16096
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Geografia > 1º ano > O sujeito e seu lugar no mundo

Plano de aula - Lugares Onde Vivemos

Plano de aula de Geografia com atividades para 1º ano do Fundamental sobre identificar os diferentes lugares de vivência (casa, escola, praça) com as diferenças e semelhanças entre cada um, trabalhando coletivamente e de maneira cooperativa

Plano 01 de 3 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Natalia Maria Ghidelli

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF01GE01de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Para esta aula reserve computador, projetor, folha sulfite ou caderno, lápis preto, lápis de cor, quadro, giz, Imagens de casas, escolas e parques, a história “ONDE ESTÁ O GREGÓRIO?” e o “Mapa do Bairro do Gregório” (estes três últimos materiais estão disponíveis no item ‘Material Complementar’, descritos abaixo).

Material complementar:

Imagens da casa, parque e escola (Contextualização) - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/F2D6hSatY4wTMAUpJfwaqvW5AcAjCdCxSkjrujPvuYaRnDwkwCPH4hchPJcw/geo01-01und01-contextualizacao-imagens-casa-escola-e-parque.pdf

História “Onde está o Gregório?” (Problematização) - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/duRhBABXhgHDeSZy9DcKA8V7xcNsh9SPdcESjxwChhgSAZSzXySGhSgzcKzq/geo01-01und01-problematizacao-historia-onde-esta-o-gregorio.pdf

Mapa do Bairro do Gregório (a ser utilizado na Ação Propositiva) - Colocamos duas opções (em apresentação ou em documento do word) para que você possa escolher a imagem mais nítida de acordo com o material que utilizar https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/WtQYKYzhwEWgtyFnvQHYA2n3JDdaQS9mhFfSHwqdCvfGx4HtscDyqxarmUhS/geo01-01und01-acao-propositiva-mapa-do-bairro-do-gregorio-para-impressao.pdf (em apresentação)

Para você saber mais:

Para trabalhar este conteúdo e tema, seria interessante ler o texto proposto neste link a fim de conhecer mais um pouco os conceitos geográficos de ESPAÇO E LUGAR - http://www.scielo.br/pdf/ccedes/v25n66/a06v2566.pdf

Contextos prévios: É recomendável que, para este plano os alunos já possuam a noção de orientação espacial e lateralidade (reconhecer direita, esquerda, frente, atrás, acima, abaixo, dentro e fora, etc).

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Anuncie o início da aula pedindo que os alunos se organizem em seus assentos. Se estiver utilizando um computador e um projetor, reproduza para os alunos o título da aula explicando que vamos conversar sobre os locais nos quais passamos a maior parte do nosso dia a dia, ou seja, os lugares em que vivemos.

Caso não esteja usando um projetor, escreva no quadro ou apenas mencione o título oralmente.

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações:

Projete as imagens dos slides 3 a 6, e pergunte para os alunos o que eles identificam ao observá-las. Permita que eles falem livremente (brainstorming) e depois direcione a observação sugerindo que eles pensem qual o local que as imagens representam (casa, escola, parque).

Peça que os alunos descrevam estes lugares das fotos e depois questione se também frequentam esses mesmos lugares. Sugira que eles façam a descrição dos lugares que frequentam e indique algumas semelhanças e diferenças entre cada um perguntando aos alunos se possuem estas mesmas percepções.

Nesse momento é importante exercitar uma escuta atenta sobre as concepções prévias dos alunos sem intervir com a proposição de conceitos que deverão ser construídos ao longo da aula.

Caso sua escola não possua recursos para projetar a imagem, você pode optar por mostrá-las em algum livro literário, revista, jornal ou, ainda, imprimí-las a partir deste documento: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/F2D6hSatY4wTMAUpJfwaqvW5AcAjCdCxSkjrujPvuYaRnDwkwCPH4hchPJcw/geo01-01und01-contextualizacao-imagens-casa-escola-e-parque.pdf

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

Projete as imagens dos slides 3 a 6, e pergunte para os alunos o que eles identificam ao observá-las. Permita que eles falem livremente (brainstorming) e depois direcione a observação sugerindo que eles pensem qual o local que as imagens representam (casa, escola, parque).

Peça que os alunos descrevam estes lugares das fotos e depois questione se também frequentam esses mesmos lugares. Sugira que eles façam a descrição dos lugares que frequentam e indique algumas semelhanças e diferenças entre cada um perguntando aos alunos se possuem estas mesmas percepções.

Nesse momento é importante exercitar uma escuta atenta sobre as concepções prévias dos alunos sem intervir com a proposição de conceitos que deverão ser construídos ao longo da aula.

Caso sua escola não possua recursos para projetar a imagem, você pode optar por mostrá-las em algum livro literário, revista, jornal ou, ainda, imprimí-las a partir deste documento: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/F2D6hSatY4wTMAUpJfwaqvW5AcAjCdCxSkjrujPvuYaRnDwkwCPH4hchPJcw/geo01-01und01-contextualizacao-imagens-casa-escola-e-parque.pdf

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

Projete as imagens dos slides 3 a 6, e pergunte para os alunos o que eles identificam ao observá-las. Permita que eles falem livremente (brainstorming) e depois direcione a observação sugerindo que eles pensem qual o local que as imagens representam (casa, escola, parque).

Peça que os alunos descrevam estes lugares das fotos e depois questione se também frequentam esses mesmos lugares. Sugira que eles façam a descrição dos lugares que frequentam e indique algumas semelhanças e diferenças entre cada um perguntando aos alunos se possuem estas mesmas percepções.

Nesse momento é importante exercitar uma escuta atenta sobre as concepções prévias dos alunos sem intervir com a proposição de conceitos que deverão ser construídos ao longo da aula.

Caso sua escola não possua recursos para projetar a imagem, você pode optar por mostrá-las em algum livro literário, revista, jornal ou, ainda, imprimí-las a partir deste documento: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/F2D6hSatY4wTMAUpJfwaqvW5AcAjCdCxSkjrujPvuYaRnDwkwCPH4hchPJcw/geo01-01und01-contextualizacao-imagens-casa-escola-e-parque.pdf

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

Projete as imagens dos slides 3 a 6, e pergunte para os alunos o que eles identificam ao observá-las. Permita que eles falem livremente (brainstorming) e depois direcione a observação sugerindo que eles pensem qual o local que as imagens representam (casa, escola, parque).

Peça que os alunos descrevam estes lugares das fotos e depois questione se também frequentam esses mesmos lugares. Sugira que eles façam a descrição dos lugares que frequentam e indique algumas semelhanças e diferenças entre cada um perguntando aos alunos se possuem estas mesmas percepções.

Nesse momento é importante exercitar uma escuta atenta sobre as concepções prévias dos alunos sem intervir com a proposição de conceitos que deverão ser construídos ao longo da aula.

Caso sua escola não possua recursos para projetar a imagem, você pode optar por mostrá-las em algum livro literário, revista, jornal ou, ainda, imprimí-las a partir deste documento: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/F2D6hSatY4wTMAUpJfwaqvW5AcAjCdCxSkjrujPvuYaRnDwkwCPH4hchPJcw/geo01-01und01-contextualizacao-imagens-casa-escola-e-parque.pdf

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações:

Após a conversa proposta na etapa anterior, projete esta imagem apresentando o Gregório, o personagem de uma história que você contará. Convide os alunos a ficarem atentos na história deste menino que gosta muito de jogar bola e, após ter vencido o campeonato do bairro, ficou tão feliz e tão distraído que acabou se dando mal. Leia em voz alta e, se achar pertinente, utilize fantoches, brinquedos não estruturados, dentre outros recursos para dar mais vida e graça à contação. Enfatize os pontos de referência (prédio, padaria, supermercado, escola, etc), pois eles aparecerão na planta que os alunos utilizarão mais tarde.

A história não tem fim, pois Gregório fica perdido em seu próprio bairro, portanto, convide os alunos a pensarem em uma solução para o menino. Sugerimos as seguintes questões: E agora? Como podemos ajudar o garoto?

Aguarde as possíveis respostas e sugira que os alunos tracem um caminho que ajude Gregório a retornar para seu ponto de partida.

Se seus alunos já estiverem alfabetizados ou você desejar utilizar esta atividade para auxiliá-los, sugerimos que a história seja impressa ou projetada para que eles possam ler ou acompanhar a leitura.

Você pode ler ou imprimir a história a partir deste documento: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/duRhBABXhgHDeSZy9DcKA8V7xcNsh9SPdcESjxwChhgSAZSzXySGhSgzcKzq/geo01-01und01-problematizacao-historia-onde-esta-o-gregorio.pdf

Ação Propositiva select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 35 minutos

Orientações:

Após o conto conduza os alunos ao trabalho em grupo. Sugerimos que você solicite que a turma se organize em duplas. Reforce o propósito de que eles ajudem Gregório a retornar para o parque/quadra.

Projete ou imprima o material de apoio disponível em https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/WtQYKYzhwEWgtyFnvQHYA2n3JDdaQS9mhFfSHwqdCvfGx4HtscDyqxarmUhS/geo01-01und01-acao-propositiva-mapa-do-bairro-do-gregorio-para-impressao.pdf

Nesse material você tem o mapa do bairro.

Peça então que eles pensem no melhor e mais seguro trajeto. Permita que eles explorem o mapa visualmente ou, até mesmo usando os dedos.

Ao passar pelas duplas incentive-os a usar as características dos estabelecimentos e pontos de referência (padaria, prédio, supermercado, etc) e as orientações espaciais (direita-esquerda-frente-trás). Por exemplo: ele passará em frente à padaria e seguirá pela rua das rosas.

Sugira que eles registrem o trajeto no mapa e o escrevam ou desenhem (os pontos de referência) em folha sulfite ou no caderno. Este registro deverá ser incrementado pela explicação oral na hora em que eles contarem que trajeto escolheram.

Finalizada a proposta incentive os alunos a compartilharem seus trajetos e o que discutiram nas duplas.

Como adequar à sua realidade: Se não for possível projetar ou imprimir a planta você poderá desenhá-la no quadro, montá-la utilizando blocos ou até mesmo caixas e, se quiser dar um toque de ludicidade, desenhá-la no chão, em tamanho real, propondo que os grupos andem por ela, desenvolvendo ainda mais as noções de orientação espacial.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientações:

Apresente os trajetos propostos pelos grupos de acordo com o recurso que você usou. A ideia é fazê-los perceber que precisam saber identificar quais são seus lugares de vivência (onde moram, estudam, frequentam) e quais os pontos de referência mais próximos deles.

Pergunte se fossem eles(as) os meninos(as) perdidos, se saberiam retornar ou se seria necessário pedir ajuda. Contudo, reforce que, mesmo ao pedir ajuda, é necessário saber identificar e descrever estes locais.

Caso você optou por construir a planta com blocos ou desenhá-la no chão, faça um caminho para marcá-la usando uma linha, outros blocos ou mesmo o desenho com giz.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF01GE01de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Para esta aula reserve computador, projetor, folha sulfite ou caderno, lápis preto, lápis de cor, quadro, giz, Imagens de casas, escolas e parques, a história “ONDE ESTÁ O GREGÓRIO?” e o “Mapa do Bairro do Gregório” (estes três últimos materiais estão disponíveis no item ‘Material Complementar’, descritos abaixo).

Material complementar:

Imagens da casa, parque e escola (Contextualização) - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/F2D6hSatY4wTMAUpJfwaqvW5AcAjCdCxSkjrujPvuYaRnDwkwCPH4hchPJcw/geo01-01und01-contextualizacao-imagens-casa-escola-e-parque.pdf

História “Onde está o Gregório?” (Problematização) - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/duRhBABXhgHDeSZy9DcKA8V7xcNsh9SPdcESjxwChhgSAZSzXySGhSgzcKzq/geo01-01und01-problematizacao-historia-onde-esta-o-gregorio.pdf

Mapa do Bairro do Gregório (a ser utilizado na Ação Propositiva) - Colocamos duas opções (em apresentação ou em documento do word) para que você possa escolher a imagem mais nítida de acordo com o material que utilizar https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/WtQYKYzhwEWgtyFnvQHYA2n3JDdaQS9mhFfSHwqdCvfGx4HtscDyqxarmUhS/geo01-01und01-acao-propositiva-mapa-do-bairro-do-gregorio-para-impressao.pdf (em apresentação)

Para você saber mais:

Para trabalhar este conteúdo e tema, seria interessante ler o texto proposto neste link a fim de conhecer mais um pouco os conceitos geográficos de ESPAÇO E LUGAR - http://www.scielo.br/pdf/ccedes/v25n66/a06v2566.pdf

Contextos prévios: É recomendável que, para este plano os alunos já possuam a noção de orientação espacial e lateralidade (reconhecer direita, esquerda, frente, atrás, acima, abaixo, dentro e fora, etc).

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Anuncie o início da aula pedindo que os alunos se organizem em seus assentos. Se estiver utilizando um computador e um projetor, reproduza para os alunos o título da aula explicando que vamos conversar sobre os locais nos quais passamos a maior parte do nosso dia a dia, ou seja, os lugares em que vivemos.

Caso não esteja usando um projetor, escreva no quadro ou apenas mencione o título oralmente.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações:

Projete as imagens dos slides 3 a 6, e pergunte para os alunos o que eles identificam ao observá-las. Permita que eles falem livremente (brainstorming) e depois direcione a observação sugerindo que eles pensem qual o local que as imagens representam (casa, escola, parque).

Peça que os alunos descrevam estes lugares das fotos e depois questione se também frequentam esses mesmos lugares. Sugira que eles façam a descrição dos lugares que frequentam e indique algumas semelhanças e diferenças entre cada um perguntando aos alunos se possuem estas mesmas percepções.

Nesse momento é importante exercitar uma escuta atenta sobre as concepções prévias dos alunos sem intervir com a proposição de conceitos que deverão ser construídos ao longo da aula.

Caso sua escola não possua recursos para projetar a imagem, você pode optar por mostrá-las em algum livro literário, revista, jornal ou, ainda, imprimí-las a partir deste documento: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/F2D6hSatY4wTMAUpJfwaqvW5AcAjCdCxSkjrujPvuYaRnDwkwCPH4hchPJcw/geo01-01und01-contextualizacao-imagens-casa-escola-e-parque.pdf

Slide Plano Aula

Orientações:

Projete as imagens dos slides 3 a 6, e pergunte para os alunos o que eles identificam ao observá-las. Permita que eles falem livremente (brainstorming) e depois direcione a observação sugerindo que eles pensem qual o local que as imagens representam (casa, escola, parque).

Peça que os alunos descrevam estes lugares das fotos e depois questione se também frequentam esses mesmos lugares. Sugira que eles façam a descrição dos lugares que frequentam e indique algumas semelhanças e diferenças entre cada um perguntando aos alunos se possuem estas mesmas percepções.

Nesse momento é importante exercitar uma escuta atenta sobre as concepções prévias dos alunos sem intervir com a proposição de conceitos que deverão ser construídos ao longo da aula.

Caso sua escola não possua recursos para projetar a imagem, você pode optar por mostrá-las em algum livro literário, revista, jornal ou, ainda, imprimí-las a partir deste documento: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/F2D6hSatY4wTMAUpJfwaqvW5AcAjCdCxSkjrujPvuYaRnDwkwCPH4hchPJcw/geo01-01und01-contextualizacao-imagens-casa-escola-e-parque.pdf

Slide Plano Aula

Orientações:

Projete as imagens dos slides 3 a 6, e pergunte para os alunos o que eles identificam ao observá-las. Permita que eles falem livremente (brainstorming) e depois direcione a observação sugerindo que eles pensem qual o local que as imagens representam (casa, escola, parque).

Peça que os alunos descrevam estes lugares das fotos e depois questione se também frequentam esses mesmos lugares. Sugira que eles façam a descrição dos lugares que frequentam e indique algumas semelhanças e diferenças entre cada um perguntando aos alunos se possuem estas mesmas percepções.

Nesse momento é importante exercitar uma escuta atenta sobre as concepções prévias dos alunos sem intervir com a proposição de conceitos que deverão ser construídos ao longo da aula.

Caso sua escola não possua recursos para projetar a imagem, você pode optar por mostrá-las em algum livro literário, revista, jornal ou, ainda, imprimí-las a partir deste documento: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/F2D6hSatY4wTMAUpJfwaqvW5AcAjCdCxSkjrujPvuYaRnDwkwCPH4hchPJcw/geo01-01und01-contextualizacao-imagens-casa-escola-e-parque.pdf

Slide Plano Aula

Orientações:

Projete as imagens dos slides 3 a 6, e pergunte para os alunos o que eles identificam ao observá-las. Permita que eles falem livremente (brainstorming) e depois direcione a observação sugerindo que eles pensem qual o local que as imagens representam (casa, escola, parque).

Peça que os alunos descrevam estes lugares das fotos e depois questione se também frequentam esses mesmos lugares. Sugira que eles façam a descrição dos lugares que frequentam e indique algumas semelhanças e diferenças entre cada um perguntando aos alunos se possuem estas mesmas percepções.

Nesse momento é importante exercitar uma escuta atenta sobre as concepções prévias dos alunos sem intervir com a proposição de conceitos que deverão ser construídos ao longo da aula.

Caso sua escola não possua recursos para projetar a imagem, você pode optar por mostrá-las em algum livro literário, revista, jornal ou, ainda, imprimí-las a partir deste documento: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/F2D6hSatY4wTMAUpJfwaqvW5AcAjCdCxSkjrujPvuYaRnDwkwCPH4hchPJcw/geo01-01und01-contextualizacao-imagens-casa-escola-e-parque.pdf

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações:

Após a conversa proposta na etapa anterior, projete esta imagem apresentando o Gregório, o personagem de uma história que você contará. Convide os alunos a ficarem atentos na história deste menino que gosta muito de jogar bola e, após ter vencido o campeonato do bairro, ficou tão feliz e tão distraído que acabou se dando mal. Leia em voz alta e, se achar pertinente, utilize fantoches, brinquedos não estruturados, dentre outros recursos para dar mais vida e graça à contação. Enfatize os pontos de referência (prédio, padaria, supermercado, escola, etc), pois eles aparecerão na planta que os alunos utilizarão mais tarde.

A história não tem fim, pois Gregório fica perdido em seu próprio bairro, portanto, convide os alunos a pensarem em uma solução para o menino. Sugerimos as seguintes questões: E agora? Como podemos ajudar o garoto?

Aguarde as possíveis respostas e sugira que os alunos tracem um caminho que ajude Gregório a retornar para seu ponto de partida.

Se seus alunos já estiverem alfabetizados ou você desejar utilizar esta atividade para auxiliá-los, sugerimos que a história seja impressa ou projetada para que eles possam ler ou acompanhar a leitura.

Você pode ler ou imprimir a história a partir deste documento: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/duRhBABXhgHDeSZy9DcKA8V7xcNsh9SPdcESjxwChhgSAZSzXySGhSgzcKzq/geo01-01und01-problematizacao-historia-onde-esta-o-gregorio.pdf

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 35 minutos

Orientações:

Após o conto conduza os alunos ao trabalho em grupo. Sugerimos que você solicite que a turma se organize em duplas. Reforce o propósito de que eles ajudem Gregório a retornar para o parque/quadra.

Projete ou imprima o material de apoio disponível em https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/WtQYKYzhwEWgtyFnvQHYA2n3JDdaQS9mhFfSHwqdCvfGx4HtscDyqxarmUhS/geo01-01und01-acao-propositiva-mapa-do-bairro-do-gregorio-para-impressao.pdf

Nesse material você tem o mapa do bairro.

Peça então que eles pensem no melhor e mais seguro trajeto. Permita que eles explorem o mapa visualmente ou, até mesmo usando os dedos.

Ao passar pelas duplas incentive-os a usar as características dos estabelecimentos e pontos de referência (padaria, prédio, supermercado, etc) e as orientações espaciais (direita-esquerda-frente-trás). Por exemplo: ele passará em frente à padaria e seguirá pela rua das rosas.

Sugira que eles registrem o trajeto no mapa e o escrevam ou desenhem (os pontos de referência) em folha sulfite ou no caderno. Este registro deverá ser incrementado pela explicação oral na hora em que eles contarem que trajeto escolheram.

Finalizada a proposta incentive os alunos a compartilharem seus trajetos e o que discutiram nas duplas.

Como adequar à sua realidade: Se não for possível projetar ou imprimir a planta você poderá desenhá-la no quadro, montá-la utilizando blocos ou até mesmo caixas e, se quiser dar um toque de ludicidade, desenhá-la no chão, em tamanho real, propondo que os grupos andem por ela, desenvolvendo ainda mais as noções de orientação espacial.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientações:

Apresente os trajetos propostos pelos grupos de acordo com o recurso que você usou. A ideia é fazê-los perceber que precisam saber identificar quais são seus lugares de vivência (onde moram, estudam, frequentam) e quais os pontos de referência mais próximos deles.

Pergunte se fossem eles(as) os meninos(as) perdidos, se saberiam retornar ou se seria necessário pedir ajuda. Contudo, reforce que, mesmo ao pedir ajuda, é necessário saber identificar e descrever estes locais.

Caso você optou por construir a planta com blocos ou desenhá-la no chão, faça um caminho para marcá-la usando uma linha, outros blocos ou mesmo o desenho com giz.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE O sujeito e seu lugar no mundo do 1º ano :

MAIS AULAS DE Geografia do 1º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF01GE01 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano