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Plano de aula - Construindo o conceito da subtração

POR: Keila Cristina de Araújo Reis 17/07/2018
Código: MAT1_04NUM03

1º ano / Matemática / Números

Plano de aula alinhado à BNCC:

(EF01MA07) Compor e decompor número de até duas ordens, por meio de diferentes adições, com o suporte de material manipulável, contribuindo para a compreensão de características do sistema de numeração decimal e o desenvolvimento de estratégias de cálculo.

Plano de aula de Matemática com atividades para 1º ano do Fundamental sobre

 

Objetivo select-down

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autora: Keila Cristina de Araújo Reis

Mentor: Maria Lydia Mello

Revisor Pedagógico: Eliane Zanin

Especialista: Luciana Tenuta

Habilidade da BNCC

(EF01MA07)-  Compor e decompor números de até duas ordens, por meio de diferentes adições, com o suporte de material manipulável, contribuindo para a compreensão de características do sistema de numeração decimal e o desenvolvimento de estratégias de cálculo. Problemas envolvendo diferentes significados da adição e da subtração (juntar, acrescentar, separar, retirar).

(EF01MA08)- Resolver e elaborar problemas de adição e de subtração, envolvendo números de até dois algarismos, com os significados de juntar, acrescentar, separar e retirar, com o suporte de imagens e/ou material manipulável, utilizando estratégias e formas de registro pessoais.

Objetivos específicos

  • Compreender as regras do jogo “Desmonte 30”, retomando os conhecimentos prévios das crianças sobre contagem e quantificação;

  • Resolver situações-problema advindas do jogo, como contexto de problematização, sistematizando os conceitos de retirar, completar e comparar;
  • Utilizar procedimentos próprios de resolução envolvendo os conceitos de retirar, comparar e completar.

Conceito-chave

Retirar, completar e comparar.

Recursos necessários

  • Cartas do jogo impressas, ou confeccionadas com as crianças;
  • 120 palitos;
  • Regras do jogo, atividades de registro, atividade principal e raio X impressas;
  • Data show para projeção dos slides ( opcional).  

Tempo sugerido: 2 minutos,
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Aquecimento select-down

Tempo sugerido: 5 minutos( slides 3 e 4 ).

Orientações: Projete o slide, desenhe no quadro ou use as mãos . Faça simulações usando os números de 1 a 10. Estimule os alunos a experimentarem as situações-problema propostas, usando os dedos das mãos. É importante que sejam apresentadas às crianças situações em que ela possa agir sobre os objetos para realizar os cálculos. Nas situações de tirar, a criança pensa primeiro no todo e depois remove uma parte dele, são ações sucessivas.

Propósito: Introduzir a ideia de retirar quantidades.

Aquecimento select-down

Tempo sugerido: 5 minutos( slides 3 e 4 ).

Orientações: Projete o slide, desenhe no quadro ou use material manipulativo, como canudinhos, lápis de cor, palitos de fósforos, etc. Proponha que as crianças descubram a quantidade que falta manipulando os objetos. Nesta situação apresentada, a criança deverá perceber que de 4 para completar 9 faltam 5.

Propósito: Introduzir a ideia de comparar e completar.

Atividade principal select-down

Tempo sugerido: 25 minutos.( slides de 5 a 9)

Orientações: O jogo “Desmonte 30” tem como objetivo desenvolver as ideias da subtração. Ele será o contexto de problematização e dele surgirão situações, envolvendo os conceitos de retirar, completar e comparar. Explique que eles participarão de um jogo e que deverão fazer os registros das jogadas para depois apresentarem para a turma. Organize a turma em grupos de quatro. Imprima os materiais que fazem parte do jogo e entregue para cada grupo.

Propósito: Envolver as crianças com a dimensão lúdica do jogo.

Materiais Complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Atividade principal select-down

Tempo sugerido: 25 minutos.( slides de 5 a 9)

Orientações: Possibilite a leitura das regras e provoque a discussão de forma que uns expliquem para os outros. No momento da exploração das regras, retome com as crianças os conhecimentos de número. Desafie-os a contar as cartas, os palitos, a estabelecer relações entre símbolo e quantidade, a comparar os números, a fazer agrupamentos.

Explique também a utilização dos materiais e do registro.

Propósito: Conhecer e se familiarizar com o jogo. Resgatar conhecimentos sobre contagem.

Discuta com a turma:

  • Qual carta do baralho tem menor valor?
  • Qual tem maior?
  • Quantos palitos precisamos para iniciar o jogo? Vamos contar nossos palitos.
  • O que faremos com os palitos retirados?
  • Para ganhar o jogo o que é necessário?

Materiais complementares:

Atividade principal select-down

Tempo sugerido: 25 minutos.( slides de 5 a 9)

Orientações: Projete este slide, use o material impresso ou desenhe no quadro as tabelas de registro. O registro faz parte do jogo e precisa ser explicado para que seja um organizador das rodadas e um facilitador das resoluções. Quando as crianças registram acabam comunicando o pensamento matemático. Os registros produzidos, no processo de apreensão conceitual, contribuem significativamente para a aquisição de um pensamento mais elaborado.

Propósito: Trabalhar o conceito de retirar ao anotar as jogadas.

Atividade principal select-down

Tempo sugerido: 25 minutos. ( slides de 5 a 9)

Orientações: Explique que esta tabela será usada individualmente quando o jogo terminar. Circule na sala, observe como registram e calculam e faça as intervenções necessárias. Após o jogo concluído, problematize acerca dos registros das crianças. Leve-os a retomar as jogadas e a pensar sobre o jogo, realizando as operações matemáticas por meio do cálculo mental, da utilização dos materiais e de procedimentos próprios. Nas situações destacadas na atividade as crianças poderão comparar a quantidade inicial com a quantidade final, juntar os pontos que perderam no jogo e retirar do total os pontos perdidos, ou mesmo, completar do total final até chegar ao total inicial. A ação da criança sobre os objetos e os números podem se diferenciar a partir das diferentes problematizações.

Propósito: Envolver as crianças com a dimensão lúdica do jogo e trabalhar a ideia de retirar quantidades.

Atividade principal select-down

Tempo sugerido: 25 minutos.( slides de 5 a 9)

Orientações: Explique que essa tabela servirá para quando acabar a partida identificarem as quantidades finais dos jogadores do grupo. Peça que os grupos registrem nela o nome dos participantes e o valor final de cada um deles. Ao realizar essas problematizações espera-se que as crianças comparem os resultados e busquem descobrir de quanto é a diferença entre o valor inicial e o valor final, retirando do valor maior o valor menor. Por fim, eles devem identificar o ganhador e calcular a diferença entre o primeiro e o segundo colocado.

De acordo com Vergnaud (2014, p.199): “Existem vários tipos de relações aditivas e, consequentemente, vários tipos de adições e subtrações”. Portanto, podemos compreender que uma situação poder ser solucionada a partir de ideias diferentes e situações diferentes podem ser resolvidas por meio de um mesmo conceito.

Propósito: Envolver as crianças com a dimensão lúdica do jogo e realizar comparações de quantidades.

Referência: VERGNAUD, Gerard. A criança, a matemática e a realidade: problemas do ensino da matemática na escola elementar. Curitiba: EdUFPR, 2014

Discussão da solução select-down

Tempo sugerido: 8 minutos( slides 10 a 12 ).

Orientações: No painel de soluções trazemos algumas simulações que podem ser discutidas com as crianças, por apresentarem erros. No entanto, explore as resoluções que surgirem no contexto da aula. Permita que os grupos apresentem seus registros e peça que dois ou três expliquem como fizeram para calcular as jogadas e descobrir o ganhador.

Propósito: Discutir coletivamente as resoluções.

Materiais Complementares:

Resolução da Atividade Principal

Discussão da solução select-down

Tempo sugerido: 8 minutos( slides 10 a 12 ).

Orientações: Ao discutir com as crianças os registros que aparecem nos slides, provoque-as a pensar sobre as estratégias utilizadas de forma que ajude na regulação dos seus procedimentos de resolução.

Propósito: Discutir coletivamente as resoluções.

Discussão da solução select-down

Tempo sugerido: 8 minutos.( slides 10 a 12 )

Orientações: As crianças precisam experimentar diferentes situações, mobilizando as ideias da subtração, dessa forma terão mais autonomia e mais condições de operar pelo uso do material manipulativo, pelo raciocínio lógico e pela construção de diferentes representações. Se aparecer alguma situação como essa apresentada, aproveite para retomar a ideia da comparação.

Propósito: Discutir coletivamente as resoluções.

Sistematização do Conceito select-down

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Procure retomar com as crianças as ideias de retirar, comparar e completar trabalhadas durante o jogo. Esse é um momento rico para as crianças elaborarem sínteses de conceitos, ampliarem a linguagem matemática.

Propósito: Retomar os conceitos da aula.

Discuta com a turma:

  • Por que quem retira mais palitos ganha o jogo? Há alguma estratégia para ganhar?
  • Quem tem mais chance nesse jogo de ganhar?
  • No grupo “tal” quem ganhou o jogo? De quanto foi a diferença entre os pontos do ganhador e do segundo colocado?
  • O que conseguimos aprender com o jogo?
  • Quanto faltou para o último colocado alcançar o primeiro?

Encerramento select-down

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Leia coletivamente com a turma o resumo da aprendizagem.

Propósito: Resumir a aprendizagem da aula.

Raio X select-down

Tempo estimado: 5 minutos.

Orientações: Entregue uma cópia desta atividade para cada aluno e peça que resolva individualmente. Ele terá experimentado esse conceito diversas vezes durante as jogadas, mas aqui estará pensando em procedimentos de resolução sem o uso do material.

Propósito: Avaliar se o aluno aprendeu o conceito de retirar.

Materiais complementares:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Resumo da aula

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Tempo sugerido: 2 minutos,
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autora: Keila Cristina de Araújo Reis

Mentor: Maria Lydia Mello

Revisor Pedagógico: Eliane Zanin

Especialista: Luciana Tenuta

Habilidade da BNCC

(EF01MA07)-  Compor e decompor números de até duas ordens, por meio de diferentes adições, com o suporte de material manipulável, contribuindo para a compreensão de características do sistema de numeração decimal e o desenvolvimento de estratégias de cálculo. Problemas envolvendo diferentes significados da adição e da subtração (juntar, acrescentar, separar, retirar).

(EF01MA08)- Resolver e elaborar problemas de adição e de subtração, envolvendo números de até dois algarismos, com os significados de juntar, acrescentar, separar e retirar, com o suporte de imagens e/ou material manipulável, utilizando estratégias e formas de registro pessoais.

Objetivos específicos

  • Compreender as regras do jogo “Desmonte 30”, retomando os conhecimentos prévios das crianças sobre contagem e quantificação;

  • Resolver situações-problema advindas do jogo, como contexto de problematização, sistematizando os conceitos de retirar, completar e comparar;
  • Utilizar procedimentos próprios de resolução envolvendo os conceitos de retirar, comparar e completar.

Conceito-chave

Retirar, completar e comparar.

Recursos necessários

  • Cartas do jogo impressas, ou confeccionadas com as crianças;
  • 120 palitos;
  • Regras do jogo, atividades de registro, atividade principal e raio X impressas;
  • Data show para projeção dos slides ( opcional).  

Tempo sugerido: 5 minutos( slides 3 e 4 ).

Orientações: Projete o slide, desenhe no quadro ou use as mãos . Faça simulações usando os números de 1 a 10. Estimule os alunos a experimentarem as situações-problema propostas, usando os dedos das mãos. É importante que sejam apresentadas às crianças situações em que ela possa agir sobre os objetos para realizar os cálculos. Nas situações de tirar, a criança pensa primeiro no todo e depois remove uma parte dele, são ações sucessivas.

Propósito: Introduzir a ideia de retirar quantidades.

Tempo sugerido: 5 minutos( slides 3 e 4 ).

Orientações: Projete o slide, desenhe no quadro ou use material manipulativo, como canudinhos, lápis de cor, palitos de fósforos, etc. Proponha que as crianças descubram a quantidade que falta manipulando os objetos. Nesta situação apresentada, a criança deverá perceber que de 4 para completar 9 faltam 5.

Propósito: Introduzir a ideia de comparar e completar.

Tempo sugerido: 25 minutos.( slides de 5 a 9)

Orientações: O jogo “Desmonte 30” tem como objetivo desenvolver as ideias da subtração. Ele será o contexto de problematização e dele surgirão situações, envolvendo os conceitos de retirar, completar e comparar. Explique que eles participarão de um jogo e que deverão fazer os registros das jogadas para depois apresentarem para a turma. Organize a turma em grupos de quatro. Imprima os materiais que fazem parte do jogo e entregue para cada grupo.

Propósito: Envolver as crianças com a dimensão lúdica do jogo.

Materiais Complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Tempo sugerido: 25 minutos.( slides de 5 a 9)

Orientações: Possibilite a leitura das regras e provoque a discussão de forma que uns expliquem para os outros. No momento da exploração das regras, retome com as crianças os conhecimentos de número. Desafie-os a contar as cartas, os palitos, a estabelecer relações entre símbolo e quantidade, a comparar os números, a fazer agrupamentos.

Explique também a utilização dos materiais e do registro.

Propósito: Conhecer e se familiarizar com o jogo. Resgatar conhecimentos sobre contagem.

Discuta com a turma:

  • Qual carta do baralho tem menor valor?
  • Qual tem maior?
  • Quantos palitos precisamos para iniciar o jogo? Vamos contar nossos palitos.
  • O que faremos com os palitos retirados?
  • Para ganhar o jogo o que é necessário?

Materiais complementares:

Tempo sugerido: 25 minutos.( slides de 5 a 9)

Orientações: Projete este slide, use o material impresso ou desenhe no quadro as tabelas de registro. O registro faz parte do jogo e precisa ser explicado para que seja um organizador das rodadas e um facilitador das resoluções. Quando as crianças registram acabam comunicando o pensamento matemático. Os registros produzidos, no processo de apreensão conceitual, contribuem significativamente para a aquisição de um pensamento mais elaborado.

Propósito: Trabalhar o conceito de retirar ao anotar as jogadas.

Tempo sugerido: 25 minutos. ( slides de 5 a 9)

Orientações: Explique que esta tabela será usada individualmente quando o jogo terminar. Circule na sala, observe como registram e calculam e faça as intervenções necessárias. Após o jogo concluído, problematize acerca dos registros das crianças. Leve-os a retomar as jogadas e a pensar sobre o jogo, realizando as operações matemáticas por meio do cálculo mental, da utilização dos materiais e de procedimentos próprios. Nas situações destacadas na atividade as crianças poderão comparar a quantidade inicial com a quantidade final, juntar os pontos que perderam no jogo e retirar do total os pontos perdidos, ou mesmo, completar do total final até chegar ao total inicial. A ação da criança sobre os objetos e os números podem se diferenciar a partir das diferentes problematizações.

Propósito: Envolver as crianças com a dimensão lúdica do jogo e trabalhar a ideia de retirar quantidades.

Tempo sugerido: 25 minutos.( slides de 5 a 9)

Orientações: Explique que essa tabela servirá para quando acabar a partida identificarem as quantidades finais dos jogadores do grupo. Peça que os grupos registrem nela o nome dos participantes e o valor final de cada um deles. Ao realizar essas problematizações espera-se que as crianças comparem os resultados e busquem descobrir de quanto é a diferença entre o valor inicial e o valor final, retirando do valor maior o valor menor. Por fim, eles devem identificar o ganhador e calcular a diferença entre o primeiro e o segundo colocado.

De acordo com Vergnaud (2014, p.199): “Existem vários tipos de relações aditivas e, consequentemente, vários tipos de adições e subtrações”. Portanto, podemos compreender que uma situação poder ser solucionada a partir de ideias diferentes e situações diferentes podem ser resolvidas por meio de um mesmo conceito.

Propósito: Envolver as crianças com a dimensão lúdica do jogo e realizar comparações de quantidades.

Referência: VERGNAUD, Gerard. A criança, a matemática e a realidade: problemas do ensino da matemática na escola elementar. Curitiba: EdUFPR, 2014

Tempo sugerido: 8 minutos( slides 10 a 12 ).

Orientações: No painel de soluções trazemos algumas simulações que podem ser discutidas com as crianças, por apresentarem erros. No entanto, explore as resoluções que surgirem no contexto da aula. Permita que os grupos apresentem seus registros e peça que dois ou três expliquem como fizeram para calcular as jogadas e descobrir o ganhador.

Propósito: Discutir coletivamente as resoluções.

Materiais Complementares:

Resolução da Atividade Principal

Tempo sugerido: 8 minutos( slides 10 a 12 ).

Orientações: Ao discutir com as crianças os registros que aparecem nos slides, provoque-as a pensar sobre as estratégias utilizadas de forma que ajude na regulação dos seus procedimentos de resolução.

Propósito: Discutir coletivamente as resoluções.

Tempo sugerido: 8 minutos.( slides 10 a 12 )

Orientações: As crianças precisam experimentar diferentes situações, mobilizando as ideias da subtração, dessa forma terão mais autonomia e mais condições de operar pelo uso do material manipulativo, pelo raciocínio lógico e pela construção de diferentes representações. Se aparecer alguma situação como essa apresentada, aproveite para retomar a ideia da comparação.

Propósito: Discutir coletivamente as resoluções.

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Procure retomar com as crianças as ideias de retirar, comparar e completar trabalhadas durante o jogo. Esse é um momento rico para as crianças elaborarem sínteses de conceitos, ampliarem a linguagem matemática.

Propósito: Retomar os conceitos da aula.

Discuta com a turma:

  • Por que quem retira mais palitos ganha o jogo? Há alguma estratégia para ganhar?
  • Quem tem mais chance nesse jogo de ganhar?
  • No grupo “tal” quem ganhou o jogo? De quanto foi a diferença entre os pontos do ganhador e do segundo colocado?
  • O que conseguimos aprender com o jogo?
  • Quanto faltou para o último colocado alcançar o primeiro?

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Leia coletivamente com a turma o resumo da aprendizagem.

Propósito: Resumir a aprendizagem da aula.

Tempo estimado: 5 minutos.

Orientações: Entregue uma cópia desta atividade para cada aluno e peça que resolva individualmente. Ele terá experimentado esse conceito diversas vezes durante as jogadas, mas aqui estará pensando em procedimentos de resolução sem o uso do material.

Propósito: Avaliar se o aluno aprendeu o conceito de retirar.

Materiais complementares:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autora: Keila Cristina de Araújo Reis

Mentor: Maria Lydia Mello

Revisor Pedagógico: Eliane Zanin

Especialista: Luciana Tenuta

Habilidade da BNCC

(EF01MA07)-  Compor e decompor números de até duas ordens, por meio de diferentes adições, com o suporte de material manipulável, contribuindo para a compreensão de características do sistema de numeração decimal e o desenvolvimento de estratégias de cálculo. Problemas envolvendo diferentes significados da adição e da subtração (juntar, acrescentar, separar, retirar).

(EF01MA08)- Resolver e elaborar problemas de adição e de subtração, envolvendo números de até dois algarismos, com os significados de juntar, acrescentar, separar e retirar, com o suporte de imagens e/ou material manipulável, utilizando estratégias e formas de registro pessoais.

Objetivos específicos

  • Compreender as regras do jogo “Desmonte 30”, retomando os conhecimentos prévios das crianças sobre contagem e quantificação;

  • Resolver situações-problema advindas do jogo, como contexto de problematização, sistematizando os conceitos de retirar, completar e comparar;
  • Utilizar procedimentos próprios de resolução envolvendo os conceitos de retirar, comparar e completar.

Conceito-chave

Retirar, completar e comparar.

Recursos necessários

  • Cartas do jogo impressas, ou confeccionadas com as crianças;
  • 120 palitos;
  • Regras do jogo, atividades de registro, atividade principal e raio X impressas;
  • Data show para projeção dos slides ( opcional).  

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