Trecho do livro: "Arqueologia, uma atividade muito divertida"
Plano de Aula
Plano de aula: A Controversa Teoria de Niède Guidon - artefatos e geofatos
Plano 5 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Origem dos seres humanos americanos
Por: Maiko Menassa
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Planeje suas aulas pelo Whatsapp!
Qualidade com economia de tempo
Aula
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF06HI04 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: imagens, diagrama, tabela e textos impressos; projetor.
Material complementar:
Trecho do livro: Arqueologia, uma atividade muito divertida
Trecho da reportagem: Filme piauiense contará a história da arqueóloga Niède Guidon
Imagem 1: Arqueologia Subaquática
Imagem 2: Sítio Arqueológico de Phaistos
Diagrama sobre a Teoria de Niède Guidon
Tabela do Ditado Histórico
Este permite ao aluno realizar uma série de descobertas que envolvem a compreensão dos conceitos de “artefato” e “geofato” e também as controvérsias acerca da teoria de Niède Guidon, tendo em vista seus importantes achados nos sítios arqueológicos do Parque Nacional da Serra da Capivara. Procure não apresentar definições ou antecipar informações que inviabilizem esse processo de descoberta, tão importante para uma aprendizagem significativa. Procure direcionar o olhar dos estudantes para a análise dos conceitos e contrapontos teóricos apresentados pelas fontes, favorecendo, entre os alunos, a tomada de uma postura crítica e investigativa.
Para você saber mais:
Entrevista com Niède Guidon sobre a vida e obra da arqueóloga:
Vida de Cientista - Niède Guidon - PGM 15. UNIVESP. 2014 (46m17s). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=LY6kADIdIiU. Acesso em: 02 jan 2019.
Sobre aspectos dos sítios arqueológicos subaquáticos:
GUIMARÃES, Ricardo S. Patrimônio Cultural Subaquático: a importância das práticas de preservação em campo. Disponível em: http://site.mast.br/hotsite_anais_ivsppa/pdf/04/22%20Texto%20completo%20revisado%20ricardo%20guimar%C3%A3es.pdf. Acesso em: 02 jan 2019.
Sobre aspectos da arqueologia urbana:
SOUZA, Rafael de Abreu. A Cidade e a Arqueologia Urbana. Disponível em: http://bdpi.usp.br/bitstream/handle/BDPI/47551/SOUZA,%20R.%20A.%20A%20cidade%20e%20a%20arqueologia%20urbana.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 02 jan 2019.
Teaser do documentário: “Niède Guidon - Memórias da Vida”, direção de Tiago Tambelli:
PEREIRA, Rayldo. Niède Guidon - memórias da vida. 2016 (1m34s). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=8-O1GdZ9Ygc. Acesso em 15 jan 2019.
Sobre pinturas rupestres do Parque Nacional Serra da Capivara:
SANTOS, Thalison. Pinturas Rupestres do Sítio Arqueológico Toca da Gamela do Parque Nacional da Serra da Capivara - PI. 2010. 83f. Monografia. Universidade do Vale do São Francisco, São Raimundo Nonato - Piauí. Disponível em: http://www.fumdham.org.br/wp-content/uploads/2015/07/monografia_thalison_dos_santos.pdf?x49464. Acesso em: 04 jan 2019.
Sobre o conceito de Geofato:
HIRST, K. Kris. Geofatos: objetos de rocha que parecem artefatos. Arqueologia e Pré-história. Disponível em: https://arqueologiaeprehistoria.com/2016/03/09/geofatos-objetos-de-rocha-que-parecem-artefatos/. Acesso em: 02 jan 2019.
Sobre técnicas de datação de artefatos e geofatos:
VOGT, Carlos. Carbono - 14 não é o único método de datação. Arqueologia. ComCiência. Disponível em: http://www.comciencia.br/dossies-1-72/reportagens/arqueologia/arq06.shtml. Acesso em: 04 jan 2019.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Projete, escreva no quadro ou leia o objetivo para a turma. É importante que você destaque que, ao final da aula, espera que os alunos tenham conseguido analisar os pontos e contrapontos acerca da teoria da arqueóloga Niède Guidon, a partir de suas descobertas nos sítios arqueológicos do Parque Nacional da Serra da Capivara. E mais: espera que percebam que no universo dos estudos arqueológicos o conhecimento é bastante volúvel e a cada nova descoberta ou novas técnicas de estudo, o conhecimento se transforma.
Para você saber mais:
Entrevista com Niède Guidon sobre a vida e obra da arqueóloga:
Vida de Cientista - Niède Guidon - PGM 15. UNIVESP. 2014 (46m17s). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=LY6kADIdIiU. Acesso em: 02 jan 2019.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO