15127
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 3º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Acentuação de oxítonas

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 3º ano do EF sobre Acentuação de oxítonas

Plano 02 de 3 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Francislene Aparecida Guglielmo Vilela Dourado

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a segunda aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é identificar as sílabas das palavras e reconhecer a classificação das sílabas tônica, com foco nas oxítonas.

Materiais necessários: Atividades impressa, quadro ou painel para anotações, materiais para confecção de cartazes, projetor.

Dificuldades antecipadas: Aluno não reconhecer o que é sílaba tônica e não saber identificá-la na palavra.

Referências sobre o assunto:

NÓBREGA, Maria José. Ortografia. São Paulo: Melhoramentos, 2013. (Col. Como eu ensino).

SÃO PAULO (SP). Secretaria Municipal de Educação. Diretoria de Orientação Técnica. Recuperação Língua Portuguesa – Aprender os padrões da linguagem escrita de modo reflexivo: unidade II – Palavra cantada : Desvios dos padrões de escrita : interferência da variedade linguística falada – Livro do Professor / Secretaria Municipal de Educação. – São Paulo : SME/ DOT, 2011. - 80p. : il. Disponílvel em: http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/Portals/1/Files/16462.pdf, p. 24 a 27. Acesso em 01 de novembro de 2018.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

  • Reproduza o título em projetor, escrito em cartaz ou no quadro.
  • Apresente aos alunos o tema da aula.
  • Questione os alunos se sabem explicar e exemplificar o que são oxítonas.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações:

  • Projete o slide ou escreva as palavras no quadro.
  • Coletivamente, conduza os alunos a lerem as palavras de cada grupo em voz alta.
  • Explore a pronúncia de cada uma delas dando ênfase à sílaba tônica em cada palavra dos grupos.
  • Questione:
  • Cada grupo tem cinco palavras, o que cada uma delas têm em comum? (Espera-se que os alunos digam que todas são acentuadas)
  • Analisando os grupos, é fácil identificar as oxítonas em cada um deles? (Sim, pois se todas estão acentuadas, pode-se dizer que as oxítonas são as que estão com acento na última sílaba).
  • Você se recorda de alguma regularidade em relação à acentuação de oxítonas?(Espera-se que sim, ou seja, que os alunos digam algo parecido com somente são acentuadas de forma gráfica (aguda ou circunflexa) as oxítonas que terminam em: a/as, e/es, o/os e em/ens. Palavras terminadas em r, l, z, x, i, u, im, um e om são naturalmente oxítonas, não necessitando do acento agudo. Palavras oxítonas terminadas em u e i serão acentuadas somente quando essas vogais vierem precedidas de outra vogal, como baú, açaí).
  • Organize um painel para registrar as ideias dos alunos em relação à pergunta apresentada no slide.
  • Estimule os alunos a resgatarem o que sabem sobre a classificação da sílaba tônica em relação à sua posição na sílaba.
  • Foque a discussão no que os alunos sabem sobre oxítonas.
  • Dê alguns exemplos de paroxítonas (são as mais comuns na língua portuguesa , menino, felicidade) e proparoxítonas (matemática, estômago).
  • Não deixe de explorar o uso do acento gráfico (agudo ou circunflexo) e quando aparecem nas palavras da lista apresentada.

Materiais complementares: cartaz para anotações das colocações dos alunos em relação à questão apresentada. Caso não tenha utilizado a primeira aula da sequência, consulte-a aqui.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 23 minutos

Orientações:

  • Organize-os em duplas. Para saber mais sobre agrupamentos de alunos em sala de aula, leia Como agrupo meus alunos?
  • Entregue a atividade impressa e oriente a dupla a ler com atenção cada uma das frases.
  • Oriente-os a identificar as palavras oxítonas. É importante que ao lerem cada uma das palavras se atentem a pronúncia e identifiquem as oxítonas.
  • Sinalize aos alunos que ao identificar a oxítona que não está acentuada, grifem a palavra e coloque o acento adequado, ou seja, com o sinal gráfico agudo ou circunflexo.
  • Circule pela sala fazendo as orientações e intervenções nas duplas, questionando:
  • Como identificaram as oxítonas que não estão acentuadas?
  • Tem alguma regularidade em relação à acentuação? Qual?
  • Por que essa palavra é acentuada com esse sinal gráfico? (aponte para a palavra que o aluno acentuou)
  • Como saber que sinal gráfico utilizar?
  • Nas questões acima, espera-se que os alunos consigam explicar sobre as regularidades da acentuação de oxítonas e saibam como e quando utilizar os acentos adequados a cada palavra. As respostas serão pessoais, uma vez que cabe ao professor conduzir as intervenções de acordo com o que for presenciando ao circular pelas duplas durante a realização da atividade.
  • Explore também a relação entre o acento agudo com vogais abertas e o circunflexo com as fechadas.
  • Faça a socialização das hipóteses apresentadas pelas duplas e coletivamente validem as respostas.
  • Retome o slide 3 e validem as respostas sobre o grupo de palavras que é composto apenas por oxítonas.

Materiais complementares:

  • Clique aqui para impressão da atividade.
  • Resolução da atividade aqui.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Conduza os alunos a elaborar o registro coletivamente sobre a aula.
  • Explore as classificações da palavra quanto a posição da sílaba tônica. (Oxítona, paroxítona e proparoxítona)
  • Intensifique a explanação sobre o termo oxítona e as regularidades quanto à acentuação (são palavras onde a última sílaba é tônica, ou seja, é a sílaba mais forte da palavra. Podem ou não serem acentuadas. Somente são acentuadas de forma gráfica (aguda ou circunflexa) as oxítonas que terminam em: a/as, e/es, o/os e em/ens. Palavras terminadas em r, l, z, x, i, u, im, um e om são naturalmente oxítonas, não necessitando do acento agudo. Palavras oxítonas terminadas em u e i serão acentuadas somente quando essas vogais vierem precedidas de outra vogal, como baú, açaí.
  • Registre as conclusões em cartaz e oriente aos alunos a fazer anotações no caderno.

Materiais complementares:

  • Material para confecção de cartaz.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a segunda aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é identificar as sílabas das palavras e reconhecer a classificação das sílabas tônica, com foco nas oxítonas.

Materiais necessários: Atividades impressa, quadro ou painel para anotações, materiais para confecção de cartazes, projetor.

Dificuldades antecipadas: Aluno não reconhecer o que é sílaba tônica e não saber identificá-la na palavra.

Referências sobre o assunto:

NÓBREGA, Maria José. Ortografia. São Paulo: Melhoramentos, 2013. (Col. Como eu ensino).

SÃO PAULO (SP). Secretaria Municipal de Educação. Diretoria de Orientação Técnica. Recuperação Língua Portuguesa – Aprender os padrões da linguagem escrita de modo reflexivo: unidade II – Palavra cantada : Desvios dos padrões de escrita : interferência da variedade linguística falada – Livro do Professor / Secretaria Municipal de Educação. – São Paulo : SME/ DOT, 2011. - 80p. : il. Disponílvel em: http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/Portals/1/Files/16462.pdf, p. 24 a 27. Acesso em 01 de novembro de 2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

  • Reproduza o título em projetor, escrito em cartaz ou no quadro.
  • Apresente aos alunos o tema da aula.
  • Questione os alunos se sabem explicar e exemplificar o que são oxítonas.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações:

  • Projete o slide ou escreva as palavras no quadro.
  • Coletivamente, conduza os alunos a lerem as palavras de cada grupo em voz alta.
  • Explore a pronúncia de cada uma delas dando ênfase à sílaba tônica em cada palavra dos grupos.
  • Questione:
  • Cada grupo tem cinco palavras, o que cada uma delas têm em comum? (Espera-se que os alunos digam que todas são acentuadas)
  • Analisando os grupos, é fácil identificar as oxítonas em cada um deles? (Sim, pois se todas estão acentuadas, pode-se dizer que as oxítonas são as que estão com acento na última sílaba).
  • Você se recorda de alguma regularidade em relação à acentuação de oxítonas?(Espera-se que sim, ou seja, que os alunos digam algo parecido com somente são acentuadas de forma gráfica (aguda ou circunflexa) as oxítonas que terminam em: a/as, e/es, o/os e em/ens. Palavras terminadas em r, l, z, x, i, u, im, um e om são naturalmente oxítonas, não necessitando do acento agudo. Palavras oxítonas terminadas em u e i serão acentuadas somente quando essas vogais vierem precedidas de outra vogal, como baú, açaí).
  • Organize um painel para registrar as ideias dos alunos em relação à pergunta apresentada no slide.
  • Estimule os alunos a resgatarem o que sabem sobre a classificação da sílaba tônica em relação à sua posição na sílaba.
  • Foque a discussão no que os alunos sabem sobre oxítonas.
  • Dê alguns exemplos de paroxítonas (são as mais comuns na língua portuguesa , menino, felicidade) e proparoxítonas (matemática, estômago).
  • Não deixe de explorar o uso do acento gráfico (agudo ou circunflexo) e quando aparecem nas palavras da lista apresentada.

Materiais complementares: cartaz para anotações das colocações dos alunos em relação à questão apresentada. Caso não tenha utilizado a primeira aula da sequência, consulte-a aqui.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 23 minutos

Orientações:

  • Organize-os em duplas. Para saber mais sobre agrupamentos de alunos em sala de aula, leia Como agrupo meus alunos?
  • Entregue a atividade impressa e oriente a dupla a ler com atenção cada uma das frases.
  • Oriente-os a identificar as palavras oxítonas. É importante que ao lerem cada uma das palavras se atentem a pronúncia e identifiquem as oxítonas.
  • Sinalize aos alunos que ao identificar a oxítona que não está acentuada, grifem a palavra e coloque o acento adequado, ou seja, com o sinal gráfico agudo ou circunflexo.
  • Circule pela sala fazendo as orientações e intervenções nas duplas, questionando:
  • Como identificaram as oxítonas que não estão acentuadas?
  • Tem alguma regularidade em relação à acentuação? Qual?
  • Por que essa palavra é acentuada com esse sinal gráfico? (aponte para a palavra que o aluno acentuou)
  • Como saber que sinal gráfico utilizar?
  • Nas questões acima, espera-se que os alunos consigam explicar sobre as regularidades da acentuação de oxítonas e saibam como e quando utilizar os acentos adequados a cada palavra. As respostas serão pessoais, uma vez que cabe ao professor conduzir as intervenções de acordo com o que for presenciando ao circular pelas duplas durante a realização da atividade.
  • Explore também a relação entre o acento agudo com vogais abertas e o circunflexo com as fechadas.
  • Faça a socialização das hipóteses apresentadas pelas duplas e coletivamente validem as respostas.
  • Retome o slide 3 e validem as respostas sobre o grupo de palavras que é composto apenas por oxítonas.

Materiais complementares:

  • Clique aqui para impressão da atividade.
  • Resolução da atividade aqui.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Conduza os alunos a elaborar o registro coletivamente sobre a aula.
  • Explore as classificações da palavra quanto a posição da sílaba tônica. (Oxítona, paroxítona e proparoxítona)
  • Intensifique a explanação sobre o termo oxítona e as regularidades quanto à acentuação (são palavras onde a última sílaba é tônica, ou seja, é a sílaba mais forte da palavra. Podem ou não serem acentuadas. Somente são acentuadas de forma gráfica (aguda ou circunflexa) as oxítonas que terminam em: a/as, e/es, o/os e em/ens. Palavras terminadas em r, l, z, x, i, u, im, um e om são naturalmente oxítonas, não necessitando do acento agudo. Palavras oxítonas terminadas em u e i serão acentuadas somente quando essas vogais vierem precedidas de outra vogal, como baú, açaí.
  • Registre as conclusões em cartaz e oriente aos alunos a fazer anotações no caderno.

Materiais complementares:

  • Material para confecção de cartaz.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 3º ano :

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 3º ano:

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF03LP04 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano