Plano de Aula

Plano de aula: Jogos e Brincadeiras em Diferentes Lugares do Brasil

Plano 1 de uma sequência de 2 planos. Veja todos os planos sobre Transformações nas formas de relações mudam os lugares.

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Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF01GE02 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Para esta aula você irá precisar de giz, quadro, folha de papel pardo ou papel cenário, papel cartão, folha sulfite ou caderno, lápis de grafite preto, lápis de cor, régua, tesoura, regras dos jogos Amarelinha, Cancão e Macaco (estas regras disponíveis no item “material complementar”, abaixo).

Você deverá deixar preparado um espaço da escola no qual as crianças possam realizar as brincadeiras. Deixe as trilhas de cada uma das três variações desenhadas neste espaço, para que as crianças possam aproveitar o máximo de tempo brincando.

Material complementar:

Imagens da aula para impressão (a ser usadas na contextualização e ação propositiva): https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/28zGkrRrh3zwxHSVzZ4NCU4UxxWfyb9nqwrdnryfKmN6Ny49vujrVrcUhHwt/geo01-02und01-imagens-para-impressao.pdf

Regras dos jogos (a serem usadas na ação propositiva): https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/VtV8ua8VxYPS5TUAjSet76jQJKmNj6YxnXPpsP6bMr6McZRePvpbCPA2XdTU/geo01-02und01-acao-propositiva-regras-dos-jogos-para-impressao.pdf

Para você saber mais: Para trabalhar este conteúdo e tema, seria interessante conhecer mais sobre a origem das brincadeiras propostas. O nome mais conhecido pelo Brasil é Amarelinha, mas ele pode variar de acordo com a região. No site Mapa do Brincar encontramos informações sobre a origem e as variações da brincadeira: http://mapadobrincar.folha.com.br/brincadeiras/amarelinha/

O produto final da Ação Propositiva é um infográfico com as informações da brincadeira, se você tem dúvidas sobre o que é um infográfico e como montá-lo, pode consultar o documento e sites a seguir:

Definição de Infográfico: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/q2CS27RnhTGKU2bEugpBTmybagX6XdjB5U38bJmKCYxM4sFHtQrYD5sVdyTF/geo01-02und-01-definicao-de-infografico.pdf

Exemplos de Infográficos: http://novaescola.org.br/arquivo/animacoes/215_mapa_historia.html e https://geografiavisual.com.br/categoria/infografico

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Peça às crianças que sentem em roda, no chão, para conversarem com você. Projete ou escreva no quadro o título da aula e modifique-o conforme o nome mais conhecido desta brincadeira em sua cidade. Escolhemos Amarelinha por ser o mais conhecido e usado em vários locais do país.

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