Atividade para impressão - Cartas
Plano de Aula
Plano de aula: Sílaba tônica, o que é?
Plano 1 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Descobrindo a sílaba é a tônica
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é primeira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é explorar o conceito de sílaba, reconhecer a divisão silábica das palavras, analisar, refletir e identificar nas palavras da lista a sílaba tônica.
Materiais necessários: Cartaz para registros de descobertas. Projetor, quadro ou painel de anotações.
Dificuldades antecipadas: Não saber separar a palavra corretamente para identificar a posição correta da sílaba tônica. Trocar os nomes da classificação da sílaba tônica com a classificação quanto ao número de sílabas.
Referências sobre o assunto:
1- NÓBREGA, Maria José. Ortografia. São Paulo: Melhoramentos, 2013. Disponível em: http://www.plataformadoletramento.org.br/hotsite/especial-ortografia-reflexiva/#cap1. Acesso em 03 de outubro de 2018.
2- BRASIL.Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Currículo na alfabetização: concepções e princípios. Ano 1 : unidade 1. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Brasília: MEC, SEB, 2012.
Tema da aula
Tempo sugerido: 1 minutos
Orientações:
- Apresente o tema da aula e o que será trabalhado, projete o slide, exponha um cartaz ou escreva no quadro.
Introdução
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientações:
- Apresente aos alunos a definição de sílaba, explore o que é sílaba: Letra ou reunião de letras que se pronunciam com uma só emissão de voz, sós ou reunidos a outros, formam palavras. Sílaba tônica: é aquela sílaba que é pronunciada com maior força e intensidade na palavra.
- Proponha a análise das palavras do slide, considerando o que é sílaba e o que é sílaba tônica.
- Coletivamente, analisem uma a uma as palavras do slide.
- Peça que alguns alunos leiam as palavras em voz alta.
- Ressalte a importância de identificarem a sílaba tônica das palavras.
- Explore o termo sílaba tônica, ou seja, que na palavra, a sílaba tônica é aquela que é pronunciada com maior força e intensidade.
- Registre em cartaz as descobertas da turma sobre:
- O que é sílaba tônica? (Espera-se que o aluno responda que a sílaba tônica é diferenciada por ser a sílaba mais forte em uma palavra, ou seja, que pronunciamos com maior intensidade)
- Como é possível identificá-la? (É preciso prestar bastante atenção no modo como as palavras são pronunciadas, observando o modo como as sílabas são pronunciadas, percebemos que algumas são pronunciadas com mais força, outras com menos).
- Todas as palavras possuem sílaba tônica? (Toda palavra tem uma sílaba que é pronunciada com mais intensidade que as outras. A sílaba tônica pode ocupar diferentes posições e, de acordo com essa colocação, ser classificada como: oxítona, paroxítona, proparoxítona e monossílaba tônica).
Materiais complementares:
- Projetor ou cartaz com as imagens e palavras do slide, ou as escreva no quadro.
- Material para confeccionar cartaz com as descobertas.
- ARAúJO, Luciana Kuchenbecker. "Classificação das palavras quanto à posição da sílaba tônica"; Brasil Escola. Disponível em <https://brasilescola.uol.com.br/gramatica/classificacao-das-palavras-quanto-posicao-silaba-tonica.htm> . Acesso em 3 de outubro de 2018.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 26 minutos
Orientações:
- Imprima as cartas para os trios.
- Socialize a proposta, ou seja, deixe claro o que os alunos precisam fazer.
- Explique que receberão um monte com 9 cartas e um aluno de cada vez retira uma carta do monte, na sua tabela identifica o nome da imagem da carta que tirou e assinala a sílaba tônica dessa palavra sinalizando sua posição (se está na última, penúltima ou antepenúltima sílaba). Todos alunos farão essas anotações.
- Coletivamente, discuta as resoluções dos alunos. Oriente que cada trio exponha uma palavra e justifique a sílaba que identificou como sendo a tônica.
- É importante que os demais alunos se atentem as socializações e validem suas indicações de sílaba tônica que cada um fez.
- Questione:
- Todas as sílabas tônicas ocupam a mesma posição na palavra? (Espera-se que os alunos respondam: Como todas as palavras têm uma sílaba uma sílaba tônica, essa intensidade fonética pode ocorrer em diferentes posições na palavra).
- A diferença nas posições em que elas estão significam alguma coisa? O que seria? (Sim. Em cada palavra, a sílaba tônica pode estar numa determinada posição, ou seja, pode estar na última, penúltima ou na antepenúltima sílaba, podemos classificar as palavras quanto à posição da sílaba tônica).
- Vocês sabiam que podemos classificar a sílaba tônica das palavras conforme a posição que elas ocupam? (Sim, em oxítona, paroxítona e proparoxítona).
- Já ouviram falar em oxítona, paroxítona e proparoxítona? Sabe o que significa? (Oxítonas são as palavras cuja sílaba tônica aparece na última sílaba. Paroxítonas são as palavras cuja sílaba tônica aparece na penúltima sílaba. Proparoxítonas são as palavras cuja sílaba tônica aparece na antepenúltima sílaba).
- Nesse momento pode-se conceituar essa classificação, ou seja, de acordo com a posição em que a sílaba tônica aparece na palavra ela pode ser classificada:
- Oxítona: palavras em que a sílaba tônica é a última. As palavras oxítonas, geralmente, são terminadas em: a, as, e, es, o, os, em, ens.
- Paroxítona: palavras em que a sílaba tônica é a penúltima. As palavras paroxítonas, geralmente, são terminadas em: i, is, n, um, uns, r, x, ã, ãs, ãos, ditongo.
- Proparoxítona: palavras em que a sílaba tônica é a antepenúltima. Todas as palavras proparoxítonas são acentuadas.
- Tenha claro que o foco não é explorar as regras de acentuação e sim explorar a classificação das palavras como conhecimento fundamental para, posteriormente, trabalhar a compreensão de algumas das regras da acentuação gráfica.
- Coletivamente, analise as palavras das cartas fazendo a classificação quanto a posição da sílaba tônica.
- Faça um painel de solução coletiva, providencie três folhas grandes com as indicações oxítona, paroxítona e proparoxítona (uma em cada folha) e um jogo de cartas com os nomes escritos, distribua-as entre os trios e oriente-os a pintar a sílaba tônica da carta e colar na folha correta de acordo com a classificação da palavras quanto a posição da sílaba tônica.
- Proponha anotar no cartaz essas nova descobertas quanto a classificação da sílaba tônica.
Materiais complementares:
- Para impressão de cartas para os trios, fichas para identificação de sílaba tônica e cartas para painel de solução, imprima o documento: Atividade para impressão
Desenvolvimento
Orientações:
- Imprima as fichas, uma para cada aluno. Orientações no slide anterior.
Materiais complementares:
- Resolução da atividade: acesse aqui
Desenvolvimento
Orientações:
- Imprima as cartas para os trios. Orientações no slide 4.
Fechamento
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações:
- Organize a sala em semicírculo, apresente as perguntas do slide aos alunos e estimule a turma a discutir sobre o que é sílaba, levando-os a refletir sobre a tonicidade que damos a essas sílabas a pronunciar as palavras.
- É importante que percebam que cada sílaba tem sua tonicidade própria, sendo que na palavra uma é mais forte e as demais mais fracas.
- Explore o que os alunos concluíram sobre sílabas tônica.
- Anote as respostas dos alunos no quadro em relação a essas questões apresentadas no slide.
- Proponha a sistematização dos conhecimentos adquiridos com a aula.
- Conduza os alunos a perceberem e registrar as regularidades da classificação das sílabas tônicas quanto a sua posição:
- Oxítona: palavras em que a sílaba tônica é a última. As palavras oxítonas, geralmente, são terminadas em: a, as, e, es, o, os, em, ens.
- Paroxítona: palavras em que a sílaba tônica é a penúltima. As palavras paroxítonas, geralmente, são terminadas em: i, is, n, um, uns, r, x, ã, ãs, ãos, ditongo.
- Proparoxítona: palavras em que a sílaba tônica é a antepenúltima. Todas as palavras proparoxítonas são acentuadas.
Materiais complementares:
- Projetor, cartaz do slide 7 ou questões escritas no quadro.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação, como WhatsApp ou e-mail, para envio das orientações por áudio, vídeo ou texto, e troca de mensagens com os estudantes sobre a atividade;
Google Documentos (tutorial disponível aqui);
Google Meet (tutorial disponível aqui).
- Material para a atividade, disponível aqui.
Introdução
Compartilhe as palavras e imagens sugeridas neste slide pelo WhatsApp. Peça que os alunos enviem áudios com a leitura das palavras. Envie as perguntas propostas nas orientações, uma de cada vez, pelo WhatsApp, e aguarde as respostas dos alunos.
Desenvolvimento
Organize uma videochamada e prepare as imagens que você deverá mostrar para os alunos, compartilhando a tela no momento da chamada. Ao iniciar a chamada, explique a proposta da atividade seguindo a proposta do plano. Envie três palavras a cada aluno, pelo WhatsApp ou pelo chat, e oriente-os a encontrar a sílaba tônica. Explore a atividade usando as perguntas sugeridas nas orientações do plano. Em seguida, compartilhe sua tela com a apresentação do quadro. Peça que cada aluno complete o quadro, na sua vez, com as palavras que você enviou. Você preencherá o quadro tornando-o visível para todos os alunos de acordo com a sugestão deles.
Fechamento
Finalize a chamada com as conclusões dos alunos e anote a síntese em um documento que será compartilhado com todos. Faça as perguntas sugeridas no plano para explorar esse momento.
Convite às famílias
Convide os familiares a participarem da atividade acompanhando a videochamada e auxiliando no preenchimento do quadro. Eles também poderão usar as palavras da atividade para criar o jogo da Forca. Depois de descobrir a palavra, será preciso descobrir também a sílaba tônica. Oriente os familiares pelo WhatsApp a respeito de como poderão participar da atividade.