16148
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > História > 3º ano > As pessoas e os grupos que compõem a cidade e o município

Plano de aula - Migração na nossa História

Plano de aula de História com atividades para 3º ano do EF sobre Migração na nossa História

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Pamela De Lima Ferreira

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
- Essenciais: Whatsapp.
- Optativas: Google Meet, Google Classroom e Youtube.

Contexto
Neste plano, o objetivo é reconhecer a comida típica nordestina em nossa cidade. Se dispuser de momento síncrono, organize uma sala no Google Classroom (veja aqui como utilizá-lo) ou no Google Meet (como criar uma reunião online). Envie para os estudantes o slide 3 do plano (pode ser via print de tela). Peça, via arquivo de texto, que analisem a imagem que você enviou. Em seguida, encaminhe as seguintes perguntas:
- Alguém conhece, já ouviu falar ou já comeu um destes alimentos?
- Em nossa cidade conhecemos e comemos alguns destes alimentos?

Peça que os estudantes respondam as questões via arquivo de áudio e as encaminhem para o grupo da escola. Você pode enviar um arquivo com um mapa do país e ir indicando aos estudantes a região que cada comida representa.

Problematização
Compartilhe com os estudantes o slide 5 do plano, assim como o arquivo de contextualização. Fale da fotografia como um registro importante para a história. Na sequência, encaminhe as seguintes questões:
- Aqui na nossa região, as pessoas comem esse alimento?
- Qual o nome dele?
- Por que podemos chamar esta de uma comida típica?
- Sendo típica, ela tem um lugar de origem. Qual lugar será este?
- Será que é onde vivemos? Ou ela foi trazida por pessoas de outras regiões do Brasil?

Peça que os estudantes anotem as respostas no caderno e as encaminhem para o grupo da turma. Você pode combinar com eles um momento para sanar as dúvidas e conversar virtualmente sobre a atividade.

Sistematização
Para sistematizar o conteúdo desta aula, compartilhe com os estudantes o arquivo de sistematização e peça para imprimirem a atividade, para que seja possível recortar, conforme orientação. Caso não seja possível fazerem a impressão, peça que gravem um vídeo comentando sobre como a comida típica é chamada na sua região e se já ouviram outras expressões. Faça a sugestão das crianças produzirem a comida típica em casa, filmando e enviando registros dela para a turma. Dê o feedback das atividades.

Convite às famílias
As famílias podem ajudar os estudantes acessando e assistindo juntos a alguns vídeos como, por exemplo, “Orgulho Nordestino”, “Nordeste Documentário”,

Outras sugestões
A habilidade trabalhada neste plano possui conexão com outras. Promova o diálogo desta aula com as aulas das habilidades EF02HI01, EF02HI02, EF02HI03 e habilidades conexas entre outros componentes EF03GE01.

Sugestão Enviada Por: Danielle Ferreira


Código: HIS3_01UND03

(EF03HI01) Identificar os grupos populacionais que formam a cidade, o município e a região, as relações estabelecidas entre eles e os eventos que marcam a formação da cidade, como fenômenos migratórios (vida rural/vida urbana), desmatamentos, estabelecimento de grandes empresas etc.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE As pessoas e os grupos que compõem a cidade e o município do 3º ano:

3º ano / História / As pessoas e os grupos que compõem a cidade e o município

MAIS AULAS DE História do 3º ano:

3º ano / História / As pessoas e os grupos que compõem a cidade e o município

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas