GEO01_02UND 01 - Definição de Infográfico
Plano de Aula
Plano de aula: Jogos e Brincadeiras em Diferentes Lugares do Brasil
Plano 1 de uma sequência de 2 planos. Veja todos os planos sobre Transformações nas formas de relações mudam os lugares.
Este plano é um dos prioritários. Veja agora
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF01GE02 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Para esta aula você irá precisar de giz, quadro, folha de papel pardo ou papel cenário, papel cartão, folha sulfite ou caderno, lápis de grafite preto, lápis de cor, régua, tesoura, regras dos jogos Amarelinha, Cancão e Macaco (estas regras disponíveis no item “material complementar”, abaixo).
Você deverá deixar preparado um espaço da escola no qual as crianças possam realizar as brincadeiras. Deixe as trilhas de cada uma das três variações desenhadas neste espaço, para que as crianças possam aproveitar o máximo de tempo brincando.
Material complementar:
Imagens da aula para impressão (a ser usadas na contextualização e ação propositiva): https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/28zGkrRrh3zwxHSVzZ4NCU4UxxWfyb9nqwrdnryfKmN6Ny49vujrVrcUhHwt/geo01-02und01-imagens-para-impressao.pdf
Regras dos jogos (a serem usadas na ação propositiva): https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/VtV8ua8VxYPS5TUAjSet76jQJKmNj6YxnXPpsP6bMr6McZRePvpbCPA2XdTU/geo01-02und01-acao-propositiva-regras-dos-jogos-para-impressao.pdf
Para você saber mais: Para trabalhar este conteúdo e tema, seria interessante conhecer mais sobre a origem das brincadeiras propostas. O nome mais conhecido pelo Brasil é Amarelinha, mas ele pode variar de acordo com a região. No site Mapa do Brincar encontramos informações sobre a origem e as variações da brincadeira: http://mapadobrincar.folha.com.br/brincadeiras/amarelinha/
O produto final da Ação Propositiva é um infográfico com as informações da brincadeira, se você tem dúvidas sobre o que é um infográfico e como montá-lo, pode consultar o documento e sites a seguir:
Definição de Infográfico: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/q2CS27RnhTGKU2bEugpBTmybagX6XdjB5U38bJmKCYxM4sFHtQrYD5sVdyTF/geo01-02und-01-definicao-de-infografico.pdf
Exemplos de Infográficos: http://novaescola.org.br/arquivo/animacoes/215_mapa_historia.html e https://geografiavisual.com.br/categoria/infografico
Tema da aula
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Peça às crianças que sentem em roda, no chão, para conversarem com você. Projete ou escreva no quadro o título da aula e modifique-o conforme o nome mais conhecido desta brincadeira em sua cidade. Escolhemos Amarelinha por ser o mais conhecido e usado em vários locais do país.
Contextualização
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Logo após o título, projete esta imagen ou apresente-a impressa às crianças (você pode imprimi-la a partir deste documento: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/28zGkrRrh3zwxHSVzZ4NCU4UxxWfyb9nqwrdnryfKmN6Ny49vujrVrcUhHwt/geo01-02und01-imagens-para-impressao.pdf
Existe a opção de apresentar uma outra imagem semelhante a partir de livros ou revistas.
Pergunte aos alunos o que veem na foto. Aguarde as respostas e diga que hoje eles aprenderão mais sobre esta brincadeira, brincando!
Problematização
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Após a contextualização, projete este slide para as crianças ou escreva os nomes, presentes nela, no quadro. Inicie a problematização com o seguinte questionamento: Por que existem brincadeiras parecidas com nomes diferentes em distintas localidades? Permita que se expressem livremente. Em seguida retome a pergunta do slide: Você já ouviu falar desses nomes?
Após as respostas, prossiga: Que tipo de brincadeira vocês acham que são essas? Como as pessoas brincam?
Permita que eles respondam livremente e, em seguida conte que eles responderão esses questionamentos, brincando!
Ação Propositiva
Tempo sugerido: 50 minutos
Orientações: Projete este slide ou imprima as imagens dele. Você pode imprimi-las a partir deste documento: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/28zGkrRrh3zwxHSVzZ4NCU4UxxWfyb9nqwrdnryfKmN6Ny49vujrVrcUhHwt/geo01-02und01-imagens-para-impressao.pdf
Diga aos alunos que agora todos irão para a área externa onde poderão ver as trilhas desenhadas no chão.
Se quiser manter o mistério, apenas peça que os alunos se dirijam à área a qual você preparou.
Este slide não é muito necessário, você pode omiti-lo para as crianças e seguir apenas as orientações. O que vale, nesta etapa, é a brincadeira em si e eles verão as mesmas trilhas desenhadas no local da brincadeira.
Então, divida os alunos em 3 grupos, dirija-se para o lugar preparado e, em seguida entregue as regras da brincadeira. Entregue uma por grupo dividindo de acordo com o critério que achar mais adequado. Peça que os aluno leiam as regras antes de começar a brincar. Passe de grupo em grupo para auxiliá-los com a leitura e brinque uma rodada com eles para orientá-los. Contudo, você não precisa participar da primeira rodada, pois é interessante deixá-los brincar uma vez para experimentarem sozinhos.
As regras a serem entregues podem ser impressas a partir deste documento: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/VtV8ua8VxYPS5TUAjSet76jQJKmNj6YxnXPpsP6bMr6McZRePvpbCPA2XdTU/geo01-02und01-acao-propositiva-regras-dos-jogos-para-impressao.pdf
Deixe que os alunos brinquem livremente, mas fique atenta para que eles sigam as regras e também para que observem rapidamente os outros grupos brincando prestando atenção se conseguem perceber semelhanças e diferenças entre cada uma das brincadeiras.
Sistematização
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações: Montagem do infográfico: Após a brincadeira convide os alunos para retornarem à sala de aula. Projete este slide ou escreva as orientações dele no quadro.
Peça que eles permaneçam com os grupos e entregue folhas de papel sulfite ou almaço para cada um.
A ideia, agora, é que eles desenhem e anotem as informações do que vivenciaram.
Peça que eles escolham um elemento (nome da brincadeira, local onde costumam brincar, trilha, materiais, número de jogadores ou uma das regras) para desenhar ou escrever sobre. Deixe que eles escrevam e desenhem da maneira que acharem mais pertinente.
Conte que agora eles montarão um infográfico, que é um conjunto de textos e imagens sobre determinado assunto. O infográfico da turma será sobre as brincadeiras que acabaram de fazer, pois todas elas são variações da brincadeira da Amarelinha.
Ressalte que, portanto, todos os grupos deverão ter o cuidado de apresentar ambos os elementos (texto ou frase escrita e imagem), dessa forma eles ficarão atentos e conversarão entre si para combinarem quem fará o que. Contudo, se houverem mais imagens do que frases ou vice e versa, deixe como está, pois eles são os responsáveis pela construção do infográfico.
Enquanto eles realizam essa atividade esteja disponível para eventuais dúvidas, porém deixe preparado um pedaço de papel cenário ou pardo com espaço suficiente para colocar todas as informações. Você pode deixar um quadrado desenhado para cada brincadeira, apenas certifique-se de que este pedaço irá acondicionar as informações das três variações.
Na medida em que os grupos finalizarem suas produções, peça que eles colem as mesmas no espaço destinado à sua brincadeira.
Se sua turma estiver no início da alfabetização e surgirem apenas desenhos neste momento, você pode escrever algumas frases simples, coletivamente.
Se eles tiverem dificuldades em pensar o que desenhar nas Regras do Jogo você pode ajudar com dicas, como por exemplo, desenhar os pés para saber que é pra pular com os dois, ou desenhar apenas 1 pé. Desenhar a trilha com uma pessoa pulando nela, dentre outras ideias.
Finalizada a etapa anterior, leia com os alunos as informações que eles anotaram (ou escreva as frases coletivas sugeridas acima) e vá perguntando aos alunos quais as semelhanças e diferenças que eles perceberam entre cada brincadeira.
Concluindo, ressalte que eles descobriram que todas as brincadeiras têm a mesma essência, mas algumas diferenças entre seus detalhes, inclusive o lugar onde elas são mais comumente executadas.
Finalize a aula sugerindo que eles escolham um lugar no qual vocês possam colar o papel cenário/pardo para que as informações fiquem disponíveis para todos na escola.
Materiais Complementares
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: WhatsApp ou e-mail; celular, tablet ou computador com webcam para gravação de vídeos.
- Optativas: Google Classroom; YouTube; Paint; PowerPoint e Word.
Valor trabalhado
- Participação
Apresentação do tema da aula (10 minutos)
O objetivo deste plano de aula é que os alunos conheçam a brincadeira da amarelinha, identificando semelhanças e diferenças entre as maneiras de brincar em diferentes lugares do país. Sugere-se o uso de ferramentas tecnológicas, como WhatsApp ou e-mail, para envio das atividades. O plano ocorrerá, na maior parte do tempo, de forma assíncrona. Se preferir, você pode realizar a aula utilizando o Google Classroom.
Contextualização (25 minutos – assincronamente)
Após o anúncio do tema da aula, envie o slide referente a esta etapa, disponível no plano original. Grave uma vídeoaula contextualizando-o. Este momento pode ser organizado de forma assíncrona.
Logo após apresentar a contextualização, envie as imagens que estão no documento disponível aqui. Pergunte aos alunos o que veem na foto. Aguarde as respostas por mensagens de texto ou áudio. Em seguida, conte que eles aprenderão mais sobre essa brincadeira, brincando.
Problematização (30 minutos - assincronamente)
Grave um vídeo com a problematização e envie o slide do plano original aos estudantes. Inicie com o seguinte questionamento: por que existem brincadeiras parecidas, mas com nomes diferentes em distintas localidades? Permita que eles se expressem livremente no grupo da turma.
Em seguida, retome a pergunta do slide: você já ouviu falar desses nomes? Que tipo de brincadeira acham que são essas? Como as pessoas brincam?
Ação propositiva (três dias - assincronamente)
Grave uma vídeoaula com as orientações necessárias para esta etapa. Envie as imagens disponíveis aqui. As regras a serem entregues para os alunos encontram-se no documento disponível aqui.
Peça que eles leiam as regras antes de começarem a brincar. Mostre para os alunos como eles deverão fazer essa brincadeira. Na sua vídeoaula, siga o passo a passo. É necessário que um adulto os acompanhe nesta brincadeira para que tudo ocorra bem. Oriente que sejam gravadas as etapas em vídeos.
Sistematização (dois dias - assincronamente)
Montagem do infográfico: a ideia, agora, é que eles desenhem e anotem as informações a respeito do que vivenciaram. Peça que escolham um elemento (nome da brincadeira, local onde costumam brincar, trilha, materiais, número de jogadores ou uma das regras) para desenhar ou escrever a respeito. Deixe que eles escrevam e desenhem da maneira que acharem pertinente.
Conte que agora eles irão montar um infográfico, que é um conjunto de textos e imagens sobre determinado assunto. O infográfico da turma será sobre as brincadeiras que acabaram de fazer, pois todas elas são variações da Amarelinha.
- Vídeo “Você sabe o que é infográfico?”, disponível aqui.
- Vídeo tutorial “Como criar infográficos no PowerPoint”, disponível aqui.
Oriente que as famílias auxiliem as crianças na elaboração dos infográficos. Se acharem muito difícil o acesso às ferramentas, elas podem fazer os desenhos em papel sulfite ou no Paint, e, posteriormente, enviar uma foto.
Convite às famílias
Oriente que a família auxilie na produção dos infográficos e das demais etapas deste plano. Fica a sugestão dos vídeos:
- “Turma do Cristãozinho - Brincadeiras antigas”, disponível aqui.
- “Desenho infantil educativo Animazoo! Brincando de Amarelinha”, disponível aqui.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Natália Ghidelli
Mentor: Eliane de Siqueira
Especialista: Maria Edney Ferreira da Silva
Assessor pedagógico: Laercio Furquim
Ano: 1°ano
Unidade temática: O sujeito e seu lugar no mundo
Objeto(s) de aprendizagem: Conhecer a brincadeira da amarelinha identificando semelhanças e diferenças entre as maneiras de brincar em diferentes lugares do país.
Habilidade (s) da Base: (EF01GE02) Identificar semelhanças e diferenças entre jogos e brincadeiras de diferentes épocas e lugares.