16106
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Geografia > 1º ano > Mundo do trabalho

Plano de aula - Profissões e seus locais de trabalho

Plano de aula de Geografia com atividades para 1º ano do Fundamental sobre Relacionar as profissões com seus locais de trabalho

Plano 02 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Natalia De Azevedo Marques Tozzi

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF01GE07 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Para a realização deste plano de aula será necessário o uso da imagem selecionada no slide 3, se não for possível projetar essa imagem, o professor deverá trazer a imagem de um hospital impressa ou desenhada com clareza. No slide 5 ( ação propositiva) será necessário o uso de imagens para se criar o jogo da memória, as mesmas estarão disponíveis no item material complementar. Se não for possível a impressão das imagens o professor poderá montar o seu próprio jogo usando imagens de jornais e revistas. Para a última etapa (sistematização) será necessário um caderno ou folha para que cada aluno possa registrar a profissão/local de trabalho escolhida por ele.

Material complementar: Jogo da memória disponível no link https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/GDcJuFHVUrKHWtMDzuNKHZx6rPd4Tp25vaGBnxeA9EgH5Q3Sc5CHRsQX3XX3/geo1-07un02-acao-propositiva-jogo-da-memoria.pdf

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Projete ou escreva o tema no quadro. (Se não for possível projetar ou escrever, fale qual será o tema da aula para os alunos). Comece a aula com a seguinte colocação, quando pensamos em algumas profissões, logo pensamos no seu local de trabalho. Por exemplo, quando pensamos num caminhoneiro, logo imaginamos um caminhão e uma estrada. Mas nem todas as profissões são assim. Quem vocês acham que trabalha numa escola? Após a resposta, pergunte quem mais além dos professores trabalham nas escola. Em seguida pergunte se os professores poderiam realizar o seu trabalho em outros lugares como praças, supermercados e etc.

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Apresente a imagem aos alunos (projetada ou impressa) e pergunte se eles sabem que profissional é este. Depois das respostas pergunte se sabem onde ele está trabalhando. Após as respostas, volte a pergunta do slide anterior, quem mais além dos médicos trabalham nos hospitais? Eles poderiam realizar uma cirurgia num supermercado? O professor deverá estar preparado para explicar que os médicos podem realizar procedimentos de emergência em qualquer lugar, mas o local ideal é o hospital para que não haja risco de contaminação, por exemplo.

Como adequar à sua realidade: Se a escola onde este plano for usado for uma escola rural, ou de alguma comunidade onde os serviços médicos forem escassos, o professor pode substituir essa imagem por outra mais adequada a realidade dos alunos. O importante são os questionamento que virão da imagem utilizada.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Neste momento da aula a ideia é que os alunos percebam que cada profissional tem o seu local de trabalho, pois cada profissão tem equipamentos e necessidades específicas. Para que isso aconteça pergunte aos alunos por que os professores precisam estar na escola para dar aula, ou os médicos precisam estar num hospital para atender os pacientes. Explique que podemos realizar o trabalho em outros lugares, mas se forem realizados nos locais adequados o resultado será com certeza melhor.

Aproveitando o gancho dos slides anteriores, lance a pergunta para sala: já aprendemos que os professores trabalham na escola, os médicos e enfermeiros trabalham nos hospitais, quais outras profissões conhecemos e onde eles trabalham?

Organize as falas para que todos possam se expressar.

Ação Propositiva select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 35 minutos

Orientações: Após todos alunos darem suas respostas, conduza a sala para a construção da brincadeira. Este jogo será dividido em duas etapas. Na primeira etapa, os alunos serão divididos em duplas (essa configuração pode mudar de acordo com o número de alunos na sala, para trios ou quartetos). Em seguida, coloque no centro da roda apenas as imagens das profissões. As imagens estão disponíveis no link https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/GDcJuFHVUrKHWtMDzuNKHZx6rPd4Tp25vaGBnxeA9EgH5Q3Sc5CHRsQX3XX3/geo1-07un02-acao-propositiva-jogo-da-memoria.pdf para impressão.

Será escolhido um membro da dupla que irá ao centro e escolher uma profissão. Depois que todas as duplas estiverem com a sua profissão deverão discutir e descobrir onde este profissional trabalha. Em seguida, coloque no centro da roda as imagens dos locais de trabalho, e o outro membro da dupla deverá encontrar a imagem que fará par com a profissão escolhida pelo primeiro membro.

Depois que todos conseguirem encontrar os seus pares, recolha as cartas, embaralhe e monte um jogo da memória com todas as peças para que a sala toda possa jogar. Mantenha sempre a configuração inicial (duplas, trios ou quartetos).

Como adequar à sua realidade: Se não for possível a impressão, o professor pode criar as suas próprias peças usando recortes de revistas ou jornais colados em uma cartolina. Tomando sempre o cuidado para que as imagens sejam claras e de fácil identificação para os alunos.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Peça que as duplas sentem juntas. É o momento de consolidação do que foi aprendido. Questione a sala se conheciam todas as profissões que apareceram no jogo, se sabiam os locais onde trabalhavam ou se tiveram alguma surpresa. Depois de conversar com a sala, peça para que as duplas façam desenhos em seus cadernos, mostrando a profissão que escolheram na primeira parte do jogo e onde este profissional trabalha.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF01GE07 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Para a realização deste plano de aula será necessário o uso da imagem selecionada no slide 3, se não for possível projetar essa imagem, o professor deverá trazer a imagem de um hospital impressa ou desenhada com clareza. No slide 5 ( ação propositiva) será necessário o uso de imagens para se criar o jogo da memória, as mesmas estarão disponíveis no item material complementar. Se não for possível a impressão das imagens o professor poderá montar o seu próprio jogo usando imagens de jornais e revistas. Para a última etapa (sistematização) será necessário um caderno ou folha para que cada aluno possa registrar a profissão/local de trabalho escolhida por ele.

Material complementar: Jogo da memória disponível no link https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/GDcJuFHVUrKHWtMDzuNKHZx6rPd4Tp25vaGBnxeA9EgH5Q3Sc5CHRsQX3XX3/geo1-07un02-acao-propositiva-jogo-da-memoria.pdf

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Projete ou escreva o tema no quadro. (Se não for possível projetar ou escrever, fale qual será o tema da aula para os alunos). Comece a aula com a seguinte colocação, quando pensamos em algumas profissões, logo pensamos no seu local de trabalho. Por exemplo, quando pensamos num caminhoneiro, logo imaginamos um caminhão e uma estrada. Mas nem todas as profissões são assim. Quem vocês acham que trabalha numa escola? Após a resposta, pergunte quem mais além dos professores trabalham nas escola. Em seguida pergunte se os professores poderiam realizar o seu trabalho em outros lugares como praças, supermercados e etc.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Apresente a imagem aos alunos (projetada ou impressa) e pergunte se eles sabem que profissional é este. Depois das respostas pergunte se sabem onde ele está trabalhando. Após as respostas, volte a pergunta do slide anterior, quem mais além dos médicos trabalham nos hospitais? Eles poderiam realizar uma cirurgia num supermercado? O professor deverá estar preparado para explicar que os médicos podem realizar procedimentos de emergência em qualquer lugar, mas o local ideal é o hospital para que não haja risco de contaminação, por exemplo.

Como adequar à sua realidade: Se a escola onde este plano for usado for uma escola rural, ou de alguma comunidade onde os serviços médicos forem escassos, o professor pode substituir essa imagem por outra mais adequada a realidade dos alunos. O importante são os questionamento que virão da imagem utilizada.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Neste momento da aula a ideia é que os alunos percebam que cada profissional tem o seu local de trabalho, pois cada profissão tem equipamentos e necessidades específicas. Para que isso aconteça pergunte aos alunos por que os professores precisam estar na escola para dar aula, ou os médicos precisam estar num hospital para atender os pacientes. Explique que podemos realizar o trabalho em outros lugares, mas se forem realizados nos locais adequados o resultado será com certeza melhor.

Aproveitando o gancho dos slides anteriores, lance a pergunta para sala: já aprendemos que os professores trabalham na escola, os médicos e enfermeiros trabalham nos hospitais, quais outras profissões conhecemos e onde eles trabalham?

Organize as falas para que todos possam se expressar.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 35 minutos

Orientações: Após todos alunos darem suas respostas, conduza a sala para a construção da brincadeira. Este jogo será dividido em duas etapas. Na primeira etapa, os alunos serão divididos em duplas (essa configuração pode mudar de acordo com o número de alunos na sala, para trios ou quartetos). Em seguida, coloque no centro da roda apenas as imagens das profissões. As imagens estão disponíveis no link https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/GDcJuFHVUrKHWtMDzuNKHZx6rPd4Tp25vaGBnxeA9EgH5Q3Sc5CHRsQX3XX3/geo1-07un02-acao-propositiva-jogo-da-memoria.pdf para impressão.

Será escolhido um membro da dupla que irá ao centro e escolher uma profissão. Depois que todas as duplas estiverem com a sua profissão deverão discutir e descobrir onde este profissional trabalha. Em seguida, coloque no centro da roda as imagens dos locais de trabalho, e o outro membro da dupla deverá encontrar a imagem que fará par com a profissão escolhida pelo primeiro membro.

Depois que todos conseguirem encontrar os seus pares, recolha as cartas, embaralhe e monte um jogo da memória com todas as peças para que a sala toda possa jogar. Mantenha sempre a configuração inicial (duplas, trios ou quartetos).

Como adequar à sua realidade: Se não for possível a impressão, o professor pode criar as suas próprias peças usando recortes de revistas ou jornais colados em uma cartolina. Tomando sempre o cuidado para que as imagens sejam claras e de fácil identificação para os alunos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Peça que as duplas sentem juntas. É o momento de consolidação do que foi aprendido. Questione a sala se conheciam todas as profissões que apareceram no jogo, se sabiam os locais onde trabalhavam ou se tiveram alguma surpresa. Depois de conversar com a sala, peça para que as duplas façam desenhos em seus cadernos, mostrando a profissão que escolheram na primeira parte do jogo e onde este profissional trabalha.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Mundo do trabalho do 1º ano :

MAIS AULAS DE Geografia do 1º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF01GE07 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano