Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a segunda aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é identificar as sílabas das palavras e reconhecer a classificação das sílabas tônica, com foco nas oxítonas.
Materiais necessários: Atividades impressa, quadro ou painel para anotações, materiais para confecção de cartazes, projetor.
Dificuldades antecipadas: Aluno não reconhecer o que é sílaba tônica e não saber identificá-la na palavra.
Referências sobre o assunto:
NÓBREGA, Maria José. Ortografia. São Paulo: Melhoramentos, 2013. (Col. Como eu ensino).
SÃO PAULO (SP). Secretaria Municipal de Educação. Diretoria de Orientação Técnica. Recuperação Língua Portuguesa – Aprender os padrões da linguagem escrita de modo reflexivo: unidade II – Palavra cantada : Desvios dos padrões de escrita : interferência da variedade linguística falada – Livro do Professor / Secretaria Municipal de Educação. – São Paulo : SME/ DOT, 2011. - 80p. : il. Disponílvel em: http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/Portals/1/Files/16462.pdf, p. 24 a 27. Acesso em 01 de novembro de 2018.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações:
- Reproduza o título em projetor, escrito em cartaz ou no quadro.
- Apresente aos alunos o tema da aula.
- Questione os alunos se sabem explicar e exemplificar o que são oxítonas.
Introdução
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações:
- Projete o slide ou escreva as palavras no quadro.
- Coletivamente, conduza os alunos a lerem as palavras de cada grupo em voz alta.
- Explore a pronúncia de cada uma delas dando ênfase à sílaba tônica em cada palavra dos grupos.
- Questione:
- Cada grupo tem cinco palavras, o que cada uma delas têm em comum? (Espera-se que os alunos digam que todas são acentuadas)
- Analisando os grupos, é fácil identificar as oxítonas em cada um deles? (Sim, pois se todas estão acentuadas, pode-se dizer que as oxítonas são as que estão com acento na última sílaba).
- Você se recorda de alguma regularidade em relação à acentuação de oxítonas?(Espera-se que sim, ou seja, que os alunos digam algo parecido com somente são acentuadas de forma gráfica (aguda ou circunflexa) as oxítonas que terminam em: a/as, e/es, o/os e em/ens. Palavras terminadas em r, l, z, x, i, u, im, um e om são naturalmente oxítonas, não necessitando do acento agudo. Palavras oxítonas terminadas em u e i serão acentuadas somente quando essas vogais vierem precedidas de outra vogal, como baú, açaí).
- Organize um painel para registrar as ideias dos alunos em relação à pergunta apresentada no slide.
- Estimule os alunos a resgatarem o que sabem sobre a classificação da sílaba tônica em relação à sua posição na sílaba.
- Foque a discussão no que os alunos sabem sobre oxítonas.
- Dê alguns exemplos de paroxítonas (são as mais comuns na língua portuguesa , menino, felicidade) e proparoxítonas (matemática, estômago).
- Não deixe de explorar o uso do acento gráfico (agudo ou circunflexo) e quando aparecem nas palavras da lista apresentada.
Materiais complementares: cartaz para anotações das colocações dos alunos em relação à questão apresentada. Caso não tenha utilizado a primeira aula da sequência, consulte-a aqui.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 23 minutos
Orientações:
- Organize-os em duplas. Para saber mais sobre agrupamentos de alunos em sala de aula, leia Como agrupo meus alunos?
- Entregue a atividade impressa e oriente a dupla a ler com atenção cada uma das frases.
- Oriente-os a identificar as palavras oxítonas. É importante que ao lerem cada uma das palavras se atentem a pronúncia e identifiquem as oxítonas.
- Sinalize aos alunos que ao identificar a oxítona que não está acentuada, grifem a palavra e coloque o acento adequado, ou seja, com o sinal gráfico agudo ou circunflexo.
- Circule pela sala fazendo as orientações e intervenções nas duplas, questionando:
- Como identificaram as oxítonas que não estão acentuadas?
- Tem alguma regularidade em relação à acentuação? Qual?
- Por que essa palavra é acentuada com esse sinal gráfico? (aponte para a palavra que o aluno acentuou)
- Como saber que sinal gráfico utilizar?
- Nas questões acima, espera-se que os alunos consigam explicar sobre as regularidades da acentuação de oxítonas e saibam como e quando utilizar os acentos adequados a cada palavra. As respostas serão pessoais, uma vez que cabe ao professor conduzir as intervenções de acordo com o que for presenciando ao circular pelas duplas durante a realização da atividade.
- Explore também a relação entre o acento agudo com vogais abertas e o circunflexo com as fechadas.
- Faça a socialização das hipóteses apresentadas pelas duplas e coletivamente validem as respostas.
- Retome o slide 3 e validem as respostas sobre o grupo de palavras que é composto apenas por oxítonas.
Materiais complementares:
Fechamento
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
- Conduza os alunos a elaborar o registro coletivamente sobre a aula.
- Explore as classificações da palavra quanto a posição da sílaba tônica. (Oxítona, paroxítona e proparoxítona)
- Intensifique a explanação sobre o termo oxítona e as regularidades quanto à acentuação (são palavras onde a última sílaba é tônica, ou seja, é a sílaba mais forte da palavra. Podem ou não serem acentuadas. Somente são acentuadas de forma gráfica (aguda ou circunflexa) as oxítonas que terminam em: a/as, e/es, o/os e em/ens. Palavras terminadas em r, l, z, x, i, u, im, um e om são naturalmente oxítonas, não necessitando do acento agudo. Palavras oxítonas terminadas em u e i serão acentuadas somente quando essas vogais vierem precedidas de outra vogal, como baú, açaí.
- Registre as conclusões em cartaz e oriente aos alunos a fazer anotações no caderno.
Materiais complementares:
- Material para confecção de cartaz.