Objetivo
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Lívia Cardozo Amarante
Mentora: Marcella de Oliveira Abreu Fontinele
Especialista de área: Fernando Barnabé
Habilidades da BNCC
(EF02MA18) Indicar a duração de intervalos de tempo entre duas datas, como dias da semana e meses do ano, utilizando calendário, para planejamentos e organização de agenda.
Conhecimentos que a turma deve dominar
- Reconhecer e relacionar períodos do dia, dias da semana e meses do ano, utilizando calendário, quando necessário.
- Produzir a escrita de uma data, apresentando o dia, o mês e o ano, e indicar o dia da semana de uma data, consultando calendários.
Objetivos Específicos
Retirar as informações necessárias para resolver os problemas que envolvem a passagem do tempo;
Completar um calendário mensal com os dias.
Conceito chave
Passagem de tempo, calendário.
Recursos necessários
Folha de atividades, cartolina, canetinha, lápis e borracha.
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Escreva no quadro o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Aquecimento
Tempo sugerido: 6 minutos (slides 3 e 4)
Orientação: Diga para os alunos que eles irão realizar uma brincadeira. Faça um cartaz com as duas adivinhações e cole no quadro. Coloque os alunos em círculo. Esse é o momento de despertar o interesse dos alunos em relação a um conteúdo novo, portanto deve ser um momento de descontração.
Propósito: Aguçar o interesse dos alunos pela aprendizagem de forma prazerosa.
Discuta com a turma:
- Vocês já brincaram de adivinhação?
- Quem será que vai descobrir a resposta?
Aquecimento
Orientação: Inicie com a primeira adivinha, solicite que tentem responder num pedaço de papel, mas sem falar para o(a) colega o que descobriu, fazendo um clima de segredo. Dê um tempo para os alunos conseguirem responder. Depois, recolha os papéis e coloque no quadro as respostas dos alunos. Discuta com a turma sobre suas respostas. Em seguida, passe para a segunda adivinha, deixem que pensem e coloquem suas respostas no papel. Recolha os papéis novamente e escreva no quadro as respostas dos alunos, tudo com muita descontração. Pode aparecer nessa segunda adivinha as respostas “fevereiro e maio” (a palavra maio tem quatro letras), então, questione os alunos sobre o porquê de terem chegado nessas conclusões.
Propósito: Fomentar as discussões sobre meses do ano e dias da semana de forma lúdica.
Discuta com a turma:
- Como podemos chamar os sábados e domingos?
- Como você fez para encontrar o mês mais curto?
Atividade Principal
Tempo sugerido: 15 minutos (slides 5 a 7)
Orientação: Nesse primeiro momento, solicite que os alunos sentem em duplas para iniciarem as primeiras reflexões sobre a problemática. Entregue para as duplas a atividade. Observe que o calendário não está preenchido e que os alunos precisarão preencher para retirar as informações.
Propósito: Levantar as primeiras informações contidas na problemática.
Discuta com a turma:
Quais as informações foram possíveis retirar do texto? Verifique se conseguiram perceber todas as questões no enunciado. Caso não consigam, fomentar as discussões no sentido do entendimento de cada item disposto no enunciado.
Que dia as meninas se encontraram para a reunião?
Qual o terceiro mês do ano?
A Apresentação será em qual dia da semana?
Atividade para impressão:
Atividade principal
https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/WaRVrevkw3FuSzx8ZQpfjjUrRkpkDeGg4YuaVxcsCH6wUpsGgusFG7UQJWth/ativaula-mat2-21grm02.pdf
Atividade Principal
Tempo sugerido: 15 minutos (slides 5 a 7)
Orientação: Após a introdução da problemática, deixe que os alunos tentem resolver as questões. Ande pela sala e observe se está havendo troca entre as duplas. Coloque no quadro as respostas encontradas pelas duplas e discuta com eles sobre como chegaram às conclusões. É muito importante que os alunos tenham compreendido as informações no enunciado das questões. O Guia de intervenção pode ajudar. A noção de que cada acontecimento ocorre no seu tempo é conquistada gradualmente pela criança, mas o professor pode proporcionar uma larga gama de vivências nas quais os alunos são estimuladas a observar durante o ano todo.
Propósito: Refletir sobre as informações para encontrar as datas no calendário.
Discuta com a turma:
- Como vocês fizeram para descobrir o mês? Tinha essa informação?
- Qual estratégia utilizaram para descobrir quantos dias faltam para a apresentação?
- Alguém encontrou uma data diferente?
Atividade Principal
Tempo sugerido: 15 minutos (slides 5 a 7)
Orientação: Apresente mais essa problemática para os alunos. Dê um tempo para refletirem. Proromova um debate, separe as duplas que acham que os ensaios foram suficientes (grupo A) e os que não acharam (grupo B). Deixe que façam suas colocações e expliquem como chegaram às conclusões. Registre tudo no quadro. Pergunte se após a exposição dos colegas, alguma dupla quer mudar de lado. É a chance dos alunos aprenderem com seus próprios erros. O debate deve ser saudável e respeitoso, fique atento quanto a isso. Peça que expliquem o porquê da mudança de grupo. Propósito: promover um debate para os alunos exporem suas ideias.
Discuta com a turma:
- Como vocês conseguiram chegar às conclusões sobre se a quantidade de ensaios serem suficientes ou não?
- Foi difícil?
- Para que serviu o debate?
- O que fez você mudar de grupo? (se houver alguma mudança)
Painel de solução
Tempo sugerido: 10 minutos (slides 8 a 10)
Orientações: Depois que os alunos compartilharem suas estratégias, passe para esta série de slides. Nela, os alunos verão passo a passo a compreensão das problemáticas. Apresente as resposta das duas crianças e inicie as discussões com os alunos. Volte no enunciado da questão, onde se tem muitas informações importantes, analise junto com os alunos cada uma delas. Peça que digam se concordam com Bruno ou Maria e expliquem o porquê. Valorize as estratégias de cada um e analise o também o erro de Bruno. Maria acertou, Bruno fez alguma confusão, ele pensou que dia 22 de março seria o dia da reunião e também o dia da apresentação.
Propósito: Analisar as questões baseados nas respostas de duas crianças.
Discuta com a turma: - Vocês perceberam que o enunciado do problema tem muitas informações? Quais informações vocês encontraram no enunciado do problema?
- Como fizeram para saber que dia é 22? Completaram o calendário? Seria possível saber as informações sem preencher o calendário?
- Por onde começamos o preenchimento? Por qual dia da semana?
Painel de soluções
Tempo sugerido: 10 minutos (slides 8 a 10)
Orientações: Discuta com os alunos as respostas das duas crianças. Bruno afirma que já chegou o dia, portanto, acredita que a apresentação do grupo será dia 22 de março. Já Maria, acredita que faltam 2 dias, portanto, a apresentação será dia 24 de março. Questione os alunos sobre qual das respostas consideram a correta, deixe que exponham sua opinião. Depois que conseguirem chegar a conclusão, questione porque Bruno errou.
Propósito: Discutir as questões analisando algumas respostas.
Discuta com a turma:- Quem acertou? Bruno ou Maria?
- Porque você acredita que Bruno afirmou que já chegou o dia?
Painel de soluções
Tempo sugerido: 10 minutos (slides 8 a 10)
Orientações: Apresente as duas respostas de Bruno e Maria e questione os alunos se algum dos dois acertaram. Deixe que exponham sua opinião e analise a resposta de cada um. Bruno encontrou 8 dias, Maria 9 dias. Maria encontrou um dia a mais porque considerou também o dia da apresentação dia 24, porém esse dia não deveria entrar no cálculo, já que é sábado. Após a apresentação do slide e discussão, você poderá propor uma nova discussão com as perguntas abaixo. Nesse momento pode aparecer várias opções, como acrescentar mais um dia da semana para o ensaio, incluir ensaios aos finais de semana, etc… O importante é considerar as propostas dos alunos, desde que aconteçam 10 dias ou mais de ensaios.
Propósito: Discutir os caminhos que os alunos traçaram para responderem se a quantidade de ensaios foram suficientes ou não.
Discuta com a turma:
- Qual dos dois encontraram a resposta correta?
- Quem errou? Bruno ou Maria? Qual foi o erro?
- Qual solução vocês proporiam para que o grupo de Balé conseguissem realizar os 10 ensaios e ficarem prontos para a apresentação?
Sistematização do conceito
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Sistematize o conceito de tempo retomando as discussões em sala a respeito do calendário, situando os alunos no espaço e tempo das atividades diárias e escolares.
Propósito: Retomar os conceitos aprendidos na aula.
Encerramento
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Encerre a atividade, retomando com os alunos os passos que seguiram para conseguirem preencher o calendário mensal e encontrar as informações necessárias para responder a problematização.
Propósito: Encerrar a aula retomando os caminhos percorridos para a realização das atividades.
Raio X
Tempo sugerido: 10 minutos (slides 13 a 15)
Orientação: Proponha a problemática e solicitem que, individualmente, reflitam sobre a questão.
Propósito: Verificar se os alunos conseguiram fazer a leitura das informações.
Atividades para impressão:
Atividades complementares
Atividade Raio X
Raio X
Tempo sugerido: 10 minutos (slides 13 a 15)
Orientação: Apresente as suposições de cada uma das meninas em relação ao dia da viagem, para que verifiquem qual delas acertou, analisando o calendário mensal preenchido. Nessa fase, os alunos são convidados a fazer uma reflexão sobre as três possíveis respostas, utilizando os conhecimentos adquiridos durante a aula.
Propósito: Fazer uma reflexão e análise sobre as suposições, colocando em prática os conhecimentos adquiridos na aula.
Raio X
Tempo sugerido: 10 minutos (slides 13 a 15)
Orientação: O Raio X é o momento de verificar se realmente houve aprendizagem, ou seja, se eles foram capazes de resolver os problemas. No final, reserve um tempo para que os alunos exponham suas respostas em relação às problemáticas. Veja aqui a resolução dessa atividade.
Propósito: avaliar se os alunos foram capazes de responder às problemáticas analisando os meses, semanas e dias do calendário.
Materiais complementares para o professor:
Guia de Intervenções
Resolução da atividade principal
Resolução das atividades complementares
Resolução da Raio X