16231
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > História > 6º ano > Trabalho e formas de organização social e cultural

Plano de aula - Igreja e cultura na Idade Média

Plano de aula de História com atividades para 6º ano do EF sobre Igreja e cultura na Idade Média

Plano 01 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Juliana Bardella Fiorot

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF06HI18) de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Cópias impressas (ou projeção) do infográfico, instruções e questões indicadas no contexto, problematização e sistematização; Cópias impressas (ou manuscrita) do material da problematização.

Material complementar:

Contexto:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/AF6He73HEeCWdsKFR7UcdnYmWTnjUFqCZEzY6b2QtMqZJE9CZPzhu2BxhtaN/his6-18und01-infografico-sobre-a-hierarquia-clerical.pdf

Este infográfico esquematiza resumidamente a estrutura do clero na Idade Média. A divisão contempla o papa (chefe da Igreja Católica), o monge (representante do clero regular que obedecia a regras de conduta), o bispo e o padre (representantes do clero secular - do latim saeculum que significa mundo - que mantinham um contato mais direto com as populações).

Problematização:

Monge e iluminura

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/UkjnCKuyKEpHxjwJgZGZGWqsepGMd44zsyPEHvnD9f2X7X52Uj7kXhD8y7eg/his6-18und01-monge-e-iluminura.pdf

As imagens e os fragmentos de texto inseridos neste documento referem-se ao trabalho dos monges copistas que dedicavam-se a manutenção da cultura clássica e a produção de novas obras, além da iluminura, típico trabalho artístico presente nos livros medievais e feito por estes religiosos.

Arquitetura Duomo de Milão

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/eXmNEh9EkKacRjpn9qvV3cARweu6jNCw8Ygv3Us75JAYEKYT7ZsgBRAptvN9/his6-18und01-arquitetura-duomo-de-milao.pdf

A Duomo de Milão é uma das maiores catedrais góticas do mundo e foi toda construída em mármore. As imagens presentes neste documento contemplam o exterior e interior deste edifício. Além das imagens da Duomo há ainda fragmentos de texto que abordam a arquitetura e significado das catedrais.

Mapa conceitual monge e iluminura https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/8eD86RTwQAaAcDZh5SH9DCaehaqPJFs3YDhd7uzDGFk7XenR4ngHhWWRvunc/his6-18und01-resolucao-mapa-conceitual-monge-e-iluminura.pdf

Mapa conceitual arquitetura

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/EjHMuZS2he3uYG3z84agrEE5ekVwdKhBJvq8aVzASGZJUQDfMFG3PKQmRxKA/his6-18und01-resolucao-mapa-conceitual-arquitetura.pdf

Para você saber mais:

https://brasilescola.uol.com.br/historiag/idade-media.htm (Acesso em 28 de fevereiro de 2019)

Este link resume os principais acontecimentos ocorridos durante a Idade Média, fornecendo uma visão panorâmica acerca deste período.

http://www.letras.ufrj.br/veralima/historia_arte/Hilario-Franco-Jr-A-Idade-Media-PDF.pdf (Acesso em 28 de fevereiro de 2019)

Neste link é possível baixar a obra do medievalista Hilário Franco Júnior que aborda, na introdução, as diferentes formas pelas quais a Idade Média foi entendida ao longo do tempo.

https://www.youtube.com/watch?v=-93VPkH4Xvo (Acesso em 28 de fevereiro de 2019)

Vídeo que explica os conceitos de clero regular e clero secular.

https://brasilescola.uol.com.br/historiag/o-clero.htm (Acesso em 28 de fevereiro de 2019)

Este link contém explicações básicas acerca das divisões do clero durante a Idade Média fornecendo informações acerca dos trabalhos desempenhados por cada segmento clerical.

https://ensinarhistoriajoelza.com.br/iluminuras-medievais/

Este link resume o processo de feitura das iluminuras medievais, citando os materiais utilizados pelos monges, tais como os tipos de papéis e tintas. (Acesso em 28 de fevereiro de 2019)

http://www.milaonasmaos.it/o-duomo-de-milao/ (Acesso em 28 de fevereiro de 2019)

Informações acerca da Duomo de Milão que será analisada na atividade da problematização.

https://educador.brasilescola.uol.com.br/trabalho-docente/mapas.htm (Acesso em 28 de fevereiro de 2019)

Pequeno artigo sobre as principais características dos mapas conceituais e sua importância na sala de aula.

https://manualdasecretaria.com.br/mapa-mental/ (Acesso em 28 de fevereiro de 2019)

Este link contém informações que mostram como o mapa mental pode ser aplicado em sala de aula, além de dar o passo a passo de sua construção, fornecendo ainda dicas de aplicativos que fazem este tipo de esquema.

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Projete, escreva no quadro ou leia o objetivo da aula para a turma. É muito importante começar com a apresentação do objetivo para que os estudantes entendam o que farão e compreendam onde se quer chegar ao fim da aula. Contudo, tome cuidado para, ao fazer isso, não antecipar respostas. É necessário sempre garantir que os alunos construam o raciocínio por conta própria.

Sobre o termo “medievo” é importante esclarecer aos estudantes que este período teve início no ano de 476 (pós queda do Império Romano) terminando apenas em 1453. Desta forma espera-se que eles tenham uma dimensão acerca da influência da Igreja Católica durante todo este tempo.

Tradicionalmente a periodização da Idade Média tem como marcos os anos de 476-1453, estando ainda presente nos livros didáticos e principais vestibulares do país. Contudo, esta datação é alvo de controvérsias e existem muitos pesquisadores que a questionam, bem como a própria visão dada ao período. No link “Para você saber mais” sugerimos uma leitura relacionada a este assunto.

Para você saber mais:

https://brasilescola.uol.com.br/historiag/idade-media.htm (Acesso em 28 de fevereiro de 2019)

Este link resume os principais acontecimentos ocorridos durante a Idade Média, fornecendo uma visão panorâmica acerca deste período.

http://www.letras.ufrj.br/veralima/historia_arte/Hilario-Franco-Jr-A-Idade-Media-PDF.pdf (Acesso em 28 de fevereiro de 2019)

Neste link é possível baixar a obra do medievalista Hilário Franco Júnior que aborda, na introdução, as diferentes formas pelas quais a Idade Média foi entendida ao longo do tempo.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Projete, imprima ou escreva no quadro a questão e peça para que um aluno leia para a sala. Estimule os alunos a lembrarem da existência de objetos e construções religiosas que estão em nosso cotidiano, tais como paróquias e igrejas no centro das cidades, da presença de estátuas religiosas na entrada de alguns locais, da inúmera quantidade de santos que são devotados pelos brasileiros, além dos padroeiros em cada município. Lance as seguintes questões para o encaminhamento da discussão:

  • Vocês possuem algum objeto religioso em casa (estátua de santo, rosário, bíblia, etc)?
  • Em nossa cidade existem igrejas católicas?
  • Qual o padroeiro da sua cidade?

Conduza a discussão deixando que os alunos manifestem suas opiniões. Interfira apenas para lançar novos questionamentos que os façam pensar na influência que a Igreja Católica ainda exerce na sociedade. Para alimentar o debate, ainda instigue os alunos a lembrarem de expressões religiosas que costumamos dizer em nosso dia a dia (“Graças a Deus” - mediante uma boa notícia -, “Nossa Senhora!” ou “Jesus!” - para admiração ou espanto -, “Foi Deus que quis assim” - para justificar situações difíceis, etc) ou ainda frases religiosas na traseira de caminhões (“Dirigido por mim, guiado por Deus”, “Muitos me seguem, mas só Deus me acompanha”) ou em postagens de rede social (“Não diga a Deus que você tem um grande problema. Diga ao problema que você tem um grande Deus”).

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Projete ou imprima o infográfico (é importante que este esquema fique visível também durante a próxima questão que será discutida no contexto). O infográfico está disponível aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/AF6He73HEeCWdsKFR7UcdnYmWTnjUFqCZEzY6b2QtMqZJE9CZPzhu2BxhtaN/his6-18und01-infografico-sobre-a-hierarquia-clerical.pdf. Faça uma leitura compartilhada com os alunos.

Complemente as informações do esquema reforçando que o clero regular obedecia a regras de conduta e se mantinha mais afastado do povo tendo como uma de suas atividades principais a produção de conhecimento. Já o clero secular exercia suas atividades tendo uma maior proximidade com a população estabelecendo-se, sobretudo, nos centros urbanos. É importante reforçar que a Igreja influenciava a cultura e educação no período medieval.

Não é necessário fornecer muitas informações complementares acerca do clero medieval, haja vista que a intenção será apenas um breve reconhecimento de algumas figuras integrantes do clero para que posteriormente o aluno possa verificar a existência das mesmas na atualidade.

O infográfico poderá ser projetado, impresso em preto e branco ou colorido.

Para você saber mais:

https://www.youtube.com/watch?v=-93VPkH4Xvo (Acesso em 28 de fevereiro de 2019)

Vídeo que explica os conceitos de clero regular e clero secular.

https://brasilescola.uol.com.br/historiag/o-clero.htm (Acesso em 28 de fevereiro de 2019)

Este link contém explicações básicas acerca das divisões do clero durante a Idade Média fornecendo informações acerca dos trabalhos desempenhados por cada segmento clerical.

Imagens disponíveis em:

Wikicommons. Disponível em:https://commons.wikimedia.org/wiki/Papae#/media/File:John22.jpg. Acesso em 06 de novembro de 2018.

Wikicommons. Disponível em:https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Medieval_Priest,_Friar,_or_Monk_(4).JPG. Acesso em 06 de novembro de 2018.

Wikicommons. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Chiesa_di_Santa_Maria_della_Visitazione_(degli_Artigianelli)_Il_vescovo_a_sinistra.jpg. Acesso em 06 de novembro de 2018.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Projete, imprima ou escreva no quadro a questão e peça para que um aluno leia para a sala. A partir das informações do infográfico, os alunos devem identificar que alguns membros do clero medieval apresentados anteriormente ainda existem na sociedade atual desempenhando diversos papéis. Alimente a discussão lançando outras perguntas aos alunos, tais como:

  • Qual é a função de um papa?
  • Como vocês acham que é a vida cotidiana de um monge?
  • Quais as atividades desempenhadas por um padre (casamentos, batismos, missas,etc)?

Conduza a discussão deixando que os alunos manifestem suas opiniões. Interfira apenas para lançar novos questionamentos, tais como : Vocês acreditam que os membros do clero em nossa atualidade ainda tem as mesmas funções do clero medieval, como estudar grande parte do dia ou dedicar-se a pensar em inventos? Vocês conhecem algum membro da Igreja na atualidade que tenha inventado algo?.

Interfira apenas para corrigir alguma informação errônea acerca dos papéis desempenhados pelo clero atual.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Para otimização do tempo e organização da atividade, projete o slide, imprima ou escreva no quadro as regras abaixo deixando clara as etapas para os estudantes:

  • Formem trios ou quartetos;
  • Vocês receberão duas imagens para analisar e um trecho de texto;
  • A partir da análise das imagens e do texto, sigam as instruções do mapa conceitual, preenchendo-o;
  • Esta etapa tem apenas dez minutos

Link das imagens:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/UkjnCKuyKEpHxjwJgZGZGWqsepGMd44zsyPEHvnD9f2X7X52Uj7kXhD8y7eg/his6-18und01-monge-e-iluminura.pdf

Link do mapa conceitual:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/8eD86RTwQAaAcDZh5SH9DCaehaqPJFs3YDhd7uzDGFk7XenR4ngHhWWRvunc/his6-18und01-resolucao-mapa-conceitual-monge-e-iluminura.pdf

Circule pelos grupos para esclarecer possíveis dúvidas e complementar alguma informação que julgar pertinente. Durante a análise da iluminura é interessante reforçar que eram os monges os responsáveis por fazer este trabalho. É possível citar os tipos de materiais utilizados por estes religiosos para a confecção destes manuscritos (consulte os links indicados no “Para você saber mais”).

O mapa conceitual poderá ser impresso em preto e branco ou colorido. Com relação às imagens, recomenda-se que sejam impressas em cores. Caso sua escola não tenha os recursos audiovisuais ou equipamentos para reprodução do material, prepare antecipadamente as questões do mapa conceitual em folhas sulfites ou almaço para distribuir aos alunos.

Para você saber mais:

https://ensinarhistoriajoelza.com.br/iluminuras-medievais/ (Acesso em 28 de fevereiro de 2019)

Este link resume o processo de feitura das iluminuras medievais, citando os materiais utilizados pelos monges, tais como os tipos de papéis e tintas.

https://educador.brasilescola.uol.com.br/trabalho-docente/mapas.htm (Acesso em 28 de fevereiro de 2019)

Artigo sobre as principais características dos mapas conceituais e sua importância na sala de aula.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Para otimização do seu tempo de aula e organização da atividade, antes de terminar os dez minutos iniciais da problematização, projete, imprima ou destaque no quadro as novas regras do slide para a continuidade da atividade. Depois de terminada a primeira etapa da problematização, faça uma leitura compartilhada das novas instruções. Informe aos estudantes que esta etapa também tem a duração de dez minutos.

Entregue aos grupos as novas imagens e o fragmento de texto (Arquitetura Duomo de Milão) juntamente com o mapa conceitual referente a ela (mapa conceitual arquitetura). Leia as novas instruções e oriente os alunos para que analisem as imagens e o texto seguindo aquilo que foi solicitado no mapa conceitual.

Link das imagens:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/eXmNEh9EkKacRjpn9qvV3cARweu6jNCw8Ygv3Us75JAYEKYT7ZsgBRAptvN9/his6-18und01-arquitetura-duomo-de-milao.pdf

Link do mapa conceitual:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/EjHMuZS2he3uYG3z84agrEE5ekVwdKhBJvq8aVzASGZJUQDfMFG3PKQmRxKA/his6-18und01-resolucao-mapa-conceitual-arquitetura.pdf

Circule pelos grupos para esclarecer possíveis dúvidas e complementar alguma informação que julgar pertinente.

Ao final da problematização cada grupo deverá ter dois mapas conceituais e os fragmentos de texto analisados através da resolução do mapa conceitual. Espera-se que as atividades propostas conduzam os alunos a reconhecerem a influência da Igreja no âmbito da educação e cultura da Idade Média através do trabalho dos monges copistas e da arquitetura das grandes catedrais.

Como adequar à sua realidade: O mapa conceitual poderá ser impresso colorido ou preto e branco. Com relação às imagens, recomenda-se que sejam impressas em cores. Caso sua escola não tenha os recursos audiovisuais ou equipamentos para reprodução do material, prepare antecipadamente as questões do mapa conceitual em folhas sulfites ou almaço para distribuir aos alunos.

Para você saber mais:

http://www.milaonasmaos.it/o-duomo-de-milao/ (Acesso em 28 de fevereiro de 2019)

Informações acerca da Duomo de Milão que será analisada na atividade da problematização.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos

Orientações: Projete, imprima ou escreva no quadro o comando acima e faça uma leitura compartilhada com a sala.

Nesta etapa solicite que cada grupo apresente algumas das respostas escritas no mapa conceitual. Desta forma, todos compartilharão as suas considerações e possíveis dúvidas sobre a análise das imagens. O compartilhamento das respostas não deve ultrapassar cinco minutos.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Projete, imprima ou escreva no quadro o comando acima. Faça uma leitura compartilhada com a sala.

Enquanto os grupos fazem a tarefa solicitada (pensar em duas palavras de acordo com o tema dado) esquematize o mapa mental na lousa. Coloque o tema no centro do mapa (“A contribuição cultural do clero na Idade Média”) e desenhe linhas saindo do mesmo (serão nestas linhas que os alunos escreverão as palavras escolhidas pelo grupo).

Chame um representante de cada grupo para escrever as palavras escolhidas no mapa mental. Faça isso com todos os grupos. Ao final, o mapa mental estará formado e, para a finalização da aula, conduza uma leitura coletiva de todas as palavras.

Espera-se que com esta atividade os alunos possam concretizar seus entendimentos acerca da contribuição do clero medieval para a cultura do período.

Para você saber mais:

https://manualdasecretaria.com.br/mapa-mental/ (Acesso em 28 de fevereiro de 2019)

Este link contém informações que mostram como o mapa mental pode ser aplicado em sala de aula, além de dar o passo a passo de sua construção, fornecendo ainda dicas de aplicativos que fazem este tipo de esquema.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF06HI18) de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Cópias impressas (ou projeção) do infográfico, instruções e questões indicadas no contexto, problematização e sistematização; Cópias impressas (ou manuscrita) do material da problematização.

Material complementar:

Contexto:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/AF6He73HEeCWdsKFR7UcdnYmWTnjUFqCZEzY6b2QtMqZJE9CZPzhu2BxhtaN/his6-18und01-infografico-sobre-a-hierarquia-clerical.pdf

Este infográfico esquematiza resumidamente a estrutura do clero na Idade Média. A divisão contempla o papa (chefe da Igreja Católica), o monge (representante do clero regular que obedecia a regras de conduta), o bispo e o padre (representantes do clero secular - do latim saeculum que significa mundo - que mantinham um contato mais direto com as populações).

Problematização:

Monge e iluminura

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/UkjnCKuyKEpHxjwJgZGZGWqsepGMd44zsyPEHvnD9f2X7X52Uj7kXhD8y7eg/his6-18und01-monge-e-iluminura.pdf

As imagens e os fragmentos de texto inseridos neste documento referem-se ao trabalho dos monges copistas que dedicavam-se a manutenção da cultura clássica e a produção de novas obras, além da iluminura, típico trabalho artístico presente nos livros medievais e feito por estes religiosos.

Arquitetura Duomo de Milão

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/eXmNEh9EkKacRjpn9qvV3cARweu6jNCw8Ygv3Us75JAYEKYT7ZsgBRAptvN9/his6-18und01-arquitetura-duomo-de-milao.pdf

A Duomo de Milão é uma das maiores catedrais góticas do mundo e foi toda construída em mármore. As imagens presentes neste documento contemplam o exterior e interior deste edifício. Além das imagens da Duomo há ainda fragmentos de texto que abordam a arquitetura e significado das catedrais.

Mapa conceitual monge e iluminura https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/8eD86RTwQAaAcDZh5SH9DCaehaqPJFs3YDhd7uzDGFk7XenR4ngHhWWRvunc/his6-18und01-resolucao-mapa-conceitual-monge-e-iluminura.pdf

Mapa conceitual arquitetura

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/EjHMuZS2he3uYG3z84agrEE5ekVwdKhBJvq8aVzASGZJUQDfMFG3PKQmRxKA/his6-18und01-resolucao-mapa-conceitual-arquitetura.pdf

Para você saber mais:

https://brasilescola.uol.com.br/historiag/idade-media.htm (Acesso em 28 de fevereiro de 2019)

Este link resume os principais acontecimentos ocorridos durante a Idade Média, fornecendo uma visão panorâmica acerca deste período.

http://www.letras.ufrj.br/veralima/historia_arte/Hilario-Franco-Jr-A-Idade-Media-PDF.pdf (Acesso em 28 de fevereiro de 2019)

Neste link é possível baixar a obra do medievalista Hilário Franco Júnior que aborda, na introdução, as diferentes formas pelas quais a Idade Média foi entendida ao longo do tempo.

https://www.youtube.com/watch?v=-93VPkH4Xvo (Acesso em 28 de fevereiro de 2019)

Vídeo que explica os conceitos de clero regular e clero secular.

https://brasilescola.uol.com.br/historiag/o-clero.htm (Acesso em 28 de fevereiro de 2019)

Este link contém explicações básicas acerca das divisões do clero durante a Idade Média fornecendo informações acerca dos trabalhos desempenhados por cada segmento clerical.

https://ensinarhistoriajoelza.com.br/iluminuras-medievais/

Este link resume o processo de feitura das iluminuras medievais, citando os materiais utilizados pelos monges, tais como os tipos de papéis e tintas. (Acesso em 28 de fevereiro de 2019)

http://www.milaonasmaos.it/o-duomo-de-milao/ (Acesso em 28 de fevereiro de 2019)

Informações acerca da Duomo de Milão que será analisada na atividade da problematização.

https://educador.brasilescola.uol.com.br/trabalho-docente/mapas.htm (Acesso em 28 de fevereiro de 2019)

Pequeno artigo sobre as principais características dos mapas conceituais e sua importância na sala de aula.

https://manualdasecretaria.com.br/mapa-mental/ (Acesso em 28 de fevereiro de 2019)

Este link contém informações que mostram como o mapa mental pode ser aplicado em sala de aula, além de dar o passo a passo de sua construção, fornecendo ainda dicas de aplicativos que fazem este tipo de esquema.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Projete, escreva no quadro ou leia o objetivo da aula para a turma. É muito importante começar com a apresentação do objetivo para que os estudantes entendam o que farão e compreendam onde se quer chegar ao fim da aula. Contudo, tome cuidado para, ao fazer isso, não antecipar respostas. É necessário sempre garantir que os alunos construam o raciocínio por conta própria.

Sobre o termo “medievo” é importante esclarecer aos estudantes que este período teve início no ano de 476 (pós queda do Império Romano) terminando apenas em 1453. Desta forma espera-se que eles tenham uma dimensão acerca da influência da Igreja Católica durante todo este tempo.

Tradicionalmente a periodização da Idade Média tem como marcos os anos de 476-1453, estando ainda presente nos livros didáticos e principais vestibulares do país. Contudo, esta datação é alvo de controvérsias e existem muitos pesquisadores que a questionam, bem como a própria visão dada ao período. No link “Para você saber mais” sugerimos uma leitura relacionada a este assunto.

Para você saber mais:

https://brasilescola.uol.com.br/historiag/idade-media.htm (Acesso em 28 de fevereiro de 2019)

Este link resume os principais acontecimentos ocorridos durante a Idade Média, fornecendo uma visão panorâmica acerca deste período.

http://www.letras.ufrj.br/veralima/historia_arte/Hilario-Franco-Jr-A-Idade-Media-PDF.pdf (Acesso em 28 de fevereiro de 2019)

Neste link é possível baixar a obra do medievalista Hilário Franco Júnior que aborda, na introdução, as diferentes formas pelas quais a Idade Média foi entendida ao longo do tempo.

Slide Plano Aula

Orientações: Projete, imprima ou escreva no quadro a questão e peça para que um aluno leia para a sala. Estimule os alunos a lembrarem da existência de objetos e construções religiosas que estão em nosso cotidiano, tais como paróquias e igrejas no centro das cidades, da presença de estátuas religiosas na entrada de alguns locais, da inúmera quantidade de santos que são devotados pelos brasileiros, além dos padroeiros em cada município. Lance as seguintes questões para o encaminhamento da discussão:

  • Vocês possuem algum objeto religioso em casa (estátua de santo, rosário, bíblia, etc)?
  • Em nossa cidade existem igrejas católicas?
  • Qual o padroeiro da sua cidade?

Conduza a discussão deixando que os alunos manifestem suas opiniões. Interfira apenas para lançar novos questionamentos que os façam pensar na influência que a Igreja Católica ainda exerce na sociedade. Para alimentar o debate, ainda instigue os alunos a lembrarem de expressões religiosas que costumamos dizer em nosso dia a dia (“Graças a Deus” - mediante uma boa notícia -, “Nossa Senhora!” ou “Jesus!” - para admiração ou espanto -, “Foi Deus que quis assim” - para justificar situações difíceis, etc) ou ainda frases religiosas na traseira de caminhões (“Dirigido por mim, guiado por Deus”, “Muitos me seguem, mas só Deus me acompanha”) ou em postagens de rede social (“Não diga a Deus que você tem um grande problema. Diga ao problema que você tem um grande Deus”).

Slide Plano Aula

Orientações: Projete ou imprima o infográfico (é importante que este esquema fique visível também durante a próxima questão que será discutida no contexto). O infográfico está disponível aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/AF6He73HEeCWdsKFR7UcdnYmWTnjUFqCZEzY6b2QtMqZJE9CZPzhu2BxhtaN/his6-18und01-infografico-sobre-a-hierarquia-clerical.pdf. Faça uma leitura compartilhada com os alunos.

Complemente as informações do esquema reforçando que o clero regular obedecia a regras de conduta e se mantinha mais afastado do povo tendo como uma de suas atividades principais a produção de conhecimento. Já o clero secular exercia suas atividades tendo uma maior proximidade com a população estabelecendo-se, sobretudo, nos centros urbanos. É importante reforçar que a Igreja influenciava a cultura e educação no período medieval.

Não é necessário fornecer muitas informações complementares acerca do clero medieval, haja vista que a intenção será apenas um breve reconhecimento de algumas figuras integrantes do clero para que posteriormente o aluno possa verificar a existência das mesmas na atualidade.

O infográfico poderá ser projetado, impresso em preto e branco ou colorido.

Para você saber mais:

https://www.youtube.com/watch?v=-93VPkH4Xvo (Acesso em 28 de fevereiro de 2019)

Vídeo que explica os conceitos de clero regular e clero secular.

https://brasilescola.uol.com.br/historiag/o-clero.htm (Acesso em 28 de fevereiro de 2019)

Este link contém explicações básicas acerca das divisões do clero durante a Idade Média fornecendo informações acerca dos trabalhos desempenhados por cada segmento clerical.

Imagens disponíveis em:

Wikicommons. Disponível em:https://commons.wikimedia.org/wiki/Papae#/media/File:John22.jpg. Acesso em 06 de novembro de 2018.

Wikicommons. Disponível em:https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Medieval_Priest,_Friar,_or_Monk_(4).JPG. Acesso em 06 de novembro de 2018.

Wikicommons. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Chiesa_di_Santa_Maria_della_Visitazione_(degli_Artigianelli)_Il_vescovo_a_sinistra.jpg. Acesso em 06 de novembro de 2018.

Slide Plano Aula

Orientações: Projete, imprima ou escreva no quadro a questão e peça para que um aluno leia para a sala. A partir das informações do infográfico, os alunos devem identificar que alguns membros do clero medieval apresentados anteriormente ainda existem na sociedade atual desempenhando diversos papéis. Alimente a discussão lançando outras perguntas aos alunos, tais como:

  • Qual é a função de um papa?
  • Como vocês acham que é a vida cotidiana de um monge?
  • Quais as atividades desempenhadas por um padre (casamentos, batismos, missas,etc)?

Conduza a discussão deixando que os alunos manifestem suas opiniões. Interfira apenas para lançar novos questionamentos, tais como : Vocês acreditam que os membros do clero em nossa atualidade ainda tem as mesmas funções do clero medieval, como estudar grande parte do dia ou dedicar-se a pensar em inventos? Vocês conhecem algum membro da Igreja na atualidade que tenha inventado algo?.

Interfira apenas para corrigir alguma informação errônea acerca dos papéis desempenhados pelo clero atual.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Para otimização do tempo e organização da atividade, projete o slide, imprima ou escreva no quadro as regras abaixo deixando clara as etapas para os estudantes:

  • Formem trios ou quartetos;
  • Vocês receberão duas imagens para analisar e um trecho de texto;
  • A partir da análise das imagens e do texto, sigam as instruções do mapa conceitual, preenchendo-o;
  • Esta etapa tem apenas dez minutos

Link das imagens:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/UkjnCKuyKEpHxjwJgZGZGWqsepGMd44zsyPEHvnD9f2X7X52Uj7kXhD8y7eg/his6-18und01-monge-e-iluminura.pdf

Link do mapa conceitual:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/8eD86RTwQAaAcDZh5SH9DCaehaqPJFs3YDhd7uzDGFk7XenR4ngHhWWRvunc/his6-18und01-resolucao-mapa-conceitual-monge-e-iluminura.pdf

Circule pelos grupos para esclarecer possíveis dúvidas e complementar alguma informação que julgar pertinente. Durante a análise da iluminura é interessante reforçar que eram os monges os responsáveis por fazer este trabalho. É possível citar os tipos de materiais utilizados por estes religiosos para a confecção destes manuscritos (consulte os links indicados no “Para você saber mais”).

O mapa conceitual poderá ser impresso em preto e branco ou colorido. Com relação às imagens, recomenda-se que sejam impressas em cores. Caso sua escola não tenha os recursos audiovisuais ou equipamentos para reprodução do material, prepare antecipadamente as questões do mapa conceitual em folhas sulfites ou almaço para distribuir aos alunos.

Para você saber mais:

https://ensinarhistoriajoelza.com.br/iluminuras-medievais/ (Acesso em 28 de fevereiro de 2019)

Este link resume o processo de feitura das iluminuras medievais, citando os materiais utilizados pelos monges, tais como os tipos de papéis e tintas.

https://educador.brasilescola.uol.com.br/trabalho-docente/mapas.htm (Acesso em 28 de fevereiro de 2019)

Artigo sobre as principais características dos mapas conceituais e sua importância na sala de aula.

Slide Plano Aula

Orientações: Para otimização do seu tempo de aula e organização da atividade, antes de terminar os dez minutos iniciais da problematização, projete, imprima ou destaque no quadro as novas regras do slide para a continuidade da atividade. Depois de terminada a primeira etapa da problematização, faça uma leitura compartilhada das novas instruções. Informe aos estudantes que esta etapa também tem a duração de dez minutos.

Entregue aos grupos as novas imagens e o fragmento de texto (Arquitetura Duomo de Milão) juntamente com o mapa conceitual referente a ela (mapa conceitual arquitetura). Leia as novas instruções e oriente os alunos para que analisem as imagens e o texto seguindo aquilo que foi solicitado no mapa conceitual.

Link das imagens:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/eXmNEh9EkKacRjpn9qvV3cARweu6jNCw8Ygv3Us75JAYEKYT7ZsgBRAptvN9/his6-18und01-arquitetura-duomo-de-milao.pdf

Link do mapa conceitual:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/EjHMuZS2he3uYG3z84agrEE5ekVwdKhBJvq8aVzASGZJUQDfMFG3PKQmRxKA/his6-18und01-resolucao-mapa-conceitual-arquitetura.pdf

Circule pelos grupos para esclarecer possíveis dúvidas e complementar alguma informação que julgar pertinente.

Ao final da problematização cada grupo deverá ter dois mapas conceituais e os fragmentos de texto analisados através da resolução do mapa conceitual. Espera-se que as atividades propostas conduzam os alunos a reconhecerem a influência da Igreja no âmbito da educação e cultura da Idade Média através do trabalho dos monges copistas e da arquitetura das grandes catedrais.

Como adequar à sua realidade: O mapa conceitual poderá ser impresso colorido ou preto e branco. Com relação às imagens, recomenda-se que sejam impressas em cores. Caso sua escola não tenha os recursos audiovisuais ou equipamentos para reprodução do material, prepare antecipadamente as questões do mapa conceitual em folhas sulfites ou almaço para distribuir aos alunos.

Para você saber mais:

http://www.milaonasmaos.it/o-duomo-de-milao/ (Acesso em 28 de fevereiro de 2019)

Informações acerca da Duomo de Milão que será analisada na atividade da problematização.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos

Orientações: Projete, imprima ou escreva no quadro o comando acima e faça uma leitura compartilhada com a sala.

Nesta etapa solicite que cada grupo apresente algumas das respostas escritas no mapa conceitual. Desta forma, todos compartilharão as suas considerações e possíveis dúvidas sobre a análise das imagens. O compartilhamento das respostas não deve ultrapassar cinco minutos.

Slide Plano Aula

Orientações: Projete, imprima ou escreva no quadro o comando acima. Faça uma leitura compartilhada com a sala.

Enquanto os grupos fazem a tarefa solicitada (pensar em duas palavras de acordo com o tema dado) esquematize o mapa mental na lousa. Coloque o tema no centro do mapa (“A contribuição cultural do clero na Idade Média”) e desenhe linhas saindo do mesmo (serão nestas linhas que os alunos escreverão as palavras escolhidas pelo grupo).

Chame um representante de cada grupo para escrever as palavras escolhidas no mapa mental. Faça isso com todos os grupos. Ao final, o mapa mental estará formado e, para a finalização da aula, conduza uma leitura coletiva de todas as palavras.

Espera-se que com esta atividade os alunos possam concretizar seus entendimentos acerca da contribuição do clero medieval para a cultura do período.

Para você saber mais:

https://manualdasecretaria.com.br/mapa-mental/ (Acesso em 28 de fevereiro de 2019)

Este link contém informações que mostram como o mapa mental pode ser aplicado em sala de aula, além de dar o passo a passo de sua construção, fornecendo ainda dicas de aplicativos que fazem este tipo de esquema.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Trabalho e formas de organização social e cultural do 6º ano :

MAIS AULAS DE História do 6º ano:

6º ano / História / História: tempo, espaço e formas de registros

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF06HI18 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano