Atividade principal
Plano de Aula
Plano de aula: Subtração na reta numerada - Parte II
Plano 5 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Representação e movimentação na reta numerada
Por: Rejane Bianchini
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autora: Rejane Bianchini
Mentora: Gilne Gardesani Fernandez
Revisora Pedagógica: Eliane Zanin
Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas
Habilidades da BNCC
(EF02MA02) Registrar o resultado da contagem ou estimativa da quantidade de objetos em coleções de até 1 000 unidades, realizada por meio de diferentes estratégias.
(EF02MA04) Compor e decompor números naturais de até três ordens, com suporte de material manipulável, por meio de diferentes adições.
Objetivos específicos
Utilizar os conhecimentos sobre o funcionamento da reta numerada organizada em escalas (5 em 5, 10 em 10, …) para resolver e representar problemas associando o deslocamento à esquerda ao conceito de subtração.
Conceito-chave
Representação na reta numerada (números e operações).
Recursos necessários
- Lápis,
- Borracha,
- Caderno,
- Atividades Fotocopiadas (se achar conveniente).
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
Utilizar os conhecimentos sobre o funcionamento da reta numerada organizada em escalas (5 em 5, 10 em 10, …) para resolver e representar problemas associando o deslocamento à esquerda ao conceito de subtração.
Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma. Em seguida, faça breve explicação aos alunos sobre o que você espera que eles aprendam no decorrer desta aula.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Retomada
Tempo previsto: 10 minutos.
Orientações: Depois de compartilhar o objetivo com seus alunos, inicie a atividade com a leitura do slide, que pode ser feita por você, por um aluno ou pela turma conjuntamente. Ou passe a proposta no quadro. Em seguida, peça para que os alunos pensem em possíveis soluções para este desafio. Enquanto os alunos pensam nas soluções, você pode ir desenhando retas no quadro que servirão de suporte para a discussão das ideias dos alunos. Em seguida, permita que os alunos expliquem o que pensaram. É importante neste momento da aula, que os alunos relembrem a representação e a subtração na reta numerada. Se necessário, você pode criar outros cálculos com valores menores ou maiores, conforme a necessidade da turma.
Propósito: Retomar o procedimento de subtração na reta numerada.
Discuta com a turma:
- Me conte o que você entendeu desta atividade.
- Como você pensa iniciar a resolução dela? Por quê?
- Alguém lembra como faz para subtrair na reta numerada? Gostaria de dar ou fazer um exemplo?
- E se a gente se deslocar para o lado contrário, o que ocorre?
- Existe uma única maneira de fazer este cálculo na reta numerada?
- Existem outras maneiras? Quais? Permita que os alunos deem exemplos.
- Das maneiras que a gente colocou aqui no quadro, qual a mais demorada? Por quê?
- Das maneiras que a gente colocou aqui no quadro, qual a mais prática? Por quê?
- Das maneiras que a gente colocou aqui no quadro, qual você compreendeu melhor?
- Como você fez para localizar a resposta do cálculo na reta?
Materiais Complementares:
Atividade principal
Tempo sugerido: 14 minutos.
Orientações: Apresente o problema aos alunos. Você poderá escrever o texto do problema no quadro, projetá-lo ou entregar uma cópia a cada um. Deixe que os estudantes leiam e dê tempo para que tentem resolvê-lo individualmente; depois peça que discutam com um colega. Neste primeiro momento, observe como os alunos analisam os dados do problema, interpretam e elaboram suas estratégias, para em seguida questioná-los a respeito disso. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram.
Propósito: Aprimorar os conhecimentos da sequência numérica na reta numerada, explorar o cálculo mental envolvendo subtrações e fixar os movimentos na reta numerada relacionados à subtração.
Discuta com a turma:
- Sobre o que o problema fala?
- O que o problema quer saber?
- O que você pensou em fazer primeiro? Por quê?
- Em qual sentido você acha que devem ser os movimentos na reta numerada? E se forem ao contrário, o que acontece?
Materiais Complementares:
Discussão da solução
Tempo sugerido: 12 minutos (Slides 5 a 10).
Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Nela, os alunos verão as possíveis formas de se deslocar na reta, para realizar subtrações. Faça uma simulação de novas subtrações com os alunos, garantindo a compreensão do funcionamento da reta numerada e a associação dos deslocamentos à esquerda, à subtração. Faça desenhos no quadro para representar as movimentações na reta e as operações. Se tiver projetor à sua disposição, você pode usar os slides no lugar do quadro. Os slides apresentam um exemplo, mas você pode utilizar outros, conforme as necessidades da sua turma, ampliando ou diminuindo os valores numéricos.
Propósito: Discutir e analisar as diferentes resoluções apresentadas para a atividade.
Discuta com a turma:
- O que você entendeu desta atividade?
- Me conte como você fez para descobrir o comprimento do trem antigo de Felipe.
- Que outras estratégias vocês poderiam usar? Permita que os alunos as representem no quadro.
- Qual das estratégias apresentadas você acha mais prática? Por quê?
- Você encontrou alguma dificuldade para resolver esta atividade? Qual?
- O que ocorre se você se movimentar para o outro lado da reta?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 12 minutos (Slides 5 a 10).
Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Nela, os alunos verão as possíveis formas de se deslocar na reta, para realizar subtrações. Faça uma simulação de novas subtrações com os alunos, garantindo a compreensão do funcionamento da reta numerada e a associação dos deslocamentos à esquerda, à subtração. Faça desenhos no quadro para representar as movimentações na reta e as operações. Se tiver projetor à sua disposição, você pode usar os slides no lugar do quadro. Os slides apresentam um exemplo, mas você pode utilizar outros, conforme as necessidades da sua turma, ampliando ou diminuindo os valores numéricos.
Propósito: Discutir e analisar as diferentes resoluções apresentadas para a atividade.
Discuta com a turma:
- O que você entendeu desta atividade?
- Me conte como você fez para descobrir o comprimento do trem antigo de Felipe.
- Que outras estratégias vocês poderiam usar? Permita que os alunos as representem no quadro.
- Qual das estratégias apresentadas você acha mais prática? Por quê?
- Você encontrou alguma dificuldade para resolver esta atividade? Qual?
- O que ocorre se você se movimentar para o outro lado da reta?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 12 minutos (Slides 5 a 10).
Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Nela, os alunos verão as possíveis formas de se deslocar na reta, para realizar subtrações. Faça uma simulação de novas subtrações com os alunos, garantindo a compreensão do funcionamento da reta numerada e a associação dos deslocamentos à esquerda, à subtração. Faça desenhos no quadro para representar as movimentações na reta e as operações. Se tiver projetor à sua disposição, você pode usar os slides no lugar do quadro. Os slides apresentam um exemplo, mas você pode utilizar outros, conforme as necessidades da sua turma, ampliando ou diminuindo os valores numéricos.
Propósito: Discutir e analisar as diferentes resoluções apresentadas para a atividade.
Discuta com a turma:
- O que você entendeu desta atividade?
- Me conte como você fez para descobrir o comprimento do trem antigo de Felipe.
- Que outras estratégias vocês poderiam usar? Permita que os alunos as representem no quadro.
- Qual das estratégias apresentadas você acha mais prática? Por quê?
- Você encontrou alguma dificuldade para resolver esta atividade? Qual?
- O que ocorre se você se movimentar para o outro lado da reta?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 12 minutos (Slides 5 a 10).
Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Nela, os alunos verão as possíveis formas de se deslocar na reta, para realizar subtrações. Faça uma simulação de novas subtrações com os alunos, garantindo a compreensão do funcionamento da reta numerada e a associação dos deslocamentos à esquerda, à subtração. Faça desenhos no quadro para representar as movimentações na reta e as operações. Se tiver projetor à sua disposição, você pode usar os slides no lugar do quadro. Os slides apresentam um exemplo, mas você pode utilizar outros, conforme as necessidades da sua turma, ampliando ou diminuindo os valores numéricos.
Propósito: Discutir e analisar as diferentes resoluções apresentadas para a atividade.
Discuta com a turma:
- O que você entendeu desta atividade?
- Me conte como você fez para descobrir o comprimento do trem antigo de Felipe.
- Que outras estratégias vocês poderiam usar? Permita que os alunos as representem no quadro.
- Qual das estratégias apresentadas você acha mais prática? Por quê?
- Você encontrou alguma dificuldade para resolver esta atividade? Qual?
- O que ocorre se você se movimentar para o outro lado da reta?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 12 minutos (Slides 5 a 10).
Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Nela, os alunos verão as possíveis formas de se deslocar na reta, para realizar subtrações. Faça uma simulação de novas subtrações com os alunos, garantindo a compreensão do funcionamento da reta numerada e a associação dos deslocamentos à esquerda, à subtração. Faça desenhos no quadro para representar as movimentações na reta e as operações. Se tiver projetor à sua disposição, você pode usar os slides no lugar do quadro. Os slides apresentam um exemplo, mas você pode utilizar outros, conforme as necessidades da sua turma, ampliando ou diminuindo os valores numéricos.
Propósito: Discutir e analisar as diferentes resoluções apresentadas para a atividade.
Discuta com a turma:
- O que você entendeu desta atividade?
- Me conte como você fez para descobrir o comprimento do trem antigo de Felipe.
- Que outras estratégias vocês poderiam usar? Permita que os alunos as representem no quadro.
- Qual das estratégias apresentadas você acha mais prática? Por quê?
- Você encontrou alguma dificuldade para resolver esta atividade? Qual?
- O que ocorre se você se movimentar para o outro lado da reta?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 12 minutos (Slides 5 a 10).
Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Nela, os alunos verão as possíveis formas de se deslocar na reta, para realizar subtrações. Faça uma simulação de novas subtrações com os alunos, garantindo a compreensão do funcionamento da reta numerada e a associação dos deslocamentos à esquerda, à subtração. Faça desenhos no quadro para representar as movimentações na reta e as operações. Se tiver projetor à sua disposição, você pode usar os slides no lugar do quadro. Os slides apresentam um exemplo, mas você pode utilizar outros, conforme as necessidades da sua turma, ampliando ou diminuindo os valores numéricos.
Propósito: Discutir e analisar as diferentes resoluções apresentadas para a atividade.
Discuta com a turma:
- O que você entendeu desta atividade?
- Me conte como você fez para descobrir o comprimento do trem antigo de Felipe.
- Que outras estratégias vocês poderiam usar? Permita que os alunos as representem no quadro.
- Qual das estratégias apresentadas você acha mais prática? Por quê?
- Você encontrou alguma dificuldade para resolver esta atividade? Qual?
- O que ocorre se você se movimentar para o outro lado da reta?
Encerramento
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Peça aos alunos que compartilhem o que aprenderam nesta aula. Você pode ir realizando um registro das aprendizagens no quadro. Então, encerre a atividade lendo o resumo do que aprenderam hoje. Você pode pedir que eles copiem esta síntese no caderno.
Propósito: Resumir a aprendizagem da aula.
Raio X
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem, utilizando a reta numerada para resolvê-la. Circule para verificar como os alunos estão utilizando o conceito de subtração na reta numerada para chegarem ao resultado. O Raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um. No final, reserve um tempo para um debate coletivo registrando as soluções no quadro.
Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos numa situação semelhante e avaliar os conhecimentos de cada um a respeito dos deslocamentos na reta numerada (organizada em escalas) associados ao conceito de subtração.
Materiais Complementares:
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano MAT2_07NUM05
Recursos
- Necessários: Um meio de comunicação com alunos: Zoom, Meet, WhatsApp, e-mail, ou envio de atividades impressas.
Opcionais: Régua, papel quadriculado ou caderno do aluno; Convite aos pais.
Para este plano, foque na etapa da Atividade principal.
Atividade principal
Para esta atividade, o ideal é que os alunos recebam a atividade impressa, ou que tenham possibilidade de imprimir eles mesmos, pois envolve medidas de comprimento, e eles poderiam confundir os intervalos da reta numerada com medidas reais.
Se você estiver em uma aula síncrona (Zoom, Meet…), você pode compartilhar com os alunos sua tela do computador. Mas quando for apresentar o slide 3 para eles, e se for pedir que desenhem a reta numerada no caderno, é importante falar que os intervalos da reta não precisam corresponder aos centímetros reais da régua. Explique que a reta não caberia no caderno, pois precisariam de um papel muito grande, de 200 cm, isto é, dois metros. Eles podem usar papel quadriculado, fazendo a relação de cada intervalo de 10 cm da reta numerada corresponder a um quadradinho do papel quadriculado. Antes de ler o problema com eles, garanta que todos tenham desenhado sua reta. Se for possível, peça que abram a câmera de vídeo e mostrem para você como ficou. Se achar melhor, você pode enviar o documento da atividade principal para que os alunos façam a impressão da reta. Faça perguntas que levem os alunos a analisar os dados do problema e deixe que criem estratégias de resolução:
- Sobre o que o problema fala?
- O que o problema quer saber?
Se não estiver com todos ao mesmo tempo, você pode tirar um print da tela do slide da reta numerada e compartilhar com os alunos via WhatsApp, e pedir que reproduzam em seus cadernos. Neste caso, lembre de chamar a atenção quanto a representação dos intervalos na reta e a não correspondência dos valores representados nela com as medidas reais. Você também pode gravar um áudio com as orientações e outro com o texto do problema. Peça que circulem e escrevam as respostas das questões na própria reta, depois tirem foto dela e enviem para você por WhatsApp.
Caso não tenha Internet, você pode imprimir o documento da atividade e combinar com os pais para buscar e devolver na escola. Explique que podem responder às questões na própria reta enviada.
Discussão das soluções
Proporcione meios para que seus alunos possam compartilhar as respostas com a turma. Se puder fazer isto de forma síncrona, incentive a participação de todos, pedindo que expliquem as estratégias deles, e as formas que usaram para encontrar as respostas na reta. Faça os questionamentos sugeridos nas orientações que estão na parte da discussão das soluções.
- Como você fez para descobrir o comprimento do trem antigo de Felipe?
- Qual das estratégias apresentadas você acha mais prática? Por quê?
- Você encontrou alguma dificuldade para resolver esta atividade? Qual?
Valorize o cálculo mental e todas as outras estratégias usadas por eles. Pergunte:
- Que outras estratégias vocês poderiam usar?
Você encontra nos slides 4, 5, 6, 7, 8 e 9, sugestões de cálculos. Se alguma delas não foi apresentada por seus alunos, compartilhe com eles mais essas formas.
Você também pode compartilhar as estratégias utilizadas pelos alunos e os questionamentos usando o WhatsApp, por meio de bate-papo e gravação de áudios ou envio de mensagens de textos. Eles podem tirar fotos das suas retas e enviar no grupo.
No caso das tarefas serem físicas, você pode inserir esta questão junto com o problema enviado:
- Como você fez para descobrir o comprimento do trem antigo de Felipe?
O importante é dar espaço para todos fazerem suas reflexões e expressarem suas ideias.
Encerramento
Após discutir e analisar as diferentes resoluções apresentadas para a atividade, valide todas as respostas dando devolutivas aos alunos. É importante que eles percebam que existem jeitos diferentes de chegar ao resultado, por isso no caso das tarefas terem sido enviadas impressas, reúna as diferentes estratégias usadas pela turma e envie com a correção.
Convite às famílias
Os pais podem ajudar seus filhos com a leitura do problema e com a reprodução da reta no papel e manuseio da régua, se este for o caso. É importante explicar aos pais que os valores em centímetros usados na reta, não correspondem às medidas reais. Oriente que ressaltem essa informação aos filhos. O apoio dos familiares é sempre muito importante para o sucesso da aprendizagem dos alunos, por isso incentive a participação e o envolvimento deles. Você pode escrever um pequeno texto e enviar junto com a tarefa, ou gravar e enviar um áudio fazendo o convite e dando sugestões de apoio aos filhos.
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autora: Rejane Bianchini
Mentora: Gilne Gardesani Fernandez
Revisora Pedagógica: Eliane Zanin
Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas
Habilidades da BNCC
(EF02MA02) Registrar o resultado da contagem ou estimativa da quantidade de objetos em coleções de até 1 000 unidades, realizada por meio de diferentes estratégias.
(EF02MA04) Compor e decompor números naturais de até três ordens, com suporte de material manipulável, por meio de diferentes adições.
Objetivos específicos
Utilizar os conhecimentos sobre o funcionamento da reta numerada organizada em escalas (5 em 5, 10 em 10, …) para resolver e representar problemas associando o deslocamento à esquerda ao conceito de subtração.
Conceito-chave
Representação na reta numerada (números e operações).
Recursos necessários
- Lápis,
- Borracha,
- Caderno,
- Atividades Fotocopiadas (se achar conveniente).
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