15987
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Educação Infantil > Pré Escola - Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

Atividade - Nossa peça teatral: Cenário, figurino e sonoplastia

Nesta proposta, as crianças dão continuidade à realização de uma peça, construindo alguns elementos em pequenos grupos.

Atividade alinhada à BNCC: • POR: Maria de Lourdes Carvalho Pereira

Apresente a proposta
Esta sequência de atividades apresenta como proposta a construção de uma peça teatral a partir da escolha de um conto de fadas preferido pelas crianças. Nessa adaptação, a partir do repertório inicial das crianças, as famílias serão convidadas a escolher uma história para encenar, brincar, escolher figurinos etc. Para tanto, é importante que você conheça o repertório de histórias do seu grupo. Selecione previamente imagens sobre teatro e marque um encontro virtual com as crianças para conversar sobre o tema. Proponha um diálogo a partir da pergunta:
- Vocês já foram ao teatro com suas famílias?
- O que vocês podem me falar sobre uma peça de teatro?

É importante dar espaço para que tragam suas contribuições, hipóteses, conhecimentos etc. A partir dessa troca, mostre as imagens e comente que seria muito bom aprender mais sobre o tema. Dialogue sobre como se constrói uma apresentação, como se definem os personagens, suas falas, suas roupas, cenários etc. Conduza a conversa de maneira envolvente, para encantar as crianças e motivá-las na construção da peça teatral. Depois desse momento com as crianças, convide as famílias a conhecer mais sobre uma peça de teatro e diga que irá enviar uma mensagem orientando as próximas atividades que irá sugerir, mas que todas serão adaptadas ao contexto familiar de forma que elas possam aprender, brincar e interagir com seus familiares de maneira agradável. Você pode ainda compartilhar outras imagens, vídeos ou apresentações que remetam à produção de uma peça para engajar as famílias e, se possível, alguns livros que fazem parte do acervo das crianças, combinando como isso poderá ser feito.

Adaptações necessárias
No plano “Definindo o conto de fadas da peça teatral", as famílias serão convidadas a escolher, de acordo com a repertório das crianças, uma história ou conto conhecido para encenar.

No plano “Nossa peça teatral: Descrevendo personagens e cenários”, as famílias serão convidadas a ler ou contar a história escolhida na atividade anterior, e discutir quais são os locais e as pessoas que fazem parte da história escolhida para a encenação.

No plano “Nossa peça teatral: cenário, figurino e sonoplastia”, as famílias serão convidadas a escolher, antecipar e coletar materiais que possam servir para montar cenários e figurinos da história escolhida.

No plano “Nossa peça teatral: O roteiro e falas das personagens”, as famílias serão convidadas a brincar de faz-de-conta com a história escolhida, compreendendo o roteiro e a sequência das falas da peça.

No plano “Nossa peça teatral: Ensaiar, convidar, apresentar”, as famílias serão convidadas a incentivar as crianças nas decisões sobre a apresentação e preparar com elas uma encenação para os membros da família.

Sugira às famílias
No plano “Definindo o conto de fadas da peça teatral”, convide pais e responsáveis a dialogar com as crianças sobre que histórias podem ser dramatizadas em forma de teatro. Sugira que se apoiem em história conhecidas ou de livros que possuam em casa, e que, coletivamente, possam fazer uma breve votação de qual história querem dramatizar. É possível que, enquanto conversam, falem sobre alguns personagens, brinquem, criem suas próprias histórias, façam pequenos recontos de histórias que já conhecem etc. Proponha que os adultos instiguem as crianças a construir esses pequenos enredos e incentivem as brincadeiras que possam surgir.

No plano “Nossa peça teatral: Descrevendo personagens e cenários”, convide pais e responsáveis a organizar um momento de contação ou leitura de histórias com as crianças. Peça para que narrem a história escolhida para a encenação. Sugira que organizem, junto com as crianças, um espaço aconchegante, com cabanas e almofadas, se possível, e que incentivem a participação ativa das crianças durante a história, conversando sobre personagens, locais, falas e enredos que fazem parte dela, podendo propor desenhos sobre eles.

No plano “Nossa peça teatral: cenário, figurino e sonoplastia”, convide pais e responsáveis a explorar as possibilidades de materiais que podem servir para a caracterização dos personagens da história e para montagem de possíveis cenários, como roupas e sapatos usados, perucas, chapéus, acessórios variados, objetos e elementos de decoração de festa infantil que não utilizam mais etc. Proponha ainda que decidam juntos os materiais e quem vai representar cada personagem da história, possibilitando que as crianças participem das escolhas e incentivando-as a brincar com os figurinos e objetos coletados. Sugira que adultos e crianças brinquem juntos, propondo um faz-de-conta da história.

No plano “Nossa peça teatral: O roteiro e falas das personagens”, convide pais e responsáveis a brincar de faz-de-conta, encenando a história com os materiais, figurinos e personagens definidos. Sugira que conversem com as crianças sobre onde vão brincar e como podem organizar o local de modo que se pareça com o ambiente retratado na história, e que agrupem objetos e figurinos em uma brincadeira que pode ou não compor a narrativa original.

No plano “Nossa peça teatral: Ensaiar, convidar, apresentar”, convide pais e responsáveis a pensar sobre como poderiam organizar uma encenação da história escolhida. Proponha que ouçam as hipóteses das crianças e decidam juntos onde e quando acontecerá a encenação, quem são as pessoas que vão assistir – podendo inclusive ser uma apresentação virtual para membros distantes da família. Sugira que separem os figurinos que queiram usar. Muitas ações podem derivar desse planejamento inicial, como ensaios, produção de convites, organização do local da apresentação etc. Sugira que as famílias acolham o interesse das crianças, seguindo e dando sugestões.

Para compartilhar com o grupo
Sugira que as famílias possam compartilhar com você registros do processo, como fotos e vídeos das crianças brincando, interagindo, encenando etc. Uma sugestão é gravar um vídeo curtinho e enviá-lo por WhatsApp ou outra plataforma de comunicação. Ao receber os registros, você pode dar devolutivas às famílias, validando as ações das crianças e parabenizando suas descobertas. Depois, agrupe-os e compartilhe-os com todo o grupo, de modo que todas as famílias possam apreciar as expressões criativas umas das outras. No retorno à escola, é possível que você retome as descobertas e experiências das crianças, aprofundando conhecimentos sobre apresentações e encenações de teatro.

Sugestão Enviada Por: Nilcileni Brambilla


Código: EDI3_15UND03

(EI03CG03) Criar movimentos, gestos, olhares e mímicas em brincadeiras, jogos e atividades artísticas como dança, teatro e música.

(EI03TS01) Utilizar sons produzidos por materiais, objetos e instrumentos musicais durante brincadeiras de faz de conta, encenações, criações musicais, festas.

(EI03EF04) Recontar histórias ouvidas e planejar coletivamente roteiros de vídeos e de encenações, definindo os contextos, os personagens, a estrutura da história.

Apoiador Técnico


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS ATIVIDADES:

ATIVIDADES DE Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses):

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

MAIS ATIVIDADES DE Educação Infantil :

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Educação Infantil

Encontre planos de aula para outras disciplinas