10083
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 6º ano > Geometria

Plano de aula - Ampliação e Redução

Plano de aula de Matemática com atividades para 6º ano do Fundamental sobre Apontar as características que determinam se uma figura é uma ampliação ou redução de outra.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Paula Vieira Soares

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano
MAT6_16GEO01

Recursos

- Necessários: Papel, lápis, caderno, régua
- Opcionais: Meet, Zoom, WhatsApp, malha quadriculada
Vídeo: https://pt.khanacademy.org/math/6-ano-matematica/geometria/ampliacao-e-reducao-de-figuras/v/reconhecendo-situacoes-de-ampliacao-e-reducao

Para este plano, foque na etapa: Pré-concepções e Atividade Principal

Pré-concepções e Atividade principal

Compartilhe o slide sobre “Pré-concepções” e faça o “Discuta com a turma”. Você pode fazer isso usando o WhatsApp, Meet ou outro meio de comunicação combinado com eles. Veja quais concepções os alunos possuem sobre ampliação e redução de figuras.
Em seguida compartilha a primeira parte da “Atividade Principal e discuta a ideia da figura ser semelhante com a ideia de ampliação e redução. Faça as perguntas do slide e o “Discuta com a turma”. Pare em cada questionamento e dê um tempo para que eles reflitam. Converse sobre a distorção da figura e o por quê isso acontece. É importante que eles percebam a ideia de proporcionalidade. Em seguida, proponha o slide em que eles precisam criar seu próprio logotipo e no mesmo papel, faça a ampliação e redução da sua criação. Eles podem fazer na mesma aula ou enviar para você. Um painel pode ser organizado com as fotos pelo Power Point e compartilhado pela plataforma que você estiver utilizando.
Se sua aula fora assíncrona, você pode deixar a atividade impressa na escola ou enviar pelo grupo de WhatsApp e combinar um retorno com eles para uma devolutiva. Nesse retorno, você pode enviar um áudio explicando as principais ideias da atividade e seu propósito. Ao final, os alunos registram na própria atividade suas conclusões. Caso eles tenham alguma dúvida, enviam pelo WhatsApp para que seja sanada pelo professor.

Você pode sugerir aos alunos com acesso à internet a assistir ao vídeo na plataforma Khan Academy: https://pt.khanacademy.org/math/6-ano-matematica/geometria/ampliacao-e-reducao-de-figuras/v/reconhecendo-situacoes-de-ampliacao-e-reducao

Sistematização

Inclua para finalizar a aula.

Convite às famílias

A participação das famílias no processo de aprendizagem é de grande importância para o aluno. Porém, ressaltamos que os pais não são professores de matemática e muitos podem estar ocupados com outras funções em casa ou mesmo trabalhando.

  

Sugestão Enviada Por: Pricilla Cerqueira


Código: MAT6_16GEO01

(EF06MA21) Construir figuras planas semelhantes em situações de ampliação e de redução, com o uso de malhas quadriculadas, plano cartesiano ou tecnologias digitais.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Geometria do 6º ano:

Com o plano de aula sobre geometria os alunos aprendem a associar os vértices de um polígono a pares ordenados no plano cartesiano; identificar e utilizar as propriedades de faces, vértices e arestas de prismas e pirâmides; classificar polígonos quanto ao número de vértices, às medidas de lados e ângulos e ao paralelismo e perpendicularismo dos lados; construir figuras semelhantes por ampliação e redução; construir retas paralelas e perpendiculares, descrever rotações e translações de formas planas.

MAIS AULAS DE Matemática do 6º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas