10205
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para:   

Plano de aula - Conhecendo os dias da semana

Plano de aula de Matemática com atividades para o 2º ano do Fundamental sobre compreender a ordem dos dias da semana; identificar o primeiro dia da semana.

Plano 03 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Livia Cardozo Amarante

ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Lívia Cardozo Amarante

Mentora: Marcella de Oliveira Abreu Fontinele

Especialista de área: Fernando Barnabé

Habilidades da BNCC

(EF02MA18) Indicar a duração de intervalos de tempo entre duas datas, como dias da semana e meses do ano, utilizando calendário, para planejamentos e organização de agenda.

Conhecimentos que a turma deve dominar

  • Reconhecer e relacionar períodos do dia, dias da semana e meses do ano, utilizando calendário.
  • Produzir a escrita de uma data, apresentando o dia, o mês e o ano, e indicar o dia da semana de uma data, consultando calendários.

Objetivos Específicos

Compreender a ordem dos dias da semana;

Identificar o primeiro dia da semana.

Conceito chave

Dias da semana

Recursos necessários

Folha de atividades

Fichas com os dias da semana

Lápis e borracha.


Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos.

Orientações: Imprima as fichas com os dias da semana e distribua aos alunos. Solicite que coloquem em ordem os dias da semana. Essa atividade pode ser individual e os alunos podem discutir em duplas. Depois, solicite que os alunos digam como ficou a ordem. Verifique se todos chegaram à conclusão que a semana se inicia no Domingo. Converse também sobre a semana completa ter sete dias da semana.

Propósito: Iniciar os primeiros conceitos e compreender a sequência sobre os dias da semana.

Discuta com a turma:·

  • Como vocês fizeram para organizar os dias da semana? Qual o primeiro dia da semana? E o último?
  • Quantos são os dias da semana?
  • Para ter uma semana completa tem que ter quantos dias?

Material complementar para impressão:

Atividade de Aquecimento

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 4 e 5)

Orientações: Peça que os alunos, individualmente, iniciem a leitura da atividade e faça as primeiras análises.

Propósito: Analisar as primeiras considerações sobre a atividade.

Discuta com a turma:·

  • Por que o calendário está nessa atividade? Qual sua função?
  • Esse calendário é de que mês?

Materiais complementares para impressão:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de Intervenção

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 4 e 5)

Orientações: Nesse momento, você pode formar 4 grupos de alunos para analisarem as questões. Deixe que façam discussão, circule pela sala e observe se está havendo troca. Ao final, peça que os alunos exponham sobre como conseguiram encontrar as soluções para cada um dos problemas. Pontue para os alunos a necessidade de observar o calendário para responder às questões.

Propósito: Compreender as situações problemas e encontrar as soluções.

Discuta com a turma: Como conseguiram resolver os problemas? Quais foram as estratégias que utilizaram?

Painel de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 6 a 10)

Orientações: Depois que os alunos compartilharem suas estratégias, passe para esta série de slides. Nele, os alunos verão passo a passo a compreensão das questões referentes aos dias das semanas. Discuta com os alunos, veja se concordam ou discordam com o questionamento.

Propósito: Compreender que aos sábados e domingos não tem aula, portanto não precisa de lanche.

Discuta com a turma:

  • Vocês concordam que Carolina não queria levar lanche nesses dias?
  • Alguém encontrou respostas diferentes? Sábados e domingos tem aula?

Painel de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 6 a 10)

Orientações: Discuta com os alunos esse pensamento. Embora ela tenha realmente natação nas segundas e quartas-feiras, ela só comerá fruta na segunda-feira. Quarta-feira ela comerá bolo de cenoura. Valorize as respostas dos alunos.

Propósito: Estimular outras formas de pensamento através do erro.

Discuta com a turma:

  • Alguém pensou da mesma forma?
  • Alguém encontrou respostas diferentes?
  • Sem consultar o calendário, seria possível encontrar essas respostas?

Painel de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 6 a 10)

Orientações: Apesar da resposta estar correta, pois realmente ela irá jogar mais video game do que passear, existe uma incoerência aí. Perceba que os dias que ela aponta para o video game 1, 8, 15, 22 e 29 não são da quinta-feira, e sim da quarta. Os dias corretos seriam: 2, 9, 16, 23 e 30. Veja se os alunos percebem isso.

Propósito: Estimular outras formas de pensamento através do erro.

Discuta com a turma:

  • Concordam com a resposta?
  • Alguém encontrou um caminho diferente para solucionar essa questão?

Painel de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 6 a 10)

Orientações: Veja se os alunos chegaram à conclusão de que um dos alunos contou somente o bolo de cenoura e o outro somou os dois bolos, cenoura e fubá. Veja também se notaram que, embora cada um tenha encontrado uma quantidade de bolo diferente, não altera o resultado da questão, ou seja, continua sendo a mesma resposta: Carolina irá comer mais bolo do que almoçar em família.

Propósito: Fazer os alunos refletirem sobre a questão.

Discuta com a turma:

  • Qual dos dois alunos acertou?

Painel de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 6 a 10)

Orientações: Veja se os alunos chegaram a conclusão que domingo é o primeiro dia da semana, portanto o dia de almoço em família.

Propósito: Perceber que o domingo é o primeiro dia da semana.

Discuta com a turma:

  • Alguém ficou em dúvida sobre qual o primeiro dia da semana?
  • Foi fácil chegar nessas conclusões?

Sistematização do conceito select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Sistematize o conceito de tempo, retomando as discussões em sala a respeito dos dias da semana, da ordenação e do calendário do mês de agosto. Lembre do Aquecimento, da ordenação dos dias da semana, do preenchimento do quadro, da interpretação das questões, da busca das informações no calendário e as discussões das soluções.

Propósito: Retomar os conceitos estudados na aula.

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Encerre a atividade, retomando com os alunos os passos que seguiram para interpretar as informações e para responder as problematizações referentes aos dias da semana.

Propósito: Encerrar a aula retomando os caminhos percorridos para a realização das atividades.

Raio x select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Entregue para os alunos a atividade, deixe que leiam individualmente e façam a análise do enunciado da questão e realizem a atividade. Esse é o momento de perceber se todos os alunos avançaram na aprendizagem. Então procure identificar e anotar os comentários de cada um, registre as soluções na lousa.

Propósito: Avaliar o processo de aprendizagem em relação ao conhecimento sobre os dias da semana.

Materiais complementares para impressão:

Atividade de Raio X

Resolução do Raio X

Atividade Complementar

Resolução da Atividade Complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Lívia Cardozo Amarante

Mentora: Marcella de Oliveira Abreu Fontinele

Especialista de área: Fernando Barnabé

Habilidades da BNCC

(EF02MA18) Indicar a duração de intervalos de tempo entre duas datas, como dias da semana e meses do ano, utilizando calendário, para planejamentos e organização de agenda.

Conhecimentos que a turma deve dominar

  • Reconhecer e relacionar períodos do dia, dias da semana e meses do ano, utilizando calendário.
  • Produzir a escrita de uma data, apresentando o dia, o mês e o ano, e indicar o dia da semana de uma data, consultando calendários.

Objetivos Específicos

Compreender a ordem dos dias da semana;

Identificar o primeiro dia da semana.

Conceito chave

Dias da semana

Recursos necessários

Folha de atividades

Fichas com os dias da semana

Lápis e borracha.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos.

Orientações: Imprima as fichas com os dias da semana e distribua aos alunos. Solicite que coloquem em ordem os dias da semana. Essa atividade pode ser individual e os alunos podem discutir em duplas. Depois, solicite que os alunos digam como ficou a ordem. Verifique se todos chegaram à conclusão que a semana se inicia no Domingo. Converse também sobre a semana completa ter sete dias da semana.

Propósito: Iniciar os primeiros conceitos e compreender a sequência sobre os dias da semana.

Discuta com a turma:·

  • Como vocês fizeram para organizar os dias da semana? Qual o primeiro dia da semana? E o último?
  • Quantos são os dias da semana?
  • Para ter uma semana completa tem que ter quantos dias?

Material complementar para impressão:

Atividade de Aquecimento

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 4 e 5)

Orientações: Peça que os alunos, individualmente, iniciem a leitura da atividade e faça as primeiras análises.

Propósito: Analisar as primeiras considerações sobre a atividade.

Discuta com a turma:·

  • Por que o calendário está nessa atividade? Qual sua função?
  • Esse calendário é de que mês?

Materiais complementares para impressão:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de Intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 4 e 5)

Orientações: Nesse momento, você pode formar 4 grupos de alunos para analisarem as questões. Deixe que façam discussão, circule pela sala e observe se está havendo troca. Ao final, peça que os alunos exponham sobre como conseguiram encontrar as soluções para cada um dos problemas. Pontue para os alunos a necessidade de observar o calendário para responder às questões.

Propósito: Compreender as situações problemas e encontrar as soluções.

Discuta com a turma: Como conseguiram resolver os problemas? Quais foram as estratégias que utilizaram?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 6 a 10)

Orientações: Depois que os alunos compartilharem suas estratégias, passe para esta série de slides. Nele, os alunos verão passo a passo a compreensão das questões referentes aos dias das semanas. Discuta com os alunos, veja se concordam ou discordam com o questionamento.

Propósito: Compreender que aos sábados e domingos não tem aula, portanto não precisa de lanche.

Discuta com a turma:

  • Vocês concordam que Carolina não queria levar lanche nesses dias?
  • Alguém encontrou respostas diferentes? Sábados e domingos tem aula?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 6 a 10)

Orientações: Discuta com os alunos esse pensamento. Embora ela tenha realmente natação nas segundas e quartas-feiras, ela só comerá fruta na segunda-feira. Quarta-feira ela comerá bolo de cenoura. Valorize as respostas dos alunos.

Propósito: Estimular outras formas de pensamento através do erro.

Discuta com a turma:

  • Alguém pensou da mesma forma?
  • Alguém encontrou respostas diferentes?
  • Sem consultar o calendário, seria possível encontrar essas respostas?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 6 a 10)

Orientações: Apesar da resposta estar correta, pois realmente ela irá jogar mais video game do que passear, existe uma incoerência aí. Perceba que os dias que ela aponta para o video game 1, 8, 15, 22 e 29 não são da quinta-feira, e sim da quarta. Os dias corretos seriam: 2, 9, 16, 23 e 30. Veja se os alunos percebem isso.

Propósito: Estimular outras formas de pensamento através do erro.

Discuta com a turma:

  • Concordam com a resposta?
  • Alguém encontrou um caminho diferente para solucionar essa questão?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 6 a 10)

Orientações: Veja se os alunos chegaram à conclusão de que um dos alunos contou somente o bolo de cenoura e o outro somou os dois bolos, cenoura e fubá. Veja também se notaram que, embora cada um tenha encontrado uma quantidade de bolo diferente, não altera o resultado da questão, ou seja, continua sendo a mesma resposta: Carolina irá comer mais bolo do que almoçar em família.

Propósito: Fazer os alunos refletirem sobre a questão.

Discuta com a turma:

  • Qual dos dois alunos acertou?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 6 a 10)

Orientações: Veja se os alunos chegaram a conclusão que domingo é o primeiro dia da semana, portanto o dia de almoço em família.

Propósito: Perceber que o domingo é o primeiro dia da semana.

Discuta com a turma:

  • Alguém ficou em dúvida sobre qual o primeiro dia da semana?
  • Foi fácil chegar nessas conclusões?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Sistematize o conceito de tempo, retomando as discussões em sala a respeito dos dias da semana, da ordenação e do calendário do mês de agosto. Lembre do Aquecimento, da ordenação dos dias da semana, do preenchimento do quadro, da interpretação das questões, da busca das informações no calendário e as discussões das soluções.

Propósito: Retomar os conceitos estudados na aula.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Encerre a atividade, retomando com os alunos os passos que seguiram para interpretar as informações e para responder as problematizações referentes aos dias da semana.

Propósito: Encerrar a aula retomando os caminhos percorridos para a realização das atividades.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Entregue para os alunos a atividade, deixe que leiam individualmente e façam a análise do enunciado da questão e realizem a atividade. Esse é o momento de perceber se todos os alunos avançaram na aprendizagem. Então procure identificar e anotar os comentários de cada um, registre as soluções na lousa.

Propósito: Avaliar o processo de aprendizagem em relação ao conhecimento sobre os dias da semana.

Materiais complementares para impressão:

Atividade de Raio X

Resolução do Raio X

Atividade Complementar

Resolução da Atividade Complementar

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Grandezas e Medidas do 2º ano :

Com o plano de aula sobre grandezas e medidas, os alunos aprendem medição e estimativa de medidas de comprimento, capacidade e massa com unidades padronizadas, resolução de problemas com essas medidas, reconhecimento de várias formas de medição do tempo e resolução de problemas com sistema monetário brasileiro.

MAIS AULAS DE Matemática do 2º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF02MA18 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano