_GEO01_01UND01 - Problematização - História _ONDE ESTÁ O GREGÓRIO__
Plano de Aula
Plano de aula: Lugares Onde Vivemos
Plano 1 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Diferentes lugares de vivência: diferentes relações de identidade e afetividade.
Aula
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF01GE01de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Para esta aula reserve computador, projetor, folha sulfite ou caderno, lápis preto, lápis de cor, quadro, giz, Imagens de casas, escolas e parques, a história “ONDE ESTÁ O GREGÓRIO?” e o “Mapa do Bairro do Gregório” (estes três últimos materiais estão disponíveis no item ‘Material Complementar’, descritos abaixo).
Material complementar:
Imagens da casa, parque e escola (Contextualização) - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/F2D6hSatY4wTMAUpJfwaqvW5AcAjCdCxSkjrujPvuYaRnDwkwCPH4hchPJcw/geo01-01und01-contextualizacao-imagens-casa-escola-e-parque.pdf
História “Onde está o Gregório?” (Problematização) - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/duRhBABXhgHDeSZy9DcKA8V7xcNsh9SPdcESjxwChhgSAZSzXySGhSgzcKzq/geo01-01und01-problematizacao-historia-onde-esta-o-gregorio.pdf
Mapa do Bairro do Gregório (a ser utilizado na Ação Propositiva) - Colocamos duas opções (em apresentação ou em documento do word) para que você possa escolher a imagem mais nítida de acordo com o material que utilizar https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/WtQYKYzhwEWgtyFnvQHYA2n3JDdaQS9mhFfSHwqdCvfGx4HtscDyqxarmUhS/geo01-01und01-acao-propositiva-mapa-do-bairro-do-gregorio-para-impressao.pdf (em apresentação)
Para você saber mais:
Para trabalhar este conteúdo e tema, seria interessante ler o texto proposto neste link a fim de conhecer mais um pouco os conceitos geográficos de ESPAÇO E LUGAR - http://www.scielo.br/pdf/ccedes/v25n66/a06v2566.pdf
Contextos prévios: É recomendável que, para este plano os alunos já possuam a noção de orientação espacial e lateralidade (reconhecer direita, esquerda, frente, atrás, acima, abaixo, dentro e fora, etc).
Tema da aula
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Anuncie o início da aula pedindo que os alunos se organizem em seus assentos. Se estiver utilizando um computador e um projetor, reproduza para os alunos o título da aula explicando que vamos conversar sobre os locais nos quais passamos a maior parte do nosso dia a dia, ou seja, os lugares em que vivemos.
Caso não esteja usando um projetor, escreva no quadro ou apenas mencione o título oralmente.
Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma
Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos
ACESSAR AGORA