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Plano de aula - Resolução de situações-problema de adição no contexto do jogo

POR: Keila Cristina de Araújo Reis 17/07/2018
Código: MAT1_04NUM01

1º ano / Matemática / Números

Plano de aula alinhado à BNCC:

(EF01MA07) Compor e decompor número de até duas ordens, por meio de diferentes adições, com o suporte de material manipulável, contribuindo para a compreensão de características do sistema de numeração decimal e o desenvolvimento de estratégias de cálculo.

Plano de aula de Matemática com atividades para 1º ano do Fundamental sobre

 

Resumo da aula select-down

Sobre o plano- MAT1_04NUM01- Resolução de problemas de adição no contexto do jogo

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autora: Keila Cristina de Araújo Reis

Mentora: Maria Lydia Mello

Revisora Pedagógica: Eliane Zanin

Especialista: Luciana Tenuta

Habilidade da BNCC

(EF01MA07)-  Compor e decompor números de até duas ordens, por meio de diferentes adições, com o suporte de material manipulável, contribuindo para a compreensão de características do sistema de numeração decimal e o desenvolvimento de estratégias de cálculo. Problemas envolvendo diferentes significados da adição e da subtração (juntar, acrescentar, separar, retirar)

(EF01MA08)- Resolver e elaborar problemas de adição e de subtração, envolvendo números de até dois algarismos, com os significados de juntar, acrescentar, separar e retirar, com o suporte de imagens e/ou material manipulável, utilizando estratégias e formas de registro pessoais.

Objetivos específicos

  • Contar, quantificar e representar números através do jogo “Monte de Três”;

  • Resolver situações-problema advindas do jogo, como contexto de problematização, sistematizando os conceitos de  juntar, acrescentar e comparar;
  • Refletir sobre algumas situações de registro.



Conceito-chave

Juntar, acrescentar e comparar.

Recursos necessários

  • Cartas do jogo impressas;
  • Para cada grupo 200 palitos, em média;
  • Projetor;
  • Regras, atividades de registro, atividade principal e raio X impressas.

Título: Objetivo

Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Resumo da aula select-down

Título: Aquecimento

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Projete a imagem destas cartas de baralho para os alunos, ou desenhe-as no quadro. Peça que eles coletivamente quantifiquem as cartas apresentadas através de desenhos, palitinhos ou dedo das mãos. Faça pequenos desafios juntando quantidades, de acordo com as questões no discuta com a turma, e certifique-se de que os alunos saibam:

  • A relação entre símbolo e quantidade;
  • O registro, a leitura e a escrita numérica de quantidades;
  • A quantificação com palitos.

Propósito: Quantificar os números e trabalhar a ideia de juntar e acrescentar.

Discuta com a turma:

  • Qual carta do baralho tem menor valor?
  • Qual tem maior?
  • Se eu juntar a carta com o número 7 com a de número 1, com que número eu fico?
  • E se eu tirar a carta número 3 e depois a 4, com quanto eu ficarei?

Resumo da aula select-down

Título: Atividade principal

Tempo sugerido: 20 minutos. ( slides 4 a 8)

Orientações: Confeccione todo o material antecipadamente. Disponibilize para cada grupo: palitos de picolé, as 45 cartas e as regras do jogo. É importante que esse material seja organizado pelas crianças no grupo, de forma que facilite a manipulação. Forme grupos com até quatro crianças. Apresente as regras e, se preferir, entregue uma cópia para cada um. Possibilite a leitura individual e coletiva, mas se considerar necessário leia para a turma. Deixe as crianças explorarem os materiais que fazem parte do jogo. É importante garantir o entendimento das regras. Portanto, amplie as possibilidades de discussão entre eles e certifique-se de que todos compreenderam antes de iniciá-lo.Caso considere necessário, faça adaptações nas cartas para quantidades até cinco, ampliando progressivamente a complexidade para quantidades até nove. Também é possível combinar que a cada rodada usem apenas duas cartas e, posteriormente, as três, como é proposto no jogo.

Propósito: Conhecer e se familiarizar com o jogo. Resgatar conhecimentos sobre contagem.

Discuta com a turma:

  • O que faremos com as cartas retiradas?
  • O que faremos com o palitos? Para que eles servem no jogo?
  • Para ganhar o jogo o que é necessário?

Materias Complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Resumo da aula select-down

Título: Atividade principal

Tempo sugerido: 20 minutos.( slides 4 a 8)

Orientações: Confeccione todo o material antecipadamente. Disponibilize para cada grupo: palitos de picolé, as 45 cartas e as regras do jogo. É importante que esse material seja organizado pelas crianças no grupo, de forma que facilite a manipulação. Forme grupos com até quatro crianças. Apresente as regras e, se preferir, entregue uma cópia para cada um. Possibilite a leitura individual e coletiva, mas se considerar necessário leia para a turma. Deixe as crianças explorarem os materiais que fazem parte do jogo. É importante garantir o entendimento das regras. Portanto, amplie as possibilidades de discussão entre eles e certifique-se de que todos compreenderam antes de iniciá-lo.Caso considere necessário, faça adaptações nas cartas para quantidades até cinco, ampliando progressivamente a complexidade para quantidades até nove. Também é possível combinar que a cada rodada usem apenas duas cartas e, posteriormente, as três, como é proposto no jogo.

Propósito: Conhecer e se familiarizar com o jogo. Resgatar conhecimentos sobre contagem.

Discuta com a turma:

  • O que faremos com as cartas retiradas?
  • O que faremos com o palitos? Para que eles servem no jogo?
  • Para ganhar o jogo o que é necessário?

Resumo da aula select-down

Título: Atividade principal

Tempo sugerido: 20 minutos.( slides 4 a 8)

Orientações: Explique que o registro faz parte do jogo colaborando para que eles não se percam com as quantidades. Explore a tabela com os alunos. O registro contribuirá para a construção do algoritmo formal da adição. Portanto, é extremamente importante a verbalização matemática.

Exemplo: João não tinha nada, mas tirou no jogo as cartas 2, 3 e 4, ficando com um total de 9 palitos, ou seja, 2 mais 3 mais 4 é igual a 9 palitos. Ele tinha 9 na segunda rodada, tirou as cartas 8, 2 e um coringa, ficando com um total de 20 palitos na segunda rodada. Acrescentando os 9 que ele já tinha, fica um total de 29 palitos.

Propósito: Trabalhar a ideia de juntar e acrescentar.

Resumo da aula select-down

Título: Atividade principal

Tempo sugerido: 20 minutos.( slides 4 a 8)

Orientações: Entregue a atividade ao final da jogada, uma para cada participante, trata-se de uma atividade de metajogo. O jogo, como contexto significativo de problematização, vai possibilitar muitas aprendizagens matemáticas. Faça intervenções de modo a potencializar essas aprendizagens. Desafie a criança a pensar sobre o jogo, provocando reflexão sobre a atividade matemática. O desafio vai desestabilizar a criança e favorecer a metacognição e autorregulação do pensamento. Portanto, durante o jogo questione, faça perguntas que estimulem a reflexão.Você encontra exemplos de intervenção no Guia de Intervenção.

Propósito: Trabalhar a ideia de juntar, acrescentar e comparar quantidades.

Resumo da aula select-down

Título: Atividade principal

Tempo sugerido: 20 minutos.( slides 4 a 8)

Orientações: Esta atividade é um complemento da atividade anterior de metajogo. Peça que cada participante anote na tabela o seu nome e o total de pontos que fez ao final do jogo. Explique que depois apresentarão estes resultados para a classe.

Propósito: Fazer comparações de quantidades.

Resumo da aula select-down

Título: Discussão das soluções

Tempo sugerido: 10 minutos.( slides 9 e 10)

Orientações: Peça que cada grupo apresente os resultados ( tabela do slide 8). Permita que contem como foi participar do jogo e o que aprenderam com ele. Nesse espaço da aula, estimule-os a comunicar suas impressões sobre o jogo. Ouví-los é sempre uma excelente oportunidade para que você reveja seu planejamento e avalie se a proposta foi interessante e gerou aprendizagem. Discuta com as crianças sobre algumas resoluções e registros que podem ter ocorrido durante o jogo ou que você observou.

Propósito: Compartilhar a resolução das problematizações que surgiram do jogo.

Discuta com a turma:

  • Vocês gostaram do jogo? Gostariam de repetí-lo?
  • Qual foi a parte mais difícil? Vocês conseguem ensinar o jogo para outros colegas?
  • Aconteceu algo no seu grupo que você gostaria de compartilhar com a turma?

Materiais Complementares:

Resolução da Atividade Principal

Resumo da aula select-down

Título: Discussão das soluções

Tempo sugerido: 10 minutos.( slides 9 e 10)

Orientações: Essa atividade é um desafio em que as crianças vão precisar comparar as quantidades de pontos entre os ganhadores da turma. Eles poderão mobilizar diferentes conceitos do campo aditivo. Então, sugerimos que você professor(a) estimule-as a construir procedimentos próprios de resolução, seja individualmente na mesa, seja no grupo. Mas é importante que as crianças socializem seus caminhos no quadro para que suas estratégias sejam validadas. Lembrando que errar é permitido nas aulas de matemática, assim como nos diz Boaler (2018, p. 12): “nosso cérebro reage com maior atividade quando cometemos um erro [...]”

Propósito: Comparar quantidades entre os ganhadores.

Referência: BOALER, Jo. Mentalidades matemáticas: estimulando o potencial dos estudantes por meio da matemática criativa, das mensagens inspiradoras e do ensino inovador. Tradução: Daniel Bueno. Porto alegre: Penso, 2018.

Resumo da aula select-down

Título: Sistematização do conceito

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Retome com as crianças as ideias de juntar e acrescentar trabalhadas durante o jogo. Esse é um momento rico para as crianças elaborarem sínteses de conceitos e ampliarem a linguagem matemática.

Propósito: Sistematizar o conceito da adição e as ideias de acrescentar e juntar.

Discuta com a turma:

  • Quem ganhou o jogo?
  • Há alguma estratégia para ganhar?
  • Quem tem mais chance nesse jogo de ganhar?
  • O que conseguimos aprender com o jogo?

Encerramento select-down

Encerramento

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: O encerramento da aula é uma retomada das ações e das atividades realizadas através do resumo da aprendizagem.

Propósito: Finalizar a aula, resumindo o aprendizado.

Encerramento select-down

Título: Raio X

Tempo estimado: 6 minutos.

Orientações: A atividade proposta é uma situação simples, em que será possível perceber se as crianças conseguem compreender que um número pode ser formado por diferentes arranjos numéricos.

Propósito: Avaliar se os conceitos trabalhados na aula foram alcançados.

Materiais complementares:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Resumo da aula

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Título: Objetivo

Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Sobre o plano- MAT1_04NUM01- Resolução de problemas de adição no contexto do jogo

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autora: Keila Cristina de Araújo Reis

Mentora: Maria Lydia Mello

Revisora Pedagógica: Eliane Zanin

Especialista: Luciana Tenuta

Habilidade da BNCC

(EF01MA07)-  Compor e decompor números de até duas ordens, por meio de diferentes adições, com o suporte de material manipulável, contribuindo para a compreensão de características do sistema de numeração decimal e o desenvolvimento de estratégias de cálculo. Problemas envolvendo diferentes significados da adição e da subtração (juntar, acrescentar, separar, retirar)

(EF01MA08)- Resolver e elaborar problemas de adição e de subtração, envolvendo números de até dois algarismos, com os significados de juntar, acrescentar, separar e retirar, com o suporte de imagens e/ou material manipulável, utilizando estratégias e formas de registro pessoais.

Objetivos específicos

  • Contar, quantificar e representar números através do jogo “Monte de Três”;

  • Resolver situações-problema advindas do jogo, como contexto de problematização, sistematizando os conceitos de  juntar, acrescentar e comparar;
  • Refletir sobre algumas situações de registro.



Conceito-chave

Juntar, acrescentar e comparar.

Recursos necessários

  • Cartas do jogo impressas;
  • Para cada grupo 200 palitos, em média;
  • Projetor;
  • Regras, atividades de registro, atividade principal e raio X impressas.

Título: Aquecimento

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Projete a imagem destas cartas de baralho para os alunos, ou desenhe-as no quadro. Peça que eles coletivamente quantifiquem as cartas apresentadas através de desenhos, palitinhos ou dedo das mãos. Faça pequenos desafios juntando quantidades, de acordo com as questões no discuta com a turma, e certifique-se de que os alunos saibam:

  • A relação entre símbolo e quantidade;
  • O registro, a leitura e a escrita numérica de quantidades;
  • A quantificação com palitos.

Propósito: Quantificar os números e trabalhar a ideia de juntar e acrescentar.

Discuta com a turma:

  • Qual carta do baralho tem menor valor?
  • Qual tem maior?
  • Se eu juntar a carta com o número 7 com a de número 1, com que número eu fico?
  • E se eu tirar a carta número 3 e depois a 4, com quanto eu ficarei?

Título: Atividade principal

Tempo sugerido: 20 minutos. ( slides 4 a 8)

Orientações: Confeccione todo o material antecipadamente. Disponibilize para cada grupo: palitos de picolé, as 45 cartas e as regras do jogo. É importante que esse material seja organizado pelas crianças no grupo, de forma que facilite a manipulação. Forme grupos com até quatro crianças. Apresente as regras e, se preferir, entregue uma cópia para cada um. Possibilite a leitura individual e coletiva, mas se considerar necessário leia para a turma. Deixe as crianças explorarem os materiais que fazem parte do jogo. É importante garantir o entendimento das regras. Portanto, amplie as possibilidades de discussão entre eles e certifique-se de que todos compreenderam antes de iniciá-lo.Caso considere necessário, faça adaptações nas cartas para quantidades até cinco, ampliando progressivamente a complexidade para quantidades até nove. Também é possível combinar que a cada rodada usem apenas duas cartas e, posteriormente, as três, como é proposto no jogo.

Propósito: Conhecer e se familiarizar com o jogo. Resgatar conhecimentos sobre contagem.

Discuta com a turma:

  • O que faremos com as cartas retiradas?
  • O que faremos com o palitos? Para que eles servem no jogo?
  • Para ganhar o jogo o que é necessário?

Materias Complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Título: Atividade principal

Tempo sugerido: 20 minutos.( slides 4 a 8)

Orientações: Confeccione todo o material antecipadamente. Disponibilize para cada grupo: palitos de picolé, as 45 cartas e as regras do jogo. É importante que esse material seja organizado pelas crianças no grupo, de forma que facilite a manipulação. Forme grupos com até quatro crianças. Apresente as regras e, se preferir, entregue uma cópia para cada um. Possibilite a leitura individual e coletiva, mas se considerar necessário leia para a turma. Deixe as crianças explorarem os materiais que fazem parte do jogo. É importante garantir o entendimento das regras. Portanto, amplie as possibilidades de discussão entre eles e certifique-se de que todos compreenderam antes de iniciá-lo.Caso considere necessário, faça adaptações nas cartas para quantidades até cinco, ampliando progressivamente a complexidade para quantidades até nove. Também é possível combinar que a cada rodada usem apenas duas cartas e, posteriormente, as três, como é proposto no jogo.

Propósito: Conhecer e se familiarizar com o jogo. Resgatar conhecimentos sobre contagem.

Discuta com a turma:

  • O que faremos com as cartas retiradas?
  • O que faremos com o palitos? Para que eles servem no jogo?
  • Para ganhar o jogo o que é necessário?

Título: Atividade principal

Tempo sugerido: 20 minutos.( slides 4 a 8)

Orientações: Explique que o registro faz parte do jogo colaborando para que eles não se percam com as quantidades. Explore a tabela com os alunos. O registro contribuirá para a construção do algoritmo formal da adição. Portanto, é extremamente importante a verbalização matemática.

Exemplo: João não tinha nada, mas tirou no jogo as cartas 2, 3 e 4, ficando com um total de 9 palitos, ou seja, 2 mais 3 mais 4 é igual a 9 palitos. Ele tinha 9 na segunda rodada, tirou as cartas 8, 2 e um coringa, ficando com um total de 20 palitos na segunda rodada. Acrescentando os 9 que ele já tinha, fica um total de 29 palitos.

Propósito: Trabalhar a ideia de juntar e acrescentar.

Título: Atividade principal

Tempo sugerido: 20 minutos.( slides 4 a 8)

Orientações: Entregue a atividade ao final da jogada, uma para cada participante, trata-se de uma atividade de metajogo. O jogo, como contexto significativo de problematização, vai possibilitar muitas aprendizagens matemáticas. Faça intervenções de modo a potencializar essas aprendizagens. Desafie a criança a pensar sobre o jogo, provocando reflexão sobre a atividade matemática. O desafio vai desestabilizar a criança e favorecer a metacognição e autorregulação do pensamento. Portanto, durante o jogo questione, faça perguntas que estimulem a reflexão.Você encontra exemplos de intervenção no Guia de Intervenção.

Propósito: Trabalhar a ideia de juntar, acrescentar e comparar quantidades.

Título: Atividade principal

Tempo sugerido: 20 minutos.( slides 4 a 8)

Orientações: Esta atividade é um complemento da atividade anterior de metajogo. Peça que cada participante anote na tabela o seu nome e o total de pontos que fez ao final do jogo. Explique que depois apresentarão estes resultados para a classe.

Propósito: Fazer comparações de quantidades.

Título: Discussão das soluções

Tempo sugerido: 10 minutos.( slides 9 e 10)

Orientações: Peça que cada grupo apresente os resultados ( tabela do slide 8). Permita que contem como foi participar do jogo e o que aprenderam com ele. Nesse espaço da aula, estimule-os a comunicar suas impressões sobre o jogo. Ouví-los é sempre uma excelente oportunidade para que você reveja seu planejamento e avalie se a proposta foi interessante e gerou aprendizagem. Discuta com as crianças sobre algumas resoluções e registros que podem ter ocorrido durante o jogo ou que você observou.

Propósito: Compartilhar a resolução das problematizações que surgiram do jogo.

Discuta com a turma:

  • Vocês gostaram do jogo? Gostariam de repetí-lo?
  • Qual foi a parte mais difícil? Vocês conseguem ensinar o jogo para outros colegas?
  • Aconteceu algo no seu grupo que você gostaria de compartilhar com a turma?

Materiais Complementares:

Resolução da Atividade Principal

Título: Discussão das soluções

Tempo sugerido: 10 minutos.( slides 9 e 10)

Orientações: Essa atividade é um desafio em que as crianças vão precisar comparar as quantidades de pontos entre os ganhadores da turma. Eles poderão mobilizar diferentes conceitos do campo aditivo. Então, sugerimos que você professor(a) estimule-as a construir procedimentos próprios de resolução, seja individualmente na mesa, seja no grupo. Mas é importante que as crianças socializem seus caminhos no quadro para que suas estratégias sejam validadas. Lembrando que errar é permitido nas aulas de matemática, assim como nos diz Boaler (2018, p. 12): “nosso cérebro reage com maior atividade quando cometemos um erro [...]”

Propósito: Comparar quantidades entre os ganhadores.

Referência: BOALER, Jo. Mentalidades matemáticas: estimulando o potencial dos estudantes por meio da matemática criativa, das mensagens inspiradoras e do ensino inovador. Tradução: Daniel Bueno. Porto alegre: Penso, 2018.

Título: Sistematização do conceito

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Retome com as crianças as ideias de juntar e acrescentar trabalhadas durante o jogo. Esse é um momento rico para as crianças elaborarem sínteses de conceitos e ampliarem a linguagem matemática.

Propósito: Sistematizar o conceito da adição e as ideias de acrescentar e juntar.

Discuta com a turma:

  • Quem ganhou o jogo?
  • Há alguma estratégia para ganhar?
  • Quem tem mais chance nesse jogo de ganhar?
  • O que conseguimos aprender com o jogo?

Encerramento

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: O encerramento da aula é uma retomada das ações e das atividades realizadas através do resumo da aprendizagem.

Propósito: Finalizar a aula, resumindo o aprendizado.

Título: Raio X

Tempo estimado: 6 minutos.

Orientações: A atividade proposta é uma situação simples, em que será possível perceber se as crianças conseguem compreender que um número pode ser formado por diferentes arranjos numéricos.

Propósito: Avaliar se os conceitos trabalhados na aula foram alcançados.

Materiais complementares:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Sobre o plano- MAT1_04NUM01- Resolução de problemas de adição no contexto do jogo

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autora: Keila Cristina de Araújo Reis

Mentora: Maria Lydia Mello

Revisora Pedagógica: Eliane Zanin

Especialista: Luciana Tenuta

Habilidade da BNCC

(EF01MA07)-  Compor e decompor números de até duas ordens, por meio de diferentes adições, com o suporte de material manipulável, contribuindo para a compreensão de características do sistema de numeração decimal e o desenvolvimento de estratégias de cálculo. Problemas envolvendo diferentes significados da adição e da subtração (juntar, acrescentar, separar, retirar)

(EF01MA08)- Resolver e elaborar problemas de adição e de subtração, envolvendo números de até dois algarismos, com os significados de juntar, acrescentar, separar e retirar, com o suporte de imagens e/ou material manipulável, utilizando estratégias e formas de registro pessoais.

Objetivos específicos

  • Contar, quantificar e representar números através do jogo “Monte de Três”;

  • Resolver situações-problema advindas do jogo, como contexto de problematização, sistematizando os conceitos de  juntar, acrescentar e comparar;
  • Refletir sobre algumas situações de registro.



Conceito-chave

Juntar, acrescentar e comparar.

Recursos necessários

  • Cartas do jogo impressas;
  • Para cada grupo 200 palitos, em média;
  • Projetor;
  • Regras, atividades de registro, atividade principal e raio X impressas.

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