10004
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 4º ano > Números

Plano de aula - Algoritmo da Multiplicação

Plano de aula de matemática com atividades para 4 do Fundamental sobre utilizar o algoritmo da multiplicação para resolver situações problema do campo multiplicativo.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Isabel Cossalter

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano
MAT4_04NUM_04

Recursos
USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS
- Necessários: (apenas se forem absolutamente indispensáveis; caso contrário, inserir todos como opcionais)
- Opcionais: app de lançamento de dados, Google Documentos, Google Apresentações, Mentimeter.

Para este plano, foque na etapa Atividade Principal.

Aquecimento
Proponha aos alunos que registrem mais de uma maneira de resolver a operação indicada no slide desta etapa. O registro pode ser feito em papel ou em uma apresentação utilizando o Google Apresentações, compartilhando o link com o professor, que fará os comentários necessários para orientação da turma e, posteriormente, liberando para que todos conheçam diferentes estratégias.

Atividade principal
Proponha aos alunos que resolvam a atividade presente nesta etapa em registro escrito ou utilizando o Google Documentos. O lançamento de dados pode ser feito usando um dado físico (caso os alunos tenham um), construindo um dado de papel (cujo molde precisará ser enviado para que o aluno construa, ou ainda utilizando algum aplicativo de lançamento de dados (link para app: https://play.google.com/store/apps/details?id=com.martianlab.dice.lite&hl=pt_BR ou outro similar). Lembre de propor aos alunos que usem o algoritmo da multiplicação em suas resoluções.

Discussão das soluções
Para o trabalho desenvolvido na etapa anterior (Atividade Principal) é importante que o professor possa fazer apontamentos nas resoluções usando o recurso dos comentários do Google Documentos, quando a resolução for enviada digitalmente. É importante mostrar exemplos de multiplicações mais simples para os alunos caso eles ainda não dominem o algoritmo e pedir a eles que utilizem o mesmo raciocínio nos cálculos para atingir a solução desejada na atividade proposta.

Sistematização
Pedir aos alunos que usem o Mentimeter para indicar o que é mais importante lembrar ao utilizar o recurso do algoritmo em uma operação de multiplicação. O professor pode socializar os resultados posteriormente, salvando as respostas e enviando por e-mail para a turma. Caso os alunos não tenham acesso à internet, ele pode fazer essa indicação em material impresso.
É importante que o professor garanta as melhores sugestões de operação para a turma.

Encerramento
Proponha aos alunos que pensem em situações que eles podem utilizar o algoritmo da multiplicação para facilitar os cálculos. O registro pode ser feito no próprio caderno ou em arquivo coletivo usando o Google Documentos.

Raio X
Proponha aos alunos a resolução dos problemas presentes nesta etapa, incluindo as questões presentes nas atividades complementares (arquivo disponível nas orientações ao professor). A resolução pode ser feita via Google Documentos (sendo gerada uma cópia por aluno do arquivo fornecido via link pelo professor) ou em folha impressa.

Convite às famílias
Convidar a família a pensar com os alunos as situações que seriam favorecidas com o uso do algoritmo da multiplicação, na etapa de Encerramento.

Sugestão Enviada Por: Fernando Barnabé


Código: MAT4_04NUM04

(EF04MA04) Utilizar as relações entre adição e subtração, bem como entre multiplicação e divisão, para ampliar as estratégias de cálculo.

(EF04MA05) Utilizar as propriedades das operações para desenvolver estratégias de cálculo.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Números do 4º ano:

Com o plano de aula sobre números, os alunos aprendem representação e comparação de números naturais de até 5 ordens, decomposição com adições e multiplicações por potências de 10; operações de adição, subtração, multiplicação e divisão, incluindo cálculo mental e resolução de problemas envolvendo contagem; frações unitárias (1/2, 1/3, 1/4, 1/5, 1/0 e 1/100) e representação das frações 1/10 e 1/100 na forma decimal, na reta numerada e em valores monetários.

MAIS AULAS DE Matemática do 4º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas