Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
MAT6_16GEO01
Recursos
- Necessários: Papel, lápis, caderno, régua
- Opcionais: Meet, Zoom, WhatsApp, malha quadriculada
Vídeo: https://pt.khanacademy.org/math/6-ano-matematica/geometria/ampliacao-e-reducao-de-figuras/v/reconhecendo-situacoes-de-ampliacao-e-reducao
Para este plano, foque na etapa: Pré-concepções e Atividade Principal
Pré-concepções e Atividade principal
Compartilhe o slide sobre “Pré-concepções” e faça o “Discuta com a turma”. Você pode fazer isso usando o WhatsApp, Meet ou outro meio de comunicação combinado com eles. Veja quais concepções os alunos possuem sobre ampliação e redução de figuras.
Em seguida compartilha a primeira parte da “Atividade Principal e discuta a ideia da figura ser semelhante com a ideia de ampliação e redução. Faça as perguntas do slide e o “Discuta com a turma”. Pare em cada questionamento e dê um tempo para que eles reflitam. Converse sobre a distorção da figura e o por quê isso acontece. É importante que eles percebam a ideia de proporcionalidade. Em seguida, proponha o slide em que eles precisam criar seu próprio logotipo e no mesmo papel, faça a ampliação e redução da sua criação. Eles podem fazer na mesma aula ou enviar para você. Um painel pode ser organizado com as fotos pelo Power Point e compartilhado pela plataforma que você estiver utilizando.
Se sua aula fora assíncrona, você pode deixar a atividade impressa na escola ou enviar pelo grupo de WhatsApp e combinar um retorno com eles para uma devolutiva. Nesse retorno, você pode enviar um áudio explicando as principais ideias da atividade e seu propósito. Ao final, os alunos registram na própria atividade suas conclusões. Caso eles tenham alguma dúvida, enviam pelo WhatsApp para que seja sanada pelo professor.
Você pode sugerir aos alunos com acesso à internet a assistir ao vídeo na plataforma Khan Academy: https://pt.khanacademy.org/math/6-ano-matematica/geometria/ampliacao-e-reducao-de-figuras/v/reconhecendo-situacoes-de-ampliacao-e-reducao
Sistematização
Inclua para finalizar a aula.
Convite às famílias
A participação das famílias no processo de aprendizagem é de grande importância para o aluno. Porém, ressaltamos que os pais não são professores de matemática e muitos podem estar ocupados com outras funções em casa ou mesmo trabalhando.
Sugestão Enviada Por: Pricilla Cerqueira
Código: MAT6_16GEO01
(EF06MA21) Construir figuras planas semelhantes em situações de ampliação e de redução, com o uso de malhas quadriculadas, plano cartesiano ou tecnologias digitais.
AULA 02
AULA 03
AULA 04
AULA 05
Com o plano de aula sobre geometria os alunos aprendem a associar os vértices de um polígono a pares ordenados no plano cartesiano; identificar e utilizar as propriedades de faces, vértices e arestas de prismas e pirâmides; classificar polígonos quanto ao número de vértices, às medidas de lados e ângulos e ao paralelismo e perpendicularismo dos lados; construir figuras semelhantes por ampliação e redução; construir retas paralelas e perpendiculares, descrever rotações e translações de formas planas.
Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.
Ver mais detalhes