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Plano de aula > Língua Portuguesa > 3º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - O que são oxítonas?

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 3º ano do Fundamental sobre definição de oxítonas

Plano 01 de 3 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Francislene Aparecida Guglielmo Vilela Dourado

 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a primeira aula de um conjunto de três planos de aula com foco em Análise linguística e semiótica. A finalidade deste conjunto de planos é identificar as sílabas das palavras e reconhecer a classificação das sílabas tônicas, com foco nas oxítonas.

Materiais necessários: Atividades impressas, quadro ou painel para anotações, materiais para confecção de cartazes, projetor.

Dificuldades antecipadas: Aluno não saber o que é sílaba e não reconhecer acentos gráficos.

Referências sobre o assunto:

  • NÓBREGA, Maria José. Ortografia. São Paulo: Melhoramentos, 2013. (Col. Como eu ensino).

  • SÃO PAULO (SP). Secretaria Municipal de Educação. Diretoria de Orientação Técnica. Recuperação língua portuguesa – Aprender os padrões da linguagem escrita de modo reflexivo : unidade II – Palavra cantada : Desvios dos padrões de escrita : interferência da variedade linguística falada – Livro do Professor/ Secretaria Municipal de Educação. – São Paulo: SME/ DOT, 2011. - 80p.: il. Disponível em: http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/Portals/1/Files/16462.pdf,
  • p. 24 a 27. Acesso em: 1º de novembro de 2018.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações:

  • Reproduza o título em projetor, escrito em cartaz ou no quadro.
  • Apresente aos alunos o tema da aula.
  • Questione os alunos se sabem explicar e exemplificar o que são oxítonas.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações:

  • Projete a imagem ou escreva as palavras no quadro.
  • Conduza os alunos a ler as palavras em voz alta.
  • Explore a pronúncia de cada uma delas dando ênfase à sílaba tônica.
  • Solicite que identifiquem as regularidades da acentuação.
  • Questione:
  • O que estas palavras têm em comum? (Espera-se que os alunos digam que todas são acentuadas.)
  • Qual a sílaba tônica de cada palavra? (A sílaba tônica a mais forte na palavra, ou seja, no caso da lista do slide, são as que estão acentuadas.)
  • Nas palavras do slide, as sílabas tônicas estão destacadas, caso não estivessem, como poderíamos identificá-la? (Pode ser identificada pelo acento ou pela pronúncia, dizer a palavra em voz alta auxilia na identificação da sílaba tônica quando ela não é acentuada.)
  • Sabe como classificamos a sílaba tônica de acordo com a sua posição na palavra? (Espera-se que os alunos saibam dizer que OXÍTONAS: quando a sílaba tônica for a última, PAROXÍTONAS: quando a sílaba tônica for a penúltima, PROPAROXÍTONAS: Quando a sílaba tônica for a antepenúltima.)
  • Quais são os acentos que aparecem nestas palavras? (Agudo e circunflexo, usa-se o acento agudo em vogais abertas e o circunflexo em vogais fechadas.)
  • O termo oxítona, a que se refere? (Quando a sílaba tônica na palavra se encontra na última posição.)
  • Há relação entre esta lista de palavras e a classificação oxítonas? (Sim, todas são oxítonas acentuadas.)
  • Organize um painel para registrar as ideias dos alunos em relação às descobertas sobre classificação de palavras, com foco nas oxítonas acentuadas.
  • Estimule os alunos a resgatar o que sabem sobre a classificação da sílaba tônica em relação à sua posição na sílaba.
  • Foque a discussão no que os alunos sabem sobre oxítonas.

Materiais complementares: Cartaz para anotações das colocações dos alunos em relação às questões apresentadas.

Para leitura complementar:

  • NÓBREGA, Maria José. Ortografia. São Paulo: Melhoramentos, 2013. (Col. Como eu ensino).
  • SÃO PAULO (SP). Secretaria Municipal de Educação. Diretoria de Orientação Técnica. Recuperação língua portuguesa – Aprender os padrões da linguagem escrita de modo reflexivo : unidade II – Palavra cantada : Desvios dos padrões de escrita: interferência da variedade linguística falada – Livro do Professor/ Secretaria Municipal de Educação. – São Paulo: SME/ DOT, 2011. - 80p. : il. Disponível em: http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/Portals/1/Files/16462.pdf,
    p. 24 a 27. Acesso em: 24 de nov. de 2018.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Converse com os alunos sobre a classificação das palavras de acordo com a posição da sílaba tônica.
  • Dê alguns exemplos de paroxítonas (são as mais comuns na língua portuguesa, menino, felicidade) e proparoxítonas (matemática, estômago).
  • Não deixe de explorar o uso do acento gráfico (agudo ou circunflexo) quando aparece nas palavras da lista apresentada.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 23 minutos.

Orientações:

  • Proponha aos alunos ler em voz alta as frases do slide.
  • Organize-os em duplas. Leia Como agrupo meus alunos? para ter mais informações sobre como fazer bons agrupamentos de alunos em sala de aula.
  • Entregue a atividade impressa e oriente a dupla a grifar as palavras que são oxítonas acentuadas com o sinal gráfico agudo ou circunflexo.
  • Circule pela sala fazendo as orientações e intervenções nas duplas, sugestões de questionamento:
  • Por que grifaram esta palavra?
  • Como identificaram as oxítonas?
  • Tem alguma regularidade em relação à acentuação? Qual?
  • Espera-se que os alunos consigam responder às questões acima com propriedade, sabendo o que são oxítonas e o mais importante, identificá-las.

Materiais complementares:

  • Frases retiradas do conto “Cinderela”, dos Irmãos Grimm, em: ABREU. Ana Rosa. et al. Alfabetização: livro do aluno. v. 2: contos, fábula, lendas e mitos. Brasília: FUNDESCOLA/SEFMEC, 2000. 3 v.: 128 p. n. 2. Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/me001614.pdf, p. 39 a 46. Acesso em: 3 de novembro de 2018.

  • Clique aqui para imprimir atividade.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Oriente as duplas a preencher a ficha com as palavras que grifaram nas frases e a responder a questão apresentada.
  • Assim que todos terminarem, conduza a socialização das respostas.
  • Valide coletivamente a identificação das oxítonas.
  • Em relação às ideias das duplas sobre as regularidades da acentuação, após a socialização das respostas, proponha a elaboração de uma resposta coletiva para compor o fechamento da aula.

Materiais complementares:

  • Clique aqui para a resolução da atividade.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações:

  • Após socialização do slide anterior, conduza os alunos a elaborar o registro coletivamente sobre a aula.
  • Explore o que é o termo oxítona e as regularidades (são palavras onde a última sílaba é tônica, ou seja, é a sílaba mais forte da palavra. Podem ou não ser acentuadas. Somente são acentuadas de forma gráfica (aguda ou circunflexa) as oxítonas que terminam em: a/as, e/es, o/os e em/ens. Palavras terminadas em r, l, z, x, i, u, im, um e om são naturalmente oxítonas, não necessitando do acento agudo. Palavras oxítonas terminadas em u e i serão acentuadas somente quando essas vogais vierem precedidas de outra vogal, como baú, açaí)

Materiais complementares:

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a primeira aula de um conjunto de três planos de aula com foco em Análise linguística e semiótica. A finalidade deste conjunto de planos é identificar as sílabas das palavras e reconhecer a classificação das sílabas tônicas, com foco nas oxítonas.

Materiais necessários: Atividades impressas, quadro ou painel para anotações, materiais para confecção de cartazes, projetor.

Dificuldades antecipadas: Aluno não saber o que é sílaba e não reconhecer acentos gráficos.

Referências sobre o assunto:

  • NÓBREGA, Maria José. Ortografia. São Paulo: Melhoramentos, 2013. (Col. Como eu ensino).

  • SÃO PAULO (SP). Secretaria Municipal de Educação. Diretoria de Orientação Técnica. Recuperação língua portuguesa – Aprender os padrões da linguagem escrita de modo reflexivo : unidade II – Palavra cantada : Desvios dos padrões de escrita : interferência da variedade linguística falada – Livro do Professor/ Secretaria Municipal de Educação. – São Paulo: SME/ DOT, 2011. - 80p.: il. Disponível em: http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/Portals/1/Files/16462.pdf,
  • p. 24 a 27. Acesso em: 1º de novembro de 2018.

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Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações:

  • Reproduza o título em projetor, escrito em cartaz ou no quadro.
  • Apresente aos alunos o tema da aula.
  • Questione os alunos se sabem explicar e exemplificar o que são oxítonas.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações:

  • Projete a imagem ou escreva as palavras no quadro.
  • Conduza os alunos a ler as palavras em voz alta.
  • Explore a pronúncia de cada uma delas dando ênfase à sílaba tônica.
  • Solicite que identifiquem as regularidades da acentuação.
  • Questione:
  • O que estas palavras têm em comum? (Espera-se que os alunos digam que todas são acentuadas.)
  • Qual a sílaba tônica de cada palavra? (A sílaba tônica a mais forte na palavra, ou seja, no caso da lista do slide, são as que estão acentuadas.)
  • Nas palavras do slide, as sílabas tônicas estão destacadas, caso não estivessem, como poderíamos identificá-la? (Pode ser identificada pelo acento ou pela pronúncia, dizer a palavra em voz alta auxilia na identificação da sílaba tônica quando ela não é acentuada.)
  • Sabe como classificamos a sílaba tônica de acordo com a sua posição na palavra? (Espera-se que os alunos saibam dizer que OXÍTONAS: quando a sílaba tônica for a última, PAROXÍTONAS: quando a sílaba tônica for a penúltima, PROPAROXÍTONAS: Quando a sílaba tônica for a antepenúltima.)
  • Quais são os acentos que aparecem nestas palavras? (Agudo e circunflexo, usa-se o acento agudo em vogais abertas e o circunflexo em vogais fechadas.)
  • O termo oxítona, a que se refere? (Quando a sílaba tônica na palavra se encontra na última posição.)
  • Há relação entre esta lista de palavras e a classificação oxítonas? (Sim, todas são oxítonas acentuadas.)
  • Organize um painel para registrar as ideias dos alunos em relação às descobertas sobre classificação de palavras, com foco nas oxítonas acentuadas.
  • Estimule os alunos a resgatar o que sabem sobre a classificação da sílaba tônica em relação à sua posição na sílaba.
  • Foque a discussão no que os alunos sabem sobre oxítonas.

Materiais complementares: Cartaz para anotações das colocações dos alunos em relação às questões apresentadas.

Para leitura complementar:

  • NÓBREGA, Maria José. Ortografia. São Paulo: Melhoramentos, 2013. (Col. Como eu ensino).
  • SÃO PAULO (SP). Secretaria Municipal de Educação. Diretoria de Orientação Técnica. Recuperação língua portuguesa – Aprender os padrões da linguagem escrita de modo reflexivo : unidade II – Palavra cantada : Desvios dos padrões de escrita: interferência da variedade linguística falada – Livro do Professor/ Secretaria Municipal de Educação. – São Paulo: SME/ DOT, 2011. - 80p. : il. Disponível em: http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/Portals/1/Files/16462.pdf,
    p. 24 a 27. Acesso em: 24 de nov. de 2018.

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Converse com os alunos sobre a classificação das palavras de acordo com a posição da sílaba tônica.
  • Dê alguns exemplos de paroxítonas (são as mais comuns na língua portuguesa, menino, felicidade) e proparoxítonas (matemática, estômago).
  • Não deixe de explorar o uso do acento gráfico (agudo ou circunflexo) quando aparece nas palavras da lista apresentada.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 23 minutos.

Orientações:

  • Proponha aos alunos ler em voz alta as frases do slide.
  • Organize-os em duplas. Leia Como agrupo meus alunos? para ter mais informações sobre como fazer bons agrupamentos de alunos em sala de aula.
  • Entregue a atividade impressa e oriente a dupla a grifar as palavras que são oxítonas acentuadas com o sinal gráfico agudo ou circunflexo.
  • Circule pela sala fazendo as orientações e intervenções nas duplas, sugestões de questionamento:
  • Por que grifaram esta palavra?
  • Como identificaram as oxítonas?
  • Tem alguma regularidade em relação à acentuação? Qual?
  • Espera-se que os alunos consigam responder às questões acima com propriedade, sabendo o que são oxítonas e o mais importante, identificá-las.

Materiais complementares:

  • Frases retiradas do conto “Cinderela”, dos Irmãos Grimm, em: ABREU. Ana Rosa. et al. Alfabetização: livro do aluno. v. 2: contos, fábula, lendas e mitos. Brasília: FUNDESCOLA/SEFMEC, 2000. 3 v.: 128 p. n. 2. Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/me001614.pdf, p. 39 a 46. Acesso em: 3 de novembro de 2018.

  • Clique aqui para imprimir atividade.
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Orientações:

  • Oriente as duplas a preencher a ficha com as palavras que grifaram nas frases e a responder a questão apresentada.
  • Assim que todos terminarem, conduza a socialização das respostas.
  • Valide coletivamente a identificação das oxítonas.
  • Em relação às ideias das duplas sobre as regularidades da acentuação, após a socialização das respostas, proponha a elaboração de uma resposta coletiva para compor o fechamento da aula.

Materiais complementares:

  • Clique aqui para a resolução da atividade.

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Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações:

  • Após socialização do slide anterior, conduza os alunos a elaborar o registro coletivamente sobre a aula.
  • Explore o que é o termo oxítona e as regularidades (são palavras onde a última sílaba é tônica, ou seja, é a sílaba mais forte da palavra. Podem ou não ser acentuadas. Somente são acentuadas de forma gráfica (aguda ou circunflexa) as oxítonas que terminam em: a/as, e/es, o/os e em/ens. Palavras terminadas em r, l, z, x, i, u, im, um e om são naturalmente oxítonas, não necessitando do acento agudo. Palavras oxítonas terminadas em u e i serão acentuadas somente quando essas vogais vierem precedidas de outra vogal, como baú, açaí)

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