Plano de Aula

Plano de aula: A Teoria Malaio-Polinésia e o Sítio Arqueológico de Monte Verde

Plano 4 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Origem dos seres humanos americanos

mais ações

Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF06HI04 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Lápis ou canetas coloridas, cópias impressas do texto, cópias impressas das imagens e projetor.

Material complementar:

Imagem 1: Origem e Dispersão dos Seres Humanos Modernos, Homo Sapiens.

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/GvEY4dnntdWyxksqQZqMTAkj9zy42dsUz3JWSzDQ5MQRSgb5hUTBqqH7qGAY/his6-04und04-imagem-1-origem-e-dispersao-dos-seres-humanos-modernos-homo-sapiens.pdf

Imagem 2: Palavras Cruzadas

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/yQQYJXXexwCkjpmbEZFGXSEwJuqWxpucnyTH9HYBqnEcFrWmpuKwy9AG5gPR/his6-04und04-imagem-2-palavras-cruzadas.pdf

TEXTO 1 - Trecho do artigo: As Rochas que podem Reescrever a História da Chegada do Homem às Américas

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/pmRe3BVtRDVmZhj8sJMZBzNhMFEbhhx4x86QCRADZV4E2gty9cDtf82TngQB/his6-04und04-trecho-do-artigo-as-rochas-que-podem-reescrever-a-historia-da-chegada-do-homem-as-americas.pdf

TEXTO 2 - Trecho do artigo: Os Descobridores da América

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/3t68MQRnJYzNyVmKhdPPaJnBWaqnP5CjkftA6gkBH4nH5y7xbNPEUYP7k4ms/his6-04und04-trecho-do-artigo-os-descobridores-da-america.pdf

Estudar a Pré-história americana pode ser muito estimulante para os alunos, uma vez que o universo científico que trata deste assunto é repleto de teorias e hipóteses que ora complementam-se, ora desconstroem-se, levando os estudantes a pensamentos desafiadores. O presente plano de aula foi elaborado com esta intencionalidade: desafiar o aluno a questionar pensamentos tradicionais à luz de novas descobertas. Portanto, mais do que conhecer aspectos da Teoria Malaio-Polinésia e mais do que identificar as descobertas do Sítio Arqueológico de Monte Verde, a proposta é levar o aluno a utilizar este conhecimento para problematizar concepções arqueológicas anteriores e perceber que o conhecimento é dinâmico e se modifica a cada olhar e a cada nova descoberta. Portanto, procure direcionar o olhar do aluno para além do “conhecer”. Busque, durante esta aula, estimulá-lo a assumir uma postura investigativa, crítica e participativa.

Para você saber mais:

Sobre aspectos de diversas teorias a respeito do Povoamento da América:

SILVEIRA, Evanildo. Antes de Colombo. Disponível em:https://www.sescsp.org.br/online/artigo/5320_ANTES+DE+COLOMBO. Acesso em: 18 out 2018.

Sobre as divergências acerca da passagem humana pelo Estreito de Bering:

CASTRO, Fábio. Estudo descarta chegada de humanos às Américas pelo Estreito de Bering. O Estado de S. Paulo. Ciência. Disponível em: https://ciencia.estadao.com.br/noticias/geral,estudo-descarta-chegada-de-humanos-as-americas-pelo-estreito-de-bering,10000068506. Acesso em: 12 dez 2018.

Resenha do livro “Monte Verde”, de Tom Dillehay:

POLITIS, Gustavo G.. Monte Verde. Un Asentamiento Humano del Pleistoceno Tardío en el Sur de Chile, Tom Dillehay, Colección Serie Universitaria, LOM Ediciones, Universidad Austral de Chile, 2004. Disponível em: https://scielo.conicyt.cl/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0717-73562005000200015&lng=es&nrm=iso . Acesso em: 12 dez 2018.

Sobre a Cultura Clóvis e suas contradições:

MAÇÃES, Bruno. Clovis Rejeitado: achados arqueológicos nos EUA comprovam que o continente americano começou a ser habitado mais de 2 mil anos antes do que se acreditava.. Arqueologia. Scentia, 2013. Disponível em: http://www.scientiadigital.com.br/html/files/6.pdf?1367874167. Acesso em: 12 dez 2018.

Sobre aspectos da Teoria Malaio-Polinésia:

CASSOL, João Victor Gobbi; CASSOL, Claudionei Vicente; DECARLI, Márcia Negrello. A América Essencial - Autonomia Primitiva: da América inicial aos grandes impérios americanos. 2014. 30 f. Ensino Politécnico. CE Dr. Dorvalino Luciano de Souza. Cerro Grande - RS, pp. 05-15. Disponível em: http://www.academia.edu/8256464/Chegada_do_Ser_Humano_na_Am%C3%A9rica_primitiva. Acesso em: 12 dez 2018.

Software gratuito para elaboração de Palavras Cruzadas. O programa pode ser baixado no computador, tablet ou smartphone e sua função é criar, de forma rápida, lacunas das palavras cruzadas, de acordo com os termos e legendas que são registradas pelo usuário:

https://www.eclipsecrossword.com/download.aspx.

Objetivo
Objetivo

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Projete, escreva no quadro ou leia o objetivo para a turma. É importante destacar que, ao final da aula, espera-se que os alunos não apenas conheçam aspectos da Teoria Malaio-Polinésia e sobre os vestígios arqueológicos encontrados no sítio de Monte Verde, mas que consigam comparar teorias tradicionais com os novos conhecimentos, identificando construções e desconstruções de ideias por meio de uma postura investigativa e questionadora.

Para você saber mais:

Sobre aspectos de diversas teorias a respeito do Povoamento da América:

SILVEIRA, Evanildo. Antes de Colombo. Disponível em:https://www.sescsp.org.br/online/artigo/5320_ANTES+DE+COLOMBO. Acesso em: 18 out 2018.

Curso sobre Educação Antirracista

Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP

COMEÇAR AGORA