16213
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para:   

Plano de aula - Procedimentos para a construção de paralelas e perpendiculares

Plano de aula de Matemática com atividades para 6º ano do Fundamental sobre Procedimentos para a construção de paralelas e perpendiculares

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Lucas Henrique Viana

 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

(EF06MA23) Construir algoritmo para resolver situações passo a passo (como na construção de dobraduras ou na indicação de deslocamento de um objeto no plano segundo pontos de referência e distâncias fornecidas etc.).

Objetivos específicos

  • Trabalhar a construção de retas paralelas e perpendiculares;
  • Executar algoritmos criados por outras pessoas;
  • Criar algoritmos, contendo procedimentos de construções geométricas no plano cartesiano;

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

Compartilhe com a turma o objetivo da aula lendo-o em voz alta, projetando-o (se estiver fazendo uso de apresentação de slides) ou escrevendo-o no quadro.

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos (slides 3 e 4)

Orientações:

Peça para que dois estudantes leiam a fala dos personagens nos slides 3 e 4, sendo um deles Marina e o outro Carlos.

Após terminarem a leitura, direcione questionamentos para a turma, como:

  • Como vocês explicariam, com suas palavras o que são duas retas paralelas?
  • E as retas perpendiculares, o que são
  • Se duas retas se cruzam, mas não são perpendiculares, como podemos chamá-las?

Propósito:

Retomar com os estudantes alguns conhecimentos prévios sobre o que são retas paralelas e perpendiculares.

Discuta com a turma:

  • Vocês conseguem dizer outros exemplos de retas paralelas e perpendiculares em objetos do nosso dia a dia? Quais?
  • E na nossa sala de aula? Onde podemos observar retas paralelas ou perpendiculares?

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos (slides 3 e 4)

Orientações:

Peça para que dois estudantes leiam a fala dos personagens nos slides 3 e 4, sendo um deles Marina e o outro Carlos.

Após terminarem a leitura, direcione questionamentos para a turma, como:

  • Como vocês explicariam, com suas palavras o que são duas retas paralelas?
  • E as retas perpendiculares, o que são
  • Se duas retas se cruzam, mas não são perpendiculares, como podemos chamá-las?

Propósito:

Retomar com os estudantes alguns conhecimentos prévios sobre o que são retas paralelas e perpendiculares.

Discuta com a turma:

  • Vocês conseguem dizer outros exemplos de retas paralelas e perpendiculares em objetos do nosso dia a dia? Quais?
  • E na nossa sala de aula? Onde podemos observar retas paralelas ou perpendiculares?

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 23 minutos (slides 5 a 8)

Orientações:

Inicie esta atividade entregando as folhas impressas com os planos cartesianos e também as folhas de procedimentos. Em seguida, leia atentamente com a turma a fala da personagem no slide 5, certificando-se que todos compreenderam as exigências da atividade. Passados 13 minutos, e leia então a fala da personagem no slide 6 e instrua os estudantes a trocarem suas folhas de procedimentos. Logo depois, leia também a fala da personagem do slide 7, solicitando que a turma também faça o desafio proposto.

Durante a atividade, circule pela sala de aula, observando se algum estudante apresenta dificuldades e procure auxiliá-los fazendo perguntas que os leve a descobrir como prosseguir com a atividade. Para mais informações, consulte o guia de intervenções.

Propósito:

Criar e interpretar procedimentos para a construção de retas paralelas e perpendiculares.

Materiais complementares:

Atividade Principal para impressão: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/sxQCQFfc8AqHfdT3sXtgCxpNaFDVGXMtj4T2GSyWNt3bjmBXX7N5ycZmHZRx/atividade-principal-mat6-17geo06.pdf

Resolução das atividades: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/kAT2WCpcXACfjz67zfENh9GZuzAWHcMeZdcycdcAHPNhhYw22J5YTkh3dXuG/resolucao-das-atividades-mat6-17geo06.pdf

Guia de intervenções: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/TTj78hus9GKqq8M9dtM6sn2mjwyH8Q5Gkz3nC6V9uWYtEtdbnZUZrTmmmVC8/guia-de-intervencao-mat6-17geo06.pdf

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 23 minutos (slides 5 a 8)

Orientações:

Inicie esta atividade entregando as folhas impressas com os planos cartesianos e também as folhas de procedimentos. Em seguida, leia atentamente com a turma a fala da personagem no slide 5, certificando-se que todos compreenderam as exigências da atividade. Passados 13 minutos, e leia então a fala da personagem no slide 6 e instrua os estudantes a trocarem suas folhas de procedimentos. Logo depois, leia também a fala da personagem do slide 7, solicitando que a turma também faça o desafio proposto.

Durante a atividade, circule pela sala de aula, observando se algum estudante apresenta dificuldades e procure auxiliá-los fazendo perguntas que os leve a descobrir como prosseguir com a atividade. Para mais informações, consulte o guia de intervenções.

Propósito:

Criar e interpretar procedimentos para a construção de retas paralelas e perpendiculares.

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 23 minutos (slides 5 a 8)

Orientações:

Inicie esta atividade entregando as folhas impressas com os planos cartesianos e também as folhas de procedimentos. Em seguida, leia atentamente com a turma a fala da personagem no slide 5, certificando-se que todos compreenderam as exigências da atividade. Passados 13 minutos, e leia então a fala da personagem no slide 6 e instrua os estudantes a trocarem suas folhas de procedimentos. Logo depois, leia também a fala da personagem do slide 7, solicitando que a turma também faça o desafio proposto.

Durante a atividade, circule pela sala de aula, observando se algum estudante apresenta dificuldades e procure auxiliá-los fazendo perguntas que os leve a descobrir como prosseguir com a atividade. Para mais informações, consulte o guia de intervenções.

Propósito:

Criar e interpretar procedimentos para a construção de retas paralelas e perpendiculares.

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 23 minutos (slides 5 a 8)

Orientações:

Inicie esta atividade entregando as folhas impressas com os planos cartesianos e também as folhas de procedimentos. Em seguida, leia atentamente com a turma a fala da personagem no slide 5, certificando-se que todos compreenderam as exigências da atividade. Passados 13 minutos, e leia então a fala da personagem no slide 6 e instrua os estudantes a trocarem suas folhas de procedimentos. Logo depois, leia também a fala da personagem do slide 7, solicitando que a turma também faça o desafio proposto.

Durante a atividade, circule pela sala de aula, observando se algum estudante apresenta dificuldades e procure auxiliá-los fazendo perguntas que os leve a descobrir como prosseguir com a atividade. Para mais informações, consulte o guia de intervenções.

Propósito:

Criar e interpretar procedimentos para a construção de retas paralelas e perpendiculares.

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

Inicie este momento compartilhando com a turma a fala da personagem. Pergunte se alguém fez dessa forma, ouse usaram outras estratégias para descrever os procedimentos a serem realizados. Se houverem diferentes estratégias, não esqueça de solicitar que os estudantes compartilhem com os colegas.

Aproveite também para verificar os erros cometidos na descrição dos procedimentos, propondo, junto com a turma, soluções para corrigi-los de acordo com o Guia de Intervenções.

Propósito:

Socializar com os colegas as resoluções que foram elaboradas.

Discuta com a turma:

  • Conforme os estudantes forem socializando suas respostas, pergunte: “Este algoritmo é prático? Como podemos melhorar?”

Materiais complementares:

Guia de intervenção: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/TTj78hus9GKqq8M9dtM6sn2mjwyH8Q5Gkz3nC6V9uWYtEtdbnZUZrTmmmVC8/guia-de-intervencao-mat6-17geo06.pdf

Resolução das atividades: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/kAT2WCpcXACfjz67zfENh9GZuzAWHcMeZdcycdcAHPNhhYw22J5YTkh3dXuG/resolucao-das-atividades-mat6-17geo06.pdf

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

Solicite que algum aluno leia em voz alta a fala da personagem e, em seguida, pergunte o que a turma achou da aula. Pergunte também se sentiram alguma dificuldade. Por fim, destaque que as retas perpendiculares formam ângulos de 90º no ponto onde se intersectam e que as retas paralelas nunca se intersectam.

Propósito:

Apresentar e discutir as principais ideias da aula.

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

Distribua novas folhas com planos cartesianos. Logo depois, faça uma leitura da fala da personagem no slide 11 e, em seguida, solicite que os estudantes tentem executar o algoritmo apresentado, usando as folhas que foram entregues.

Enquanto os estudantes resolvem a atividade, observe se ainda resta alguma dúvida ou dificuldade, e busque auxiliar os estudantes fazendo perguntas que os auxiliem a encontrar respostas.

Logo depois, leia o slide 12 e proponha aos estudantes que reescrevam o algoritmo.

É importante que na resolução desta atividade seja utilizada uma representação mais fiel possível do plano cartesiano. Se possível, utilize papel milimetrado. Caso seja utilizada uma imagem distorcida ou ampliada de maneira incorreta do plano cartesiano, podem ocorrer alguns problemas nas representações, como por exemplo, os pontos (2,-1), (3,1) e (4,3) não serem colineares.

Caso sejam necessárias mais atividades para auxiliar a compreensão dos estudantes ou aprofundar suas aprendizagens, você pode utilizar as atividades complementares disponíveis neste plano.

Propósito:

Consolidar as aprendizagens da aula.

Materiais complementares:

Atividade Raio X: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/7xutK5qmTNEEWPkpSY9CtUmAJdNwnKtJxa4SsKKgcVqq9wjBnFVAwXF7qGN9/atividade-raio-x-mat6-17geo06.pdf

Resolução das atividades: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/kAT2WCpcXACfjz67zfENh9GZuzAWHcMeZdcycdcAHPNhhYw22J5YTkh3dXuG/resolucao-das-atividades-mat6-17geo06.pdf

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

Distribua novas folhas com planos cartesianos. Leia a fala da personagem no slide 10 e, em seguida, solicite que os estudantes tentem executar o algoritmo apresentado, usando as folhas que foram entregues.

Enquanto os estudantes resolvem a atividade, observe se ainda resta alguma dúvida ou dificuldade, e busque auxiliar os estudantes fazendo perguntas que os auxiliem a encontrar respostas.

Logo depois, leia o slide 11 e proponha aos estudantes que reescrevam o algoritmo.

Propósito:

Consolidar as aprendizagens da aula.

Materiais complementares:

Atividades complementares: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/kHFNJBwsFVkQXFwqvsJRXrvza7YGVMJnnZFRRgWbbr5C6mqnNgAXrFAfjbPk/atividade-complementar-mat6-17geo06.pdf

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

Compartilhe com a turma o objetivo da aula lendo-o em voz alta, projetando-o (se estiver fazendo uso de apresentação de slides) ou escrevendo-o no quadro.


(EF06MA23) Construir algoritmo para resolver situações passo a passo (como na construção de dobraduras ou na indicação de deslocamento de um objeto no plano segundo pontos de referência e distâncias fornecidas etc.).

Objetivos específicos

  • Trabalhar a construção de retas paralelas e perpendiculares;
  • Executar algoritmos criados por outras pessoas;
  • Criar algoritmos, contendo procedimentos de construções geométricas no plano cartesiano;
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos (slides 3 e 4)

Orientações:

Peça para que dois estudantes leiam a fala dos personagens nos slides 3 e 4, sendo um deles Marina e o outro Carlos.

Após terminarem a leitura, direcione questionamentos para a turma, como:

  • Como vocês explicariam, com suas palavras o que são duas retas paralelas?
  • E as retas perpendiculares, o que são
  • Se duas retas se cruzam, mas não são perpendiculares, como podemos chamá-las?

Propósito:

Retomar com os estudantes alguns conhecimentos prévios sobre o que são retas paralelas e perpendiculares.

Discuta com a turma:

  • Vocês conseguem dizer outros exemplos de retas paralelas e perpendiculares em objetos do nosso dia a dia? Quais?
  • E na nossa sala de aula? Onde podemos observar retas paralelas ou perpendiculares?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos (slides 3 e 4)

Orientações:

Peça para que dois estudantes leiam a fala dos personagens nos slides 3 e 4, sendo um deles Marina e o outro Carlos.

Após terminarem a leitura, direcione questionamentos para a turma, como:

  • Como vocês explicariam, com suas palavras o que são duas retas paralelas?
  • E as retas perpendiculares, o que são
  • Se duas retas se cruzam, mas não são perpendiculares, como podemos chamá-las?

Propósito:

Retomar com os estudantes alguns conhecimentos prévios sobre o que são retas paralelas e perpendiculares.

Discuta com a turma:

  • Vocês conseguem dizer outros exemplos de retas paralelas e perpendiculares em objetos do nosso dia a dia? Quais?
  • E na nossa sala de aula? Onde podemos observar retas paralelas ou perpendiculares?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 23 minutos (slides 5 a 8)

Orientações:

Inicie esta atividade entregando as folhas impressas com os planos cartesianos e também as folhas de procedimentos. Em seguida, leia atentamente com a turma a fala da personagem no slide 5, certificando-se que todos compreenderam as exigências da atividade. Passados 13 minutos, e leia então a fala da personagem no slide 6 e instrua os estudantes a trocarem suas folhas de procedimentos. Logo depois, leia também a fala da personagem do slide 7, solicitando que a turma também faça o desafio proposto.

Durante a atividade, circule pela sala de aula, observando se algum estudante apresenta dificuldades e procure auxiliá-los fazendo perguntas que os leve a descobrir como prosseguir com a atividade. Para mais informações, consulte o guia de intervenções.

Propósito:

Criar e interpretar procedimentos para a construção de retas paralelas e perpendiculares.

Materiais complementares:

Atividade Principal para impressão: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/sxQCQFfc8AqHfdT3sXtgCxpNaFDVGXMtj4T2GSyWNt3bjmBXX7N5ycZmHZRx/atividade-principal-mat6-17geo06.pdf

Resolução das atividades: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/kAT2WCpcXACfjz67zfENh9GZuzAWHcMeZdcycdcAHPNhhYw22J5YTkh3dXuG/resolucao-das-atividades-mat6-17geo06.pdf

Guia de intervenções: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/TTj78hus9GKqq8M9dtM6sn2mjwyH8Q5Gkz3nC6V9uWYtEtdbnZUZrTmmmVC8/guia-de-intervencao-mat6-17geo06.pdf

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 23 minutos (slides 5 a 8)

Orientações:

Inicie esta atividade entregando as folhas impressas com os planos cartesianos e também as folhas de procedimentos. Em seguida, leia atentamente com a turma a fala da personagem no slide 5, certificando-se que todos compreenderam as exigências da atividade. Passados 13 minutos, e leia então a fala da personagem no slide 6 e instrua os estudantes a trocarem suas folhas de procedimentos. Logo depois, leia também a fala da personagem do slide 7, solicitando que a turma também faça o desafio proposto.

Durante a atividade, circule pela sala de aula, observando se algum estudante apresenta dificuldades e procure auxiliá-los fazendo perguntas que os leve a descobrir como prosseguir com a atividade. Para mais informações, consulte o guia de intervenções.

Propósito:

Criar e interpretar procedimentos para a construção de retas paralelas e perpendiculares.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 23 minutos (slides 5 a 8)

Orientações:

Inicie esta atividade entregando as folhas impressas com os planos cartesianos e também as folhas de procedimentos. Em seguida, leia atentamente com a turma a fala da personagem no slide 5, certificando-se que todos compreenderam as exigências da atividade. Passados 13 minutos, e leia então a fala da personagem no slide 6 e instrua os estudantes a trocarem suas folhas de procedimentos. Logo depois, leia também a fala da personagem do slide 7, solicitando que a turma também faça o desafio proposto.

Durante a atividade, circule pela sala de aula, observando se algum estudante apresenta dificuldades e procure auxiliá-los fazendo perguntas que os leve a descobrir como prosseguir com a atividade. Para mais informações, consulte o guia de intervenções.

Propósito:

Criar e interpretar procedimentos para a construção de retas paralelas e perpendiculares.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 23 minutos (slides 5 a 8)

Orientações:

Inicie esta atividade entregando as folhas impressas com os planos cartesianos e também as folhas de procedimentos. Em seguida, leia atentamente com a turma a fala da personagem no slide 5, certificando-se que todos compreenderam as exigências da atividade. Passados 13 minutos, e leia então a fala da personagem no slide 6 e instrua os estudantes a trocarem suas folhas de procedimentos. Logo depois, leia também a fala da personagem do slide 7, solicitando que a turma também faça o desafio proposto.

Durante a atividade, circule pela sala de aula, observando se algum estudante apresenta dificuldades e procure auxiliá-los fazendo perguntas que os leve a descobrir como prosseguir com a atividade. Para mais informações, consulte o guia de intervenções.

Propósito:

Criar e interpretar procedimentos para a construção de retas paralelas e perpendiculares.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

Inicie este momento compartilhando com a turma a fala da personagem. Pergunte se alguém fez dessa forma, ouse usaram outras estratégias para descrever os procedimentos a serem realizados. Se houverem diferentes estratégias, não esqueça de solicitar que os estudantes compartilhem com os colegas.

Aproveite também para verificar os erros cometidos na descrição dos procedimentos, propondo, junto com a turma, soluções para corrigi-los de acordo com o Guia de Intervenções.

Propósito:

Socializar com os colegas as resoluções que foram elaboradas.

Discuta com a turma:

  • Conforme os estudantes forem socializando suas respostas, pergunte: “Este algoritmo é prático? Como podemos melhorar?”

Materiais complementares:

Guia de intervenção: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/TTj78hus9GKqq8M9dtM6sn2mjwyH8Q5Gkz3nC6V9uWYtEtdbnZUZrTmmmVC8/guia-de-intervencao-mat6-17geo06.pdf

Resolução das atividades: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/kAT2WCpcXACfjz67zfENh9GZuzAWHcMeZdcycdcAHPNhhYw22J5YTkh3dXuG/resolucao-das-atividades-mat6-17geo06.pdf

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

Solicite que algum aluno leia em voz alta a fala da personagem e, em seguida, pergunte o que a turma achou da aula. Pergunte também se sentiram alguma dificuldade. Por fim, destaque que as retas perpendiculares formam ângulos de 90º no ponto onde se intersectam e que as retas paralelas nunca se intersectam.

Propósito:

Apresentar e discutir as principais ideias da aula.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

Distribua novas folhas com planos cartesianos. Logo depois, faça uma leitura da fala da personagem no slide 11 e, em seguida, solicite que os estudantes tentem executar o algoritmo apresentado, usando as folhas que foram entregues.

Enquanto os estudantes resolvem a atividade, observe se ainda resta alguma dúvida ou dificuldade, e busque auxiliar os estudantes fazendo perguntas que os auxiliem a encontrar respostas.

Logo depois, leia o slide 12 e proponha aos estudantes que reescrevam o algoritmo.

É importante que na resolução desta atividade seja utilizada uma representação mais fiel possível do plano cartesiano. Se possível, utilize papel milimetrado. Caso seja utilizada uma imagem distorcida ou ampliada de maneira incorreta do plano cartesiano, podem ocorrer alguns problemas nas representações, como por exemplo, os pontos (2,-1), (3,1) e (4,3) não serem colineares.

Caso sejam necessárias mais atividades para auxiliar a compreensão dos estudantes ou aprofundar suas aprendizagens, você pode utilizar as atividades complementares disponíveis neste plano.

Propósito:

Consolidar as aprendizagens da aula.

Materiais complementares:

Atividade Raio X: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/7xutK5qmTNEEWPkpSY9CtUmAJdNwnKtJxa4SsKKgcVqq9wjBnFVAwXF7qGN9/atividade-raio-x-mat6-17geo06.pdf

Resolução das atividades: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/kAT2WCpcXACfjz67zfENh9GZuzAWHcMeZdcycdcAHPNhhYw22J5YTkh3dXuG/resolucao-das-atividades-mat6-17geo06.pdf

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

Distribua novas folhas com planos cartesianos. Leia a fala da personagem no slide 10 e, em seguida, solicite que os estudantes tentem executar o algoritmo apresentado, usando as folhas que foram entregues.

Enquanto os estudantes resolvem a atividade, observe se ainda resta alguma dúvida ou dificuldade, e busque auxiliar os estudantes fazendo perguntas que os auxiliem a encontrar respostas.

Logo depois, leia o slide 11 e proponha aos estudantes que reescrevam o algoritmo.

Propósito:

Consolidar as aprendizagens da aula.

Materiais complementares:

Atividades complementares: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/kHFNJBwsFVkQXFwqvsJRXrvza7YGVMJnnZFRRgWbbr5C6mqnNgAXrFAfjbPk/atividade-complementar-mat6-17geo06.pdf

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Geometria do 6º ano :

Com o plano de aula sobre geometria os alunos aprendem a associar os vértices de um polígono a pares ordenados no plano cartesiano; identificar e utilizar as propriedades de faces, vértices e arestas de prismas e pirâmides; classificar polígonos quanto ao número de vértices, às medidas de lados e ângulos e ao paralelismo e perpendicularismo dos lados; construir figuras semelhantes por ampliação e redução; construir retas paralelas e perpendiculares, descrever rotações e translações de formas planas.

MAIS AULAS DE Matemática do 6º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF06MA23 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano