16162
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Geografia > 2º ano > Conexões e escalas

Plano de aula - Relação com a natureza

Plano de aula de Geografia com atividades para 2º ano do Fundamental sobre Identificar a relação que os moradores do campo e da cidade têm com a natureza

Plano 03 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Marina Campos Do Nascimento Paulino

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF02GE04 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Equipamento necessário para projeção ou impressão dos textos caso não haja disponibilidade de projeção dos slides.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

Leia para os alunos o tema da aula. Nesse momento é importante que eles entendam o que significa se relacionar com a natureza, ou seja, como ela está presente em nosso cotidiano e nas atividades que realizamos. Aborde esse conceito sem grande aprofundamento, pois será trabalhado com mais ênfase nos próximos slides.

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações:

Mostre a imagem para os alunos. Em seguida, faça os seguintes questionamentos:

  • O que as crianças estão fazendo?
  • Essa imagem mostra elementos naturais ou elementos feitos pelo homem? Quais?
  • Observando a imagem conseguimos identificar se essa paisagem se encontra no campo ou na cidade?
  • Que outras brincadeiras as crianças poderiam realizar nesse espaço?
  • Se elas estivessem em um local mais fechado, com a presença de muitos carros e muitas pessoas, estariam brincando assim?

O objetivo desses questionamentos é levar os alunos a entender que é possível ter contato com a natureza de formas diferentes. Neste momento não aprofunde aspectos conceituais do assunto, pois eles serão abordados com mais ênfase nos próximos slides.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações:

Conte aos alunos a história de Teresa. Em seguida, peça para eles imaginarem como é a vida dela no lugar onde vive e quais outras características podem ser citadas como parte de seu dia a dia.

Neste momento é importante levar os alunos a refletirem que a relação com a natureza pode mudar de acordo com o lugar que se vive.

Em seguida, questione-os com a pergunta: “De que forma nós nos relacionamos com a natureza no lugar onde vivemos?”. Anote as ideias que surgirem no quadro.

Ação Propositiva select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações:

Neste momento você deverá conduzir os alunos para um passeio pela escola. Durante esse passeio, peça para eles identificarem os elementos naturais existentes e de que forma eles são utilizados no cotidiano, como por exemplo:

  • Brincadeira em árvores, grama ou outros elementos da natureza.
  • Atividades na horta ou pomar, caso a escola possua.
  • Identificar os locais onde há jardinagem do colégio

Caso haja possibilidade, programe-se com antecedência para um passeio pelos arredores do colégio. Desta forma, o conceito poderá ser explorado com mais ênfase e de forma mais ampla.

Como adequar à sua realidade: Caso a escola se localize em uma área rural, faça inicialmente um levantamento sobre como é o contato com a natureza no local onde vivem. Em seguida, organize-os em duplas e peça para que desenhem como imaginam que as pessoas da cidade se relacionam com a natureza. Se achar pertinente, selecione algumas figuras para mostrar essa relação aos alunos.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

Após a reflexão realizada durante o passeio, solicite que os alunos escrevam uma carta para Teresa onde irão relatar o contato que eles têm com a natureza em seu dia a dia. Para isso, resgate com os alunos a investigação que foi feita na ação propositiva.

Para ampliar ainda mais esse conceito, faça um breve questionamento sobre outras formas de contato com a natureza fora da escola e aproveite esse momento para fazer uma comparação entre as formas de se relacionar com a natureza, levando em consideração a vida de Teresa e a realidade local dos alunos.

Essa atividade pode ser realizada individualmente ou em um texto coletivo, dependendo no nível de alfabetização da turma.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF02GE04 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Equipamento necessário para projeção ou impressão dos textos caso não haja disponibilidade de projeção dos slides.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

Leia para os alunos o tema da aula. Nesse momento é importante que eles entendam o que significa se relacionar com a natureza, ou seja, como ela está presente em nosso cotidiano e nas atividades que realizamos. Aborde esse conceito sem grande aprofundamento, pois será trabalhado com mais ênfase nos próximos slides.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações:

Mostre a imagem para os alunos. Em seguida, faça os seguintes questionamentos:

  • O que as crianças estão fazendo?
  • Essa imagem mostra elementos naturais ou elementos feitos pelo homem? Quais?
  • Observando a imagem conseguimos identificar se essa paisagem se encontra no campo ou na cidade?
  • Que outras brincadeiras as crianças poderiam realizar nesse espaço?
  • Se elas estivessem em um local mais fechado, com a presença de muitos carros e muitas pessoas, estariam brincando assim?

O objetivo desses questionamentos é levar os alunos a entender que é possível ter contato com a natureza de formas diferentes. Neste momento não aprofunde aspectos conceituais do assunto, pois eles serão abordados com mais ênfase nos próximos slides.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações:

Conte aos alunos a história de Teresa. Em seguida, peça para eles imaginarem como é a vida dela no lugar onde vive e quais outras características podem ser citadas como parte de seu dia a dia.

Neste momento é importante levar os alunos a refletirem que a relação com a natureza pode mudar de acordo com o lugar que se vive.

Em seguida, questione-os com a pergunta: “De que forma nós nos relacionamos com a natureza no lugar onde vivemos?”. Anote as ideias que surgirem no quadro.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações:

Neste momento você deverá conduzir os alunos para um passeio pela escola. Durante esse passeio, peça para eles identificarem os elementos naturais existentes e de que forma eles são utilizados no cotidiano, como por exemplo:

  • Brincadeira em árvores, grama ou outros elementos da natureza.
  • Atividades na horta ou pomar, caso a escola possua.
  • Identificar os locais onde há jardinagem do colégio

Caso haja possibilidade, programe-se com antecedência para um passeio pelos arredores do colégio. Desta forma, o conceito poderá ser explorado com mais ênfase e de forma mais ampla.

Como adequar à sua realidade: Caso a escola se localize em uma área rural, faça inicialmente um levantamento sobre como é o contato com a natureza no local onde vivem. Em seguida, organize-os em duplas e peça para que desenhem como imaginam que as pessoas da cidade se relacionam com a natureza. Se achar pertinente, selecione algumas figuras para mostrar essa relação aos alunos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

Após a reflexão realizada durante o passeio, solicite que os alunos escrevam uma carta para Teresa onde irão relatar o contato que eles têm com a natureza em seu dia a dia. Para isso, resgate com os alunos a investigação que foi feita na ação propositiva.

Para ampliar ainda mais esse conceito, faça um breve questionamento sobre outras formas de contato com a natureza fora da escola e aproveite esse momento para fazer uma comparação entre as formas de se relacionar com a natureza, levando em consideração a vida de Teresa e a realidade local dos alunos.

Essa atividade pode ser realizada individualmente ou em um texto coletivo, dependendo no nível de alfabetização da turma.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Conexões e escalas do 2º ano :

MAIS AULAS DE Geografia do 2º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF02GE04 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano