16206
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > História > 6º ano > História: tempo, espaço e formas de registros

Plano de aula - O trabalho arqueológico e o povoamento da América

Plano de aula de História com atividades para 6º ano do EF sobre O trabalho arqueológico e o povoamento da América

Plano 02 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Maiko Menassa 

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF06HI04, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Folhas de papel sulfite, cópia impressa do texto, cópias impressas das imagens, projetor.

Material complementar:

Trecho do livro Arqueologia: uma atividade muito divertida

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/6ZXmsmrC4wTTzpBJezdsYyftSPkvtX2e7w9FGNTEug7SRPY5DbQ98MPfUUdY/his6-04und02-trecho-do-livro-arqueologia-uma-atividade-muito-divertida.pdf

Imagem 1: Lapa do Santo - Visão geral

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/RGQpRsRJmwxjQDrPvkQgBvhKCU2jwBhfeHnfHsJ83GNHXdampN3ZzgGsseAs/his6-04und02-imagem-lapa-do-santo-visao-geral.pdf

Imagem 2: Lapa do Santo - Artefatos - Secagem de material de peneira

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/8TSkFXu8GTeF9bzY5gzEGps6AyXWa8s7ZeVBmeKd6NteAQJ4XWRVA9dbPVEN/his6-04und02-imagem-lapa-do-santo-artefatos-secagem-de-material-de-peneira.pdf

Imagem 3: Archaeologist

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/K856NjHmnYFwGyseUmCekYpmbmZSZYRAsj6MhzNxrruzwmEZZaMcHkN3AJbq/his6-04und02-imagem-archaeologist.pdf

Professor, apesar de este plano de aula envolver a questão do povoamento da América, o objetivo desta aula está centrado na construção, entre os alunos, de uma noção sobre algumas técnicas do trabalho arqueológico e sobre os desafios destes estudiosos na construção de suas teorias. Portanto, procure direcionar o olhar dos alunos para as características do trabalho arqueológico, mesmo quando surgirem aspectos sobre o resultado das descobertas destes cientistas.

Para você saber mais:

Síntese sobre o trabalho arqueológico no Brasil:

TENÓRIO, Júnior. Arqueologia brasileira. 2014 (06m54s). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=auFCCDhRaAA. Acesso em: 25 nov. 2018.

Resenha sobre a ciência arqueológica:

ALMEIDA, Fábio Py Murta de. Arqueologia. Varia hist. Belo Horizonte, v. 28, n. 47, p. 44-444, junho de 2012. Disponível em http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-87752012000100020&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 25 nov. 2018.

Sobre os domínios da História e da arqueologia:

MINGATOS, Gabriela e SOUSA, João Carlos Moreno. Qual a diferença entre História e arqueologia?. Arqueologia e Pré-História. Disponível em: https://arqueologiaeprehistoria.com/qual-a-diferenca-entre-historia-e-arqueologia/. Acesso em: 25 nov. 2018.

Explicação sobre os diferentes tipos de sítio arqueológico:

SOUSA, João Carlos Moreno. O que é um sítio arqueológico? Arqueologia e Pré-História. Disponível em: https://arqueologiaeprehistoria.com/o-que-e-um-sitio-arqueologico/. Acesso em: 25 nov. 2018.

Sobre sítios arqueológicos no Brasil:

BUCO, Cristiane de Andrade. Sítios arqueológicos brasileiros. São Paulo: Editora Brasileira de Arte e Cultura, 2014. Disponível em: http://unesdoc.unesco.org/images/0023/002335/233500m.pdf. Acesso em: 25 nov. 2018.

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações:

Projete, escreva no quadro ou leia o objetivo para a turma. É importante que você, professor, destaque que, no final da aula, espera que todos os alunos conheçam algumas técnicas do trabalho arqueológico e também compreendam alguns dos desafios que o arqueólogo tem de enfrentar para construir suas teorias, enfatizando aquelas relacionadas ao povoamento do continente americano. Procure não antecipar informações sobre o trabalho arqueológico e nem relacioná-lo à construção de teorias sobre a chegada dos seres humanos pré-históricos à América. Toda esta construção de conhecimentos, incluindo organização e associação de ideias, deve partir do aluno, por meio de uma postura investigativa.

Para você saber mais:

Resenha sobre a ciência arqueológica:

ALMEIDA, Fábio Py Murta de. Arqueologia. Varia hist. Belo Horizonte, v. 28, n. 47, p. 441-444, junho de 2012. Disponível em http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-87752012000100020&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 25 nov. 2018.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos.

Orientações:

Professor, nesta etapa de Contextualização é importante que os alunos descubram aspectos da profissão do “arqueólogo” e do “trabalho arqueológico”. Procure não antecipar informações sobre os temas para que, por meio da leitura e das discussões em grupo, os alunos possam construir o conhecimento sobre a identidade deste tipo de cientista e sobre as características desta área acadêmica. As perguntas, nesta etapa, envolverão os alunos na problemática da aula. A primeira pergunta está centrada no conhecimento de “técnicas” arqueológicas e a segunda está centrada nos “desafios” do trabalho arqueológico.

Para começar, solicite que os alunos se reúnam em trios e que leiam o texto proposto. Para tanto, imprima ou escreva no quadro ou projete o trecho do livro Arqueologia: uma atividade muito divertida: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/6ZXmsmrC4wTTzpBJezdsYyftSPkvtX2e7w9FGNTEug7SRPY5DbQ98MPfUUdY/his6-04und02-trecho-do-livro-arqueologia-uma-atividade-muito-divertida.pdf

Em seguida, apresente aos alunos as duas questões para Contextualização, projetando-as, escrevendo-as no quadro ou lendo-as para os alunos. Peça para que discutam com os colegas do trio sobre as possíveis respostas para as duas questões, apresentando opiniões ao grupo e ouvindo o entendimento dos colegas acerca dos questionamentos.

Para instigar o desenvolvimento do raciocínio dos alunos acerca dos questionamentos propostos, procure perguntar se o arqueólogo trabalha com fontes escritas ou com fontes não escritas. Questione-os sobre o desafio de se desvendar a História humana com base em fontes não escritas.

A expectativa, neste momento, é que os alunos, por meio da leitura do texto e da elaboração de respostas para as questões, encontrem informações sobre técnicas e desafios do trabalho arqueológico, podendo, inclusive, estabelecer opiniões sobre as dificuldades destes cientistas para construir suas ideias.

Após as discussões, distribua tiras de papel sulfite (ou similar) aos alunos. Duas para cada trio. Projete ou elabore no quadro uma tabela associativa, dividindo-a em três colunas, intituladas, respectivamente, de: “Objetivo do arqueólogo”, Técnicas do arqueólogo” e “Desafios do arqueólogo”. A primeira coluna (Objetivo do arqueólogo) deverá estar preenchida com a frase: “Descobrir como os seres humanos da Pré-História chegaram à América”. Solicite aos alunos do trio que discutam entre si e que utilizem uma das tiras de papel para escrever uma possível técnica e outra tira para escrever um possível desafio que os arqueólogos enfrentam para alcançar o objetivo proposto. Caso perceba que os alunos estão com dificuldades, explique que o preenchimento destas tiras de papel está diretamente relacionado às discussões sobre as duas perguntas que foram propostas anteriormente. Por fim, peça para que os alunos afixem na tabela suas tiras de papel e escolha dois alunos de trios diferentes para que apresentem à turma um comentário sobre as tiras que afixaram na segunda e na terceira coluna.

Espera-se que durante esta atividade os alunos consigam estabelecer relação entre a construção de conhecimentos acerca das teorias de povoamento da América com técnicas típicas e desafios comuns encontrados pelos profissionais da arqueologia. Lembre-se, contudo, que esta problemática será trabalhada com mais profundidade na próxima etapa da aula e que ideias inconclusas e equivocadas neste momento fazem parte da construção do conhecimento.

Para você saber mais:

Caso julgue necessário conhecer um pouco mais sobre os domínios do historiador e do arqueólogo e compreender aspectos da estrutura do trabalho arqueológico, seguem dois links:

Sobre os domínios da História e da arqueologia:

MINGATOS, Gabriela e SOUSA, João Carlos Moreno. Qual a diferença entre História e arqueologia?. Arqueologia e Pré-História. Disponível em: https://arqueologiaeprehistoria.com/qual-a-diferenca-entre-historia-e-arqueologia/. Acesso em: 25 nov. 2018.

Síntese sobre o trabalho arqueológico no Brasil:

TENÓRIO, Júnior. Arqueologia Brasileira. 2014 (06m54s). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=auFCCDhRaAA. Acesso em: 25 nov. 2018.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

Apresente este slide caso tenha disponibilidade de recurso multimidiático e prefira projetar em vez de imprimir o trecho do livro Arqueologia: uma atividade muito divertida. Entretanto, caso julgue necessário imprimir, clique aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/6ZXmsmrC4wTTzpBJezdsYyftSPkvtX2e7w9FGNTEug7SRPY5DbQ98MPfUUdY/his6-04und02-trecho-do-livro-arqueologia-uma-atividade-muito-divertida.pdf

Caso opte pela projeção do texto, evite ler para os alunos. É importante que eles sejam protagonistas nesta construção, inclusive nos momentos de leitura das fontes utilizadas.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

Caso tenha disponibilidade de recurso multimidiático, em vez de desenhar a tabela no quadro, projete este slide e mantenha-o durante esta etapa da atividade para que os alunos possam afixar as tiras de papel nas respectivas colunas.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientações:

Com os alunos ainda reunidos em trios, projete ou imprima as imagens sobre o trabalho arqueológico para que os alunos possam analisar:

Imagem 3 - Archaeologist: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/K856NjHmnYFwGyseUmCekYpmbmZSZYRAsj6MhzNxrruzwmEZZaMcHkN3AJbq/his6-04und02-imagem-archaeologist.pdf

Imagem 1 - Lapa do Santo - Visão geral: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/RGQpRsRJmwxjQDrPvkQgBvhKCU2jwBhfeHnfHsJ83GNHXdampN3ZzgGsseAs/his6-04und02-imagem-lapa-do-santo-visao-geral.pdf

Imagem 2 - Lapa do Santo - Artefatos - Secagem de material de peneira: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/8TSkFXu8GTeF9bzY5gzEGps6AyXWa8s7ZeVBmeKd6NteAQJ4XWRVA9dbPVEN/his6-04und02-imagem-lapa-do-santo-artefatos-secagem-de-material-de-peneira.pdf

Proponha aos alunos que discutam com os colegas de seu grupo sobre qual a ordem adequada das fotografias apresentadas, considerando o processo do trabalho arqueológico. Oriente-os a ouvir a opinião dos colegas sobre a ordenação que acreditam ser correta e sobre as justificativas para a escolha. Para que a atividade seja desafiadora, é importante que você não apresente as fotografias na ordem correta. Note que, logo acima, nesta orientação, as fotografias estão numeradas corretamente, conforme a ordem do trabalho arqueológico. Entretanto, a sugestão é apresentá-las conforme a ordem proposta: 3, 1 e 2.

Durante as discussões, caso os alunos manifestem dificuldades, peça para que releiam o texto proposto na primeira etapa da aula e que considerem as informações levantadas durante a elaboração das duas perguntas iniciais, principalmente a que trata das técnicas do trabalho arqueológico. Para instigar
as discussões, questione os alunos, propondo uma situação hipotética: peça para que se imaginem como jovens arqueólogos que resolveram explorar o quintal de casa em busca de vestígios do passado. Pergunte a eles quais seriam suas atitudes no início e no decorrer da aventura de exploração.

Após as discussões, proponha que os alunos registrem nos cadernos suas justificativas a respeito da organização correta das imagens. Escolha três alunos de diferentes trios para justificar para a turma a posição das imagens 1, 2 e 3, respectivamente.

A expectativa é que os alunos consigam identificar a preparação do sítio arqueológico com a demarcação dos quadrículos e com o princípio da escavação, como o início do processo do trabalho arqueológico (imagem 1 - Lapa do Santo - Visão geral); que consigam identificar a separação e a classificação do material encontrado como atividade posterior à escavação (Imagem 2 - Lapa do Santo - Artefatos - Secagem de material de peneira); e que consigam identificar a análise laboratorial dos artefatos encontrados como etapa posterior aos trabalhos arqueológicos de campo (Imagem 3 - Archaeologist).

Para você saber mais:

Explicação sobre os diferentes tipos de sítio arqueológico:

SOUSA, João Carlos Moreno. O que é um sítio arqueológico? Arqueologia e Pré-História. Disponível em: https://arqueologiaeprehistoria.com/o-que-e-um-sitio-arqueologico/. Acesso em: 25 nov. 2018.

Sobre sítios arqueológicos no Brasil:

BUCO, Cristiane de Andrade. Sítios arqueológicos brasileiros. São Paulo: Editora Brasileira de Arte e Cultura, 2014. Disponível em: http://unesdoc.unesco.org/images/0023/002335/233500m.pdf. Acesso em: 25 nov. 2018.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

Apresente este slide caso tenha disponibilidade de recurso multimidiático e prefira projetar em vez de imprimir a imagem 3 - Archaeologist . Entretanto, caso julgue necessário imprimir, clique aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/K856NjHmnYFwGyseUmCekYpmbmZSZYRAsj6MhzNxrruzwmEZZaMcHkN3AJbq/his6-04und02-imagem-archaeologist.pdf

Professor, para tornar a proposta desafiadora, apresente as imagens na sequência sugerida: 3, 1 e 2, conforme a sequência dos slides deste plano de aula. Se optar pela projeção das imagens, apresente os slides pausadamente. Caso julgue necessário, repita a apresentação.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

Apresente este slide caso tenha disponibilidade de recurso multimidiático e prefira projetar em vez de imprimir a imagem 1 - Lapa do Santo - Visão geral. Entretanto, caso julgue necessário imprimir, clique aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/RGQpRsRJmwxjQDrPvkQgBvhKCU2jwBhfeHnfHsJ83GNHXdampN3ZzgGsseAs/his6-04und02-imagem-lapa-do-santo-visao-geral.pdf

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

Apresente este slide caso tenha disponibilidade de recurso multimidiático e prefira projetar em vez de imprimir a imagem 2 - Lapa do Santo - Artefatos - secagem de material de peneira . Entretanto, caso julgue necessário imprimir, clique aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/8TSkFXu8GTeF9bzY5gzEGps6AyXWa8s7ZeVBmeKd6NteAQJ4XWRVA9dbPVEN/his6-04und02-imagem-lapa-do-santo-artefatos-secagem-de-material-de-peneira.pdf

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Com os alunos ainda reunidos em trios, proponha que discutam com os colegas do grupo e que listem nos cadernos diversas palavras-chave sobre tudo o que leram e discutiram durante a aula. Oriente os alunos para que não se atenham a classificações, eixos ou temas. Explique que as palavras-chave deverão ser anotadas aleatoriamente, conforme as lembranças forem surgindo entre os alunos do grupo. Peça para que os alunos se recordem do texto analisado na primeira etapa da aula bem como dos questionamentos propostos, das leituras sobre as imagens e de todas as discussões entre os colegas. Oriente os alunos a registrarem o maior número de palavras-chave que conseguirem.

Após as discussões e os registros das palavras-chave, solicite aos alunos que circulem os termos que se relacionam às “técnicas arqueológicas” e sublinhem aqueles que se relacionam aos “desafios do arqueólogo”. Por fim, escolha dois alunos de diferentes trios para comentar sobre uma de suas palavras, explicando o porquê de tê-la circulado ou sublinhado.

A expectativa é que os alunos consigam registrar palavras-chave que contemplem, de forma abrangente, toda a temática trabalhada durante aula, como por exemplo: arqueólogos, escavação, sítios arqueológicos, povoamento da América, artefatos, instrumentos, vestígios, Pré-História etc. Espera-se, também, que consigam associar algumas palavras-chave às técnicas e aos desafios do trabalho arqueológico. Lembre-se de que algumas palavras podem ser consideradas como técnicas e como desafios ao mesmo tempo, dependendo da interpretação dos alunos. A palavra “escavação”, por exemplo, pode ser uma técnica do arqueólogo para encontrar vestígios nos sítios arqueológicos, como pode ser também um desafio, devido às condições do local, do solo, do clima etc. O mais importante é que, por meio desta atividade, os alunos percebam que conseguem identificar técnicas e compreender desafios do trabalho arqueológico.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF06HI04, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Folhas de papel sulfite, cópia impressa do texto, cópias impressas das imagens, projetor.

Material complementar:

Trecho do livro Arqueologia: uma atividade muito divertida

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/6ZXmsmrC4wTTzpBJezdsYyftSPkvtX2e7w9FGNTEug7SRPY5DbQ98MPfUUdY/his6-04und02-trecho-do-livro-arqueologia-uma-atividade-muito-divertida.pdf

Imagem 1: Lapa do Santo - Visão geral

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/RGQpRsRJmwxjQDrPvkQgBvhKCU2jwBhfeHnfHsJ83GNHXdampN3ZzgGsseAs/his6-04und02-imagem-lapa-do-santo-visao-geral.pdf

Imagem 2: Lapa do Santo - Artefatos - Secagem de material de peneira

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/8TSkFXu8GTeF9bzY5gzEGps6AyXWa8s7ZeVBmeKd6NteAQJ4XWRVA9dbPVEN/his6-04und02-imagem-lapa-do-santo-artefatos-secagem-de-material-de-peneira.pdf

Imagem 3: Archaeologist

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/K856NjHmnYFwGyseUmCekYpmbmZSZYRAsj6MhzNxrruzwmEZZaMcHkN3AJbq/his6-04und02-imagem-archaeologist.pdf

Professor, apesar de este plano de aula envolver a questão do povoamento da América, o objetivo desta aula está centrado na construção, entre os alunos, de uma noção sobre algumas técnicas do trabalho arqueológico e sobre os desafios destes estudiosos na construção de suas teorias. Portanto, procure direcionar o olhar dos alunos para as características do trabalho arqueológico, mesmo quando surgirem aspectos sobre o resultado das descobertas destes cientistas.

Para você saber mais:

Síntese sobre o trabalho arqueológico no Brasil:

TENÓRIO, Júnior. Arqueologia brasileira. 2014 (06m54s). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=auFCCDhRaAA. Acesso em: 25 nov. 2018.

Resenha sobre a ciência arqueológica:

ALMEIDA, Fábio Py Murta de. Arqueologia. Varia hist. Belo Horizonte, v. 28, n. 47, p. 44-444, junho de 2012. Disponível em http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-87752012000100020&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 25 nov. 2018.

Sobre os domínios da História e da arqueologia:

MINGATOS, Gabriela e SOUSA, João Carlos Moreno. Qual a diferença entre História e arqueologia?. Arqueologia e Pré-História. Disponível em: https://arqueologiaeprehistoria.com/qual-a-diferenca-entre-historia-e-arqueologia/. Acesso em: 25 nov. 2018.

Explicação sobre os diferentes tipos de sítio arqueológico:

SOUSA, João Carlos Moreno. O que é um sítio arqueológico? Arqueologia e Pré-História. Disponível em: https://arqueologiaeprehistoria.com/o-que-e-um-sitio-arqueologico/. Acesso em: 25 nov. 2018.

Sobre sítios arqueológicos no Brasil:

BUCO, Cristiane de Andrade. Sítios arqueológicos brasileiros. São Paulo: Editora Brasileira de Arte e Cultura, 2014. Disponível em: http://unesdoc.unesco.org/images/0023/002335/233500m.pdf. Acesso em: 25 nov. 2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações:

Projete, escreva no quadro ou leia o objetivo para a turma. É importante que você, professor, destaque que, no final da aula, espera que todos os alunos conheçam algumas técnicas do trabalho arqueológico e também compreendam alguns dos desafios que o arqueólogo tem de enfrentar para construir suas teorias, enfatizando aquelas relacionadas ao povoamento do continente americano. Procure não antecipar informações sobre o trabalho arqueológico e nem relacioná-lo à construção de teorias sobre a chegada dos seres humanos pré-históricos à América. Toda esta construção de conhecimentos, incluindo organização e associação de ideias, deve partir do aluno, por meio de uma postura investigativa.

Para você saber mais:

Resenha sobre a ciência arqueológica:

ALMEIDA, Fábio Py Murta de. Arqueologia. Varia hist. Belo Horizonte, v. 28, n. 47, p. 441-444, junho de 2012. Disponível em http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-87752012000100020&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 25 nov. 2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos.

Orientações:

Professor, nesta etapa de Contextualização é importante que os alunos descubram aspectos da profissão do “arqueólogo” e do “trabalho arqueológico”. Procure não antecipar informações sobre os temas para que, por meio da leitura e das discussões em grupo, os alunos possam construir o conhecimento sobre a identidade deste tipo de cientista e sobre as características desta área acadêmica. As perguntas, nesta etapa, envolverão os alunos na problemática da aula. A primeira pergunta está centrada no conhecimento de “técnicas” arqueológicas e a segunda está centrada nos “desafios” do trabalho arqueológico.

Para começar, solicite que os alunos se reúnam em trios e que leiam o texto proposto. Para tanto, imprima ou escreva no quadro ou projete o trecho do livro Arqueologia: uma atividade muito divertida: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/6ZXmsmrC4wTTzpBJezdsYyftSPkvtX2e7w9FGNTEug7SRPY5DbQ98MPfUUdY/his6-04und02-trecho-do-livro-arqueologia-uma-atividade-muito-divertida.pdf

Em seguida, apresente aos alunos as duas questões para Contextualização, projetando-as, escrevendo-as no quadro ou lendo-as para os alunos. Peça para que discutam com os colegas do trio sobre as possíveis respostas para as duas questões, apresentando opiniões ao grupo e ouvindo o entendimento dos colegas acerca dos questionamentos.

Para instigar o desenvolvimento do raciocínio dos alunos acerca dos questionamentos propostos, procure perguntar se o arqueólogo trabalha com fontes escritas ou com fontes não escritas. Questione-os sobre o desafio de se desvendar a História humana com base em fontes não escritas.

A expectativa, neste momento, é que os alunos, por meio da leitura do texto e da elaboração de respostas para as questões, encontrem informações sobre técnicas e desafios do trabalho arqueológico, podendo, inclusive, estabelecer opiniões sobre as dificuldades destes cientistas para construir suas ideias.

Após as discussões, distribua tiras de papel sulfite (ou similar) aos alunos. Duas para cada trio. Projete ou elabore no quadro uma tabela associativa, dividindo-a em três colunas, intituladas, respectivamente, de: “Objetivo do arqueólogo”, Técnicas do arqueólogo” e “Desafios do arqueólogo”. A primeira coluna (Objetivo do arqueólogo) deverá estar preenchida com a frase: “Descobrir como os seres humanos da Pré-História chegaram à América”. Solicite aos alunos do trio que discutam entre si e que utilizem uma das tiras de papel para escrever uma possível técnica e outra tira para escrever um possível desafio que os arqueólogos enfrentam para alcançar o objetivo proposto. Caso perceba que os alunos estão com dificuldades, explique que o preenchimento destas tiras de papel está diretamente relacionado às discussões sobre as duas perguntas que foram propostas anteriormente. Por fim, peça para que os alunos afixem na tabela suas tiras de papel e escolha dois alunos de trios diferentes para que apresentem à turma um comentário sobre as tiras que afixaram na segunda e na terceira coluna.

Espera-se que durante esta atividade os alunos consigam estabelecer relação entre a construção de conhecimentos acerca das teorias de povoamento da América com técnicas típicas e desafios comuns encontrados pelos profissionais da arqueologia. Lembre-se, contudo, que esta problemática será trabalhada com mais profundidade na próxima etapa da aula e que ideias inconclusas e equivocadas neste momento fazem parte da construção do conhecimento.

Para você saber mais:

Caso julgue necessário conhecer um pouco mais sobre os domínios do historiador e do arqueólogo e compreender aspectos da estrutura do trabalho arqueológico, seguem dois links:

Sobre os domínios da História e da arqueologia:

MINGATOS, Gabriela e SOUSA, João Carlos Moreno. Qual a diferença entre História e arqueologia?. Arqueologia e Pré-História. Disponível em: https://arqueologiaeprehistoria.com/qual-a-diferenca-entre-historia-e-arqueologia/. Acesso em: 25 nov. 2018.

Síntese sobre o trabalho arqueológico no Brasil:

TENÓRIO, Júnior. Arqueologia Brasileira. 2014 (06m54s). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=auFCCDhRaAA. Acesso em: 25 nov. 2018.

Slide Plano Aula

Orientações:

Apresente este slide caso tenha disponibilidade de recurso multimidiático e prefira projetar em vez de imprimir o trecho do livro Arqueologia: uma atividade muito divertida. Entretanto, caso julgue necessário imprimir, clique aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/6ZXmsmrC4wTTzpBJezdsYyftSPkvtX2e7w9FGNTEug7SRPY5DbQ98MPfUUdY/his6-04und02-trecho-do-livro-arqueologia-uma-atividade-muito-divertida.pdf

Caso opte pela projeção do texto, evite ler para os alunos. É importante que eles sejam protagonistas nesta construção, inclusive nos momentos de leitura das fontes utilizadas.

Slide Plano Aula

Orientações:

Caso tenha disponibilidade de recurso multimidiático, em vez de desenhar a tabela no quadro, projete este slide e mantenha-o durante esta etapa da atividade para que os alunos possam afixar as tiras de papel nas respectivas colunas.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientações:

Com os alunos ainda reunidos em trios, projete ou imprima as imagens sobre o trabalho arqueológico para que os alunos possam analisar:

Imagem 3 - Archaeologist: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/K856NjHmnYFwGyseUmCekYpmbmZSZYRAsj6MhzNxrruzwmEZZaMcHkN3AJbq/his6-04und02-imagem-archaeologist.pdf

Imagem 1 - Lapa do Santo - Visão geral: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/RGQpRsRJmwxjQDrPvkQgBvhKCU2jwBhfeHnfHsJ83GNHXdampN3ZzgGsseAs/his6-04und02-imagem-lapa-do-santo-visao-geral.pdf

Imagem 2 - Lapa do Santo - Artefatos - Secagem de material de peneira: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/8TSkFXu8GTeF9bzY5gzEGps6AyXWa8s7ZeVBmeKd6NteAQJ4XWRVA9dbPVEN/his6-04und02-imagem-lapa-do-santo-artefatos-secagem-de-material-de-peneira.pdf

Proponha aos alunos que discutam com os colegas de seu grupo sobre qual a ordem adequada das fotografias apresentadas, considerando o processo do trabalho arqueológico. Oriente-os a ouvir a opinião dos colegas sobre a ordenação que acreditam ser correta e sobre as justificativas para a escolha. Para que a atividade seja desafiadora, é importante que você não apresente as fotografias na ordem correta. Note que, logo acima, nesta orientação, as fotografias estão numeradas corretamente, conforme a ordem do trabalho arqueológico. Entretanto, a sugestão é apresentá-las conforme a ordem proposta: 3, 1 e 2.

Durante as discussões, caso os alunos manifestem dificuldades, peça para que releiam o texto proposto na primeira etapa da aula e que considerem as informações levantadas durante a elaboração das duas perguntas iniciais, principalmente a que trata das técnicas do trabalho arqueológico. Para instigar
as discussões, questione os alunos, propondo uma situação hipotética: peça para que se imaginem como jovens arqueólogos que resolveram explorar o quintal de casa em busca de vestígios do passado. Pergunte a eles quais seriam suas atitudes no início e no decorrer da aventura de exploração.

Após as discussões, proponha que os alunos registrem nos cadernos suas justificativas a respeito da organização correta das imagens. Escolha três alunos de diferentes trios para justificar para a turma a posição das imagens 1, 2 e 3, respectivamente.

A expectativa é que os alunos consigam identificar a preparação do sítio arqueológico com a demarcação dos quadrículos e com o princípio da escavação, como o início do processo do trabalho arqueológico (imagem 1 - Lapa do Santo - Visão geral); que consigam identificar a separação e a classificação do material encontrado como atividade posterior à escavação (Imagem 2 - Lapa do Santo - Artefatos - Secagem de material de peneira); e que consigam identificar a análise laboratorial dos artefatos encontrados como etapa posterior aos trabalhos arqueológicos de campo (Imagem 3 - Archaeologist).

Para você saber mais:

Explicação sobre os diferentes tipos de sítio arqueológico:

SOUSA, João Carlos Moreno. O que é um sítio arqueológico? Arqueologia e Pré-História. Disponível em: https://arqueologiaeprehistoria.com/o-que-e-um-sitio-arqueologico/. Acesso em: 25 nov. 2018.

Sobre sítios arqueológicos no Brasil:

BUCO, Cristiane de Andrade. Sítios arqueológicos brasileiros. São Paulo: Editora Brasileira de Arte e Cultura, 2014. Disponível em: http://unesdoc.unesco.org/images/0023/002335/233500m.pdf. Acesso em: 25 nov. 2018.

Slide Plano Aula

Orientações:

Apresente este slide caso tenha disponibilidade de recurso multimidiático e prefira projetar em vez de imprimir a imagem 3 - Archaeologist . Entretanto, caso julgue necessário imprimir, clique aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/K856NjHmnYFwGyseUmCekYpmbmZSZYRAsj6MhzNxrruzwmEZZaMcHkN3AJbq/his6-04und02-imagem-archaeologist.pdf

Professor, para tornar a proposta desafiadora, apresente as imagens na sequência sugerida: 3, 1 e 2, conforme a sequência dos slides deste plano de aula. Se optar pela projeção das imagens, apresente os slides pausadamente. Caso julgue necessário, repita a apresentação.

Slide Plano Aula

Orientações:

Apresente este slide caso tenha disponibilidade de recurso multimidiático e prefira projetar em vez de imprimir a imagem 1 - Lapa do Santo - Visão geral. Entretanto, caso julgue necessário imprimir, clique aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/RGQpRsRJmwxjQDrPvkQgBvhKCU2jwBhfeHnfHsJ83GNHXdampN3ZzgGsseAs/his6-04und02-imagem-lapa-do-santo-visao-geral.pdf

Slide Plano Aula

Orientações:

Apresente este slide caso tenha disponibilidade de recurso multimidiático e prefira projetar em vez de imprimir a imagem 2 - Lapa do Santo - Artefatos - secagem de material de peneira . Entretanto, caso julgue necessário imprimir, clique aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/8TSkFXu8GTeF9bzY5gzEGps6AyXWa8s7ZeVBmeKd6NteAQJ4XWRVA9dbPVEN/his6-04und02-imagem-lapa-do-santo-artefatos-secagem-de-material-de-peneira.pdf

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Com os alunos ainda reunidos em trios, proponha que discutam com os colegas do grupo e que listem nos cadernos diversas palavras-chave sobre tudo o que leram e discutiram durante a aula. Oriente os alunos para que não se atenham a classificações, eixos ou temas. Explique que as palavras-chave deverão ser anotadas aleatoriamente, conforme as lembranças forem surgindo entre os alunos do grupo. Peça para que os alunos se recordem do texto analisado na primeira etapa da aula bem como dos questionamentos propostos, das leituras sobre as imagens e de todas as discussões entre os colegas. Oriente os alunos a registrarem o maior número de palavras-chave que conseguirem.

Após as discussões e os registros das palavras-chave, solicite aos alunos que circulem os termos que se relacionam às “técnicas arqueológicas” e sublinhem aqueles que se relacionam aos “desafios do arqueólogo”. Por fim, escolha dois alunos de diferentes trios para comentar sobre uma de suas palavras, explicando o porquê de tê-la circulado ou sublinhado.

A expectativa é que os alunos consigam registrar palavras-chave que contemplem, de forma abrangente, toda a temática trabalhada durante aula, como por exemplo: arqueólogos, escavação, sítios arqueológicos, povoamento da América, artefatos, instrumentos, vestígios, Pré-História etc. Espera-se, também, que consigam associar algumas palavras-chave às técnicas e aos desafios do trabalho arqueológico. Lembre-se de que algumas palavras podem ser consideradas como técnicas e como desafios ao mesmo tempo, dependendo da interpretação dos alunos. A palavra “escavação”, por exemplo, pode ser uma técnica do arqueólogo para encontrar vestígios nos sítios arqueológicos, como pode ser também um desafio, devido às condições do local, do solo, do clima etc. O mais importante é que, por meio desta atividade, os alunos percebam que conseguem identificar técnicas e compreender desafios do trabalho arqueológico.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE História: tempo, espaço e formas de registros do 6º ano :

6º ano / História / História: tempo, espaço e formas de registros

MAIS AULAS DE História do 6º ano:

6º ano / História / História: tempo, espaço e formas de registros

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF06HI04 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano