Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Marcelo Ap. Casadei
Mentor: Renata S. Gonçalves
Especialista de área: Pricilla Mendes Cerqueira
Habilidade da BNCC
(EF06MA17) - Reconhecer, nomear e comparar polígonos, considerando lados, vértices e ângulos, e classificá-los em regulares e não regulares, tanto em suas representações no plano como em faces de poliedros.
Objetivos específicos
Entender e classificar os polígonos em regulares e não regulares.
Conceito-chave
Polígonos regulares.
Recursos necessários
Código: MAT6_15GEO03
(EF06MA18) Reconhecer, nomear e comparar polígonos, considerando lados, vértices e ângulos, e classificá-los em regulares e não regulares, tanto em suas representações no plano como em faces de poliedros.
AULA 02
AULA 04
AULA 05
AULA 06
AULA 07
AULA 08
Com o plano de aula sobre geometria os alunos aprendem a associar os vértices de um polígono a pares ordenados no plano cartesiano; identificar e utilizar as propriedades de faces, vértices e arestas de prismas e pirâmides; classificar polígonos quanto ao número de vértices, às medidas de lados e ângulos e ao paralelismo e perpendicularismo dos lados; construir figuras semelhantes por ampliação e redução; construir retas paralelas e perpendiculares, descrever rotações e translações de formas planas.
Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.
Ver mais detalhes