10204
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 3º ano > Grandezas e Medidas

Plano de aula - Uso Social do Calendário

Plano de aula de Matemática com atividades para o 3º ano do Fundamental sobre compreender o calendário e estabelecer relação entre dia, mês e ano em um contextos social

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: José Ricardo Azevedo da Silva

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano
MAT3_21GRM01

Recursos
- Necessários: estojo, papel ou caderno do aluno para que faça as anotações pertinentes.
Algum meio de comunicação com alunos: Zoom, Meet, Mobizen, Loon, Google sala de aula, WhatsApp, e-mail ou impressão (em último caso).
Atividade principal ou folha de um calendário mensal.

- Opcionais:
Celular, computador ou tablet
Álbum virtual.
Jamboard
Calendário online
Jogo: Calendário mágico

Para este plano foque na etapa da Atividade principal.

Retomada
O foco do plano será a atividade principal, entretanto, vale a pena apresentar para os alunos a atividade de retomada, pois ela começa fazendo um levantamento prévio dos conhecimentos dos alunos sobre os calendários, suas partes e seu uso. Você pode tirar um print do slide e enviar para os alunos de forma remota (por WhatsApp, por exemplo), para que os alunos comecem a pensar sobre o tema e responder à situação. Poste os questionamentos um a um para que os alunos possam discutir cada uma das questões. Através dessa atividade você pode verificar se os alunos têm conhecimento prévio para embarcar na atividade principal.

Atividade principal
O foco desta atividade principal é compreender o calendário e estabelecer relação entre dia, mês e ano em um contexto social. Os alunos precisam ter acesso à um calendário do mês vigente que possa ser compartilhado ao vivo, disponibilizado online ou através de uma fotografia do calendário. Os alunos não precisam copiar o calendário. Disponibilize os enunciados e questionamentos por áudio ou texto. Peça que os alunos copiem as questões do slide 4 no caderno e as respondam primeiramente de forma individual. Depois, você pode abrir a discussão entre os alunos. Então lance o desafio do slide 5 e peça que eles observem o calendário e respondam novamente, primeiro individualmente, e depois no grande grupo. Você pode compartilhar um calendário por meio do Jamboard e compartilhar o link com os alunos para que possam completá-lo. Lance outros desafios que não estejam no slide para que os alunos se apropriem do uso do calendário.

Discussão das soluções
Compartilhe em forma de fotografia ou ao vivo os slides da discussão para que os alunos possam comparar essas soluções com as suas, concordar ou discordar através de texto ou de áudio.

Sistematização dos conceitos
Retome resumidamente com a turma os conceitos explorados na aula. Os alunos devem copiar em seus cadernos para futuras consultas. Pergunte se eles gostariam de acrescentar alguma observação as anotações.

Raio X
A atividade do Raio X é bastante interessante para verificar se os alunos compreenderam e atingiram o objetivo da aula. Compartilhe da mesma forma que você usa para compartilhar as outras atividades. As atividades complementares também podem ser exploradas para esse fim.

Convite às famílias
As famílias podem explorar os calendários no dia a dia do aluno marcando datas importantes, aniversários, finais de semana... É uma excelente oportunidade para comparar e compartilhar estratégias e soluções. Podem também incentivar a utilizar os jogos indicados.
O envolvimento das famílias nas atividades escolares com os alunos é o ideal nesses momentos, principalmente na organização deles e de seus materiais, mas devemos considerar que algumas vezes essas pessoas estão trabalhando ou não apresentam condições de ajudá-los. Portanto, o que colocamos são apenas sugestões.

Sugestão Enviada Por: Elisa Vilalta


Código: MAT3_21GRM01

(EF03MA18) Escolher a unidade de medida e o instrumento mais apropriado para medições de comprimento, tempo e capacidade.

(EF03MA19) Estimar, medir e comparar comprimentos, utilizando unidades de medida não padronizadas e padronizadas mais usuais (metro, centímetro e milímetro) e diversos instrumentos de medida.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Grandezas e Medidas do 3º ano:

Com o plano de aula sobre grandezas e medidas, os alunos aprendem unidades não padronizadas e padronizadas de comprimento, capacidade e massas, transformações básicas de unidades de medida de comprimento, capacidade e massa (as mais usuais), comparação entre áreas e noção de medida de área.

MAIS AULAS DE Matemática do 3º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas