a vida cotidiana de um monge?
- Quais as atividades desempenhadas por um padre (casamentos, batismos, missas,etc)?
Conduza a discussão deixando que os alunos manifestem suas opiniões. Interfira apenas para lançar novos questionamentos, tais como : Vocês acreditam que os membros do clero em nossa atualidade ainda tem as mesmas funções do clero medieval, como estudar grande parte do dia ou dedicar-se a pensar em inventos? Vocês conhecem algum membro da Igreja na atualidade que tenha inventado algo?.
Interfira apenas para corrigir alguma informação errônea acerca dos papéis desempenhados pelo clero atual.
Problematização
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientações: Para otimização do tempo e organização da atividade, projete o slide, imprima ou escreva no quadro as regras abaixo deixando clara as etapas para os estudantes:
- Formem trios ou quartetos;
- Vocês receberão duas imagens para analisar e um trecho de texto;
- A partir da análise das imagens e do texto, sigam as instruções do mapa conceitual, preenchendo-o;
- Esta etapa tem apenas dez minutos
Link das imagens:
Link do mapa conceitual:
Circule pelos grupos para esclarecer possíveis dúvidas e complementar alguma informação que julgar pertinente. Durante a análise da iluminura é interessante reforçar que eram os monges os responsáveis por fazer este trabalho. É possível citar os tipos de materiais utilizados por estes religiosos para a confecção destes manuscritos (consulte os links indicados no “Para você saber mais”).
O mapa conceitual poderá ser impresso em preto e branco ou colorido. Com relação às imagens, recomenda-se que sejam impressas em cores. Caso sua escola não tenha os recursos audiovisuais ou equipamentos para reprodução do material, prepare antecipadamente as questões do mapa conceitual em folhas sulfites ou almaço para distribuir aos alunos.
Para você saber mais:
https://ensinarhistoriajoelza.com.br/iluminuras-medievais/ (Acesso em 28 de fevereiro de 2019)
Este link resume o processo de feitura das iluminuras medievais, citando os materiais utilizados pelos monges, tais como os tipos de papéis e tintas.
https://educador.brasilescola.uol.com.br/trabalho-docente/mapas.htm (Acesso em 28 de fevereiro de 2019)
Artigo sobre as principais características dos mapas conceituais e sua importância na sala de aula.
Problematização
Orientações: Para otimização do seu tempo de aula e organização da atividade, antes de terminar os dez minutos iniciais da problematização, projete, imprima ou destaque no quadro as novas regras do slide para a continuidade da atividade. Depois de terminada a primeira etapa da problematização, faça uma leitura compartilhada das novas instruções. Informe aos estudantes que esta etapa também tem a duração de dez minutos.
Entregue aos grupos as novas imagens e o fragmento de texto (Arquitetura Duomo de Milão) juntamente com o mapa conceitual referente a ela (mapa conceitual arquitetura). Leia as novas instruções e oriente os alunos para que analisem as imagens e o texto seguindo aquilo que foi solicitado no mapa conceitual.
Link das imagens:
Link do mapa conceitual:
Circule pelos grupos para esclarecer possíveis dúvidas e complementar alguma informação que julgar pertinente.
Ao final da problematização cada grupo deverá ter dois mapas conceituais e os fragmentos de texto analisados através da resolução do mapa conceitual. Espera-se que as atividades propostas conduzam os alunos a reconhecerem a influência da Igreja no âmbito da educação e cultura da Idade Média através do trabalho dos monges copistas e da arquitetura das grandes catedrais.
Como adequar à sua realidade: O mapa conceitual poderá ser impresso colorido ou preto e branco. Com relação às imagens, recomenda-se que sejam impressas em cores. Caso sua escola não tenha os recursos audiovisuais ou equipamentos para reprodução do material, prepare antecipadamente as questões do mapa conceitual em folhas sulfites ou almaço para distribuir aos alunos.
Para você saber mais:
http://www.milaonasmaos.it/o-duomo-de-milao/ (Acesso em 28 de fevereiro de 2019)
Informações acerca da Duomo de Milão que será analisada na atividade da problematização.
Sistematização
Tempo sugerido: 13 minutos
Orientações: Projete, imprima ou escreva no quadro o comando acima e faça uma leitura compartilhada com a sala.
Nesta etapa solicite que cada grupo apresente algumas das respostas escritas no mapa conceitual. Desta forma, todos compartilharão as suas considerações e possíveis dúvidas sobre a análise das imagens. O compartilhamento das respostas não deve ultrapassar cinco minutos.
Sistematização
Orientações: Projete, imprima ou escreva no quadro o comando acima. Faça uma leitura compartilhada com a sala.
Enquanto os grupos fazem a tarefa solicitada (pensar em duas palavras de acordo com o tema dado) esquematize o mapa mental na lousa. Coloque o tema no centro do mapa (“A contribuição cultural do clero na Idade Média”) e desenhe linhas saindo do mesmo (serão nestas linhas que os alunos escreverão as palavras escolhidas pelo grupo).
Chame um representante de cada grupo para escrever as palavras escolhidas no mapa mental. Faça isso com todos os grupos. Ao final, o mapa mental estará formado e, para a finalização da aula, conduza uma leitura coletiva de todas as palavras.
Espera-se que com esta atividade os alunos possam concretizar seus entendimentos acerca da contribuição do clero medieval para a cultura do período.
Para você saber mais:
https://manualdasecretaria.com.br/mapa-mental/ (Acesso em 28 de fevereiro de 2019)
Este link contém informações que mostram como o mapa mental pode ser aplicado em sala de aula, além de dar o passo a passo de sua construção, fornecendo ainda dicas de aplicativos que fazem este tipo de esquema.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: fontes históricas (em PDF, print ou link), Whatsapp, E-mail ou Google sala de aula.
- Optativas: Hangouts, Mentimeter, Padlet, Editor de foto do celular, Canva.
Contexto
O objetivo desta aula é compreender a importância da Igreja Católica na produção de conhecimento ao longo do medievo.
Para desenvolvê-la com os seus alunos, você poderá trabalhar de forma:
- Assíncrona, disponibilizando por meio do Whatsapp, e-mail ou Google sala de aula (veja como usá-lo aqui), os materiais e orientações necessários. As devolutivas dos alunos podem ocorrer da mesma forma ou com agendamento de um momento síncrono.
- Síncrona, apresentando os materiais (projetando-os na tela) e orientações enquanto realiza uma videoconferência por meio do Hangouts (veja aqui como criar uma reunião online).
Inicie a aula estimulando os alunos a pensarem sobre as influências religiosas católicas que vemos no dia a dia, independentemente de crenças particulares. Disponibilize o infográfico e proponha que reflitam:
- Em nosso dia a dia, é comum ver referências à Igreja Católica, como santos, rosário, bíblias, igrejas e expressões religiosas, como “Jesus!”?
- Você sabe a função destes religiosos? É comum ver referências a eles hoje?
Para promover a interação entre a turma, organizem, se possível, uma enquete no Mentimeter com quais expressões religiosas eles mais escutam no dia a dia (veja como usar aqui - ative a tradução da página).
Problematização
Convide-os a refletirem sobre a influência da Igreja Católica em outros aspectos cotidianos. Disponibilize aos alunos as imagens e trecho de texto do documento. Oriente-os a realizarem uma observação e leitura atentas, identificando quem são os personagens retratados e suas funções. A partir disso, deverão preencher o modelo de mapa conceitual, que pode ser feito no caderno ou em murais virtuais colaborativos, como o Padlet (veja aqui como usá-lo).
Sistematização
Oriente-os a relembrarem sobre a estrutura da sociedade medieval. Para ajudá-los, disponibilize: imagem de uma pirâmide social feudal. Com base nos aprendizados da aula, devem elaborar um possível diálogo, contando porque cabia aos religiosos católicos, e não aos nobres ou camponeses, o trabalho de cópia manual dos livros. Dê opções de como realizá-lo: desenho e escrita manual, inserção de balões de fala ou produção de meme a partir da própria imagem (podem ser feitas com os Editores de foto dos celulares ou usando o Canva - veja como: aqui ou aqui) ou com gravações de áudios ou vídeos.
Convite às famílias
Conheçam sobre outros aspectos da cultura medieval, assistindo juntos ao interessante vídeo educativo: Cultura na Idade Média. Tempo de Estudar História - YouTube. 26 mar. 2018. Disponível aqui. Acesso em: 25/06/2020.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Juliana Fiorot
Mentor: Luis Felipe Nóbrega
Especialista: Guilherme Moerbeck
Assessor pedagógico: Oldimar Cardoso
Ano: 6º ano do Ensino Fundamental
Unidade temática: Trabalho e formas de organização social e cultural
Objeto (s) de conhecimento: O papel da religião cristã, dos mosteiros e da cultura na Idade Média
Habilidade(s) da BNCC: (EF06HI18) Analisar o papel da religião cristã na cultura e nos modos de organização social no período medieval.
Palavras Chave: Igreja Católica; Clero; Cultura
Curso sobre Educação Antirracista
Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP
COMEÇAR AGORA