14735
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Educação Infantil > Pré Escola - Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

Atividade - Planejando o tempo

Nesta atividade, as próprias crianças são convidadas a realizar o planejamento do dia, definindo qual atividade será feita em que momento.

Atividade alinhada à BNCC: • POR: Lisa Lea Barki Minkovicius

Apresente a proposta
Grave um vídeo lembrando as crianças da rotina diária de brincadeiras e atividades que têm na escola, e mostrando a rotina delas. Diga que essa é uma forma de planejar o tempo e que teve uma ideia. Envie-o por WhatsApp ou outra plataforma de comunicação com as famílias e faça o convite: “Que tal planejarmos nosso tempo em família?”

Adaptações necessárias
O professor fará um convite às famílias para que planejem uma rotina de brincadeiras com as crianças, que pode ser diária ou semanal.

Sugira às famílias
Convide pais e responsáveis a conversar com as crianças sobre a organização e o planejamento do tempo, montando uma rotina de brincadeiras diárias ou semanais, como preferirem. Sugira que convidem as crianças a registrar uma rotina a partir de uma conversa sobre o calendário e sobre suas tarefas preferidas do dia, por meio de desenho e escrita espontânea, para organizá-las. Elas podem se apoiar num relógio para pensar sobre a marcação do tempo. Sugira que construam suas rotinas, podendo desenhar e decorá-las com recortes diversos.

Para compartilhar com o grupo
Sugira que as famílias compartilhem suas rotinas de brincadeiras com as crianças por meio fotos ou vídeos, de modo você possa compartilhá-las depois com todo o grupo via WhatsApp, por exemplo, e ampliar o repertório das famílias para a construção de suas rotinas. É esperado que, conforme você compartilhar essas ações, mais famílias se sintam estimuladas a realizar a atividade.

Sugestão Enviada Por: Nilcileni Brambilla


Código: EDI3_25UND04

(EI03ET04) Registrar observações, manipulações e medidas, usando múltiplas linguagens (desenho, registro por números ou escrita espontânea), em diferentes suportes.

(EI03EO02) Agir de maneira independente, com confiança em suas capacidades, reconhecendo suas conquistas e limitações.

Apoiador Técnico


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS ATIVIDADES:

ATIVIDADES DE Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses):

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

MAIS ATIVIDADES DE Educação Infantil :

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Educação Infantil

Encontre planos de aula para outras disciplinas