14863
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Educação Infantil > Pré Escola - Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

Atividade - Aprimorando o desenho

Nesta atividade, as crianças discutem sugestões para melhorar um desenho e refazem uma produção própria, tentando aprimorá-la.

Atividade alinhada à BNCC: • POR: Maria de Lourdes Carvalho Pereira

Aprimorando o desenho

Apresente a proposta
Envie por Whatsapp, ou outra plataforma de comunicação com as famílias ,uma mensagem dizendo que você tem um desafio para elas e faça o convite:

- Que tal fazermos um desenho em duas etapas? Na primeira, vamos desenhar livremente e, na segunda, retomá-lo para continuar a produção! Vamos lá!?

Adaptações necessárias
Convide as famílias a fazerem um desenho de observação para, em outro dia, retomá-lo, pensando no que teriam feito diferente e dando continuidade na produção.

Sugira às famílias
Convide as famílias a realizarem um desenho de observação em duas etapas. Proponha que, juntos, escolham qual objeto será observado e reproduzido no desenho, ouvindo as sugestões e opiniões das crianças sobre essa escolha. Sugira que, após a observação, pais e responsáveis possam disponibilizar materiais para desenho. Oriente-os a incentivarem as crianças a dialogarem sobre os detalhes percebidos, ouvindo-as, validando as percepções e aguçando os olhares delas para a riqueza de detalhes. Ao final, devem fazer a transposição da observação para o desenho.

Proponha que, ao finalizarem os desenhos, digam às crianças que ele ficará “descansando”, para, num próximo momento, continuarem as produções. Sugira que fotografem essa prévia do desenho. Proponha que, num outro dia, as famílias possam se reunir novamente para observarem o mesmo objeto. Na segunda observação, com as produções em mãos, sugira que se atentem à outros detalhes que não foram percebidos anteriormente, como reflexos de cores, formas etc. Em seguida, devem fazer um novo convite às crianças pedindo para retomarem os desenhos, acrescentando essas novas percepções e aprimorando a observação. Ao final, podem, juntos, apreciarem as fotos da prévia do desenho e compararem a primeira produção com a atual, conversando sobre o que mudou.

Para compartilhar com o grupo
Sugira às famílias que compartilhem as imagens do “antes e depois” dos desenhos de observação, de modo que você possa compartilhá-las com todo o grupo, via Apresentações Google ou por Whatsapp, a fim de que possam socializar as produções. É possível que, no retorno à escola, você imprima as imagens e, junto às crianças, montem uma apreciação coletiva em um espaço da escola.

Sugestão Enviada Por: Nilcileni Brambilla


Código: EDI3_12UND03

(EI03EF01) Expressar ideias, desejos e sentimentos sobre suas vivências, por meio da linguagem oral e escrita (escrita espontânea), de fotos, desenhos e outras formas de expressão.

(EI03EO04) Comunicar suas ideias e sentimentos a pessoas e grupos diversos.

(EI03ET01) Estabelecer relações de comparação entre objetos, observando suas propriedades.

Apoiador Técnico


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS ATIVIDADES:

ATIVIDADES DE Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses):

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

MAIS ATIVIDADES DE Educação Infantil :

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Educação Infantil

Encontre planos de aula para outras disciplinas