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Plano de aula > Língua Portuguesa > 2º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Bingo: O e U em final de palavras

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 2º ano do EF sobre Bingo: O e U em final de palavras

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Isabella Patrícia Oliveira Madeira Da Silva

Sugestão de adaptação para ensino remoto

(Esta é a 1ª aula de um conjunto de três planos com foco em análise linguística e semiótica, com a finalidade de perceber as regularidades no uso das letras O e U no final de palavras, com ênfase no O átono.)

Recursos indicados
- Necessários: WhatsApp ou e-mail para envio das orientações e devolutivas;
Textos do plano, disponíveis aqui;
Canais para videochamada ou compartilhamento de tela, como Google Meet ou Hangouts.
*Vídeo sugerido: Sílaba tônica, disponível aqui.

Introdução
Mesmo com turmas menores, é importante aplicar algumas metodologias ativas, como, por exemplo, a sala invertida. Por isso, encaminhe algumas orientações desta aula pelo WhatsApp. Relembre o que descobriram sobre o uso do O e do U no final das palavras, resgatando todos esses conceitos, pois nesta atividade de exercitação serão eles a decidirem quando usar O ou U, baseados no que aprenderam. Aproveite para encaminhar o vídeo sugerido no plano, disponível aqui, que trata e exemplifica o conteúdo sobre sílaba tônica.

Desenvolvimento
O plano original sugere um bingo; no entanto, considerando que a aula remota é diferenciada e cada um está em sua casa para a realização das propostas, optou-se por sugerir uma tabela, para ser enviada por WhatsApp ou e-mail, com apenas 9 nomes selecionados, para que decidam o que colocar em cada caso: O ou U. Para isso, devem ouvir atentamente os áudios de cada nome lido, enviados pelo professor. Após a realização individual com registro no caderno, eles poderão conversar pelo WhatsApp com um colega para conferirem a atividade:

Diga que, feito isso, eles devem “cantar” cada palavra, chamando-as pelo nome, para identificar e grifar com o lápis a sílaba forte.

Fechamento
O plano original apresenta várias considerações que podem ser aproveitadas para discussão e aprofundamento do tema. Pelo WhatsApp, termine a aula refletindo sobre alguns pontos da atividade: como foi a atividade de hoje? Vamos repassar o que exercitamos sobre o uso do O e do U? Relembre as questões da sílaba com som forte e fraco estarem diretamente ligadas ao uso do O (que apresenta som de /u/) e U.

Convite às famílias
Proporcionar um ambiente favorável para a realização das atividades propostas, incentivar e auxiliar quando necessário, no entanto, sem fazer pela criança, são ações que favorecem o aprendizado e estabelecem uma relação de confiança mútua.

Sugestão Enviada Por: Sonia Antunes Caregnato


Código: LPO2_05ATS02

(EF02LP03) Ler e escrever palavras com correspondências regulares diretas entre letras e fonemas (f, v, t, d, p, b) e correspondências regulares contextuais (c e q; e e o, em posição átona em final de palavra).


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