Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
MAT2_21GRM01
Recursos
Necessários: Atividade impressa, ou enviada pela internet; Calendário atual.
- Opcionais: Google Meet, Zoom. whatsApp; papel quadriculado.
Para este plano foque na Atividade principal.
Atividade principal
Para resolver esta atividade os alunos precisarão de um calendário anual para exploração da passagem do tempo antes de embarcar na tarefa. É importante que eles percebam que o calendário é composto por doze meses e que corresponde a um ano completo. Oriente que usem um calendário atual, que eles podem facilmente encontrar no celular ou na internet. Se você tiver em um momento síncrono com seus alunos, compartilhe sua tela com a imagem de um calendário atual e deixar projetado enquanto faz perguntas explorando as principais informações sobre as unidades de medida de tempo.
- Quantos dias tem uma semana?
- Qual a sequência dos dias da semana?
- Qual o primeiro dia da semana?
- Quantos meses tem um ano? Qual a sequência dos meses?
- Quais os números que correspondem aos meses do ano? Por que eles recebem esses números?
- Que dia da semana começa cada mês?
- Todos os meses começam no mesmo dia da semana? Por que isso acontece?
- Quantos dias tem cada mês?
- Quando vocês fazem aniversário?
- Qual a data numérica do seu aniversário?
Depois que os alunos tiverem se familiarizado com o calendário como um todo, volte na tarefa e projete a imagem do slide 3 e peça que completem a tabela da Carolina copiando o nome dos dias da semana em ordem. Inicie apresentando o primeiro desafio que é de preencher a tabela das atividades da Carolina . Pergunte:
- Qual o primeiro dia da semana?
- Que mês corresponde às atividades que a mãe de Carolina preparou para ela?
- Quantos dias tem esse mês?
- Quantas semanas completas ele tem?
Passe então para o slide 4 com as perguntas das atividades previstas na agenda da Carolina. Depois que a tabela estiver preenchida os alunos precisarão retirar as informações da agenda da Carolina para responder as perguntas. Oriente que se apoiem no calendário do mês de agosto para responder. Verifique se conseguiram perceber todas as questões no enunciado. Dê um tempo para resolverem e abra para a discussão das respostas.
Se você não tiver comunicação pela internet com seus alunos, imprima e envie a atividade que está no documento dos materiais e atividades. Inclua algumas perguntas para que consigam perceber as informações que o texto já traz, principalmente para iniciar a marcação dos dias da semana na tabela da agenda. Oriente que respondam e depois enviem para você com as respostas. Se você tiver como formar grupo com seus alunos no whatsApp, pode enviar a imagem do calendário do mês de agosto e a tabela da agenda para que eles reproduzam no caderno ou no papel quadriculado. Digite as questões e envie também. Se desejar pode ainda gravar um áudio fazendo os questionamentos e dando orientações de como fazer o preenchimento..
Discussão das soluções
Se estiver on-line com seus alunos, peça que compartilhem suas respostas. Pergunte como foi que chegaram nelas. Peça que enviem foto de seus da agenda da Carolina preenchida. Eles podem gravar um áudio contando a estratégia utilizada para encontrar as datas e preencher o calendário. Você pode perguntar:
- Por onde começaram o preenchimento? Por qual dia da semana?
- Como vocês conseguiram chegar às conclusões sobre se a quantidade de atividades e de lanches da Carolina?
- Foi difícil?
Se estiver mandando as tarefas impressas aos alunos, reúna as estratégias mais interessantes que os alunos enviaram para você, valide as respostas e encaminhe para todos junto com a devolutiva da tarefa.
Encerramento
Encerre a atividade, retomando com os alunos os passos que seguiram para interpretar as informações e para responder as problematizações referentes aos dias da semana.
Raio X
O Raio x serve para avaliar o processo de aprendizagem em relação ao conhecimento sobre os dias da semana. Encaminhe impressa ou pela internet a atividade aos alunos, peça que leiam e façam a análise do enunciado da questão, realizem a enviem de volta para você. Esse é o momento de perceber se todos os alunos avançaram na aprendizagem.
Convite às famílias
Escreva um pequeno texto ou envie um áudio convidando as famílias a incentivarem seus filhos na realização das atividades com o calendário. Fale um pouco da aprendizagem envolvida e valorize o esforço de cada responsável pelo apoio.