14596
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 3º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Sílaba tônica, o que é?

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 3º ano do EF sobre Sílaba tônica, o que é?

Plano 01 de 3 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Francislene Aparecida Guglielmo Vilela Dourado

 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é primeira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é explorar o conceito de sílaba, reconhecer a divisão silábica das palavras, analisar, refletir e identificar nas palavras da lista a sílaba tônica.

Materiais necessários: Cartaz para registros de descobertas. Projetor, quadro ou painel de anotações.

Dificuldades antecipadas: Não saber separar a palavra corretamente para identificar a posição correta da sílaba tônica. Trocar os nomes da classificação da sílaba tônica com a classificação quanto ao número de sílabas.

Referências sobre o assunto:

1- NÓBREGA, Maria José. Ortografia. São Paulo: Melhoramentos, 2013. Disponível em: http://www.plataformadoletramento.org.br/hotsite/especial-ortografia-reflexiva/#cap1. Acesso em 03 de outubro de 2018.

2- BRASIL.Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Currículo na alfabetização: concepções e princípios. Ano 1 : unidade 1. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Brasília: MEC, SEB, 2012.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minutos

Orientações:

  • Apresente o tema da aula e o que será trabalhado, projete o slide, exponha um cartaz ou escreva no quadro.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações:

  • Apresente aos alunos a definição de sílaba, explore o que é sílaba: Letra ou reunião de letras que se pronunciam com uma só emissão de voz, sós ou reunidos a outros, formam palavras. Sílaba tônica: é aquela sílaba que é pronunciada com maior força e intensidade na palavra.
  • Proponha a análise das palavras do slide, considerando o que é sílaba e o que é sílaba tônica.
  • Coletivamente, analisem uma a uma as palavras do slide.
  • Peça que alguns alunos leiam as palavras em voz alta.
  • Ressalte a importância de identificarem a sílaba tônica das palavras.
  • Explore o termo sílaba tônica, ou seja, que na palavra, a sílaba tônica é aquela que é pronunciada com maior força e intensidade.
  • Registre em cartaz as descobertas da turma sobre:
  • O que é sílaba tônica? (Espera-se que o aluno responda que a sílaba tônica é diferenciada por ser a sílaba mais forte em uma palavra, ou seja, que pronunciamos com maior intensidade)
  • Como é possível identificá-la? (É preciso prestar bastante atenção no modo como as palavras são pronunciadas, observando o modo como as sílabas são pronunciadas, percebemos que algumas são pronunciadas com mais força, outras com menos).
  • Todas as palavras possuem sílaba tônica? (Toda palavra tem uma sílaba que é pronunciada com mais intensidade que as outras. A sílaba tônica pode ocupar diferentes posições e, de acordo com essa colocação, ser classificada como: oxítona, paroxítona, proparoxítona e monossílaba tônica).

Materiais complementares:

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 26 minutos

Orientações:

  • Imprima as cartas para os trios.
  • Socialize a proposta, ou seja, deixe claro o que os alunos precisam fazer.
  • Explique que receberão um monte com 9 cartas e um aluno de cada vez retira uma carta do monte, na sua tabela identifica o nome da imagem da carta que tirou e assinala a sílaba tônica dessa palavra sinalizando sua posição (se está na última, penúltima ou antepenúltima sílaba). Todos alunos farão essas anotações.
  • Coletivamente, discuta as resoluções dos alunos. Oriente que cada trio exponha uma palavra e justifique a sílaba que identificou como sendo a tônica.
  • É importante que os demais alunos se atentem as socializações e validem suas indicações de sílaba tônica que cada um fez.
  • Questione:
  • Todas as sílabas tônicas ocupam a mesma posição na palavra? (Espera-se que os alunos respondam: Como todas as palavras têm uma sílaba uma sílaba tônica, essa intensidade fonética pode ocorrer em diferentes posições na palavra).
  • A diferença nas posições em que elas estão significam alguma coisa? O que seria? (Sim. Em cada palavra, a sílaba tônica pode estar numa determinada posição, ou seja, pode estar na última, penúltima ou na antepenúltima sílaba, podemos classificar as palavras quanto à posição da sílaba tônica).
  • Vocês sabiam que podemos classificar a sílaba tônica das palavras conforme a posição que elas ocupam? (Sim, em oxítona, paroxítona e proparoxítona).
  • Já ouviram falar em oxítona, paroxítona e proparoxítona? Sabe o que significa? (Oxítonas são as palavras cuja sílaba tônica aparece na última sílaba. Paroxítonas são as palavras cuja sílaba tônica aparece na penúltima sílaba. Proparoxítonas são as palavras cuja sílaba tônica aparece na antepenúltima sílaba).
  • Nesse momento pode-se conceituar essa classificação, ou seja, de acordo com a posição em que a sílaba tônica aparece na palavra ela pode ser classificada:
  • Oxítona: palavras em que a sílaba tônica é a última. As palavras oxítonas, geralmente, são terminadas em: a, as, e, es, o, os, em, ens.
  • Paroxítona: palavras em que a sílaba tônica é a penúltima. As palavras paroxítonas, geralmente, são terminadas em: i, is, n, um, uns, r, x, ã, ãs, ãos, ditongo.
  • Proparoxítona: palavras em que a sílaba tônica é a antepenúltima. Todas as palavras proparoxítonas são acentuadas.
  • Tenha claro que o foco não é explorar as regras de acentuação e sim explorar a classificação das palavras como conhecimento fundamental para, posteriormente, trabalhar a compreensão de algumas das regras da acentuação gráfica.
  • Coletivamente, analise as palavras das cartas fazendo a classificação quanto a posição da sílaba tônica.
  • Faça um painel de solução coletiva, providencie três folhas grandes com as indicações oxítona, paroxítona e proparoxítona (uma em cada folha) e um jogo de cartas com os nomes escritos, distribua-as entre os trios e oriente-os a pintar a sílaba tônica da carta e colar na folha correta de acordo com a classificação da palavras quanto a posição da sílaba tônica.
  • Proponha anotar no cartaz essas nova descobertas quanto a classificação da sílaba tônica.

Materiais complementares:

  • Para impressão de cartas para os trios, fichas para identificação de sílaba tônica e cartas para painel de solução, imprima o documento: Atividade para impressão

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Imprima as fichas, uma para cada aluno. Orientações no slide anterior.

Materiais complementares:

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Imprima as cartas para os trios. Orientações no slide 4.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações:

  • Organize a sala em semicírculo, apresente as perguntas do slide aos alunos e estimule a turma a discutir sobre o que é sílaba, levando-os a refletir sobre a tonicidade que damos a essas sílabas a pronunciar as palavras.
  • É importante que percebam que cada sílaba tem sua tonicidade própria, sendo que na palavra uma é mais forte e as demais mais fracas.
  • Explore o que os alunos concluíram sobre sílabas tônica.
  • Anote as respostas dos alunos no quadro em relação a essas questões apresentadas no slide.
  • Proponha a sistematização dos conhecimentos adquiridos com a aula.
  • Conduza os alunos a perceberem e registrar as regularidades da classificação das sílabas tônicas quanto a sua posição:
  • Oxítona: palavras em que a sílaba tônica é a última. As palavras oxítonas, geralmente, são terminadas em: a, as, e, es, o, os, em, ens.
  • Paroxítona: palavras em que a sílaba tônica é a penúltima. As palavras paroxítonas, geralmente, são terminadas em: i, is, n, um, uns, r, x, ã, ãs, ãos, ditongo.
  • Proparoxítona: palavras em que a sílaba tônica é a antepenúltima. Todas as palavras proparoxítonas são acentuadas.

Materiais complementares:

  • Projetor, cartaz do slide 7 ou questões escritas no quadro.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é primeira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é explorar o conceito de sílaba, reconhecer a divisão silábica das palavras, analisar, refletir e identificar nas palavras da lista a sílaba tônica.

Materiais necessários: Cartaz para registros de descobertas. Projetor, quadro ou painel de anotações.

Dificuldades antecipadas: Não saber separar a palavra corretamente para identificar a posição correta da sílaba tônica. Trocar os nomes da classificação da sílaba tônica com a classificação quanto ao número de sílabas.

Referências sobre o assunto:

1- NÓBREGA, Maria José. Ortografia. São Paulo: Melhoramentos, 2013. Disponível em: http://www.plataformadoletramento.org.br/hotsite/especial-ortografia-reflexiva/#cap1. Acesso em 03 de outubro de 2018.

2- BRASIL.Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Currículo na alfabetização: concepções e princípios. Ano 1 : unidade 1. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Brasília: MEC, SEB, 2012.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minutos

Orientações:

  • Apresente o tema da aula e o que será trabalhado, projete o slide, exponha um cartaz ou escreva no quadro.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações:

  • Apresente aos alunos a definição de sílaba, explore o que é sílaba: Letra ou reunião de letras que se pronunciam com uma só emissão de voz, sós ou reunidos a outros, formam palavras. Sílaba tônica: é aquela sílaba que é pronunciada com maior força e intensidade na palavra.
  • Proponha a análise das palavras do slide, considerando o que é sílaba e o que é sílaba tônica.
  • Coletivamente, analisem uma a uma as palavras do slide.
  • Peça que alguns alunos leiam as palavras em voz alta.
  • Ressalte a importância de identificarem a sílaba tônica das palavras.
  • Explore o termo sílaba tônica, ou seja, que na palavra, a sílaba tônica é aquela que é pronunciada com maior força e intensidade.
  • Registre em cartaz as descobertas da turma sobre:
  • O que é sílaba tônica? (Espera-se que o aluno responda que a sílaba tônica é diferenciada por ser a sílaba mais forte em uma palavra, ou seja, que pronunciamos com maior intensidade)
  • Como é possível identificá-la? (É preciso prestar bastante atenção no modo como as palavras são pronunciadas, observando o modo como as sílabas são pronunciadas, percebemos que algumas são pronunciadas com mais força, outras com menos).
  • Todas as palavras possuem sílaba tônica? (Toda palavra tem uma sílaba que é pronunciada com mais intensidade que as outras. A sílaba tônica pode ocupar diferentes posições e, de acordo com essa colocação, ser classificada como: oxítona, paroxítona, proparoxítona e monossílaba tônica).

Materiais complementares:

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 26 minutos

Orientações:

  • Imprima as cartas para os trios.
  • Socialize a proposta, ou seja, deixe claro o que os alunos precisam fazer.
  • Explique que receberão um monte com 9 cartas e um aluno de cada vez retira uma carta do monte, na sua tabela identifica o nome da imagem da carta que tirou e assinala a sílaba tônica dessa palavra sinalizando sua posição (se está na última, penúltima ou antepenúltima sílaba). Todos alunos farão essas anotações.
  • Coletivamente, discuta as resoluções dos alunos. Oriente que cada trio exponha uma palavra e justifique a sílaba que identificou como sendo a tônica.
  • É importante que os demais alunos se atentem as socializações e validem suas indicações de sílaba tônica que cada um fez.
  • Questione:
  • Todas as sílabas tônicas ocupam a mesma posição na palavra? (Espera-se que os alunos respondam: Como todas as palavras têm uma sílaba uma sílaba tônica, essa intensidade fonética pode ocorrer em diferentes posições na palavra).
  • A diferença nas posições em que elas estão significam alguma coisa? O que seria? (Sim. Em cada palavra, a sílaba tônica pode estar numa determinada posição, ou seja, pode estar na última, penúltima ou na antepenúltima sílaba, podemos classificar as palavras quanto à posição da sílaba tônica).
  • Vocês sabiam que podemos classificar a sílaba tônica das palavras conforme a posição que elas ocupam? (Sim, em oxítona, paroxítona e proparoxítona).
  • Já ouviram falar em oxítona, paroxítona e proparoxítona? Sabe o que significa? (Oxítonas são as palavras cuja sílaba tônica aparece na última sílaba. Paroxítonas são as palavras cuja sílaba tônica aparece na penúltima sílaba. Proparoxítonas são as palavras cuja sílaba tônica aparece na antepenúltima sílaba).
  • Nesse momento pode-se conceituar essa classificação, ou seja, de acordo com a posição em que a sílaba tônica aparece na palavra ela pode ser classificada:
  • Oxítona: palavras em que a sílaba tônica é a última. As palavras oxítonas, geralmente, são terminadas em: a, as, e, es, o, os, em, ens.
  • Paroxítona: palavras em que a sílaba tônica é a penúltima. As palavras paroxítonas, geralmente, são terminadas em: i, is, n, um, uns, r, x, ã, ãs, ãos, ditongo.
  • Proparoxítona: palavras em que a sílaba tônica é a antepenúltima. Todas as palavras proparoxítonas são acentuadas.
  • Tenha claro que o foco não é explorar as regras de acentuação e sim explorar a classificação das palavras como conhecimento fundamental para, posteriormente, trabalhar a compreensão de algumas das regras da acentuação gráfica.
  • Coletivamente, analise as palavras das cartas fazendo a classificação quanto a posição da sílaba tônica.
  • Faça um painel de solução coletiva, providencie três folhas grandes com as indicações oxítona, paroxítona e proparoxítona (uma em cada folha) e um jogo de cartas com os nomes escritos, distribua-as entre os trios e oriente-os a pintar a sílaba tônica da carta e colar na folha correta de acordo com a classificação da palavras quanto a posição da sílaba tônica.
  • Proponha anotar no cartaz essas nova descobertas quanto a classificação da sílaba tônica.

Materiais complementares:

  • Para impressão de cartas para os trios, fichas para identificação de sílaba tônica e cartas para painel de solução, imprima o documento: Atividade para impressão

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Imprima as fichas, uma para cada aluno. Orientações no slide anterior.

Materiais complementares:

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Imprima as cartas para os trios. Orientações no slide 4.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações:

  • Organize a sala em semicírculo, apresente as perguntas do slide aos alunos e estimule a turma a discutir sobre o que é sílaba, levando-os a refletir sobre a tonicidade que damos a essas sílabas a pronunciar as palavras.
  • É importante que percebam que cada sílaba tem sua tonicidade própria, sendo que na palavra uma é mais forte e as demais mais fracas.
  • Explore o que os alunos concluíram sobre sílabas tônica.
  • Anote as respostas dos alunos no quadro em relação a essas questões apresentadas no slide.
  • Proponha a sistematização dos conhecimentos adquiridos com a aula.
  • Conduza os alunos a perceberem e registrar as regularidades da classificação das sílabas tônicas quanto a sua posição:
  • Oxítona: palavras em que a sílaba tônica é a última. As palavras oxítonas, geralmente, são terminadas em: a, as, e, es, o, os, em, ens.
  • Paroxítona: palavras em que a sílaba tônica é a penúltima. As palavras paroxítonas, geralmente, são terminadas em: i, is, n, um, uns, r, x, ã, ãs, ãos, ditongo.
  • Proparoxítona: palavras em que a sílaba tônica é a antepenúltima. Todas as palavras proparoxítonas são acentuadas.

Materiais complementares:

  • Projetor, cartaz do slide 7 ou questões escritas no quadro.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 3º ano :

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 3º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF03LP06 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano