Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF02GE04 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Equipamento necessário para projeção ou impressão dos textos caso não haja disponibilidade de projeção dos slides.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações:
Leia para os alunos o tema da aula. Nesse momento é importante que eles entendam o que significa se relacionar com a natureza, ou seja, como ela está presente em nosso cotidiano e nas atividades que realizamos. Aborde esse conceito sem grande aprofundamento, pois será trabalhado com mais ênfase nos próximos slides.
Contextualização
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientações:
Mostre a imagem para os alunos. Em seguida, faça os seguintes questionamentos:
- O que as crianças estão fazendo?
- Essa imagem mostra elementos naturais ou elementos feitos pelo homem? Quais?
- Observando a imagem conseguimos identificar se essa paisagem se encontra no campo ou na cidade?
- Que outras brincadeiras as crianças poderiam realizar nesse espaço?
- Se elas estivessem em um local mais fechado, com a presença de muitos carros e muitas pessoas, estariam brincando assim?
O objetivo desses questionamentos é levar os alunos a entender que é possível ter contato com a natureza de formas diferentes. Neste momento não aprofunde aspectos conceituais do assunto, pois eles serão abordados com mais ênfase nos próximos slides.
Problematização
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações:
Conte aos alunos a história de Teresa. Em seguida, peça para eles imaginarem como é a vida dela no lugar onde vive e quais outras características podem ser citadas como parte de seu dia a dia.
Neste momento é importante levar os alunos a refletirem que a relação com a natureza pode mudar de acordo com o lugar que se vive.
Em seguida, questione-os com a pergunta: “De que forma nós nos relacionamos com a natureza no lugar onde vivemos?”. Anote as ideias que surgirem no quadro.
Ação Propositiva
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações:
Neste momento você deverá conduzir os alunos para um passeio pela escola. Durante esse passeio, peça para eles identificarem os elementos naturais existentes e de que forma eles são utilizados no cotidiano, como por exemplo:
- Brincadeira em árvores, grama ou outros elementos da natureza.
- Atividades na horta ou pomar, caso a escola possua.
- Identificar os locais onde há jardinagem do colégio
Caso haja possibilidade, programe-se com antecedência para um passeio pelos arredores do colégio. Desta forma, o conceito poderá ser explorado com mais ênfase e de forma mais ampla.
Como adequar à sua realidade: Caso a escola se localize em uma área rural, faça inicialmente um levantamento sobre como é o contato com a natureza no local onde vivem. Em seguida, organize-os em duplas e peça para que desenhem como imaginam que as pessoas da cidade se relacionam com a natureza. Se achar pertinente, selecione algumas figuras para mostrar essa relação aos alunos.
Sistematização
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
Após a reflexão realizada durante o passeio, solicite que os alunos escrevam uma carta para Teresa onde irão relatar o contato que eles têm com a natureza em seu dia a dia. Para isso, resgate com os alunos a investigação que foi feita na ação propositiva.
Para ampliar ainda mais esse conceito, faça um breve questionamento sobre outras formas de contato com a natureza fora da escola e aproveite esse momento para fazer uma comparação entre as formas de se relacionar com a natureza, levando em consideração a vida de Teresa e a realidade local dos alunos.
Essa atividade pode ser realizada individualmente ou em um texto coletivo, dependendo no nível de alfabetização da turma.